Bahia perde para o Santos em Pituaçu

Bahia perde para o Santos em Pituaçu Foto - Felipe Oliveira / E.C. Bahia

No retorno ao Campeonato Brasileiro após a parada para a Copa América, o Bahia foi derrotado pelo Santos por 1 a 0, em Pituaçu. O gol do adversário foi marcado por Carlos Sanchez. Ele cobrou pênalti, Douglas defendeu, mas a bola voltou no pé do uruguaio, que não desperdiçou a segunda oportunidade. Apesar do resultado, o Tricolor se manteve na primeira parte da tabela, caindo do oitavo para o 10º lugar. O próximo confronto é pela Copa do Brasil, quarta-feira (17), no jogo de volta das quartas de final contra o Grêmio.


Brumado: Inauguração da ampliação da Escola Clarice Morais é marcada por emoção e reconhecimento de pais e alunos

Brumado: Inauguração da ampliação da Escola Clarice Morais é marcada por emoção e reconhecimento de pais e alunos Foto - Divulgação

Os avanços promovidos pela Administração “Educar para Libertar” na área educacional, em especial nas ETIs – Escolas em Tempo Integral, continuam sendo uma das marcas da atual gestão. Dentro desta agenda positiva, a estrutura das escolas vem passando por uma modernização total da sua logística e, na noite desta sexta-feira (12), mais uma dessas ações ocorreu com a inauguração da ampliação da Escola Clarice Morais, que fica situada no Bairro Ginásio Industrial, a qual recebeu um novo e amplo auditório, uma moderna praça de alimentação, além de 5 novas salas de aulas e um atualizado laboratório de informática. A cerimônia foi marcada por uma forte presença dos pais dos alunos e da comunidade em geral, que lotou o novo auditório, onde ocorreram as apresentações dos alunos, bem como o discurso das autoridades.

Brumado: Inauguração da ampliação da Escola Clarice Morais é marcada por emoção e reconhecimento de pais e alunos Foto - Divulgação

O prefeito Eduardo Vasconcelos, acompanhado do vice-prefeito Édio Pereira, da secretária de Educação, professora Ednéia Ataíde, compôs a mesa dos trabalhos juntamente com o representante da família da aluna Daniela Alves Teago, que foi vítima de uma fatalidade e que foi homenageada, dando o seu nome ao novo auditório. A cerimônia, que se iniciou com a apresentação do coral dos alunos e depois de grupos de danças, mostrou a versatilidade do ensino em tempo integral, que oferece inúmeras oficinas com várias atividades culturais e esportivas. Em sua fala, a secretária Ednéia Ataíde, destacou os esforços de toda a equipe da escola, que vem se empenhando ao máximo para cumprir a sua missão de ensinar. O prefeito Eduardo Vasconcelos enalteceu o papel de sua gestão em priorizar o ensino integral e ficou muito satisfeito com o reconhecimento dos pais e alunos que agradeceram os avanços promovidos na unidade escolar que ficou uma das mais bem preparadas do município, com uma estrutura invejável que vem transformar conceitos e valorizar o ensino da escola pública. No final foram realizados os descerramentos das placas inaugurais, que fechou a solenidade que foi composta por emoção, reconhecimento e clima de otimismo.


Sete em cada dez brasileiros consideram necessária reforma na Previdência, mostra pesquisa da CNDL/SPC Brasil

Sete em cada dez brasileiros consideram necessária reforma na Previdência, mostra pesquisa da CNDL/SPC Brasil Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Tema de discussão na Câmara dos Deputados e nas ruas, a Previdência somou um rombo total de R$ 290,3 bilhões apenas em 2018, segundo dados oficiais. Os brasileiros não estão indiferentes ao problema: 78% estão acompanhando, em alguma medida, as discussões a respeito das novas regras para aposentadoria, sendo que 31% estão totalmente por dentro do assunto e 47% acompanham apenas em parte. De acordo com pesquisa inédita feita nas 27 capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), sete em cada dez entrevistados (72%) acreditam ser necessário reformar o sistema de previdência social do país.


Vitória da Conquista recebe palestra sobre vacinação de Brucelose

Vitória da Conquista recebe palestra sobre vacinação de Brucelose Foto - Divulgação

Acontece no dia 30 de julho, no Auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Vitória da Conquista, uma palestra sobre vacinação contra a Brucelose. O evento terá a participação da coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), Luciana Ávila, da ADAB, que irá ministrar a palestrar sobre “Normativas para o uso da RB-51 no Estado da Bahia”. O evento contará também com a palestra de, Adriano Mattos, sobre “Controle da Brucelose – RB-51” e em seguida ocorre uma mesa redonda e discussão.


Projeto lançado pelo Governo do Estado celebra memória e legado do educador baiano Anísio Teixeira

Projeto lançado pelo Governo do Estado celebra memória e  legado do educador baiano Anísio Teixeira Foto - Divulgação / Claudionor Jr

A partir de sexta-feira (12), até o dia 12 de julho de 2020, o Governo do Estado da Bahia irá promover uma série de ações que visam celebrar a memória e o legado do educador baiano Anísio Teixeira. Para tanto, lançou neste dia, que marca o aniversário de 119 anos do educador, o projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”. Duas iniciativas representaram o começo das atividades: a publicação do Decreto Nº 19.132, assinado pelo governador Rui Costa, que institui o projeto, e a solenidade de lançamento no IAT, instituto que leva o nome do educador e que tem a função, na estrutura da Secretaria da Educação do Estado (SEC), de promover a formação continuada dos educadores. A solenidade contou com as presenças do secretário Estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues; da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Teixeira; e do filho de Anísio Teixeira, Carlos Antônio Teixeira; além de professores, gestores, estudantes da rede estadual e demais autoridades. Na oportunidade, foi assinada a portaria para a criação da comissão do projeto “2020: Ano Anísio Teixeira, que vai ser a responsável por organizar e planejar as atividades até 2020. Estudantes da banda Juventude Parqueana, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), idealizado por Anísio Teixeira, realizaram uma apresentação musical e um vídeo sobre a vida do educador foi exibido.


Deputado Marquinho Viana entrega trator em Barra da Estiva

Deputado Marquinho Viana entrega trator em Barra da Estiva Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), em Barra da Estiva nesta sexta-feira (12.7), com as presenças de dona Lúcia, ex-prefeita do município, dos vereadores Bico e Fabrício, de lideranças, amigos e pessoas da comunidade, entregou um trator com implementos à Associação de Produtores de Placa. O equipamento em muito vai contribuir para a agricultura familiar.


Parte da construção da nova ponte em Sussuarana sobre o rio das Contas cai

Parte da construção da nova ponte em Sussuarana sobre o rio das Contas cai Foto - Reprodução / WhatsApp

Parte de uma ponte em construção desabou em Sussurana, distrito de Tanhaçu nessa sexta-feira (13). A construção da ponte sobre o Rio das Contas, que Tanhaçu ao distrito de Sussuarana, está em andamento e aproximadamente 57% da obra já foi executada. A previsão de conclusão é no mês de dezembro de 2019. A implantação do equipamento vai beneficiar 62 mil moradores de Barra da Estiva, Contendas do Sincorá e Ituaçu, junto com Tanhaçu. Além disso, contribuirá no escoamento da produção agrícola, a pecuária e o minério na região do Sertão Produtivo. A parte que caiu é uma das bases de sustentação. Com essa avaria a obra deve ter o prazo de conclusão atrasado.


Aumento substancial dos partos normais comprova mais uma vez a busca da excelência da Saúde Pública de Brumado

Aumento substancial dos partos normais comprova mais uma vez a busca da excelência da Saúde Pública de Brumado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O parto normal é aquele em que o bebê nasce por via vaginal, sem nenhuma intervenção cirúrgica. Esse tipo de parto é muito benéfico, pois pode diminuir os riscos tanto para a saúde da mãe quanto do bebê em gestações de baixo risco, além de ser recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar dos benefícios do parto normal, o Brasil lidera o ranking dos países da América Latina em cesarianas. De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), nos hospitais do país, principalmente privados, cerca de 85% das mulheres fazem parto cirúrgico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, no máximo, 15% dos partos sejam cesarianas. Os números mostram uma situação totalmente diferenciada desse quadro nacional, já que, somente nesse ano de 2019, dos 383 partos realizados no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, 223 foram normais, ou seja, 60% dos procedimentos. Isso mostra que Brumado continua no caminho certo em busca da excelência nos serviços de saúde pública, já que os índices são inquestionáveis nesse sentido.


Deve chover até domingo em área de barragem na Bahia

Deve chover até domingo em área de barragem na Bahia Foto - Divulgação / GovBA

Deve chover no nordeste baiano, próximo à divisa com Sergipe, cair até domingo (14), dificultando o escoamento das águas que inundam desde ontem (11) o município de Coronel João Sá, onde 500 pessoas estão desalojadas após o transbordamento e o rompimento da barragem Quati, no rio do Peixe. A informação sobre previsão do tempo é do secretário de Comunicação de Coronel João, Valdomiro da Conceição Jr. Segundo o secretário, “o problema é o transtorno que causa. A chuva não para. Fica difícil o trabalho dos bombeiros e da Defesa Civil”.


Brumado: Seminário Previdência e Direitos é ministrado pelo advogado Climério Vale

Brumado: Seminário Previdência e Direitos é ministrado pelo advogado Climério Vale Foto - Divulgação

Nesta sexta-feira (12), aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia Bom Jesus, em Brumado, o Seminário Previdência e Direitos, ministrado pelo advogado Climério Vale. O seminário é parte das atividades da I Semana de Agroecologia e da III Feira Agroecológica da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região de Brumado, que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho, na Praça da Igreja São Cristóvão.


CDL de Brumado disponibiliza serviços de assessoria jurídica aos associados

CDL de Brumado disponibiliza serviços de assessoria jurídica aos associados

A CDL, buscando otimizar o atendimento para nossos associados, disponibiliza serviços de assessoria jurídica prestados pelo advogado, Dr. Eric Pires. O associado pode, sempre que precisar,  dispor do serviço, para consultas e orientações preventivas, relativas ao direito do consumidor, empresarial e trabalhista. É necessário apenas de agendamento prévio junto à CDL. As questões que necessitarem de demanda judicial, Cível ou Trabalhista, 30% dos honorários serão subsidiados pela CDL. Representando uma economia significativa para nossos associados.


Guanambi, Caetité e municípios da região receberão 346 cisternas em comunidades quilombolas

Guanambi, Caetité e municípios da região receberão 346 cisternas em comunidades quilombolas Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Num investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, o Programa de Cisternas, executado pelo Governo da Bahia e Ministério da Cidadania, vai beneficiar comunidades quilombolas de 18 municípios baianos. De um total de 1.381 cisternas, 346 serão instaladas na Microrregião de Guanambi. A ação é da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e da Secretaria Nacional de Políticas da Igualdade Racial. Os municípios que vão receber as cisternas são Caetité, Guanambi, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto e Riacho de Santana. Essa será a primeira vez que comunidades quilombolas vão receber o Programa, com recursos específicos da Secretaria Especial da Igualdade Racial (SEPIR).  A  iniciativa visa garantir água de qualidade e própria para o consumo humano para quem sofre com a escassez das chuvas. Cada cisterna tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água. "Isso é a garantia de direitos, a partir do momento em que as comunidades quilombolas passaram a ter visibilidade. Esse trabalho visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de assegurar a segurança hídrica, que é um direito Constitucional do brasileiro", disse Rose Pondé, superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da SJDHDS. As famílias beneficiadas são residentes das comunidades quilombolas e vão ser certificadas pela Fundação Palmares. Entre os critérios para receber as cisternas estão: ser atingidas pela seca ou falta regular de água; e estar enquadrados nos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família.


SESAU e ADAB fortalecem parceria visando o aumento da segurança alimentar da população de Brumado beneficiando também a economia local

SESAU e ADAB fortalecem parceria visando o aumento da segurança alimentar da população de Brumado beneficiando também a economia local Foto - Divulgação

A população de Brumado, já viveu dias de intensa preocupação com o consumo de carne animal, já que as circunstâncias envolvendo o abate clandestino eram muito sérias há cerca de duas décadas, mas, hoje, a situação é muito melhor, onde o município possui um dos frigoríficos mais modernos da região, que chega a abater 150 animais por dia. Só que como o abate clandestino, apesar de ter tido uma diminuição muito significativa, ainda existe, então, se faz necessário que se estabeleçam as parcerias entre os órgãos de vigilância sanitária. Neste contexto, foi realizada na manhã desta sexta-feira (12), uma reunião entre o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres; o coordenador da Vigilância Sanitária, Tainan Taio e o fiscal agropecuário da ADAB, veterinário Clemente Fernandes, na qual se buscou o fortalecimento da parceria entre as referidas instituições. Segundo o secretário Claudio Feres “a reunião foi muito produtiva, pois veio garantir ainda mais a segurança alimentar da população brumadense, a qual está cada vez consciente sobre o consumo de carnes que tenham procedência. Os frutos plantados a partir de 2005, já estão sendo colhidos, mas são necessárias sempre estarmos nos atualizando”. O representante da ADAB também destacou que “essa parceria fortalece também o passivo econômico, já que hoje o município conta com um frigorífico que é um dos melhores da Bahia, que gera emprego e renda para um grande número de famílias, enquanto o abate clandestino, além de representar um grande risco à população, acaba sendo nocivo também no ponto de vista econômico”. O coordenador da Visa também observou que “essa parceria é muito benéfica, pois a fiscalização pode ser ainda mais efetiva”.


Deputado Marquinho Viana parabeniza Aracatu pelos 57 anos de emancipação política

Deputado Marquinho Viana parabeniza Aracatu pelos 57 anos de emancipação política Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), nesta sexta-feira (12.7),  data em que o município de Aracatu comemora seus 57 anos de emancipação política, parabeniza a toda a população através do seu amigo, o prefeito Sérgio Maia, desejando muito sucesso na continuidade de seu mandato. O deputado se dispõe, como sempre, a ajudá-lo no desenvolvimento desse muito querido município, com iniciativas que visam ao bem estar de todos os moradores.
 


Vendas no comércio varejista baiano cresceram 5,2% em maio

Vendas no comércio varejista baiano cresceram 5,2% em maio Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), as vendas no comércio varejista baiano cresceram 5,2% em maio de 2019, quando comparado a igual mês de ano anterior. No varejo nacional, o volume de negócios expandiu apenas 1,0%, em relação à mesma base de comparação. “O aumento das vendas do varejo na Bahia reflete muito as políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado, uma vez que lideramos a geração de empregos formais no Nordeste em 2019. Esta geração de emprego ampliou as vendas de varejo exatamente nos segmentos que respondem pelo consumo das famílias, a exemplo dos artigos farmacêuticos, cosméticos, hipermercados e produtos alimentícios, dentre outros. Além disso, a Bahia é o segundo estado da federação que mais investe, principalmente em grandes obras, o que faz crescer o consumo de materiais de construção”, analisa o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. O resultado das vendas do varejo baiano em maio foi influenciado pelos estímulos da comemoração do Dia das Mães, mas também ao efeito-calendário, pois maio contou com um dia útil a mais do que em igual mês de 2018. Além da baixa base de comparação, uma vez que no ano passado o setor mostrou tímido desempenho refletindo os efeitos da paralisação dos caminhoneiros que afetou o volume de vendas do varejo no país. Outro fator que explica o comportamento do setor foi o aumento da ocupação, principalmente, dos empregos formais que no mês de maio aumentaram em mais de dois mil postos de trabalho.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: Abasteça seu veículo no Posto Meira

Brumado: Abasteça seu veículo no Posto Meira Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na hora de abastecer seu veículo vá ao Posto Meira, atendimento preferencial e combustíveis de qualidade. O Posto Meira - referência na qualidade de combustíveis em Brumado - credenciado a Rede Shell. Aproveite a super promoção gasolina. Temos a super troca de óleo a partir de R$ 68,00 com filtro. Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Felix. Telefone: 77 3441-7851.


Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Igreja Batista Missionária de Utilidade Pública foi apresentado nesta sexta (12)

Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Igreja Batista Missionária de Utilidade Pública foi apresentado nesta sexta (12) Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Reconhecida mundialmente como uma das denominações evangélicas mais tradicionais e de grande representatividade, com trabalhos prestados nas mais diversas áreas da sociedade, a Igreja Batista Missionária chegou a Brumado há cerca de 70 anos e, nesse período, se estabeleceu como uma das instituições mais respeitadas do município. Na sessão do Legislativo desta sexta-feira (12), dois Projetos de Lei 21/22|2019, de autoria do vereador José Santos, foram apresentados, os quais têm o escopo de declarar de Utilidade Pública, a Primeira e a Segunda Igreja Batista Missionária de Brumado. Com a aprovação as referidas instituições poderão dar continuidade a inúmeros projetos importantes, especialmente na área social. A previsão é de aprovação por unanimidade.


CEEP Brumado oferta Curso Técnico em Administração para 2019.2 as inscrições se encerram neste domingo (14)

CEEP Brumado oferta Curso Técnico em Administração para 2019.2 as inscrições se encerram neste domingo (14) Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O CEEP Brumado oferta Curso Técnico em Administração para 2019.2 na Modalidade PROSUB (subsequente ao ensino médio). São 70 vagas para o turno noturno. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de julho pelo site: www.educacao.ba.gov.br. Na modalidade PROEJA (egressos do 9º ano do ensino fundamental com 18 anos completos até 30/08/2019) no turno noturno 35 vagas com matrículas até o dia 19 de julho.


Anatel autoriza reajuste de tarifa de telefonia fixa

Anatel autoriza reajuste de tarifa de telefonia fixa Foto - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o reajuste dos planos básicos de telefonia fixa pelas concessionárias do serviço (Oi, Telefônica, Claro, Sercomtel e Algar). Os aumentos variam de 0,7% a 6,76%, a depender da empresa. A Anatel regula apenas as tarifas das chamadas concessionárias, empresas que assumiram o direito de explorar o serviço utilizando infraestrutura da União antes controlada pelo extinto Sistema Telebrás. Nesse caso, a lei impõe uma série de obrigações, entre elas a normatização das tarifas pela agência. Outras companhias podem oferecer o serviço, mas como “autorizatárias” e sem ter seus planos sujeitos a esse tipo de regras por parte do órgão. Pela decisão do Conselho Diretor da Anatel, o reajuste ficará em 6% para a Oi (ligações locais em todo o país, à exceção de São Paulo), 4,9% para a Telefônica (ligações locais no estado de São Paulo), 6% para a Claro (chamadas de longa distância), 6,7% para a Sercomtel (ligações locais em cidades do Paraná) e 0,7% para a Algar (ligações locais em nove estados, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste). A direção da Anatel também definiu o reajuste de cartões de telefones públicos, mais conhecidos como “orelhões”. A modalidade mais simples, de 20 créditos, passará a custar R$ 2,66.


Ivana e prefeito assinam Ordem de Serviço para construção de estradas vicinais

Ivana e prefeito assinam Ordem de Serviço para construção de estradas vicinais Foto - Divulgação

Mais infraestrutura chegando em Dom Basílio. Nesta quinta-feira (11), o prefeito Roberval Meira, acompanhado da deputada Ivana Bastos, assinou a Ordem de Serviço para a construção de estradas vicinais na zona rural do município. O ato aconteceu na Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). A pavimentação, tão aguardada na cidade, compreende o trecho do povoado Lagoa da Escola – Algodões, trecho do entrocamento BA 148, numa extensão de 10km. Para Ivana Bastos, a conquista é mais uma benfeitoria para a cidade fruto da bela parceria do mandato, da gestão municipal e do Governo do Estado, através da Seinfra visando oferecer mais infraestrutura urbana e condições adequadas de trafegabilidade. “Fico muito feliz em ver que a nossa luta não é em vão. Continuaremos unidos, trabalhando incansavelmente com o objetivo de levar mais melhorias para o nosso povo. Agradeço imensamente ao secretário Marcus Cavalcanti por ter nos atendido e garantido que mais esse investimento chegue a Dom Basílio”, destacou. A obra será executada já nos próximos dias e fica a cargo da empresa Cerqueira Correira Engenharia LTDA.


Prefeito Sérgio Maia parabeniza Aracatu pelos 57 anos de emancipação política

Prefeito Sérgio Maia parabeniza Aracatu pelos 57 anos de emancipação política Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O prefeito de Aracatu Sérgio Maia parabeniza o município pelos 57 anos de emancipação política. “Neste dia 12 de Julho, a nossa cidade completa 57 anos, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo Aracatuense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para essa cidade. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos; existem sim barreiras e desafios que serão transpostas sempre que for da vontade daqueles que governam e principalmente, se for fruto do anseio do nosso povo”, disse Sérgio Maia.


Após inundação, cidade baiana vai entrar em estado de emergência

Após inundação, cidade baiana vai entrar em estado de emergência Foto - Divulgação / Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso

A prefeitura de Coronel João Sá, município no nordeste da Bahia próximo à divisa com Sergipe, vai decretar estado de emergência por causa da inundação ocorrida na região depois que o Rio dos Peixes transbordou, provocando o rompimento parcial da Barragem de Quati. A informação é do coordenador local da Defesa Civil, Diego Santos. Segundo ele, não há vítimas fatais. “Conseguimos tirar as pessoas das casas que poderiam ser atingidas quando percebemos que a água na barragem iria transbordar”, afirmou à Agência Brasil. Segundo ele, o trabalho de retirada das famílias começou às 9h da manhã. O transbordamento, que provocou posteriormente duas rachaduras na barragem, ocorreu por volta das 11h. Ele declarou à Agência Brasil que a barragem está “parcialmente destruída”, mas parou de escoar grande volume de água. Ainda chove na região. Por causa da inundação, 350 famílias estão desalojadas e foram acolhidas em casas de parentes, amigos e em três escolas do município. Além de Coronel João Sá, a BR-235 na altura do povoado de Pedro Alexandre (BA) e de Poço Redondo (SE) foi atingida pelas águas e está coberta de lama. Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro declarou que “o governo está à disposição dos prefeitos para qualquer providência que por ventura seja necessária”.