JURACY PIRES GOMES 80 ANOS DE UMA HISTÓRIA

JURACY PIRES GOMES 80 ANOS DE UMA HISTÓRIA O eterno prefeito de Brumado comemorou 80 anos de idade com seus familiares e amigos (Foto: Genival Matos | Brumado Agora)

Juracy Pires Gomes nasceu na fazenda Lucaia em Ituaçu no dia 8 de julho de 1932, filho do casal Joaquim Gomes Pereira (seu Quinquinha) e da senhora Antonia Plínia Gomes.
 

Estudou em Salvador (1943) no Colégio São Salvador (primário e secundário). Prestou vestibular em 1954 e formou-se em Medicina, (1959) por escolha própria, vocacionado para a profissão. É Formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Prestou serviço como médico interno no Hospital Santa Isabel, Maternidade Tycila Balbino, Hospital Juliano Moreira e na Fundação Otávio Mangabeira.
 

Constitui família, casando-se com a Livramentense radicada em Brumado, professora Maria Sônia Guimarães Meira, em 25 de janeiro de 1969, passando a assinar Maria Sônia Meira Gomes, com quem teve três filhas: Patrícia, Daniela e Priscila. Destaque-se que dona Sônia foi o braço direito de Juracy, na política, exercendo vários cargos com competência, atitude firme e decisão pertinente. Destacando-se em todos os ramos da atividade profissional e empresarial em que atuou ou atua com o talento que lhe é peculiar. (Clique aqui para ver as fotos)

Juracy Pires Gomes nasceu na fazenda Lucaia em Ituaçu no dia 8 de julho de 1932, filho do casal Joaquim Gomes Pereira (seu Quinquinha) e da senhora Antonia Plínia Gomes.
 

Estudou em Salvador (1943) no Colégio São Salvador (primário e secundário). Prestou vestibular em 1954 e formou-se em Medicina, (1959) por escolha própria, vocacionado para a profissão. É Formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Prestou serviço como médico interno no Hospital Santa Isabel, Maternidade Tycila Balbino, Hospital Juliano Moreira e na Fundação Otávio Mangabeira.
 

Constitui família, casando-se com a Livramentense radicada em Brumado, professora Maria Sônia Guimarães Meira, em 25 de janeiro de 1969, passando a assinar Maria Sônia Meira Gomes, com quem teve três filhas: Patrícia, Daniela e Priscila. Destaque-se que dona Sônia foi o braço direito de Juracy, na política, exercendo vários cargos com competência, atitude firme e decisão pertinente. Destacando-se em todos os ramos da atividade profissional e empresarial em que atuou ou atua com o talento que lhe é peculiar.


A família Gomes mudou-se para Brumado, (1952) local onde encontrava maiores facilidades para o tratamento de saúde e a facilidade de deslocamento para outros centros de maior potencial para essa finalidade.

 

Dr. Juracy estabeleceu-se como médico em Brumado em 1960, a pedido dos pais, montando consultório, sendo um dos poucos médicos da cidade. Exerceu a medicina em diversas instituições: INSS, Posto Médico do Estado, Médico da empresa Magnesita S.A. e foi subgerente da 19ª DIRES.
 

Juntamente com colegas funda a ‘Clinica São Lucas’, ampliando a assistência médica, um investimento particular e posteriormente vende a sua parte.

 

Entrou na política pelas mãos do então prefeito Armindo Santos Azevedo em 1966 pela ARENA, induzido por amigos que o incentivaram, sendo aprovado pelo grupo que via no doutor Juracy o concorrente ideal para enfrentar o candidato Manoel Fernandes (MDB) que, por ter a sua candidatura impugnada, desistiu e fez apologia ao voto em branco. Juracy sagrou-se vencedor com 80% dos votos.  Pertenceu à ARENA1, ao PDS, ao PFL (atual DEM). Foi eleito pela ARENA1 com apoio da ARENA2.Apresentou como seu substituto Miguel Lima Dias, funcionário do Banco Econômico S.A. que governou por dois anos num mandato tampão (1971/1973).

 

Essa inclinação política já fazia parte da sua aspiração, pois corre em suas veias, por herança familiar esse perfil, visto que algumas pessoas da sua terra (Ituaçu) exerceram e exercemcargos eletivos. Portanto, trata-se de uma tradição de família.

 

Como médico não distinguia adversários e correligionários, todos recebia o mesmo tratamento profissional. A partir do exercício do cargo de gestor público os pacientes passaram a não pagar pelo trabalho executado como médico, pois entendiam que na qualidade de prefeitonão devia cobrar as consultas.

 

Diz Juracy com relação à política: “Nesse particular é preciso muita habilidade para administrar os interesses quer dos correligionários e amigos tanto quanto de adversários políticos, deles ex-correligionários que tiveram seus interesses contrariados por força da legislação, não compreendendo o fato, se fizeram inimigos políticos. De forma que tive amigos correligionários e inimigos políticos e vice-versa. Há nisso tudo um jogo de interesses políticos e particulares que é preciso ser contornados com muita perspicácia, sensibilidade e muita capacidade de entendimento. Contudo, não guardo mágoa de ninguém”.

 

HOMENAGENS RECEBIDAS: Título de Cidadão Brumadense, votado por unanimidade da Casa Legislativa, iniciativa do vereador Ludgero da França Ribeiro, conhecido por Pequitito.Por indicação do prefeito Miguel Lima Dias, seu sucessor, sancionou a Lei quelhe nominou, ‘bairro Dr. Juracy’ e aEscola Juracy Pires Gomes.

 

Quase todos os empreendimentos de infraestrutura de Brumado foram realizados pelo prefeito Juracy Pires Gomes ou aconteceram em seus três mandatos, dotando a cidade da modernidade que se fazia necessário, levando-a a um desenvolvimento socioeconômico importante para o município.

 

REALIZAÇÕES:Nesse sentido fez várias reivindicações e produziu diversas obras.Instalou geradores de energia elétrica, movido a diesel; posteriormente, luz elétrica de Paulo Afonso; sinal de TV, construção da prefeitura nova,postos de saúde, estradas vicinais, poços artesianos, ampliação e estadualização do Colégio General Nelson de Melo, hoje, Colégio Estadual de Brumado-CEB. Construção do novo mercado municipal, matadouro (antigo), fábrica de asfalto, compra de tratores, niveladora (patrol) e máquina escavadeira, caçamba e caminhões de lixo. Construção da Barragem do Rio do Antonio (Governo Roberto Santos), implantação da telefonia local (ligação via telefonista), depois a TELEMAR. Irrigação de água de tanque no distrito de Itaquaraí, apoio à Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense, Contribuiu para Fundação Hospitalar de Brumado e posteriormente estadualizado com o nome Hospital RegionalProfessor Magalhães Neto. Construção de Casas populares iniciada na gestão de ACM e terminada no governo de João Durval.

 

OUTRAS REALIZAÇÕES: água fornecida pela EMBASA, Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho. Inauguraçãoda Avenida Centenário pavimentada com asfalto.  Empenhou-se para trazer os órgãos: Projeto sertanejo, DIREC 19 e 19ª DIRES; CIRETRAN; 34ª CIPM; O Banco do Estado da Bahia S.A. (BANEB). A instalação da Caixa Econômica Federal-CEF, estes empreendimentos se concretizaram em seu governo por influência de ACM. A instalação do Banco do Brasil teve também o seu apoio, ocorrido no seu primeiro mandato. Essas realizações deram a Brumado um salto de qualidade saindo do atraso para a modernidade, tendo em vista a visão ampliada do progresso e desenvolvimento do local pelo gestor público.

 

Destaque-se que a água que veio da Serra das Éguas teve a iniciativa do ex-prefeito Armindo Azevedo (UDN) com a participação do deputado Manoel Novais (PR) cujo apoio foi condicionado pelo ex-prefeito a essa realização e foi participante do acontecimento o então Bispo de Caetité/BA.

 

Para o êxito de sua administração o doutor Juracy Pires Gomes contou com amigos e correligionários locais e políticos influentes como Osvaldo Bruno – Dep. Estadual; Teódolo Albuquerque – Dep. Federal; Djalma Bessa – Dep. Estadual e Federal; Afrísio Vieira Lima – Dep. Estadual; ACM prefeito de Salvador e Governador da Bahia; Luiz Viana Filho – Governador da Bahia; Felix Mendonça – Dep. Federal por indicação de ACM e Barbosa Romeu - Dep. Estadual. Recentemente contou com o apoio de ACM Neto – Dep. Federal e o livramentense Nelson Leal – Dep. Estadual, ambos do PFL (atual DEM).

 

EXCERTO DE DECLARAÇÕES FEITAS EM JUNHO DE 2008:

 

Professor Erico Dias Lima: “É-me grato declarar às pessoas de sua intimidade, que o seu perfil de cidadão probo, sob todos os aspectos da pessoa humana, lhe consagrou o direito de integrar-se, por adoção, à família brumadense”.

 

Jorge Valério, professor e ativista holístico: “As histórias são muitas e não se deve negligenciar do registro da biografia daquele que pode ser considerado o ápice, entre os Gomes que se inseriram na política. Salvou vidas, agiu com urbanidade diante de adversários desaforados e deu ares de Cidade, a um lugar chamado Brumado...” “Mas indiferente a isso, o Gomes de quem queremos tratar, fez de Brumado, efetivamente uma cidade”.

 

Professora Joselita Lima Dias Meira e esposo Lucílio Meira: “Parabenizo aos idealizadores por tão merecida homenagem a esta pessoa tão bem amada por nós brumadenses”

 

Professora Iani Machado: “Fui uma das telefonistas (chefe) do Sistema telefônico local”.“A Cia Municipal Telefônica de Brumado (CTM) era alimentada por energia elétrica e, em caso de pane, operava com a força de bateria, (um sufoco)”.

“Meu pai vereador Alcebino de Souza Machado acompanhou Dr. Juracy por 16 anos. Tenho por Dr. Juracy muito respeito e amizade”. “Politicamente falando, se destacou como prefeito”.

 

João Bonfim, (Político): “Profissional competente, que honra o seu diploma de medicina, conquistado há cinquenta anos, com muita luta e determinação. Depois de formado ele voltou para Brumado onde desempenha, até hoje, um trabalho excepcional sempre cuidando do seu povo, principalmente os menos favorecidos”.

 

Geonísio Viana, empresário: “Quanto ao Dr. Juracy político, merece de todos os brumadenses todas as homenagens possíveis. Às vezes fico pensando se retirasse tudo aquilo que o prefeito Juracy trouxe e construiu em Brumado, o que seria dos brumadenses?”.

 

 

Miguel Lima Dias (ex-prefeito, atual vereador): “Você Jura [Juracy], foi sempre o amigo certo das horas incertas”. (Amicuscertus in re incertacernitur). “Parabéns”.

 

Diversas declarações de homenagens foram feitas pela passagem do aniversário de 76 anos do Dr. Juracy, que o espaço não permite inseri-las. O jornal do Sudoeste, através do editor Antonio Luiz, com a nossa participação, fez uma grande e justa homenagem ao Doutor Juracy, destacando o seu perfil político, social e familiar, uma matéria de grande repercussão pela importância do homenageado. Significativas, as palavras elogiosas do Jornal foram buscadas no dicionário pela competência e proficiência do editor Antonio Luiz para homenagear o aniversariante.

 

Rendo ao aniversariante as minhas congratulações, por amizade e consideração, que são extensivas aos seus familiares.

 

Antonio Novais Torres

[email protected]

Brumado 08 de julho de 2008.