Brumado tem mais um caso do Novo Coronavírus confirmado pelo Lacen

Brumado tem mais um caso do Novo Coronavírus confirmado pelo Lacen Foto - Divulgação

Em boletim divulgado na noite desta quinta-feira (21) a secretaria de Saúde de Brumado confirma que o município tem mais um caso confirmado do Novo Coronavírus pelo Lacen, com isso são 10 casos confirmados. Mais dois casos foram confirmados por teste rápido e aguardam a contraprova do Laboratório Central. A Capital do Minério tem 870 casos notificados, deste 161 foram descartados, 35 aguardam resultados, 08 foram curados. São quatro casos ativos na cidade.


INSS paga segunda parcela do 13º a partir de segunda-feira

INSS paga segunda parcela do 13º a partir de segunda-feira Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa, na próxima segunda-feira (25), a pagar o 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da segunda parte desse abono anual será realizado no período de 25 de maio a 5 de junho, conforme a tabela de pagamento de 2020. A antecipação do 13º é uma das medidas anunciadas pelo governo federal para o enfrentamento da pandemia da covid-19. Para aqueles que recebem um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 de maio e 5 de junho, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre os dias 1º e 5 de junho. Segundo o Ministério da Economia, em todo o país, 35,8 milhões de pessoas receberão seus benefícios de maio. O INSS injetará na economia um total de R$ 71,5 bilhões. Desse total de pagamento referente a maio, 30,8 milhões de beneficiários receberão a segunda parcela do 13º, o equivalente a R$ 23,8 bilhões. Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário. Nesta parcela, vale lembrar, é feito o desconto do Imposto de Renda (IR).


Covid-19: 236 casos suspeitos são monitorados Livramento de Nossa Senhora

Covid-19: 236 casos suspeitos são monitorados  Livramento de Nossa Senhora Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Secretaria de Saúde do município de Livramento de Nossa Senhora informou, em boletim divulgado nesta quinta-feira (21), que possui 05 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo 05 curados, com a observação que 01 se trata de paciente com exame realizado na cidade, porém, que reside em outro município. Há 101 casos descartados, 24 em internamento domiciliar, 01 material coletado e 236 monitorados. Caso a população tenha alguma dúvida ou precise de qualquer esclarecimento, pode entrar em contato com a Sesau pelo 77 3444-1925 ou 77 99951-0902.


Guanambi: quatro novos resultados dão positivos para coronavírus

Guanambi: quatro novos resultados dão positivos para coronavírus Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na noite desta quarta-feira (20), o prefeito de Guanambi, prefeito Jairo Magalhães, e o secretário municipal de saúde, Manoel Paulo, comunicaram que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) confirmou quatro casos do Coronavírus no município. Os pacientes são: dois trabalhadores da obra da linha de transmissão de energia que está sendo executada na região, outro caso é de uma mulher sem relação com os trabalhadores e sem histórico de viagem e o quarto caso também é de uma mulher, sem confirmação de origem da contaminação. O trabalhador em questão ficou alojado na mesma pousada onde 13 trabalhadores testaram positivo na última sexta-feira (15), após a realização de 120 testes rápidos. Ao todo, 30 funcionários da obra tiveram diagnóstico positivo por meio de testes rápidos. Além dos treze alojados em Guanambi, outros 26 foram testados em Urandi e um em Candiba. Entre eles, um homem de mais de 60 anos, com funções gerenciais na empresa, que foi transferido para Vitória da Conquista após ficar internado em um hospital particular de Guanambi. Ele também teve o diagnóstico confirmado para a Covid-19 pelo Lacen/BA nesta quarta-feira.


Aracatu: através do prefeito Sérgio Maia e deputado Marquinho Viana bairro Bons Ares recebe instalação da rede pública de energia elétrica

Aracatu: através do prefeito Sérgio Maia e deputado Marquinho Viana bairro Bons Ares recebe instalação da rede pública de energia elétrica Foto - Divulgação

O bairro Bons Ares, no município de Aracatu, foi contemplado nesta quarta-feira (20) com a tão esperada instalação da rede pública de energia elétrica. A obra é uma realização do Estado da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura, após pleito do Prefeito Sérgio Silveira Maia e do Deputado Estadual Marquinho Viana. Foram várias reuniões até o início e execução da obra. O município de Aracatu não mediu esforços para que fosse implantada a rede pública de energia no referido Bairro e se comprometeu a instalar todos os componentes de iluminação pública da obra, apresentando à população modernas lâmpadas de LED de baixo consumo.


TCM fará levantamento sobre gastos municipais com pandemia

TCM fará levantamento sobre gastos municipais com pandemia Foto - Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai fazer um levantamento de todos os gastos que estão sendo realizados pelos 417 municípios do estado relacionados ao controle da pandemia da Covid-19. O objetivo é acompanhar de perto e obter informações sobre os atos praticados pelos gestores municipais, com a brevidade possível, de modo a reforçar a missão orientadora da Corte de Contas e estimular o uso eficiente e regular dos recursos públicos. Para isso, a Superintendência de Controle Externo do TCM está enviando aos controladores internos das prefeituras senhas para acesso individual ao link com o questionário, que será disponibilizado no site do tribunal. O propósito é obter informações sobre eventuais contratações para a realização de obras ou prestação de serviços, assim como outros procedimentos executados pelas administrações municipais em relação ao combate à disseminação do coronavírus. Os controles internos das prefeituras têm até o dia 7 de junho para encaminhar as respostas solicitadas. A partir de então, os dados serão analisados pelas inspetorias regionais de controle externo do TCM, que definirão os processos de acompanhamento e de fiscalização a serem adotados. A iniciativa visa a uma orientação tempestiva da Corte de Contas para proporcionar a tempo, se necessário, correções ou alterações nas ações, no sentido de evitar eventuais prejuízos ao erário. Isto para repelir possíveis sanções quando da análise regular das contas, que ocorrerá em momento posterior.


Vara do Trabalho de Brumado avalia a possibilidade de realizar audiências virtualmente

Vara do Trabalho de Brumado avalia a possibilidade de realizar audiências virtualmente Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A fim de dar maior celeridade a processos, na manhã desta terça-feira (19), a Juíza do Trabalho de Brumado, Drª. Viviane Maria Neves da Rocha Borges Costa, o Presidente da 21ª Subseção da OAB-BA, Brumado, Dr. Kleber Lima Dias, a Conselheira Estadual da OAB-BA, Drª. Ingrid Freire, e o servidor da Justiça do Trabalho, Dr. Silvio Adriano Oliveira, se reuniram para tratar da possibilidade de realização de audiências telepresenciais na Vara do Trabalho, tendo em vista que o fórum está fechado para atendimento externo em decorrência da Pandemia do Coronavírus (Covid-19). De acordo com informações do Sertão Bahia, a magistrada pontuou que inicialmente as audiências serão feitas nos processos em que as partes consentirem. As partes e os advogados já estão sendo notificadas para apresentar anuência ou justificar a impossibilidade da realização de audiência de instrução. A Seccional OAB na Bahia, juntamente com as suas Subseções, anunciou que fará uma reunião com o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) nesta quinta-feira (21), que será transmitida pelo YouTube do TRT.


AMIL e Metalúrgica Santa Rita doam EPIs para o combate à Covid-19 em Brumado

AMIL e Metalúrgica Santa Rita doam EPIs para o combate à Covid-19 em Brumado Foto - Divulgação

As doações por meio de empresas e instituições vêm alicerçando ainda mais as ações que vêm sendo executadas no combate ao novo coronavírus. Nesse momento em que o país vive um pico da Covid-19, são cada vez mais importantes essas atitudes, as quais contribuem para uma maior resolutividade dos serviços. Em Brumado várias empresas vêm participando ativamente desse processo e, na tarde desta quarta-feira (20), as empresas brumadenses AMIL e Metalúrgica Santa Rita doaram um grande número de EPIs para serem utilizados pelas equipes de saúde. O secretário Claudio Feres recebeu as doações e agradeceu as respectivas empresas, em especial ao empresário Marley Ataíde.


Ministério da Educação adia o Enem 2020

Ministério da Educação adia o Enem 2020 Foto - Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. “As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais“, diz nota conjunta do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cronograma inicial previa a aplicação do Enem 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital, fariam a prova nos dias 11 e 18 de outubro. mais de 3,5 milhões de candidatos se inscraveram para o exame. Para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio. Mais cedo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, mencionou um possível adiamento do Enem, pelas redes sociais. Em sua conta no Twitter, ele informou que a decisão ocorre “diante dos recentes acontecimentos no Congresso” e após conversas com líderes do centrão. A Câmara dos Deputados está pautada para votar hoje requerimento de urgência para a votação do projeto de lei (PL) 2623/2020, que adia o Enem enquanto durarem as medidas sanitárias emergenciais decorrentes da pandemia do novo coronavírus, mas com o adiamento anunciado pelo próprio MEC, há a possibilidade de a pauta ser derrubada.


Bahia tem 11.197 casos confirmados de Covid-19 e 362 óbitos

Bahia tem 11.197 casos confirmados de Covid-19 e 362 óbitos Foto - Divulgação

?A Bahia registra 11.197 casos confirmados de Covid-19, o que representa 17,43% do total de casos notificados no estado e 362 óbitos. Cumpre ressaltar que, desde o dia 19 de maio, 2.377 casos confirmados aguardam validação dos municípios. ?Considerando o número de 11.197 casos confirmados, 3.216 recuperados e 362 óbitos, 7.619 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 1.744 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.? Os casos confirmados ocorreram em 222 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (60,44%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (3.703,88), Itabuna (2.954,65), Ipiaú (2.833,91), Ilhéus (2.814,88) e Salvador (1.855,97).? O boletim epidemiológico registra 30.597 casos descartados e 64.243 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.?


Governo do Estado recebe 159 respiradores para utilização na capital e interior

Governo do Estado recebe 159 respiradores para utilização na capital e interior Foto - Fernando Vivas / GOVBA

O Governo da Bahia recebeu uma carga com 159 respiradores mecânicos na noite desta quarta-feira (20). O material foi desembarcado no terminal de cargas da empresa Latam em Salvador e encaminhado a um depósito para posterior esterilização. O governador Rui Costa acompanhou o desembarque dos equipamentos presencialmente. "Com esses respiradores, nós vamos montar leitos de UTI. São respiradores que, a partir de amanhã [21], começam a ser distribuídos nas nossas unidades hospitalares em Salvador e no interior do estado, em várias regiões", afirmou Rui. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, os equipamentos foram comprados de uma empresa do Rio Grande do Sul e embarcados na tarde desta quarta-feira (20), na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. “Esses equipamentos serão distribuídos para todas as unidades da capital e interior do estado. Os respiradores foram fabricados no Brasil e têm capacidade para ventilar todos os pacientes de coronavírus, incluindo adultos, crianças e recém-natos, e também servem para transportar pacientes de uma unidade hospitalar para outra”, explicou Vilas-Boas. 


Homem é detido acusado de tráfico de drogas em Cândido Sales

Homem é detido acusado de tráfico de drogas em Cândido  Sales Foto - Divulgação / Polícia Militar / 80ª CIPM

Por volta das 10h40 desta quarta-feira , (20)  policiais do PETO da 80ª CIPM, em rondas pela cidade de Condeúba, avistaram um menor de idade em atitude suspeita. Durante  a abordagem, este confessou que havia acabado de consumir um cigarro de substância análoga à maconha, sendo questionado onde havia comprado a droga o menor confessou ter comprado “na mão” de um segundo e que este morava no bairro Divino Espírito Santo. De imediato, os militares procederam em rondas pelo endereço citado, avistando indivíduo com as mesmas características citadas pelo infrator. Foi dada voz de abordagem e, durante  a busca pessoal foi encontrado 2 "buchas" de substância análoga a maconha. Questionado se havia mais alguma coisa, o indivíduo confessou haver em seu quarto mais drogas, bem como dinheiro proveniente da venda de ilícitos. Com a permissão do mesmo, foi realizada uma busca no quarto, no qual foram encontrados outra quantidade da droga e dinheiro proveniente do tráfico. O indivíduo em questão foi conduzido à delegacia para que fossem tomadas as devidas medidas. Durante a ação foram apreendidos:  13 petecas de substância análoga a maconha; totalizando 9 gramas; 02 papelotes de substância análoga à cocaína; e R$ 90,00 em espécie.


Brasil já registra mais de 291 mil infectados pela Covid-19

Brasil já registra mais de 291 mil infectados pela Covid-19 Foto - Divulgação

O Brasil registrou 291.579 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde que a pandemia começou no país. Deste número, 116.683 pessoas se recuperaram depois de contrair a doença, o que representa 40% do total. Mas ainda existem outras 156.037 que aguardam resultado de exame para saber se estão com a Covid-19. O número de mortes decorrentes do coronavírus também não para de crescer e, até agora, foram registrados 18.859 óbitos confirmados enquanto 3.483 outras mortes aguardam confirmação para saber se foi por coronavírus. Esses são os dados oficiais do Ministério da Saúde, desta quarta-feira (20), com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas continuam como os mais atingidos pela doença no país. Enquanto isso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul seguem como os estados com menor casos de doentes e mortes. 


Brumado: Aurino Rocha diz que é preciso fiscalizar onde prefeitura aplicará R$ 6 milhões que receberá do governo

Brumado: Aurino Rocha diz que é preciso fiscalizar onde prefeitura aplicará R$ 6 milhões que receberá do governo Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio de publicação em sua rede social, o pré-candidato a prefeito de Brumado, médico Aurino Rocha, observou que Brumado receberá mais de R$ 6 milhões de reais do Governo do Federal para ações na cidade e que é necessário fiscalização para saber onde a prefeitura irá aplicar este dinheiro. “O governo federal vai liberar, nos próximos dias os recursos para a ajuda aos estados e municípios. Brumado recebera? mais de 6 milhões e não vamos permitir que sejam gastos com obras eleitoreiras e empreiteiras amigas. Como nossa prefeitura não e? transparente, vamos intensificar a fiscalização para que esse dinheiro não seja desperdiçado. Vamos cobrar que seja usado para amparar o nosso povo a passar por esse momento, estruturando ações de preparação para flexibilizarmos a volta a?s atividades. Nesse momento não e? admissível se repetir o mesmo erro que acontece com os recursos da merenda escolar, que não foram destinados para os alunos, que continuam sem as cestas básicas. Estamos de olho, prontos para denunciar irregularidades junto ao Ministério Público Federal e Policia Federal. Brumado tem uma oposição de verdade”, escreveu o médico.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: confira a promoção do Dia dos Namorados na Tina's Moto Táxi

Brumado: confira a promoção do Dia dos Namorados na Tina's Moto Táxi

A Tina's Moto táxi vem aí com uma grande promoção! Ligue, garanta já o seu cupom e concorra no Dia dos Namorados a um vale compra de R$ 200,00 na loja Beto Bike. Trabalhamos com rapidez, segurança e responsabilidade, aceitamos ligações a cobrar e levamos você a qualquer parte da cidade. Então, não perca essa grande oportunidade de presentear quem você ama. Fone: 9.9968-0207 ou 3441-7728.


Defensoria recomenda a Brumado a suspensão de decretos municipais que autorizam funcionamento de serviços não essenciais

Defensoria recomenda a Brumado a suspensão de decretos municipais que autorizam funcionamento de serviços não essenciais Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A reabertura do comércio e a oferta de serviços não essenciais em Brumado foram objeto de nota recomendatória expedida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nesta quarta-feira, 20, à Prefeitura local. A Defensoria sugeriu a suspensão dos decretos municipais que autorizaram a flexibilização sob o argumento de que esta medida vai de encontro às recomendações de autoridades de saúde sanitárias, nacionais e internacionais, além de municípios e estados que discutem medidas como lockdown para conter o avanço da pandemia. “É de amplo conhecimento que ainda não existe tratamento eficaz para a Covid-19, bem como que o vírus tem uma alta velocidade de propagação. Atualmente a melhor medida de prevenção é o isolamento social. Assim, a abertura total do comércio permite a disseminação desenfreada do Coronavírus e, portanto, contribui para o colapso do sistema de saúde”, explica a defensora pública Maiara Pereira Lima Salles, que atua em Brumado. Considerando tais questões, a Defensoria Pública recomendou que as autoridades mantenham os habitantes em isolamento social enquanto esta for a orientação das autoridades de saúde ou então até a elaboração de um estudo acerca segurança da abertura de estabelecimentos prestadores de serviços não essenciais. Será necessário observar os critérios das entidades internacionais e nacionais de saúde, especificando a viabilidade da adoção das medidas de segurança sanitária e de saúde em todos os estabelecimentos do tipo no município. Antes de a prefeitura viabilizar o afrouxamento das medidas restritivas e a abertura gradual dos setores comerciais, também foi recomendada pela Defensoria a elaboração e divulgação de um plano estratégico alinhado às orientações da Organização Mundial de Saúde. Maiara Salles destaca que o principal objetivo da elaboração das estratégias é a prevenção da disseminação do vírus na comunidade. “Isso impacta na preservação da saúde dos munícipes, impede que o sistema de saúde local entre em colapso e também traz reflexos para a manutenção da economia local, permitindo o funcionamento do comércio e a geração de riquezas de forma responsável e sem comprometer a saúde da população”, afirma.

Alguns critérios necessários para elaborar as estratégias foram elencados pela Defensoria: o controle da transmissão da Covid-19 na localidade; a capacidade de o sistema de saúde local detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de traçar todos os contatos das pessoas infectadas.

Além destes, também há a necessidade minimização dos riscos de surtos por meio de condições especiais, como instalações de saúde e instituições de longa permanência para idosos. Medidas preventivas devem ser adotadas em locais de trabalho, escolas e outros lugares onde seja essencial as pessoas comparecerem. Os riscos de transmissão comunitária, quando há importação dos casos de infecção, devem ser administrados e, por último, que a comunidade deve estar completamente educada, engajada e empoderada para se ajustar às novas normas.

Outra recomendação da Defensoria Pública é a intensificação da fiscalização dos estabelecimentos autorizados a funcionar quanto ao uso de máscaras, luvas de proteção, álcool em gel 70%, além da fixação de número máximo de pessoa dentro dos espaços. Quanto a isso, foi proposto ainda um distanciamento mínimo de um metro de distância entre os munícipes.

CONTINUE LENDO

Brumado confirma caso de Covid-19 em homem após teste rápido

Brumado confirma caso de Covid-19 em homem após teste rápido Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em boletim informativo divulgado nesta quarta-feira (20), Brumado registra mais um caso do Novo Coronavírus. Segundo a secretaria de saúde do município, o paciente do sexo masculino fez uma viagem para fora domunicípio, quando retornou apresentou os sintomas, com isso fez o teste rápido no Centro de Atendimento ao Coronavírus e testou positivo. Uma nova coleta foi feita e encaminhada para o Laboratório Central (Lacen) para a contraprova.


Deputado estadual Marquinho Viana destaca ações realizadas diante da pandemia da Covid-19

Deputado estadual Marquinho Viana destaca ações realizadas diante da pandemia da Covid-19 Foto - Divulgação

Em informativo publicado nesta semana, o deputado estadual Marquinho Viana  destacou que, em face da inesperada pandemia da Covid -19, destinou os recursos de suas emendas  impositivas de 2020 para apoiar as estratégias e programas específicos do Governo do Estado na área da saúde para o combate ao vírus “que tem causado inigualável calamidade ao território baiano. Com o mesmo propósito, tenho participado das sessões on-line da assembleia legislativa, onde aprovamos, com prontidão, os decretos de calamidade pública para os municípios e, entre estes, aqueles que compõem a minha base aliada. Assim, foram beneficiados com os decretos os municípios elencados a seguir com seus respectivos prefeitos: Aracatu - Sérgio Maia; Belo Campo - José Henrique Silva Tigre: Boquira, Luciano de Oliveira e Silva; Contendas do Sincorá - Véliton Valdir Palmeira Souza; Caraíbas – Jones Coelho Dias; Coribe – Manuel Alves Rocha: Érico Cardoso - Érico Cardoso de Azevedo; Ibicoara - Haroldo Aguiar; Livramento de Nossa Senhora - José Ri cardo Assunção Ribeiro; Planalto - Edilson Duarte da Cunha; presidente Jânio Quadros - Alex da Silva; Tabocas do Brejo Velho - Humberto Pereira da Silva: Rio de Contas - Cristiano Aze vedo e Tanhaçu - Jorge Teixeira da Rocha. Os demais municípios onde recebi o apoio de lideranças políticas e população também fazem parte de meu compromisso”, observou o parlamentar, o qual observou ainda que defendeu, na última sessão remota que o governador Rui Costa, e enviou para aprovação da ALBA, o projeto de lei da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, secretário João Leão, que propõe a regulamentação e regularização dos terrenos dos centros industriais em todo o estado, para que os empresários possam instalar e ampliar suas empresas, gerando emprego e renda para a população. (Confira).


Lula diz que novo coronavírus tem impacto positivo no enfraquecimento da agenda liberal

Lula diz que novo coronavírus tem impacto positivo no enfraquecimento da agenda liberal Foto - Ricardo Stuckert

Na última terça-feira (19), durante transmissão em uma rede social, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o novo coronavírus tem impacto positivo no enfraquecimento da agenda liberal, cuja ideia consiste em interferências quase nulas do Estado na economia de uma nação. O ministro da Economia, Paulo Guedes, é adepto dessa linha. "Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Eu, quando eu vejo os discursos dessas pessoas falando... Quando eu vejo essas pessoas acharem que tem que vender tudo que é público e que tudo que é público não presta nada... Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, que os cegos comecem a enxergar, que apenas o estado é capaz de dar solução a determinadas crises", disse Lula. O petista também fez críticas ao governo no manejo do auxílio emergencial de R$ 600. Muitos informais ainda reclamam de não ter recebido a ajuda em meio ao isolamento social.


APLB- Sindicato acusa prefeito de Tanhaçu de violar o próprio Decreto Municipal e por em risco a saúde dos trabalhadores da educação

APLB- Sindicato acusa prefeito de Tanhaçu de violar o próprio Decreto Municipal e por em risco a saúde dos trabalhadores da educação Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato) tem afirmado que a Prefeitura Municipal de Tanhaçu vai contra a orientação do Governo Federal e das Autoridades Sanitárias, que não classificam as escolas como serviço essencial. “O atual Prefeito de Tanhaçu, que também é médico, coloca os trabalhadores em educação do município para trabalharem nas escolas, abrindo os colégios mesmo sem alunos e professores, em plena pandemia do Covid-19”, diz o sindicato.  Na denúncia, o sindicato observa ainda que “o prefeito desrespeita o Decreto Municipal N° 500 do dia 18 de maio de 2020, no qual estabelece que as pessoas devem ficar em casa, que só abram os serviços essenciais e que as aulas continuam suspensas até o dia 20 de junho. Impor o rodízio de trabalhadores em educação nas escolas municipais, causando uma exposição desnecessária e irresponsável  ao vírus da Covid-19, podendo até mesmo, aumentar o risco de proliferação do vírus no município é um ato inconsequente e que vai de contra ao próprio decreto municipal citado acima.Com isso, levanta-se os seguintes questionamentos: Qual o intuito? Qual a real necessidade? Por que não preservar a saúde desses profissionais? Onde está o bom senso do gestor municipal? Nós da APLB-Sindicato não iremos ver essa violação à saúde pública de braços cruzados. Somos solidários aos trabalhadores em Educação do município de Tanhaçu”, questiona o sindicato.


ENEM segue com inscrições abertas até sexta-feira (22)

 ENEM segue com inscrições abertas até sexta-feira (22) Foto - Divulgação

Os estudantes da rede estadual têm até esta sexta-feira (22) para realizar as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através do site https://enem.inep.gov.br/participante/. O ENEM é a principal forma de acesso ao Ensino Superior, pois possibilita aos inscritos concorrerem a vagas em universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Visando contribuir para assegurar a participação dos estudantes no ENEM, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está orientando as escolas para que os auxiliem neste processo, principalmente aqueles que não têm acesso a computadores e à internet para a realização da inscrição. "É fundamental contarmos com os nossos gestores, professores e coordenadores pedagógicos e a sociedade em geral no apoio das inscrições dos nossos estudantes. Realmente, é um apelo, pois temos sempre que pensar no que é melhor para os nossos estudantes. E poder mobilizar e garantir que eles participem do ENEM é uma responsabilidades de todos", ressaltou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.


Vereadora Ilka Abreu parabeniza técnicos em Enfermagem

Vereadora Ilka Abreu parabeniza técnicos em Enfermagem Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Nesta quarta-feira, 20 de maio, comemora-se o dia do Técnico em Enfermagem. Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros. “Dedicação, empenho e amor. Essas três características são essenciais para moldar um excelente profissional! Obrigado por ser um exemplo de profissional para todos nós. Não são técnicos, mas sim anjos da guarda. A atenção para cada paciente, a competência em cada procedimento, a dedicação de cada dia. Por isso é inquestionável a importância desses profissionais, merecendo mais reconhecimento e valorização maior, tanto a nível municipal quanto federal, devido a essa pandemia. A cada um de vocês o nosso muito obrigado por todo o carinho e esforço em salvar vidas diariamente”, disse a vereadora Ilka Abreu.