INFORME PUBLICITÁRIO


Distribuidora de bebidas Altas Horas: temos a sua cerveja favorita

Distribuidora de bebidas Altas Horas: temos a sua cerveja favorita

A distribuidora de bebidas Altas Horas, conta com as melhores marcas de cerveja, água mineral, água de coco, refrigerante gelo, carvão e bebidas quentes em geral. Entre em contato através dos telefones (77) 3441-6710 ou 9.9976-0538. Rua Teodoro da Silva Leite, n° 400, bairro Santa Tereza, em Brumado.


Brumado: Chegou na A4 veículos o novo Corolla 2020

Brumado: Chegou na A4 veículos o novo Corolla 2020 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Venha para a A4 Veículos, em Brumado, e conheça o Corolla 2020. O veículo já está disponível no showroom da loja. O sedã foi totalmente reformado e renasce sobre a plataforma modular GA-C, dentro do conceito TNGA — que já serve ao Camry, Prius e o novo RAV4. Seu trunfo é a tecnologia híbrida flex: o Corolla é o primeiro do tipo a rodar com eletricidade, além de beber gasolina e etanol em qualquer proporção. A4 Veículos - Avenida Centenário, 1400, bairro Novo Brumado. Contato: (77) 3441- 4555   


Governo do Estado publica aviso de licitação da Ponte Salvador - Itaparica

Governo do Estado publica aviso de licitação da Ponte Salvador - Itaparica Foto - Divulgação

Está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (18) o aviso de licitação da Ponte Salvador - Itaparica, conforme foi antecipado pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, realizado na noite de terça-feira (17). De acordo com a publicação - disponível na área do DOE destinada exclusivamente a licitações - as obras e os serviços de operação e manutenção deste novo sistema rodoviário vão ser executados por meio de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão patrocinada. "Até o final de novembro, nós faremos o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo", disse o governador durante a live nas redes sociais na noite de ontem. A ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 quilômetros de extensão e integrará o Sistema Viário do Oeste (SVO), que beneficiará dez milhões de pessoas, que vivem em cerca de 250 municípios da Bahia. Com a construção da ponte e demais intervenções viárias do projeto, a Ilha de Itaparica, o sul do Recôncavo e o território do Baixo Sul terão o crescimento socioeconômico estimulado, como ocorreu no Litoral Norte após a construção da Estrada do Coco e da Linha Verde.


Brumado: motorista e passageiro ficam feridos após caminhonete capotar na BR-030

Brumado: motorista e passageiro ficam feridos após caminhonete capotar na BR-030 Foto - Reprodução / WhatsApp

Duas pessoas ficaram feridas após uma caminhonete capotar no início da tarde desta terça-feira (17) na BR-030, nas imediações da comunidade Formosa, em Brumado. O veículo capotou várias vezes na via e, com o impacto, ficou com a cabine destruída. O motorista e um passageiro ficaram presos às ferragens, sendo retirados do veículo com ajuda de outros motoristas, que utilizaram barras de ferro para abrir as portas da caminhonete. As vítimas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhadas para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas e a causa do acidente.


Homem é detido em Brumado ao ser flagrado com drogas; ele transportaria o material para Aracatu

Homem é detido em Brumado ao ser flagrado com drogas; ele transportaria o material para Aracatu

Na tarde de terça-feira (17), a Polícia Militar (34ª CIPM) foi acionada para verificar a informação de que um indivíduo estaria transportando drogas, saindo da garagem de uma empresa de ônibus interestadual, em Brumado.  No local, os policiais localizaram o suspeito, de 25 anos de idade, e foi realizada a abordagem. Com ele foram encontrados cinco pinos de substância análoga a cocaína, tendo o referido alegado que ser usuário, que a droga seria para seu uso e estaria com destino a Aracatu, cidade onde reside atualmente. O indivíduo e todo o material encontrado foram apresentados na  Delegacia Territorial local para adoção das medidas cabíveis.


Deputado Marquinho Viana acompanha governador Rui Costa em entrega de obras em Paramirim

Deputado Marquinho Viana acompanha governador Rui Costa em entrega de obras em Paramirim Foto - Divulgação

O deputado estadual Marquinho Viana esteve no município de Paramirim, que recebeu a visita do governador Rui Costa, nesta terça-feira (17), quando foi realizada uma série de entregas e anúncios de novos investimentos. A agenda foi iniciada com a entrega do Colégio Estadual de Paramirim. A unidade de ensino, que atende mais de 600 alunos da rede, foi totalmente reformada e oferece uma estrutura mais confortável para a comunidade escolar.

Deputado Marquinho Viana acompanha governador Rui Costa em entrega de obras em Paramirim Foto - Divulgação

A obra de reforma e ampliação do Mercado Municipal também foi entregue. "Acompanhei o governador Rui Costa na visita ao município de Paramirim para inauguração de obras, entrega de equipamentos, títulos de terras e autorização de novas obras. Estavam presentes prefeitos, vices prefeitos, vereadores, ex prefeitos , lideranças e população do município e cidades vizinhas", disse o deputado.


Obras de pavimentação asfáltica estão a todo vapor no trecho que liga Umburanas à Cristalândia

Obras de pavimentação asfáltica estão a todo vapor no trecho que liga Umburanas à Cristalândia Foto - Divulgação

Uma das grandes obras do setor de infraestrutura continua em ritmo intenso, a qual irá proporcionar uma melhor qualidade de vida para milhares de pessoas que moram na zona rural. Realizada com arrojo e determinação a pavimentação asfáltica do trecho que liga os distritos de Umburanas à Cristalândia. As equipes estão trabalhando em várias frentes de serviço e a previsão é que ainda este ano os trabalhos sejam concluídos e a estrada possa ser entregue à população. Com isso o transporte escolar e o acesso à sede do município ficarão bem melhores e feitos num tempo bem menor, o que proporcionará, inclusive, uma melhoria significativa para os comerciantes da região. É trabalho dando resultado e fazendo o município ter o tão sonhado progresso.


Governo contrata instituto para realizar concurso da PM e do Corpo de Bombeiros

Governo contrata instituto para realizar concurso da PM e do Corpo de Bombeiros Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Governo da Bahia publica, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (18), a contratação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para a realização do concurso público que irá selecionar 2,5 mil candidatos a soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia. Serão 2 mil vagas para PMs e 500 para bombeiros. O Governo convocará 1 mil policiais e 250 bombeiros para ingresso em 2020, e outros 1 mil policiais e 250 bombeiros para ingresso em 2021. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (17), durante a transmissão ao vivo do #PapoCorreria, nas redes sociais.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: venha de economizar na 'Quarta Econômica' do Disbahia

Brumado: venha de economizar na 'Quarta Econômica' do Disbahia

Hoje (18) é dia de fazer economia no Disbahia Supermercado. Venha conferir nossas promoções na "Quarta Econômica". Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Filiado a Rede 7 de supermercados. O Disbahia Supermercado abre todos os sábados das 8h às 19h.


Vitória é superado em Sorocaba pelo São Bento

Vitória é superado em Sorocaba pelo São Bento Foto - Divulgação

O Vitória não conseguiu seu objetivo em Sorocaba,  permanece com 24 pontos e na 15ª colocação no Brasileiro da Série B. Na noite desta terça-feira (17), o Rubro-Negro foi superado pelo placar de 2 a 0 no Estádio Walter Ribeiro. O próximo jogo do Vitória será contra o Atlético Goianiense, terça-feira (24), às 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 24ª rodada (a quinta do returno). A equipe sofreu um gol em cada etapa – Rodolfo no primeiro, e Gerson no segundo tempo – e quando criou as oportunidades, parou na trave num chute de Anselmo Ramon e nas defesas de Renan Rocha em finalizações do próprio Ramon, e na sequência de um lance iniciado por Jordy, que o goleiro salvou, e no rebote fez outra defesa no chute de  Felipe Garcia.


Senado aprova PL que regulamenta o fundo eleitoral com alterações

Senado aprova PL que regulamenta o fundo eleitoral com alterações Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Senado aprovou hoje (17) o dispositivo legal que regulamenta o uso do fundo eleitoral para financiamento de campanha dos candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais de 2020. O texto aprovado estabelece que os valores do fundo serão definidos pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), composta por deputados e senadores. O projeto original, aprovado na Câmara, trazia uma série de alterações polêmicas na utilização dos recursos do fundo, mas essas mudanças foram vetadas pelo relator Weverton Rocha (PDT-MA) após ouvir críticas e manifestações contrárias ao texto vindas de senadores de diversos partidos. Agora, a proposta volta à Câmara dos Deputados, já que a versão aprovada no Senado é diferente da que veio da Câmara. A aprovação do projeto de lei (PL) em plenário só se confirmou após uma reviravolta. No início da tarde de hoje, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmava que um acordo levaria o tema a ser discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) amanhã (18) para, em seguida, ser votado em plenário. No entanto, na reunião de líderes partidários, ficou definido que todo o projeto seria vetado ainda hoje, com exceção do trecho que autoriza o financiamento público de campanha. Assim, uma sessão extraordinária na CCJ, no meio da tarde, votou o novo relatório do pedetista e o encaminhou ao plenário. Minutos antes da sessão na CCJ, Weverton Rocha afirmou que havia consenso entre os parlamentares em manter apenas o financiamento público com os mesmos valores da eleição passada: “A gente vai rejeitar tudo. Vai ficar apenas o artigo do fundo eleitoral. A instituição do fundo de financiamento eleitoral, com valores a serem definidos na Comissão de Orçamento. Os parlamentares defendem o valor da eleição passada”. O valor do fundo eleitoral em 2018 foi de R$ 1,8 bilhão.


Brumado: divulgado local do Processo de Eleições Unificadas do Conselho Tutelar

Brumado: divulgado local do Processo de Eleições Unificadas do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- COMDICA, por meio da Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha Unificado dos Conselheiros Tutelares do município de Brumado, torna pública a quarta etapa referente ao Edital Nº. 01/2019, de 05 de abril de 2019, Processo de Escolha Unificado do Conselho Tutelar, qual seja eleição dos membros do Conselho Tutelar. A eleição para os membros do Conselho Tutelar do município realizar-se-á no dia 06 de outubro de 2019, das 8h às 17h, no Colégio Estadual de Brumado - CEB. Os candidatos que praticarem quaisquer das condutas relacionadas aos sub-itens do item 15 do Edital 01/2019, durante e/ou depois da campanha, inclusive no dia da votação, terão cassado seu registro de candidatura ou diploma de posse, sem prejuízo da apuração da responsabilidade civil e mesmo criminal, inclusive de terceiros que com ele colaborarem. O eleitor deverá comparecer ao local de votação munido com o documento de identificação que tenha foto e o Título de Eleitor.


Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 120 milhões

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 120 milhões Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (18) às 20h (horário de Brasília) o prêmio de R$ 120 milhões, que está acumulado pela décima segunda vez. As seis dezenas do concurso 2.189 serão sorteadas no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O sorteio é aberto ao público. De acordo com a Caixa, o valor do prêmio principal, caso aplicado na poupança, renderia aproximadamente R$ 412 mil por mês. O valor seria suficiente também para adquirir oito mansões de R$ 15 milhões cada.


Prefeito de Brumado se pronuncia sobre cassação do mandato; veja o vídeo

Prefeito de Brumado se pronuncia sobre cassação do mandato; veja o vídeo Foto - Reprodução / YouTube

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se pronunciou, através de vídeo compartilhado em suas principais redes sociais, sobre a decisão do juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães, que cassou o seu mandado, bem como do vice-prefeito  Édio Pereira (PCdoB). "Quero esclarecer a população que esta é uma decisão local e isso não tem nenhum efeito suspensivo. Continuamos aí tocando serviço, inaugurando obras, com centenas espalhadas pelo município, com secretarias de Saúde e Educação a pleno vapor, atendendo aos reclames da população. Eu tenho certeza de uma coisa, mais uma vez a justiça vai imperar. Quanto aos fatos que foram julgados, aquele evento que aconteceu aqui, onde esteve a senadora Lidice da Mata, que também passou por isso, foi com autorização do Estado, que nos deu liminar para isso. Quanto a propaganda antecipada, sobre a filmagem que acontecida aqui em Brumado, foi por uma empresa que queria promover, ofertar um trabalho, posteriormente, quando a campanha fosse deflagrada, nada tem a ver com campanha antecipada. Bandeiras circulando pela cidade nos movimentos eleitorais, ora, todas essas bandeiras foram prestadas contas e foram aprovadas pelo TRE-BA", disse Vasconcelos. O prefeito declarou ainda que " a sentença proferida nos autos n. 547-58.2016.605.0090 está contaminada por teratologia. O processo se refere a gastos efetuados pelo PSB, meu partido político, para fazer frente a reuniões partidárias, que possuem previsão legal. Inclusive, minhas contas de campanha foram aprovadas. Desse modo, na hipótese, vale lembrar o magistério de Chistiano Fragoso 'Os juízes são igualmente humanos, sujeitos às paixões terrenas, e, portanto, podem sim, em casos excepcionais, não conseguir manter a imparcialidade necessária ao exercício da atividade judicante. Isto não representa nenhum demérito ou agravo à pessoa do magistrado, mas tão somente a reafirmação da sua humanidade'. Vamos recorrer e buscar a correção a tamanha violação ao Estado Democrático de Direito e a vontade de 70% dos eleitores de Brumado", concluiu. 


Em Paramirim, Rui entrega novas instalações de colégio estadual e anuncia novos investimentos

Em Paramirim, Rui entrega novas instalações de colégio estadual e anuncia novos investimentos Foto - Paula Fróes / GOVBA

O município de Paramirim, no sertão baiano, recebeu a visita do governador Rui Costa nesta terça-feira (17), quando foi realizada uma série de entregas e anúncios de novos investimentos. “Hoje foi um dia especial de inaugurações na cidade, que completou, na segunda-feira, 141 anos de emancipação política. Dentre as ações, estão as entregas do mercado municipal e das novas instalações do colégio estadual, além de investimentos importantes na área da agricultura familiar”, declarou Rui. A agenda foi iniciada com a entrega do Colégio Estadual de Paramirim. A unidade de ensino, que atende mais de 600 alunos da rede, foi totalmente reformada e oferece uma estrutura mais confortável para a comunidade escolar. No local, foram realizadas obras de manutenção civil e elétrica, além de outras intervenções de infraestrutura, como pintura, pavimentação, paisagismo, entre outros. O Governo do Estado investiu mais de R$ 860 mil nas obras. A obra de reforma e ampliação do Mercado Municipal também foi entregue nesta terça. Os serviços executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) contaram com recursos de mais de R$ 870 mil. A ação beneficia diretamente os pequenos agricultores da região, que agora dispõem de local com melhores condições de higiene e mais adequado à venda e exposição dos seus produtos.


Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos acontecerá em Brumado amanhã (18)

 Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos acontecerá em Brumado amanhã (18)

Tendo como órgão responsável a ADAB, em parceria com os municípios da Bahia, irá acontecer mais um Recebimento Itinerante das Embalagens Vazias de Agrotóxicos. A ação visa evitar os riscos de contaminação do solo e dos rios, bem como à saúde de animais e do homem. As embalagens vazias devem ser devolvidas junto com suas tampas e rótulos. O agricultor tem até um ano para efetuar a devolução, mas, caso nesse período sobrar produto, poderá postergar o prazo para mais seis meses. O revendedor deve indicar no corpo da nota fiscal o local para a embalagem ser devolvida. Caso haja omissão por parte do agricultor, ele poderá ser autuado e multado. Em Brumado a ação acontecerá nesta terça-feira (18) na antiga sede da Ferrovia no Bairro Apertado do Morro. Produtor rural não deixe de participar e contribuir para um meio ambiente mais saudável.


Governo reduz tarifa de importação de equipamentos médicos

Governo reduz tarifa de importação de equipamentos médicos Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Ministério da Economia zerou o imposto de importação para centenas de produtos, entre eles, equipamentos médicos, de informática e para a indústria. A informação foi destacada pelo presidente Jair Bolsonaro em publicação na sua conta pessoal no Twitter. “Após zerar impostos de medicamentos que combatem AIDS e câncer, o Governo Bolsonaro, via @MinEconomia, faz o mesmo com centenas de produtos, entre eles, com equipamentos e produção médicos, exames, cirurgias oftalmológicas, informática e outros”, escreveu. A Portaria Nº 2.024, de 12 de setembro de 2019, da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia foi publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União e entra em vigor dois dias úteis a partir da data de publicação.


Brumado: mesmo com mandato cassado pelo juiz Genivaldo Guimarães, Eduardo continua no comando da prefeitura até julgamento do TRE-BA

Brumado: mesmo com mandato cassado pelo juiz Genivaldo Guimarães, Eduardo continua no comando da prefeitura até julgamento do TRE-BA Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Ministério Público Eleitoral impetrou ação de investigação judicial eleitoral - captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral -, com pedido de cassação de registro, pedido de cassação de diploma e pedido de declaração de inelegibilidade em desfavor do prefeito e vice-prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e Édio Pereira (PCdoB), respectivamente. Na sentença, o juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães pontuou que " (...) O conjunto probatório é robusto e revela o alcance e a gravidade das condutas. Por todo o exposto, julgo procedente o pedido, e, com fundamento no art. 14 e parágrafos, da Constituição Federal, e art. 22, XIV, da LC 64/90, aplico aos investigados Eduardo Lima Vasconcelos e Édio da Silva Pereira, atuais prefeito e vice-prefeito de Brumado, respectivamente, a pena de inelegibilidade para a eleição na qual foram diplomados, bem como para aquelas a serem realizadas nos oito anos subsequentes (Súmula nº 19 do TSE)", sentenciou. No entanto, se tratando de eleições municipais, os efeitos da condenação não são imediatos. É necessário que a sentença transite em julgado ou seja confirmada por Órgão colegiado, neste caso o TRE- BA.


Em viagem à Chapada, Ivana e comitiva do governo buscam fomentar investimentos

Em viagem à Chapada, Ivana e comitiva do governo buscam fomentar investimentos Foto - Divulgação

Como representante da Chapada Diamantina na Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada Ivana Bastos, integrou um grupo de secretários estaduais em agenda de trabalho por diversas cidades da região. Entre os dias 12 a 14 de setembro, a parlamentar dialogou com lideranças, discutiu sobre as potencialidades locais e ouviu as demandas da população com o objetivo de traçar soluções, fomentar investimentos e fortalecer a região. Na Chapada, a equipe seguiu pelas cidades de Lençóis; Mucugê; Igatu; Utinga e Andaraí. Em Utinga, a comitiva percorreu por fazendas da região para verificar toda a produção irrigada. Ainda na localidade, foi realizada uma visita ao frigorífico Ganha Fama, que representa o grande potencial na geração de emprego e renda. "Esse roteiro de viagem é essencial para elaborarmos ações que estimulem as produções na região. O meu mandato é um grande incentivador de atividades que impulsionem o desenvolvimento dos municípios da chapada", explicou a deputada. Já em Mucugê, a equipe esteve na Fazenda Progresso. Na visita, o grupo teve um apanhado da produção de café especiais e batata, bem como verificou a construção de um dos maiores empreendimentos da região: um complexo que reunirá hotel, restaurantes e vinícola. “A Chapada é realmente um lugar que encanta e bastante promissor. Além de toda sua importância turística, cultural e ambiental para o Estado, é uma região com um grande potencial no agroturismo”, avaliou Ivana.


Rey de Domingão esclarece o seu pedido de retirada de pauta do Projeto de Lei 29/2019 

Rey de Domingão esclarece o seu pedido de retirada de pauta do Projeto de Lei 29/2019  Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Apresentado na sessão desta segunda-feira (16), o Projeto de Lei 19/2019 que trata de adequações ao sistema de estacionamento rotativo de Brumado, gerou polêmicas e forte resistência. Um dos principais confrontadores foi o vereador Rey de Domingão que, de forma muito segura, pediu a retirada de pauta do projeto que, segundo ele, perde a sua essência, já que já está agendada uma reunião nesta quinta-feira (19) onde todas as partes irão achar uma solução para os impasses. “Fica sem lógica esse projeto, então peço para que seja retirado de pauta”, disparou o vereador que ainda fez questão de abordar que “outra coisa que eu não concordo, a autoria está de todos os vereadores, mas eu nem fui consultado nesse sentido, então peço que retire o meu nome deste projeto que eu reafirmo que totalmente fora de contexto”.


Menores de idade são apreendidos acusados de utilizar notas de dinheiro falsas no comércio de Livramento

Menores  de idade são apreendidos acusados de utilizar notas de dinheiro falsas no comércio de Livramento Foto - Divulgação / Polícia Militar

No último domingo (15), ao tomar conhecimento, através comerciantes, que dois jovens estariam realizando um “derrame” de notas falsas no comércio de Livramento de Nossa Senhora, guarnição da 46ª CIPM  passou a diligenciar em busca destes suspeitos através das características passadas por uma das vítimas. Por volta da 22h, a guarnição visualizou uma dupla com as características da que estaria passando notas falsas no centro comercial. Ao serem indagados, os mesmos alegaram ser menores de idade e confessaram que tinham comprados notas falsas de R$ 100 de um terceiro envolvido. A guarnição diligenciou atrás do suspeito citado, porém sem sucesso. Os adolescentes levaram os policiais até o local onde escondiam mais notas falsas e foram apresentados na Delegacia Territorial de Livramento para tomada de medidas cabíveis.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: CDL lança a campanha 'Eu Indico'

Brumado: CDL lança a campanha 'Eu Indico'

Através da campanha "Eu indico", a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado  informa que, nos meses de setembro e outubro, o filiado que indicar outra empresa para se associar receberá um desconto equivalente a uma mensalidade Básica da CDL. “Realizamos a campanha promocional Liquida Bahia, com o objetivo de fomentar as vendas no período”, informa a direção da CDL.


Brumado: motoristas de transporte alternativo buscam apoio do Legislativo para regularização da atividade

Brumado: motoristas de transporte alternativo buscam apoio do Legislativo para regularização da atividade Foto - Janine Andrade / Agora Sudoeste

Foi sancionado recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) o projeto que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), classificando o transporte alternativo como infração gravíssima. No caso do transporte escolar, a infração passa de “grave” para “gravíssima”, multiplicado o valor da multa em cinco vezes, incluindo a remoção do veículo. O valor da autuação para quem for flagrado realizando o transporte clandestino é de R$ 6.744,48, bem como aplicada a medida administrativa de apreensão dos veículos por no mínimo 3 dias, 72 horas em pátio credenciado da ANTT, além de responder pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado pelos policiais do BPTRAN e BPRv. Para falar sobre o assunto, usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (16)  Expedito Caetano, o “Teo da Van”, que representa os motoristas de transporte alternativo da região de Maracás. Ele ressaltou que o transporte alternativo presta um excelente serviço a população, transportando as pessoas com respeito e dignidade, principalmente para lugares onde as grandes linhas de ônibus não chegam. Reforçou, que a categoria está se unindo para conquistar a autorização, a título precário, para continuar a atividade e manter a fonte de renda de muitos trabalhadores. Para isso, estão se organizando, buscando apoio da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Ministério Público Estadual  (MP-BA), deputados federal e estadual, Câmara de Vereadores e Prefeituras para que em parceria consigam a regularização do transporte junto ao Governo do Estado., Ele citou ainda que várias audiências públicas serão realizadas em diferentes municípios para conscientizar os  trabalhadores de transporte alternativo e autoridades locais sobre a necessidade de união para resolver este problema.


Brumado: vereador Rey de Domingão solicita ao Executivo pavimentação da Rua José Mariano da Silva

Brumado: vereador Rey de Domingão solicita ao Executivo pavimentação da Rua José Mariano da Silva Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Através da Indicação de N° 447/2019, apresentada durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, realizada na noite desta segunda-feira (16), o vereador Rey de Domingão solicitou ao Executivo municipal a necessidade de pavimentação da Rua José Mariano da Silva, situada no Bairro Centenário.


Brumado: vereadora Ilka Abreu apresenta indicação para implantação de Casa de Apoio e Acolhimento a Gestante da zona rural

Brumado: vereadora Ilka Abreu apresenta indicação para implantação de Casa de Apoio e Acolhimento a Gestante da zona rural Foto - Divulgação

Na noite desta segunda-feira (16/09), em sessão realizada na Câmara de Vereadores de Brumado, a vereadora Ilka Abreu (PR) apresentou a indicação para implantação de uma Casa de Apoio e Acolhimento a Gestante da zona rural. A Casa da Gestante, de acordo com a vereadora  vem ao encontro das necessidades de melhoria da assistência a gestante com algum risco clínico e ou social, mas que não justifica um internamento. Tem como objetivo ampliar e melhorar a assistência para gestante da zona rural que não tem nenhum local adequado para aguardar o parto. “Esta é encaminhada à casa onde existe uma equipe de enfermeiras, técnicos de enfermagem e doulas (cuidadora de gestante). A iniciativa é priorizar o atendimento a essas gestantes que necessitam permanecer próximas a uma unidade de assistência ao parto, pois muitas das vezes não podem locomoverem-se de volta para suas residências pela distância, ou falta de transporte, ou até mesmo por não ter o dinheiro para pagar o transporte”, informa a edil. A casa deverá conter basicamente sala de estar, refeitório, cozinha, quartos e banheiros para gestantes e funcionários, lavanderia e refeições (café da manhã, almoço e jantar). “As gestantes viriam encaminhadas das UBS com exames completos, contando que estejam com 38 a 39 semanas, ou se a paciente estiver com a gravidez de risco, será recebida com menos de 38 semanas. Toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e a um parto seguro, sendo obrigação do Poder Público um atendimento de boa qualidade. São direitos das gestantes serem assistidas por profissionais atenciosos, receber as informações necessárias sobre as ações de saúde para si e para o próprio bebê. Inclusive, estive na cidade de Caetité fazendo uma visita na casa de apoio, na qual fiquei encantada. Sendo assim, trouxe essa ideia para nossa cidade por saber das necessidades das gestantes que moram na zona rural”, concluiu Ilka Abreu.