Três equipes disputam duas vagas na semifinal do Campeonato Brumadense de Futsal

Três equipes disputam duas vagas na semifinal do Campeonato Brumadense de Futsal
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Acontece nesta sexta-feira e sábado ( 23 e 24), a última rodada da 1ª fase do Campeonato de Futsal Brumadense 2014, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado.  Já estão com a vagas garantidas os times Juventude e Ibar  e estão em busca das últimas vagas três equipes: Borrúsia, Ajax e Feirense. A rodada decisiva acontece com os seguintes jogos: sexta-feira, a partir das 19h30,Borrúsia x Ajax e , em seguida, Juventude x Feirense. No sábado, a partir das 19hs, Nova Esperança x Pequeno Craque e Crediário Cardoso x Ibar.
 

Classificação: 
 

1 Juventude           15 pontos
2 Ibar                    14 pontos
3 Borússia             11 pontos
4 Feirense             10 pontos
5 Ajax                     9 pontos
6 N. Esperança        5 pontos
7 C. Cardoso           4 pontos
8 P. Craque             0 ponto


Educação Prazo de inscrição no Enem termina nesta sexta-feira

Educação Prazo de inscrição no Enem termina nesta sexta-feira

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até  amanhã (23) para fazer as inscrições. Para se inscrever, é preciso acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados. Até a noite de ontem, o exame registrou 6.221.875 inscritos, segundo balanço solicitado pelaAgência Brasil ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516. A maioria dos candidatos, 3.659.233, é mulher. Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h. Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até esta sexta-feira. Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.


INFORME PUBLICITÁRIO

Aki Resolve - Pedreiro

Aki Resolve - Pedreiro

Construção, reformas, colocação de pisos e azulejos e serviços de alvenaria em geral. Aki Resolve. Peça um orçamento. Fixo: (77) 3311-6060 ou celular (77) 9973-5858 site: www.akiresolve.com


Barra da Estiva divulga programação de São João

Barra da Estiva divulga programação de São João

Venha curtir o São João quente na terra do Frio. De 21 a 24 de junho, Barra da Estiva a “Terra do Café” agora também conhecida em toda a região como a “Cidade do Morango”,  apresenta a  programação oficial do 26ª edição do seu tradicional São João. Dia 21 -  Concurso de quadrilhas e shows com: Robério e seus teclados, Wesley Barbosa, Tropa de Xote e Ed Rossi;  Dia 22 – , Apresentação de palhaços, Encontro de sanfoneiros e shows com: Dedim Gouveia ,Brilho da Barra e Banda Magnatas; Dia 23 – Apresentação de Casamento Caipira e shows com: Rick & Renner, Estrela Ideal, Tony & Jú e D’ Ávila da Bahia; Dia 24 -  Corrida de jegue, Quebra pote e Pau-de-sebo, apresentação de Trança Fitas e shows com: Edgar Mão Branca, Banda Mistura Music, Regi de Anagé e Banda Magnatas. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, com apoio da Bahiatursa e Governo do Estado.


PT organiza Plenária do Programa de Governo Participativo em Brumado

PT organiza Plenária do Programa de Governo Participativo em Brumado
Foto: Divulgação

No próximo domingo (25), a partir das 09h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Brumado, acontecerá mais uma etapa da Plenária Territorial do Programa de Governo Participativo (PGP), evento conduzido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, que tem como objetivo discutir propostas regionais para construir um Programa de Governo para a sucessão do Governador Jaques Wagner. Para organizar a atividade, dirigentes do PT municipal se reuniram na manhã de hoje (quarta-feira) com a coordenação do evento. O presidente e o vice-presidente do PT de Brumado, Luiz Frederico Rêgo 'O Fredinho" e José Luiz Alves Ataíde, ajustaram com a coordenadora Naiane Peixoto os detalhes para o ato do próximo domingo. Para Fredinho, Presidente do PT de Brumado, o evento “é um momento ímpar para ouvir as pessoas, apresentar demandas e cobrar um compromisso em ver executadas as propostas. A tarefa de organizar é do PT, mas precisamos contar com todas as forças políticas que desejam ver a Bahia trilhar o rumo do desenvolvimento, precisamos que prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, lideranças comunitárias de toda a região e simpatizantes do nosso projeto político de um modo geral venham participar”. A primeira etapa do PGP para o Território Sertão Produtivo ocorreu em Guanambi, no mês de fevereiro. No domingo, em Brumado, as propostas que foram levantadas neste intervalo serão apresentadas. São aguardados no ato os deputados federais Rui Costa e João Leão, o vice-governador Otto Alencar e o Senador Walter Pinheiro, juntamente com deputados estaduais e federais da região.


'Adolfo tem direito de concorrer, mas meu filho não é candidato', diz João Bonfim

'Adolfo tem direito de concorrer, mas meu filho não é candidato', diz João Bonfim
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O deputado estadual João Bonfim (PDT) – que postula uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – negou, nesta quinta-feira (22), que o seu filho, Vítor Bonfim (PDT), seja candidato à preencher a sua vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em contato com o Bahia Notícias, o parlamentar rebateu o colega de bancada Adolfo Menezes (PSD) – que falou ao BN da possibilidade de bater chapa com o pedetista em virtude da insatisfação – e atribuiu a informação a "três, quatro ou cinco" concorrentes dele na região sudoeste. "Adolfo tem todo o direito de concorrer e o PSD de apoiar a candidatura dele [TCE], assim como o PDT de me apoiar integralmente. Ele ou qualquer outro cidadão que consiga atender às normas da legislação vigente para ascender ao cargo de conselheiro pode pleitear. A motivação deveria ser essa, de ele querer ser conselheiro, não alegar como motivo eu querer botar meu filho no meu lugar. Não é verdade, nunca disse isso a ninguém, nem estou apoiando a candidatura do meu filho", descartou. Embora ache "legítima" uma possível postulação do rebento a voos maiores, João Bonfim refuta a hipótese de ele concorrer à AL-BA. "Claro que não. Meu filho não é candidato e ninguém nunca ouviu eu dizer isso. Não estou lançando nem nunca lancei. Agora, se a deputada Ivana [Bastos, PSD] fica dizendo que ele é, por ser líder do prefeito [de Guanambi, Charles Fernandes, PP] e participar dos eventos da prefeitura, ele vai se isolar da política municipal em função de as pessoas não aceitarem? Vai ter que renunciar ao mandato de vereador também? Vítor tem dois mandato de vereador em Guanambi e faz política porque gosta. É advogado e deixou de advogar para ser vereador. Acho natural [a candidatura a deputado], mas não é verdade que eu quero emplacar meu filho", rechaçou. Menezes ameaçou concorrer com Bonfim ao TCE e colocou como condição para retirar a candidatura a saída de Vítor da disputa na AL-BA.


Brumado: Diretor da 19ª Dires diz que se o Hospital não fosse municipal seria mais fácil o funcionamento da UTI

Brumado: Diretor da 19ª Dires diz que se o Hospital não fosse municipal seria mais fácil o funcionamento da UTI
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Dante Guedes, diretor da 19ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), em Brumado, comentou sobre a instalação e manutenção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no município. Para Guedes, “o Governo do Estado investiu  na construção das instalações de uma UTI em Brumado, o ex-secretário Jorge Solla inclusive esteve aqui, e neste momento, tenho a impressão que a parte que cabe ao Governo do Estado está em fase de conclusão.  A grande questão, a dificuldade em medicina, não é você construir instalações, edificar, inclusive, dentro do panorama geral  é até muito fácil, o difícil é manter isso em funcionamento, relativamente bem ou muito bem, como é o caso de uma UTI”, disse. O diretor ainda ressaltou que para o funcionamento, a UTI necessita de uma soma de esforços. “É preciso haver uma somatória de esforços muito grande, de muita boa vontade e um empenho muito grande das administrações. Inclusive, o secretário de saúde do município, Cláudio Feres, já declarou que sem a participação do estado, a UTI não funcionará", explicou.  Relativo à participação do Estado, Guedes foi ainda mais pontual em afirmar que a situação seria diferente para o Hospital Professor Magalhães Neto e uma UTI ali instalada, caso a unidade de saúde não tivesse sido municipalizada. “Dei-me conta de que se o Hospital de Brumado fosse estadual, nos hospitais estaduais vemos que as  coisas fluíram com mais celeridade e facilidade. Nesse caso, foi um passo em fals , um passo mal dado, tirar a o hospital da esfera estadual e municipalizar. O estado teria maiores condições de assumir o processo”, concluiu.


Brumado: Moradores abrem buracos em via reivindicando pavimentação

Brumado: Moradores abrem buracos em via reivindicando pavimentação
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na manhã desta quinta-feira (22), alguns moradores da Rua Albertino Marques Barreto, via que dá acesso a Cascalheira, no Bairro Olhos D’Água, em Brumado, abriram buracos no trecho, o que ocasionou a formação de lombadas, impedindo o tráfego pelo local. De acordo informações obtidas pelo Brumado Agora, através de moradores da localidade, a ação é uma reivindicação a uma promessa da Prefeitura, a qual indicou que, enquanto a rua não fosse pavimentada, um carro pipa passaria com frequência pela localidade, a fim de atenuar a poeira. No entanto, isto não vem ocorrendo, o que gerou o descontentamento da comunidade. “As crianças são as mais prejudicadas com tanta poeira, muitas delas tem ficado doente. O setor responsável precisa resolver este problema, pavimentar esta rua o quanto antes. Há tempos sofremos com esta condição”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.


Ibope: Dilma cresce menos que opositores e chance de segundo turno aumenta

Ibope: Dilma cresce menos que opositores e chance de segundo turno aumenta
Gráfico: GloboNews

A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece com 40% das intenções de voto na eleição deste ano, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22). Outros nove pré-candidatos a presidente da República somados acumulam 37%. O segundo colocado na pesquisa é Aécio Neves (PSDB), com 20%; o terceiro, Eduardo Campos (PSB), com 11%; e o quarto, Pastor Everaldo, do PSC (3%). As intenções de voto nos outros seis pré-candidatos somam 3%. Nos dois levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 40% em março e 37% em abril; Aécio registrou 13% em março e 14% em abril; Campos, 6% em março e em abril; e Pastor Everaldo, 3% em março e 2% em abril. O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios entre os últimos dias 15 e 19. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014. Informações G1.


Brumado: Terminal e pontos de ônibus são reivindicações do vereador Alessandro Lôbo

Brumado: Terminal e pontos de ônibus são reivindicações do vereador Alessandro Lôbo
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O crescimento e o desenvolvimento das cidades trazem novas necessidades, assim como a existência de transporte coletivo, para garantir a mobilidade das pessoas, principalmente as que residem em locais mais afastados. Essa nova realidade já está sendo atendida com linhas de ônibus que circulam por quase todo o perímetro urbano, porém para garantir mais conforto para os usuários deste novo benefício tornou-se necessária a instalação de pontos de ônibus cobertos e com assentos em todos os bairros do Município. Sendo assim o vereador Alessandro Lôbo e Silva, sempre atento às necessidades dos brumadenses, realizou proposições solicitando da administração municipal a colocação destes pontos de ônibus, assim como a construção de um terminal de ônibus na área da Cesta do Povo, local de grande fluxo de pessoas. Em sua justificativa o parlamentar ressaltou que “em razão do clima muito quente do nosso município a instalação de pontos de ônibus cobertos e com locais para se sentar trará benefícios para os usuários do transporte coletivo, pois terão abrigo contra o sol e chuva. O terminal de ônibus oferecerá maior comodidade quando da espera do transporte, visto que o local recebe um grande fluxo de pessoas”, observou Alessandro Lôbo. “Com relação a determinação dos locais onde deverão ser instalados os pontos de ônibus acredito que deveria ser realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Brumado em parceria com os representantes das Associações de bairros”, frisou o parlamentar.


Aracatu: Governador Jaques Wagner autoriza construção da praça Luíz Viana Filho

Aracatu: Governador Jaques Wagner autoriza construção da praça Luíz Viana Filho
Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PV), e Sérgio Maia, prefeito de Aracatu, em audiência com o governador Jaques Wagner, conseguiram  autorização para  a construção da praça Luiz Viana Filho, em Aracatu, cujo convênio nº 047/14, publicado no D.O do dia 14 passado,  foi assinado com o diretor presidente da CONDER - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, José Ubiratan Cardoso Matos, cabendo à Prefeitura licitar a obra. Esta é mais uma conquista do prefeito Sérgio Maia com o apoio do deputado Marquinho Viana.


Vem aí o 2º Forró da Cabritinha no Rossi Show com a Banda 100 Parêa

Vem aí o 2º Forró da Cabritinha no Rossi Show com a Banda 100 Parêa

Vem aí o 2º Forró da Cabritinha, no espaço Rossi Show, na Lagoa Funda, em Brumado.  A festa acontece neste domingo (25), com shows das bandas  100 Parêa, Axé Bala e Ed Rossi. Adquira sua camisa no segundo lote por R$ 40, a qual lhe dará direito a Churrasco e Cerveja free. Pontos de venda: Tiazinha Distribuidora e Posto de Gasolina Lagoa Funda.


Brumado: Dante Guedes fala sobre a realização da estratégia 'Saúde em Movimento'

Brumado: Dante Guedes fala sobre a realização da estratégia 'Saúde em Movimento'
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em coletiva de imprensa realizada na manhã dessa quinta-feira (22), no escritório da 19ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), em Brumado, o diretor da unidade, Dante Guedes, falou da importância da Estratégia ‘Saúde em Movimento’, que será realizada no município de 28 de maio a 06 de junho, com atendimentos através de Unidade de Serviço Oftalmológico que será instalada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, onde serão realizadas consultas oftalmológicas e, caso seja indicado,  cirurgias de catarata. Para o diretor, a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para triagem de pacientes com catarata foi de extrema importância, já que estes atuarão junto a comunidade e conseguirão mobilizar aqueles que necessitam do atendimento, ressaltando, também, a necessidade de mobilização da população. “Fazemos um apelo não só aos agentes comunitários, que são os grandes responsáveis pela mobilização, dentro do espírito de ação social, pois eles estão em contato com as pessoas e vão conseguir identificar  aqueles que possuem alguma dificuldade visual , ou que já estavam caracterizados como catarata, mas também a população. Exemplo, aqueles que tem um familiar que tenha alguma dificuldade visual e que não tenha sido mobilizados pelos agentes , alertamos para que procure a Secretaria de Saúde, a qual irá encaminha-lo ao atendimento, pois este é um momento muito importante para todos da região de saúde, hoje composta por 21 municípios, que estão sendo contemplados com esta estratégia”, disse. A expectativa é que o total de atendimentos realizados seja de 7000 durante o período, e  cabe lembrar,  que para ter acesso aos serviços  o usuário deverá procurar a Secretaria de Saúde municipal, a qual  será responsável pelo agendamento. O Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para a realização do atendimento, assim como documento de identificação (RG).

 


Fifa registra uso da marca 'Pagode' e gera polêmica

Fifa registra uso da marca 'Pagode' e gera polêmica
Foto: Reprodução

Registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, a marca "Pagode" é de uso exclusivo da Fifa até o fim de 2014. A informação foi publicada na quarta-feira (21) pelo jornal O Globo e deu início a uma reação acalorada no Twitter. Até mesmo o deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL, chegou a protestar. Ao Terra, o INPI confirmou que a palavra virou uso exclusivo da Fifa em função da Lei Geral da Copa, válida até 31 de dezembro deste ano. O registro realizado no instituto trata de Pagode como a fonte de impressão e fonte tipográfica, mas a legislação referente ao Mundial permitiu à entidade estender essa aplicação à marca. Isso é chamado de "registro de alto renome". "A Fifa pediu a marca Pagode para proteger uma fonte de impressão, como a Times New Roman ou a Arial", explicou Silvia Rodrigues de Freitas, diretora substituta de marcas do INPI, ao Terra. "A Lei Geral da Copa garante à Fifa que qualquer marca registrada é automaticamente reconhecida como alto renome, sem passar pelos critérios de reconhecimento que é um processo longo e complexo", acrescentou Silvia. Dessa maneira, até o fim de 2014, a Fifa tem a prerrogativa jurídica para vetar o uso da marca Pagode para qualquer um, conforme explica a diretora. "O problema referente a isso é que uma marca de alto renome tem proteção em todas as classes, para todos os produtos e serviços. Agora eles têm direito para a palavra sobre qualquer coisa", acrescentou.


INFORME PUBLICITÁRIO

Fisioterapia Tito Almeida - Atendimento Especializado

Fisioterapia Tito Almeida - Atendimento Especializado

Campeonato Brasileiro: Bahia arranca empate com o Flamengo no final

Campeonato Brasileiro: Bahia arranca empate com o Flamengo no final
Foto: Divulgação

Foram 24 finalizações do Bahia, contra 3 do Flamengo. Durante a maior parte dos 90 minutos do jogo, o Tricolor foi melhor e acabou recompensado com um gols aos 46 minutos do 2º tempo, garantindo um empate em 1 a 1, em Macaé, no interior do Rio de Janeiro. O Flamengo abriu o placar aos 10 minutos do 1º tempo, mas o Bahia não se acovardou e continuou jogando bem, sendo recompensado no acréscimos, com um belo gol de Anderson Talisca. O empate em Macaé fez com que o Bahia chegasse aos 8 pontos e, mesmo com um jogo a menos, figura entre os 10 melhores da Série A.


Dom Basílio: Idosa é encontrada morta com pés e mãos amarrados

Dom Basílio: Idosa é encontrada morta com pés e mãos amarrados
Foto: Arquivo Familiar

Uma senhora identificada como Isaura Maria de Jesus, 64 anos, foi encontrada morta em sua residência localizada na comunidade Fazendinha, no município de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia. De acordo informações obtidas pelo Brumado Agora, embora familiares e vizinhos estivessem preocupados com o seu desaparecimento, o corpo só foi encontrado no final da tarde dessa quarta-feira (21), em estado avançado de decomposição e com pés e mãos amarrados.  O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Brumado. A Polícia investiga o caso.


Policiais descartam greve no período da Copa do Mundo

Policiais descartam greve no período da Copa do Mundo
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

As polícias Civil, Militar e Federal informaram hoje (21) que não há sinais de greve dos policiais no período da Copa do Mundo, que vai de 12 de junho a 13 de julho. Apesar disso, eles não descartam fazer manifestações durante os eventos do Mundial. Segundo informações da Agência Brasil, Foi o que revelaram representantes das três categorias que entregaram, no Ministério da Justiça, um documento em que pedem diálogo para a reestruturação da segurança pública no país. Os policiais querem uma atualização da legislação do setor, começando pelo Código Processual Penal e a desmilitarização da polícia. “Não temos a intenção de fazer greve durante os jogos. Muito pelo contrário, queremos demonstrar que somo importantes e vamos trabalhar até fora do nosso horário, se necessario. Mas queremos deixar claro que depois da Copa do Mundo a segurança pública vai ser a mesma de sempre para o povo brasileiro. Para os que vêm de outros países haverá sensação de segurança, mas só durante os jogos, os turistas voltando para casa, a segurança brasileira vai ser essa do jeito que está, um caos”, avaliou o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Gandra.


Aspirante ao TCE, João Bonfim quer filho na AL-BA e revolta base; Menezes promete bater chapa

Aspirante ao TCE, João Bonfim quer filho na AL-BA e revolta base; Menezes promete bater chapa
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A revolta tomou conta da base governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) após o candidato a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) João Bonfim (PDT) dizer em alto e bom som que vai tentar preencher a sua atual vaga de deputado estadual com o próprio filho. A eleição para a Corte que aparentemente seria tranquila ao pedetista se complicou nas últimas horas. Parlamentares da maioria já se reuniram para lançar o contra-ataque, que tem nome e sobrenome: Adolfo Menezes pediu autorização ao presidente do seu partido, PSD, para bater chapa com Bonfim. Como o vice-governador e postulante a senador na chapa majoritária já tinha retirado o nome do filho Daniel Alencar da disputa pela AL-BA, deu sinal verde. Menezes disse ao Bahia Notícias, na manhã desta quinta-feira (22), que já tem maioria na Casa e que só abre mão de uma eventual disputa sob uma condição: Bonfim retirar a candidatura do filho. Informações Bahia Notícias.


Governador inaugura em Maracás a primeira mineradora de vanádio das Américas

Governador inaugura em Maracás a primeira mineradora de vanádio das Américas
Foto: Divulgação

A primeira mineradora de vanádio das Américas foi inaugurada nesta quarta-feira (21), com a presença do governador Jaques Wagner, em Maracás, sudoeste da Bahia. A previsão é criar dois mil empregos diretos e indiretos, sendo que a maior parte da mão de obra é local. A estimativa dos investidores é que, para cada emprego gerado direta ou indiretamente pela mineradora, até sete postos de trabalho sejam criados na região, impactando substancialmente nos negócios e na renda da população local.

Governador inaugura em Maracás a primeira mineradora de vanádio das Américas
Foto: Divulgação

“Tenho muito orgulho de participar desta história e de contribuir para a implantação da primeira mina de vanádio das Américas. Esta empresa vai dinamizar a economia do estado e do município, gerando emprego e renda. Os trabalhadores baianos são dedicados e tenho certeza que a direção da empresa vai se orgulhar da mão de obra”, afirmou o governador Jaques Wagner. A planta baiana, que teve um investimentos de R$ 555 milhões, possui capacidade para produzir até nove mil toneladas por ano de pentóxido de vanádio. A matéria prima é utilizada, principalmente, em indústrias de aços especiais nas áreas de óleo e gás, materiais cirúrgicos, turbinas eólicas e ferrovias de alta velocidade. A produção é exportada para mercados da Europa, Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão.


Aracatu: Será realizada nesta sexta (23) palestra de Atualização Profissional na área da Construção Civil

Aracatu: Será realizada nesta sexta (23) palestra de Atualização Profissional na área da Construção Civil

O Setor de Captação de Recursos e Coordenação de Projetos da Prefeitura de Aracatu realizará nesta sexta-feira (23), às 14h, no Centro de Cultura João Alves de Aguiar, uma palestra de Atualização Profissional na área da Construção Civil para pedreiros, ajudantes de pedreiros e empresários do ramo da Construção Civil. A atividade será coordenada pelo Engenheiro e Técnico em Edificações da Prefeitura, respectivamente,  Marco Túlio Almeida e Robson Amorim. Serão explicadas técnicas atualizadas, mais seguras, econômicas e rápidas de construção civil. O evento é gratuito e os que desejarem participar poderão se inscrever até a próxima quinta-feira (22),  no Setor responsável, localizado na praça Luís Viana Filho, S/N, Centro, munido de xerox do RG, CPF e Comprovante de residência. Os participantes receberão certificado.


Livramento: Adolescente é apreendido com drogas e serras que seriam jogadas para presos na delegacia

Livramento: Adolescente é apreendido com drogas e serras que seriam jogadas para presos na delegacia
Foto: Divulgação | Polícia Civil

A Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora apreenderam, no início da tarde desta quarta-feira (21), um adolescente que estava nas imediações da Delegacia da cidade portando drogas e serras. De acordo informações obtidas pelo Brumado Agora, o referido jogaria os objetos por cima da área da custódia e as  serras poderiam ser peças usadas em uma tentativa de fuga. O adolescente  está apreendido e encontra-se a disposição da Justiça.


Dilma sanciona lei que torna crime hediondo exploração sexual de crianças

Dilma sanciona lei que torna crime hediondo exploração sexual de crianças
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A presidenta Dilma Rousseff sanciona hoje (21) à tarde a lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável. A nova lei é sancionada durante a Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Aprovado em votação simbólica na última terça-feira (13) na Câmara dos Deputados, o projeto estipula como exploração sexual de criança e adolescentes a utilização deles em atividades sexuais remuneradas, a pornografia infantil e a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados. A proposta diz que o crime ocorre mesmo que não haja ato sexual propriamente dito, mas qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica que implique proximidade física e sexual entre a vítima e o explorador. A pena prevista passa a ser de quatro a dez anos de reclusão, aplicável também a quem facilitar essa prática, impedir ou dificultar o seu abandono pela vítima. Incorrerá na mesma pena quem for pego praticando sexo ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 e maior de 14 anos no contexto da prostituição. Os condenados por esse tipo de crime não poderão pagar fiança e não terão direito a anistia, graça ou indulto natalino. A pena imposta terá de ser cumprida inicialmente em regime fechado. Para a progressão de regime, será exigido o requisito objetivo de cumprimento de, no mínimo, dois quintos da pena aplicada, se o apenado for primário, e de três quintos, se reincidente.


CRAS Irmã Dulce usa tribuna da câmara para lançar campanha de combate à Homofobia

CRAS Irmã Dulce usa tribuna da câmara para lançar campanha de combate à Homofobia
Foto: Janine Andrade | Brumado Agora

Na sessão da última segunda-feira (19) a Tribuna Livre da câmara foi utilizada pela assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Irmã Dulce, Janine Caldeira, para lançar a campanha em alusão ao dia 17 de Maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia. Janine Caldeira realizou explanação versando sobre a criação do dia e destacando a sua importância a fim de buscar a garantia de direito dos indivíduos de escolha de forma ampla e irrestrita. “Esse é o primeiro ano que estamos desenvolvendo a Campanha e sentimos que é de fundamental necessidade, visto que ainda convivemos com muito preconceito e até com atitudes agressivas contra as pessoas. Todos têm o direito de viverem suas vidas da maneira como melhor lhes convierem”, destacou a assistente social. Em seu discurso Janine também informou toda a programação que será desenvolvida pelo CRAS e convidou a todos para participarem, também foram distribuídos folders a todos os presentes. Os vereadores em seus discursos destacaram a relevância da campanha e a necessidade de engajamento de todos para que os resultados sejam alcançados através do esclarecimento de toda a sociedade.


TRE suspende propaganda de Rui Costa e Lula

TRE suspende propaganda de Rui Costa e Lula
Foto: Divulgação

Em caráter liminar, o Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, Juiz Josevando Souza Andrade, determinou, na noite de terça-feira (20/5), a suspensão da veiculação de propaganda partidária do Partido dos Trabalhadores (PT) nas emissoras de TV e rádio em toda a Bahia. Na propaganda, exibida na segunda-feira (19/5), o Deputado Federal Rui Costa dos Santos, já anunciado como pré-candidato à eleição para Governador do Estado, aparece ao lado do ex-Presidente Lula juntamente com imagens de obras estaduais e federais. A decisão atende à representação do partido Democratas (DEM). Ao analisar se o vídeo preenche ou não os requisitos da propagando partidária, o Juiz entendeu tratar-se de propaganda partidária irregular. Conforme a decisão, a exibição entra em confronto com o fixado no artigo 45 da Lei 9.096/95, que define que uma propaganda, sendo partidária, deve ser realizada apenas com o intuito de apresentar os ideários políticos do partido, transmitir mensagens sobre atividades congressuais aos seus filiados, divulgar temas políticos-comunitários e, ainda, promover e difundir a participação política feminina. O caso, decidido em caráter liminar, só seguirá para julgamento do mérito na Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) após notificação e defesa do partido e do pré-candidato.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais