Brumado: moradores da Lagoa do Arroz denunciam vazamento de água na rede da Embasa

Brumado: moradores da Lagoa do Arroz denunciam vazamento de água na rede da Embasa Foto - Leitor / Agora Sudoeste

Moradores da Lagoa do Arroz, zona rural de Brumado, denunciam que há 3 dias ocorre o vazamento de água em uma rede da Embasa. De acordo com os populares, devido ao cano furado e a quantidade de água que tem jorrado, até os carros estão atolando. "Queremos que a Embasa conserte logo esse vazamento, pois a água está sendo desperdiçada", disse um morador em contato com o Agora Sudoeste.


Bolsonaro rebate críticas ao decreto da posse de armas

Bolsonaro rebate críticas ao decreto da posse de armas Foto - Divulgação / PR

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (17), em sua conta no Twitter, que “muitas falácias” estão sendo usadas “a respeito da posse de armas”. Ele assinou decreto que flexibiliza a posse de armas de fogo no país na terça-feira (15), em cerimônia no Palácio do Planalto. “Muitas falácias sendo usadas a respeito da posse de armas. A pior delas conclui que a iniciativa não resolve o problema da segurança pública. Ignorando o principal propósito, que é “iniciar ” o processo de assegurar o direito inviolável à legítima defesa”, escreveu. De acordo com Bolsonaro, medidas para segurança pública ainda serão tomadas e propostas. “Para a infelicidade dos que torcem contra, medidas eficientes para segurança pública ainda serão tomadas e propostas. Os problemas são profundos, principalmente pelo abandono dos governos anteriores. Mal dá pra resolver tudo em 4 anos, quem dirá em 15 dias de governo”, afirmou na rede social.


Brumado: prefeitura convoca habilitados no Concurso Público para os cargos de Agente de Endemia e Cuidador de Creche

Brumado: prefeitura convoca habilitados no Concurso Público para os cargos de Agente de Endemia e Cuidador de Creche Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado convoca os candidatos habilitados no Concurso Público 001/2018 para provimento de vagas, em caráter efetivo, para os cargos de Agente de Endemia e Cuidador de Creche, objetivando a realização dos exames necessários, apresentação dos documentos descritos e, posterior assinatura do Termo de Posse. O Concurso Público para Cuidador de Creche e Agente de Endemias disponibilizou 50 vagas para cuidador de creche e 12 para agentes de endemias. Acesse o Edital.


Fux suspende investigação sobre movimentações de ex-assessor que era lotado no gabinete do filho de Bolsonaro

Fux suspende investigação sobre movimentações de ex-assessor que era lotado no gabinete do filho de Bolsonaro Foto - Divulgação

O ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu as investigações sobre movimentações financeiras suspeitas de Fabrício Queiroz, ex-assessor e ex-policial militar, que era lotado no gabinete do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). A decisão é temporária. Fux, que responde pelo plantão judicial do Supremo até o início do mês que vem, suspendeu a investigação até análise do relator, ministro Marco Aurélio Mello, sobre uma reclamação protocolada no STF pela defesa do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). O processo corre em segredo de Justiça. Responsável pelo procedimento de investigação criminal sobre o caso, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) disse - por meio de nota – que, “pelo fato do procedimento tramitar sob absoluto sigilo, reiterado na decisão do STF, o MPRJ não se manifestará sobre o mérito da decisão”. Na decisão, Fux entendeu que ao assumir o mandato de senador em fevereiro, Flávio passará a ter foro privilegiado, e por isso seria melhor esperar a definição pelo STF sobre qual deve ser o responsável por conduzir as investigações. Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou que em um mesmo ano houve a movimentação de R$ 1,2 milhão por parte de Queiroz. O MPRJ informou que, pelo fato tramitar sob “absoluto sigilo”, não se manifestará sobre o mérito da decisão.


Confiança do Consumidor avança 12% em 2018

Confiança do Consumidor avança 12% em 2018

Com a definição do novo governo, os consumidores estão mais confiantes. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelam que, no último mês de dezembro, o Indicador de Confiança do Consumidor alcançou 45,8 pontos, frente a 40,9 observados no mesmo período de 2017. O avanço foi de 12% na comparação anual. Apesar do crescimento expressivo, o índice mostra que a maioria ainda está pessimista. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que resultados acima de 50 pontos, mostram uma percepção mais otimista do consumidor.


Barra da Estiva: vereadores da oposição cobram do prefeito o Projeto de Lei que atualiza o piso salarial do magistério

Barra da Estiva: vereadores da oposição cobram do prefeito o Projeto de Lei que atualiza o piso salarial do magistério Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O piso salarial do magistério foi reajustado para R$ 2.557,74, desde 1º de janeiro de 2019. O Ministério da Educação anunciou, no último dia 09 de janeiro, o reajuste de 4,17%, conforme determinação do artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da educação básica, com formação de nível médio, modalidade normal, jornada de 40 horas semanais. Em Barra da Estiva, no ano de 2018, o reajuste de 6.8% estabelecido pelo Ministério da Educação não foi repassado aos profissionais, onde depois de muitas negociações e reivindicação por parte dos profissionais da educação, alunos e até pais de alunos, os profissionais fizeram várias paralisações e até uma greve foi deflagrada, durando vários dias. Preocupados com o nível da educação do município, os vereadores da oposição de Barra da Estiva: Alessandro Santos Pereira (Bico), Fabrício Aguiar Viana, Gilson Dantas Pereira, Elzito Freitas (Zito de Noé) e Reinaldo da Silva Santos (Rena), protocolaram no último dia 16 de janeiro na Secretaria Municipal da Administração da Prefeitura de Barra da Estiva, endereçado ao Prefeito João de Didi, um requerimento solicitando ao chefe do executivo municipal o envio imediato do Projeto de Lei que atualize o salário dos profissionais da educação do município, cumprindo assim o que determina a Lei Federal nº 11.738 e as Leis Municipais de nº 015/2009 e 001/2012.


Brumado: CEEP está com inscrições abertas para os cursos técnicos da modalidade Prosub

Brumado: CEEP está com inscrições abertas para os cursos técnicos da modalidade Prosub Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente, em Brumado, informa que estão abertas as inscrições, 16 a 21 de janeiro, para os interessados - que já concluíram o ensino médio - em concorrer à modalidade Prosub de Administração e Paisagismo. Os cursos serão ministrados no turno noturno . As inscrições devem ser realizadas no link.


Brumado: populares relatam dificuldade em serem atendidos na Central de Marcação, Secretaria de Saúde diz que atendimento será normalizado em breve

Brumado: populares relatam dificuldade em serem atendidos na Central de Marcação, Secretaria de Saúde diz que atendimento será normalizado em breve Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O atendimento na Central de marcação em Brumado tem gerado inúmeras reclamações do usuários. Conforme informado por populares ao Agora Sudoeste, todos os dias há longas filas no local, mas estão sendo disponibilizadas apenas 25 senha, por dia. Como várias pessoas tem ficado sem atendimento, cada dia que passa as filas aumentam e fica cada vez mais difícil conseguir atender a demanda. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, faltam 3 funcionários no setor, mas a prefeitura já está iniciando o procedimento necessário de capacitação dos novos funcionários para ocuparem estas vagas. A expectativa é que até o final do mês de janeiro estes funcionários estejam atuando e o atendimento seja normalizado.


Após assinar decreto para posse de arma, Bolsonaro estuda viabilizar porte

Após assinar decreto para posse de arma, Bolsonaro estuda viabilizar porte Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O governo de Jair Bolsonaro aprovou, decreto assinado nesta terça-feira (15), a medida que facilita a posse de armas no país. O porte, no entanto, não entrou no decreto, porque isso poderia gerar questionamentos judiciais. De acordo com informações do Folhapress, auxiliares próximos do presidente acreditam que a discussão sobre o direito de carregar armas na rua -o porte- é mais delicada e deve ser feita em parceria com o Congresso. A ideia do governo é que Bolsonaro e sua tropa de choque mantenham o discurso público favorável ao porte de armas, que tem aderência em parte de seu eleitorado, e monitorem o clima sobre sua aceitação no Congresso. Caso seja positivo, podem tentar construir acordo para o projeto. Na terça-feira (15), por exemplo, o presidente prometeu avançar nas discussões sobre porte e redução da idade mínima para a compra de armas, hoje em 25 anos. Segundo Bolsonaro, esse e outros temas vão ser debatidos com sua equipe quando ele retornar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.


Devassa Puro Malte a cerveja do Verão Fest do Clube Social de Brumado

Devassa Puro Malte a cerveja do Verão Fest do Clube Social de Brumado

No próximo dia 27 de janeiro acontecerá no Clube Social de Brumado a festa que irá agitar os associados: Verão Fest com Papazoni e Mais Macho que Mulher. A cerveja oficial do evento será a Devassa Puro Malte. Associados, venham curtir a grande festa do CSB na área da piscina a partir das 10h. Verão Fest, uma realização do Clube Social de Brumado - Diretoria Ativa com patrocínio da Devassa Puro Malte.


'Mutirão de Catarata' será realizado em Livramento; haverá transporte para os pacientes de Brumado

'Mutirão de Catarata' será realizado em Livramento; haverá transporte para os pacientes de Brumado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

De 24 a 28 de janeiro acontecerá em Livramento de Nossa Senhora o “Mutirão de Catarata”. Os pacientes que já deram entrada na cirurgia na central de marcação serão convocados via ligação telefônica para comparecer a central. Os pacientes que não deram entrada na cirurgia devem  comparecer a central de marcação portando: RG (original e xerox), cartão SUS (original e xerox), comprovante de endereço (original e xerox), e solicitação medica. O município de Brumado disponibilizará transporte para a cidade de Livramento de Nossa Senhora.


Para ter uma arma em casa, o gasto mínimo é de R$ 3,7 mil

Para ter uma arma em casa, o gasto mínimo é de R$ 3,7 mil Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O cidadão que decidir adquirir um revólver ou pistola após a entrada em vigor das novas regras para a posse de armas desembolsará, no mínimo, cerca de R$ 3,7 mil para regularizar sua situação, cumprindo a todos os pré-requisitos exigidos por lei. O valor inclui a aquisição do armamento escolhido e a obtenção dos documentos necessários. A Agência Brasil consultou a empresa brasileira Taurus sobre a sugestão de preço médio para a venda de armas de calibres permitidos (.38 / .380 / .22 / .36), mas como não obteve respostas até a publicação desta reportagem, consultou a sites de diferentes lojas que oferecem seus produtos na internet. O revólver mais barato encontrado, um .38 de cinco tiros, custa a partir de R$ 3,1 mil. As mesmas lojas oferecem revólveres .22 a partir de R$ 4 mil. A pistola de mesmo calibre custa a partir de R$ 6 mil. Um revólver .36 pode ser adquirido por R$ 4 mil e a pistola .380 a partir de R$ 5 mil. Conforme explicou, por telefone, o vendedor de um dos estabelecimentos, os preços são para a venda online, podendo variar na loja física. O candidato que comprar um revólver ou pistola também precisa se submeter a uma avaliação psicológica que confirme que ele está apto a possuir uma arma em casa ou local de trabalho. 


Brumado: Secretaria de Educação abre vagas para EJA do ensino fundamental no noturno

Brumado: Secretaria de Educação abre vagas para EJA do ensino fundamental no noturno Foto - Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Brumado informa que já se encontram abertas as matrículas da EJA - Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental no noturno. Os Interessados devem procurar uma das escolas abaixo relacionadas para efetuar a matrícula: 1- Escola Municipal Eny  Novais Mafra - Bairro São Félix; 2- Escola Municipal Maria das Graça Assis - Bairro Novo Brumado; 3- CMEAS - Bairro Hospital; e 4- Escola Santa Rita de Cassia - Av. Mestre Eufrásio. “Você  que trabalha o dia todo, e que, por conta disso não teve condições de concluir o Ensino Fundamental, essa é uma oportunidade para dar continuidade aos estudos. A idade mínima para matrícula é 16 anos”, reforça a secretaria.


Bahia e CRB ficam no 1 a 1 na Fonte Nova, pelo Nordestão

Bahia e CRB ficam no 1 a 1 na Fonte Nova, pelo Nordestão Foto - Felipe Oliveira / E.C. Bahia

Bahia iniciou temporada 2019 com um empate em 1 a 1 contra o CRB, na noite desta quarta-feira (16), na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste 2019. O Tricolor agora volta suas atenções para a estreia no Campeonato Baiano, domingo (20), contra Fluminense, em Feira de Santana. Já o próximo duelo pelo Nordestão acontece no dia 26, contra o Santa Cruz, em Recife.


Caesg apreende em Caculé moto com chassi suprimido

Caesg apreende em Caculé moto com chassi suprimido Foto - Divulgação / Caesg

A guarnição Caesg, por volta das 14h30min de terça-feira (15), ao efetuar rondas na cidade de Caculé, verificou durante abordagem que a motocicleta Honda Titan 150, cor laranja, placa policial EON 8134 se encontrava com numeração do chassi suprimido. A proprietária foi conduzida juntamente com o veículo à delegacia para as providências cabíveis.


Brumadense denuncia que populares e estabelecimentos comerciais depositam lixo de forma irregular na 'estrada da cascalheira'

Brumadense denuncia que populares e estabelecimentos comerciais depositam lixo de forma irregular na 'estrada da cascalheira' Foto - Reprodução / Facebook

Um cidadão brumadense, através de uma rede social, expôs sua indignação a respeito do fato de populares estarem depositando lixo em estrada próximo ao Bairro Olhos D’água. Ele reforça que o caso tem se tornado alarmante, pois as pessoas têm depositado no local lixo de forma desordenada e contínua, inclusive, estabelecimentos comerciais. “Vou usar esse espaço aqui pra fazer um apelo que deveria ser desnecessário. Em Brumado, muitas pessoas usam da estrada de operação da Magnesita (popular cascalheira) para a prática de atividades físicas, no entanto, algumas pessoas da cidade, no auge da sua imundície, usam da estrada que sai do Bairro Olhos d'água como depósito de lixo. Nos últimos dias de 2018, e nessa primeira semana de 2019, a quantidade de lixo aumentou fortemente".

Brumadense denuncia que populares e estabelecimentos comerciais depositam lixo de forma irregular na 'estrada da cascalheira' Foto - Reprodução / Facebook

O cidadadão seguiu dizendo, "nossa cidade possui um serviço diário de coleta de lixo na maior parte da cidade, até o lixo reciclável é recolhido no dia específico melhorando o serviço. Há tempos os frequentadores da região vêm relatando que estabelecimentos comerciais tem jogando lixo indiscriminadamente na região, e os frequentadores sabem quais lojas, mas preferiram não sair falando sem poder provar concretamente. O lixo descartado na região varia de fraldas descartáveis, móveis, eletrodomésticos, peças de automóvel, sapatos, animais mortos, entulho e o mais absurdo: lixo hospitalar! Venho aqui em nome dos frequentadores, fazer esse apelo aos imundos, que coloquem a mão na consciência antes de cometerem esse crime (pois é crime ambiental, passível de multas pesadas”, escreveu o popular.

INFORME PUBLICITÁRIO


M & M Motos: Teste Ride Honda vale jantar!

M & M Motos: Teste Ride Honda vale jantar!

Faça um teste ride em uma das scooters da Honda na M & M Motos, compartilhe o momento nas redes sociais e concorra a um jantar para 4 pessoas no restaurante do Hotel 3° Milênio do centro da cidade. Regulamento da campanha disponível no cupom que será entregue aos participantes. 


Bahia: Menina de dois anos morre engasgada com pedaço de carne

Bahia: Menina de dois anos morre engasgada com pedaço de carne Foto - Arquivo Familiar

Hadassa Gomes Reis, de apenas dois anos de idade, morreu após se engasgar com um pedaço de carne, enquanto almoçava, na tarde de terça-feira (15), no povoado de Mundo Novo, no município de Eunápolis. De acordo com informações do G1, obtidas junto a Polícia Civil, os familiares da vítima tentaram retirar o alimento da boca da menina, mas não conseguiram. A criança foi levada para o posto médico do povoado, mas ela já estava morta. O pedaço da carne só foi retirado quando uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou de Eunápolis, cerca de 10 km do local do acidente.O corpo de Hadassa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis. O caso é investigado pela delegacia de Eunápolis.


Brumado: aviso de desligamento programado para o distrito de Itaquaraí e comunidades vizinhas

Brumado: aviso de desligamento programado para o distrito de Itaquaraí e comunidades vizinhas Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido  no dia 21 de janeiro, das 08h30min às 14h30min, no distrito de Itaquaraí, em Brumado, nas seguintes localidades: Av. Iguatemi, Estrada Iguatemi, Fazenda Cabaceira, Fazenda Lagoa da Pedra, Fazenda Pedra, Fazenda Salina, Praça Igreja, PraçaPobilio Amorim, Povoado itaquarai, Rua Edilson Pedro, Rua São João e Rua Vi Itaquaraí. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.


Nascidos em janeiro e fevereiro recebem Abono Salarial 2017 a partir desta quinta

Nascidos em janeiro e fevereiro recebem Abono Salarial 2017 a partir desta quinta Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Começa nesta quinta-feira (17) o pagamento do sétimo lote do Abono Salarial PIS/Pasep 2018-2019, ano-base 2017. Podem receber o benefício os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro e os servidores públicos com final de inscrição 5. A estimativa da Secretaria de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, é que mais de R$ 2,8 bilhões sejam pagos a aproximadamente 3,4 milhões de trabalhadores. Trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa Econômica Federal. A consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-726 02 07. Para servidores públicos, a referência é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-729 00 01. Os correntistas da Caixa Econômica Federal, instituição bancária responsável pelo pagamento do PIS (iniciativa privada), terão os valores depositados em suas contas nesta terça-feira (15).


Na Bahia, procura por cursos de iniciação ao tiro esportivo subiu 20% após eleições

Na Bahia, procura por cursos de iniciação ao tiro esportivo subiu 20% após eleições Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Conforme levantamento realizado pelo Correiro da Bahia, nesta terça-feira (15), em cinco clubes de tiro espalhados por toda a Bahia, todos apontaram um aumento que chega a 20% desde o fim das eleições presidenciais de 2018 até aqui. Os clubes de tiro consultados estão distribuídos entre Salvador, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.

Na Bahia, procura por cursos de iniciação ao tiro esportivo subiu 20% após eleições Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Presidente e fundador do Clube Baiano de Tiro, escola que existe há pouco mais de dois anos no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, Angelo Matos disse durante entrevista que enxergou uma crescente no número de alunos em sua escola. O mais procurado no clube é o chamado Curso Básico de Tiro (CTB), que custa R$ 500 e tem 20 horas de duração. Ele é dividido em duas etapas, uma teórica e uma prática, e pode ser concluído de dois a três dias.


Acusado de vários estupros em Guanambi fugiu da cadeia; polícia realiza buscas na região

Acusado de vários estupros em Guanambi fugiu da cadeia; polícia realiza buscas na região Foto - Divulgação

Um homem identificado como Vagner Alves dos Santos, 37 anos, que estava preso no município de Guanambi, acusado de ter praticado vários estupros na cidade, fugiu na madrugada desta quarta-feira (16).A Polícia está fazendo rondas na tentativa de localizá-lo. No momento da fuga, Vagner estava trajando camisa branca de listra verde e bermuda tactel cor escura. Quem tiver alguma informação sobre o fugitivo deve ligar para a polícia, através do 190.