Fredinho comemora possibilidade de Brumado ser aprovada pelo Governo Federal para abrigar curso de Medicina

Fredinho comemora possibilidade de Brumado ser aprovada pelo Governo Federal para abrigar curso de Medicina
Foto: Divulgação

O Governo Federal selecionou quatro cidades da Bahia para estudo de viabilidade de implantação do Curso de Medicina, entre elas a cidade de Brumado. Ex-Secretário de Saúde do Estado da Bahia, o médico sanitarista Jorge Solla, eleito em outubro deputado federal, tem participado desta negociação junto ao Ministério da Educação desde o início do Programa Mais Médicos, em 2013, defendendo a criação dos cursos de Medicina em Brumado, Irecê, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim. Em contato telefônico com o presidente do Diretório Municipal do PT de Brumado na tarde da última sexta-feira, dia 03, o deputado Jorge Solla informou a Fredinho que o edital para implantação de curso privado foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, dia 02. “Agora resta a Prefeitura de Brumado confirmar seu interesse, participando das chamadas entre os dias 13 e 24 de abril, pois o Governo Federal já fez sua parte em seguir a política de expansão de vagas de graduação por meio do Mais Médicos, o próximo passo é que os municípios se interessem”, informou Solla. Se o município de Brumado confirmar adesão ao edital, receberá visitas técnicas entre os dias 11 de maio e 26 de junho, para verificação se a rede de saúde local atende aos requisitos necessários para comportar as atividades práticas de um curso de Medicina. O parlamentar informou ao dirigente petista que está à disposição para vir ao município de Brumado discutir com o poder público e a sociedade brumadense os caminhos para se concretizar essa iniciativa.


Brumado: Adolescente de 16 anos é assassinado; esse é o segundo homicídio de 2015

Brumado: Adolescente de 16 anos é assassinado; esse é o segundo homicídio de 2015
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na noite deste domingo (05), um adolescente de 16 anos foi assassinado à tiros no Loteamento Malhada Branca, em Brumado. Este é o segundo homicídio registrado na Capital do Minério em 2015. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado. A Polícia investiga a motivação do crime e está a procura dos responsáveis pelo homicídio.


Papa volta a pedir fim da violência em celebração da Páscoa

Papa volta a pedir fim da violência em celebração da Páscoa

O papa Francisco recordou hoje (5) os cristãos perseguidos por causa de sua fé e as vítimas de todos os conflitos, pedindo o fim da violência, em mensagem no domingo da Páscoa. "Pedimos a Jesus vitorioso que alivie o sofrimento de tantos irmãos nossos perseguidos por causa do seu nome, bem como de todos os que sofrem injustamente as consequências dos conflitos e das violências de hoje", disse o papa. Depois de presidir a celebração da Missa da Ressurreição, debaixo de chuva, Francisco foi à varanda da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa e para a tradicional bênção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo). Na mensagem, o pontífice voltou a pedir paz em todo o mundo, referindo-se a todos os que perderam a vida em conflitos, aos que foram sequestrados e aos que tiveram de deixar suas casas. Francisco recordou especialmente "os jovens assassinados na Universidade de Garissa, no Quênia", onde um ataque executado pelo grupo islamita somali Al-Shabab causou 148 mortos. O papa enumerou os conflitos existentes em todo o mundo e citou a Síria e o Iraque, pedindo "que pare o fragor das armas e se restabeleça a boa convivência entre diferentes grupos que constituem esses amados países". Ele reiterou o apelo para que a comunidade internacional não "fique indiferente perante a imensa tragédia humana nestes países e o drama de tantos refugiados". Francisco referiu-se ainda à situação na Terra Santa e pediu que "cresça entre israelitas e palestinos a cultura do encontro e se retome o processo de paz, para por fim a anos de sofrimentos e divisões".


Empresa oferece vagas de emprego

Empresa oferece vagas de emprego

Empresa de médio porte, localizada no Sudoeste Baiano, procura profissionais para as seguintes vagas: Balanceiro; Almoxarife e Assistente de RH. Ofereceremos refeição no local; cesta básica; assistência médica e odontológica e outros benefícios. Interessados deverão enviar currículo para [email protected], com pretensão salarial


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Confira as especialidades da Clínica Master

Brumado: Confira as especialidades da Clínica Master

Barra da Estiva: Dia 19 de abril tem o Beer Fest Folia 15 anos com Psirico

Barra da Estiva: Dia 19 de abril tem o Beer Fest Folia 15 anos com Psirico

Barra da Estiva vai sacudir com o Beer Fest Folia 15 anos. O evento acontece no dia 19 de abril, às 18h, com show do grande sucesso do Carnaval – Banda Psirico - e ainda Banda Tribalada, e som de paredão com mega boate. Adquira já o seu ingresso: Pista: com direito a cerveja e refrigerante; ou Camarote: com direito a Vodka Orloff, Redbull (limitado), cerveja e refrigerante. Maiores informações ligue: (77) 9975-8881. Realização: Adilson Produções.


Prefeito Aguiberto cobra reforço policial para Brumado

Prefeito Aguiberto cobra reforço policial para Brumado
Foto: Divulgação

Em audiência realizada nesta semana na Secretaria de Segurança Pública, o Prefeito Aguiberto Lima Dias reuniu-se com o Subsecretário da pasta, Ari Pereira,  para cobrar em caráter emergencial o reforço do policiamento no município de Brumado. Na ocasião, foram apresentados dados que atestam o aumento da criminalidade no município, especialmente em alguns bairros da cidade que tem sofrido constantemente com a ação de criminosos. O subsecretário apresentou um levantamento dos  investimentos realizados pelo Estado na área e assegurou que assim que forem convocados os novos policiais que  estão realizando o curso de formação, será providenciada a designação de novos policiais para os municípios do interior do Estado, assegurando o reforço nos quadros das Polícias Civil e Militar.


PT de Brumado realizou a primeira reunião do Diretório em 2015

PT de Brumado realizou a primeira reunião do Diretório em 2015
Foto: Divulgação

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Brumado realizou na última quinta-feira, dia 26 de março, sua primeira reunião do ano. Estiveram presentes na sede do PT mais de 20 dirigentes do partido. Foi feita uma exposição pelo Presidente do PT local, Fredinho, das reuniões que participou em Salvador nos dias 13 e 14 de março, conhecendo a estratégia eleitoral do PT da Bahia para as 35 maiores cidades do estado. Após a exposição, os petistas brumadenses se revezaram nas falas para avaliar a conjuntura política nacional e estadual e as tarefas do partido para este ano de 2015. Mesmo diante de um cenário de conjuntura política que apresenta dificuldades para o Partido dos Trabalhadores, Fredinho avaliou que “os companheiros de Brumado continuam entusiasmados na defesa do projeto político que transformou o Brasil, para melhor, nestes últimos 12 anos”, ressaltou o dirigente. Participaram da reunião a segunda suplente do Senador Otto Alencar, Marizete Pereira, os vereadores José Ribeiro Neves e José Carlos Alves Meira (Catoze), além dos membros da Executiva Municipal, José Luiz Ataíde, Rosângela Miranda Caires (Babu), Edmilson Costa (Misso) e Marlon Lucas, além dos demais membros do Diretório Municipal.


Aracatu: Idoso é assassinado durante assalto

Aracatu: Idoso é assassinado durante assalto
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O senhor José Meira Sobrinho, de 65 anos, acabou morrendo após um assalto ocorrido na Fazenda Poço Cercado, em Aracatu. Segundo a polícia, indivíduos portando arma de fogo invadiram a residència onde morava a vítima e mais dois senhores, anunciando o assalto e disparando vários tiros, um deles, atingiu José Sobrinho.Os criminosos fugiram em seguida,  após e subtraírem uma quantia em  dinheiro e outros objetos. O ferido foi encaminhado ao Hospital de Aracatu, de onde seria transferido para uma unidade de saúde em Vitória da Conquista, devido a gravidade do seu estado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.


Embalagens de cigarro terão mais um alerta para fumantes

Embalagens de cigarro terão mais um alerta para fumantes

As embalagens de cigarro terão mais um alerta sobre os riscos do vício para fumantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana resolução determinando que 30% da parte inferior frontal dos maços trarão os dizeres “Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque Saúde 136”. “O 136 traz ao consumidor a informação de que ele tem um local para buscar outras informações, para buscar um auxílio em relação àqueles que querem parar de consumir esse tipo de produto”, destacou o diretor da Anvisa, Renato Porto, durante reunião colegiada no mês passado. A medida está prevista no Decreto 8.262 de 2014, que regulamenta a Lei Antifumo (Lei 12.546 de 2011). Faltava apenas a determinação do modelo e da mensagem. O novo alerta vem se somar às normas que obrigam os fabricantes a colocar em toda a parte de trás da embalagem uma foto que ilustra os riscos do fumo e em uma das laterais uma advertência. A Lei Antifumo entrou em vigor em dezembro do ano passado. O dispositivo proíbe, entre outros pontos, fumar em locais fechados, públicos e privados, em todo o país. Ainda segundo a resolução da Anvisa, fica proibido o uso de qualquer dispositivo que impeça ou dificulte a visualização da advertência, inclusive no momento da abertura do maço de cigarros. As novas embalagens com o número do Disque Saúde começam a ser vendidas no dia 1º de janeiro de 2016.


Páscoa: Consumo excessivo de açúcar pode afetar visão, alerta especialista

Páscoa: Consumo excessivo de açúcar pode afetar visão, alerta especialista

Com a chegada da Páscoa, os abusos com o chocolate podem gerar vários problemas de saúde, inclusive para os olhos. O conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Marcus Sáfady, explicou que as consequências do excesso de açúcar no organismo podem ser grave para a visão. Uma glicemia não estável pode levar a alterações dos vasos sanguíneos que provocam, em um estágio mais avançado, doenças oculares sérias, sobretudo para diabéticos. “Quando o médico percebe pequenas dilatações nas extremidades dos pequenos vasos da retina, assim como presença de micro-hemorragias, confirma o diagnóstico de retinopatia diabética. Por isso, o exame oftalmológico é considerado muito importante no diagnóstico e controle do diabetes. Entre as complicações oculares mais graves da doença, em fases mais avançadas da retinopatia, estão a catarata e o glaucoma.” explicou Sáfady. A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes ocasionada pela deterioração dos vasos sanguíneos que alimentam a retina. Se atingirem a mácula - área responsável pela visão de cores e detalhes - a pessoa poderá notar o aparecimento de manchas, a redução ou embaçamento da visão.  Inicialmente, a doença não apresenta sintomas, mas quando os problemas pioram, os vasos sanguíneos podem romper-se e vazar, causando as micro-hemorragias da retina. “Por isso é necessário que diabéticos realizem exames oftalmológicos regulares e mantenham a doença sob controle”, orientou o médico. Informações da Agência Brasil.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Venha conferir as delícias que a Comchocolat preparou para a Páscoa

Brumado: Venha conferir as delícias que a Comchocolat preparou para a Páscoa

A Páscoa está chegando e com a ela as delícias do chocolate. E para todos os gostos, a Comchocolat apresenta a maior variedade de chocolates e acessórios para presentear nesta data tão especial. Confira, são Ovos de páscoa, Ovos de colher, Ovos recheados, Ovos trufados, Trufas, Bombons, Caixas de trufas, Cestas com ovos, presentes e muito mais. Visite a Comchocolat. E mais, para facilitar as suas compras, recebemos os cartões Visa e Mastercard. Comchocolat – Avenida Ápio Cardoso da Paixão, Bairro Santa Tereza, tel. 77 9917-2233.


Jaguaquara: Policial civil é morto a tiros por dupla em moto

Jaguaquara: Policial civil é morto a tiros por dupla em moto
Foto: Sílvio Senna/ Blog Marco Frahm

Um policial civil foi morto a tiros nas proximidades de uma farmácia na área central do município de Jaguaquara, no início da noite de quinta-feira (2). Dilton Carlos Costa e Silva era lotado na Delegacia Territorial de Jaguaquara, unidade da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. O policial foi atingido por diversos tiros enquanto dirigia. De acordo com testemunhas, os disparos foram feitos por dois homens ainda não identificados, que teriam seguido o policial em uma moto. Dilton Carlos chegou ser socorrido para o Hospital Geral Padro Valadares, em Jequié, mas morreu a caminha da unidade médica. Ainda não há informações sobre motivação do crime, nem sobre a autoria dos disparos.


Brumado: Polícia Militar realiza 'Operação Semana Santa'

Brumado: Polícia Militar realiza 'Operação Semana Santa'
Foto: Divulgação | Polícia Militar

A Polícia Militar (34ª CIPM-Brumado) desencadeou na quinta-feira (02) a "Operação Semana Santa" com o objetivo de neutralizar a ação delituosa de indivíduos que utilizam motocicleta para cometerem crimes. Foram apreendidas 16 motos em situação de envolvimento em crimes. Um motocicleta foi recuperada após ter sido roubada no Bairro Dr. Juracy. A operação contou com 26 Policiais, 05 viaturas 04 rodas e 06 viaturas 02 rodas. Toda a operação foi acompanhada pelo comandante da Companhia o Major PM Jocevã Oliveira.

Brumado: Polícia Militar realiza 'Operação Semana Santa'
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Bahia empata com Nacional-AM pela Copa do Brasil

Bahia empata com Nacional-AM pela Copa do Brasil
Foto: Divulgação

Na noite desta quinta-feira (02), o Bahia empatou em 0 a 0 com o Nacional-AM, no estádio Isamel Benigno, pela estreia na Copa do Brasil. Com o resultado, o Tricolor terá que vencer o adversário na partida da volta por qualquer placar, para avançar de fase. O segundo jogo está marcado para o dia 16 de abril, às 21h30, na Fonte Nova. O técnico Sérgio Soares decidiu escalar uma equipe alternativa para a partida, já que a viagem para Manaus foi cansativa. No próximo domingo (05), o Esquadrão encara o Juazeirense, às 16h, no estádio Adauto Moraes, pela semifinal do Campeonato Baiano. A partida foi bem movimentada, com o Tricolor dominando as ações e criando oportunidades de gol. Zé Roberto teve a grande chance da partida, ao receber bola de Rômulo e chutar colocado, porém, a bola explodiu na trave. O Bahia jogou com Douglas Pires, Yuri, Chicão, Robson e Sávio (Carlos); Feijão, Gustavo Blanco (Lenine), Rômulo e Tchô; Willians Santana (Jeam) e Zé Roberto.


INFORME PUBLICITÁRIO

Fisioterapia Tito Almeida - Atendimento Especializado

Fisioterapia Tito Almeida - Atendimento Especializado

Barra da Estiva: Marquinho Viana solicita a implantação da Companhia Independente da PM no município

Barra da Estiva: Marquinho Viana solicita a implantação da Companhia Independente da PM no município
Foto: Divulgação

Em audiência realizada na quarta-feira (01) com o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel Anselmo Brandão, e com o prefeito Didi de Contendas do Sincorá, o deputado Marquinho Viana  solicitou a implantação da Companhia Independente da PM em Barra da Estiva. O objetivo é atender ainda os municípios de Ibicoara, Ituaçu, Tanhaçu. O comandante informou que neste momento não será possível instalar a Companhia,  mas irá examinar a possibilidade de aumentar o efetivo e viatura para atender Barra da Estiva e região.


Brumado tem feriado com temperatura alta e possibilidade de chuva

Brumado tem feriado com temperatura alta e possibilidade de chuva
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O feriado da Páscoa terá o tempo influenciado por uma massa de ar quente e seco, que manterá o céu ensolarado e sem chuva em grande parte do estado da Bahia. Além de manter o tempo seco, a permanência dessa condição está contribuindo para deixar a temperatura elevada em toda o estado, podendo chegar a 36°C (máxima) em algumas regiões. Ainda assim, em algumas localidades também é esperada temperatura mais amena, nas áreas serranas da Chapada Diamantina, sudoeste e outras áreas, onde a mínima deverá variar de 16°C a 18°C, principalmente na madrugada e nas primeiras horas da manhã. Mesmo com a atuação da massa de ar, no final da tarde e durante a noite, há possibilidade de eventos isolados de chuva em algumas regiões. Em Brumado, segundo o Climatempo, durante o feriado as temperaturas variam de 19ºC a 31º C, Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.


Brumado poderá receber Curso de Medicina através do programa Mais Médicos do governo federal

Brumado poderá receber Curso de Medicina  através do programa Mais Médicos do governo federal

Brumado, Irecê, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim e outros 18 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram pré-selecionadas para receber novos cursos de medicina em instituições particulares através do programa Mais Médicos do governo federal. A informação é do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta  quinta-feira (2).  O edital prevê a abertura de 1.887 vagas para cursos de medicina e entre 11 de maio e 26 de junho, técnicos do MEC visitarão as 22 cidades pré-selecionadas para verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o “mínimo necessário” para que as atividades práticas do curso sejam exercidas. Não haverá estímulos financeiros para as faculdades particulares que quiserem abrir vagas de medicina, mas, o governo poderá enviar recursos aos municípios para garantir verbas às unidades básicas de saúde, centros cirúrgicos e cursos de formação para médicos que já atuam nessas regiões. A expectativa do governo  é que até 2017 sejam criadas 11,5 mil novas vagas pelo Brasil.


INFORME PUBLICITÁRIO

Neste sábado (04) a Eletrosom liquida tudo em 12x sem juros no Carnê, Cartão ou Cheque

Neste sábado (04) a Eletrosom liquida tudo em 12x sem juros no Carnê, Cartão ou Cheque

Neste sábado (04), tem o ‘Liquida 12 Eletrosom’. São ofertas incríveis ! Toda loja em 12x sem juros no cheque, cartão e carnê. É para liquidar todo o estoque. Não fique de fora, corra e aproveite.


Fluxo nas estradas baianas aumenta 40% durante a Semana Santa

Fluxo nas estradas baianas aumenta 40% durante a Semana Santa
Foto: Divulgação

Para aqueles que pretendem pegar a estrada, a atenção deve ser redobrada neste período. O feriado da Semana Santa é o segundo mais complicado nas rodovias — perdendo apenas para o São João. A informação é das polícias Rodoviária Estadual (PRE-BA) e Federal (PRF-BA). “Hoje, o fluxo de veículos e a questão do uso da bebida alcoólica na Semana Santa só perdem para o São João, que é a nossa maior operação”, aponta o chefe da seção de Policiamento e Fiscalização da PRF-BA, inspetor França. Somente nas estradas federais que cortam a Bahia, segundo a PRF, a estimativa é que o fluxo de veículos aumente em 40%, já a partir de amanhã.  Nessas mesmas rodovias foram registrados, no feriadão de 2014, 163 acidentes, com 116 feridos e 15 mortos. No ano passado, as vítimas fatais nas estradas da Bahia, Minas Gerais e Paraná somaram 40% do total no país. Para reduzir esses números, os dois batalhões vão trabalhar este ano com ações preventivas. As operações seguem até segunda (06). 


Brumado: Homem é detido acusado de tráfico de drogas

Brumado: Homem é detido acusado de tráfico de drogas
Foto: Divulgação 34ª CIPM

Durante ronda realizada na noite de ontem (01), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da Polícia Militar identificou dentro de um bar localizado na Rua Exupério Canguçu, em Brumado, um indivíduo em atitude suspeita. O referido foi abordado e com o mesmo encontradas várias trouxinhas com uma substância similar a cocaína, uma quantia em dinheiro e dois aparelhos celulares. Todo o material e o indivíduo foram encaminhados a delegacia local e estão à disposição da Justiça. 


Governo assegura orçamento superior a R$ 1,1 bilhão para universidades estaduais

Governo assegura orçamento superior a R$ 1,1 bilhão para universidades estaduais
Foto: Divulgação

O Governo da Bahia, por meio das Secretarias da Administração, Fazenda e Educação, promoveu reunião com os reitores das universidades estaduais – Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb). Um dos assuntos abordados foi o orçamento dessas quatro instituições de ensino superior. Na reunião, ficou acertado o fluxo financeiro para os próximos meses e os períodos de liberação das concessões financeiras, de acordo com o orçamento previsto para 2015, que é superior a R$ 1,1 bilhão. Vale destacar que o orçamento para este ano é 3,8% superior ao valor destinado às universidades no ano passado.


ExpoBrumado 2015: Ingressos por preço promocional para o sábado (11)

ExpoBrumado 2015: Ingressos por preço promocional para o sábado (11)

No dia 10 de abril, acontece a abertura da ExpoBrumado 2015, no Parque de Exposições Santa Inês. O evento acontece até o dia 12 de abril, com várias atrações e o 10º Leilão COOPMAB. Confira a programação: na sexta-feira (10) - show com os violeiros Rogério Nunes e Vilmar; sábado (11) - Ed Rossi e Max e Leo; domingo (12) - Banda Caso Contrário e Serginho Cardoso e grande leilão a partir do meio dia. Preço promocional do ingresso R$ 10, para o sábado. Os demais dias, entrada gratuita.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais