Em nova proposta de concessão, projeto da Ferrovia Oeste-Leste vai ignorar quase 1.000 km do território baiano

Em nova proposta de concessão, projeto da Ferrovia Oeste-Leste vai ignorar quase 1.000 km do território baiano Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Cerca de 65% dos 1.527 quilômetros (km) que compõem o traçado total da Bahia será ignorado no Projeto da Ferrovia Oeste-Leste, que tem como plano cruzar toda a Bahia, saindo de Ilhéus até chegar a Figueirópolis, em Tocantins. A gestão de Rui Costa e o governo federal colocarão em fase de audiência pública a proposta de concessão da obra, até agora executado pela estatal Valec, porém o plano de concessão que será debatido se restringe aos 537 km que ligam Ilhéus a Caetité, a parte mais avançada do projeto. De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, a parte central da Fiol, um traçado de 485 km entre Caetité e Barreiras, está com pelo menos 21% de suas obras executadas. Apenas o último trecho de 505 km, de Barreiras a Figueirópolis, não recebeu obras e segue em fase de estudos, mesmo após oito anos do início das obras da Fiol.A ferrovia baiana tinha previsão de entrega em junho de 2013. Foram orçados, inicialmente, R$ 4,2 bilhões para o serviço. Sem perspectiva de conclusão a Fiol já consumiu R$ 6,1 bilhões até agora.




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