Eleições 2016: Brumado contabiliza sete pré-candidatos a prefeito

Eleições 2016: Brumado contabiliza sete pré-candidatos a prefeito
Foto/Composição: Wilker Porto | Brumado Agora

Faltando pouco menos de seis meses para as eleições, Brumado já conta com sete pré-candidatos a prefeito: Aguiberto Lima Dias (PDT), Alessandro Lôbo e Silva (PRB), Eduardo Vasconcelos (PSB), Édio Pereira (PCdoB), Carlinhos Moura (PTC), Edmundo Pereira Santos (PT) e Emanuel Araújo 'Manelão' (PMDB). Uma grande movimentação está acontecendo nos bastidores da política da Capital do Minério, em busca de alianças visando fortalecimento, para que no momento do "vamos ver" os pré-candidatos estejam fortes para ter o nome escolhido. Aguiberto Lima Dias - por ser o atual prefeito - se tornou candidato natural e busca o fortalecimento do grupo de situação para tentar a reeleição. Já o ex-prefeito Eduardo Lima Dias assumiu sua pré-candidatura e tentará retornar ao executivo municipal. Alessandro Lôbo e Silva - presidente da Câmara de Vereadores - tem buscado diversas lideranças para fortalecer seu nome, inclusive, fez o lançamento oficial de sua pré-candidatura durante ato de filiação no PRB. Manelão tem participado de diversas reuniões e eventos na zona rural do município e tem dito que não abre mão da sua candidatura no pleito de outubro devido sua expressiva votação nas eleições para deputado estadual. O vereador Édio Pereira declarou por várias vezes que seu projeto é ser prefeito da cidade levando em seu discurso as obras que conseguiu para o município. O ex-prefeito e ex-vice-governador do Estado, Edmundo Pereira Santos, juntamente com o PT, anunciou também que buscará aliar forças de oposição a fim de disputar o executivo brumadense. Uma liderança muito ligada a Edmundo chegou a confidenciar ao Brumado Agora que Pereira poderia até mesmo abrir mão de sua candidatura para dar apoio a um nome forte de oposição ao atual governo municipal. Por fim, na última sexta-feira (08), o auditor fiscal Carlinhos Moura participou de uma reunião do PTC, na qual anunciou aos filiados do partido e convidados que é pré-candidato a prefeitura, usando um discurso de mudança e que o povo precisa ter uma nova opção de voto nas próximas eleições, fazendo referência a polarização dos grupos políticos nas últimas décadas. Muita coisa ainda pode acontecer nos próximos meses até a formação das alianças, o que deve deixar os mais apaixonados pela política apreensivos.


Malhada de Pedras: homem se descontrola, pula de ônibus em movimento e é levado a delegacia de Brumado

Malhada de Pedras: homem se descontrola, pula de ônibus em movimento e é levado a delegacia de Brumado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Descontrolado, um homem protagonizou cenas ainda não explicadas na tarde desta segunda-feira (11). De acordo com informações obtidas pela reportagem do Brumado Agora, ele adentrou como passageiro em um ônibus que partiu de Brumado com destino a Campinas-SP. Próximo a Vila Presidente Vargas, o coletivo foi abordado por policiais do TOR - Tático Ostensivo Rodoviário - e, assim que os policiais deixaram o ônibus, o homem ficou nervoso e exigia a todo momento que o motorista acelerasse e saísse da cidade. Próximo ao trevo que dá acesso ao município de Malhada de Pedras, ainda alterado, o homem saltou do ônibus em movimento, adentrou um matagal e teve leves escoriações pelo corpo. No local, um conhecido o reconheceu e ofereceu carona de volta a Brumado. Dentro do automóvel, o homem continuou descontrolado e ameaçava sair do carro, também em movimento. O homem que o deu carona então decidiu levá-lo a delegacia.  Ainda não há informações sobre o motivo do descontrole do homem.


INFORME PUBLICITÁRIO

Ortotrauma: neurologista Luiz Rogério atenderá na unidade a partir do dia 18/04

Ortotrauma: neurologista Luiz Rogério atenderá na unidade a partir do dia 18/04

A Ortotrauma - clínica especializada em Ortopedia e Traumatologia, tem trabalhado com excelência, visando o bem estar de seus pacientes, qualidade nos serviços e a satisfação do seu público. Atualmente, a Ortotrauma conta com: exame de Tomografia em 3D - aparelho de última geração, com resolução digital laudo em 24 horas - para urgências os laudos são dados em 2 horas, Densitometria Óssea, Ultrassonografia Musculoesquelética, Mamografia e Raio X Digital. Além disso, para melhor atender a comunidade brumadense e região, a Ortotrauma traz para Brumado o neurologista Luiz Rogério, o qual atenderá toda segunda-feira, à tarde, a partir do dia 18 de abril. Ligue e agende sua consulta. Ortotrauma - Reabilitando sonhos e construindo vidas. Rua Placídia Rizério, 28, tel. 77 3441-3320.


Brumado: carro fica destruído após capotamento no anel viário; não houve vítimas fatais

Brumado: carro fica destruído após capotamento no anel viário; não houve vítimas fatais
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na noite do último domingo (10), um automóvel capotou no anel viário da BA-030, próximo ao Bairro Esconso, em Brumado. Segundo a polícia, o veículo era ocupado, além do condutor, pela esposa deste e mais quatro filhos. Todos foram socorridos e encaminhados por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O veículo foi encaminhado ao pátio da Polícia Rodoviária Estadual.


Por 38 a 27, comissão aprova parecer a favor do impeachment de Dilma

Por 38 a 27, comissão aprova parecer a favor do impeachment de Dilma

A comissão especial que analisa denúncia contra a presidenta Dilma Rousseff vota parecer do relator Jovair Arantes, que apontou que Dilma precisa ser julgada pelo Senado por crime de responsabilidade fisca O parecer aprovado na comissão será encaminhado ao plenário da CâmaraMarcelo Camargo/Agência Brasil O parecer aprovado será encaminhado ao plenário da Câmara, onde será lido na sessão imediatamente após a votação. A leitura do relatório deve ocorrer amanhã (12) em sessão ordinária da Casa. Posteriormente, a peça será publicada no Diário Oficial da Câmara veiculado na próxima quarta-feira (13). Após a publicação, 48 horas depois, o parecer entrará na pauta de votações da Câmara, como primeiro item a ser discutido e votado. A previsão, até o momento, é que a discussão seja iniciada na próxima sexta-feira (15). A votação em si deve ocorrer no próximo domingo (17). Para ser aprovado, serão necessários os votos de dois terços dos deputados, ou seja, 342, dos 513 parlamentares. Se aprovado, o parecer será encaminhado ao Senado, que analisará a admissibilidade do processo em sessão plenária. Se o relatório não obtiver os 342 votos na Câmara, a denúncia será arquivada.


Em encontro com estudantes, Rui explica situação das terceirizadas

Em encontro com estudantes, Rui explica situação das terceirizadas
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O Governo baiano, através da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria da Administração, está trabalhando na formatação de um novo modelo de contrato a ser firmado com as empresas terceirizadas que prestam serviço ao Estado. Uma nova licitação, segundo o governador Rui Costa, será lançada nos próximos três meses com uma nova formatação que impeça os recorrentes atrasos dos salários dos trabalhadores terceirizados, o não-recolhimento de FGTS e INSS, dentre outros problemas, uma queixa recorrente dos sindicatos que representam a categoria. Para estudantes do colégio municipal Albertone Bloisi, em Marcionílio Souza, Rui admitiu estar insatisfeito com o atual modelo de contratações e garantiu: “Daqui a 90 dias nós teremos novo contrato, com novas empresas e algumas que hoje prestam serviço devem continuar, mas em um novo formato, que eu espero que resolva definitivamente isso”, observou o governador. Segundo Rui, as empresas estão sendo chamadas pelo Governo do Estado para renovar o contrato por um período de três meses, prazo necessário até o lançamento de uma nova licitação. De acordo com Rui, há uma pulverização muito grande dos contratos, o que acaba gerando problemas, pois muitas das empresas contratadas não têm estrutura para manter as garantias trabalhistas em dia. Só na área da educação são 119 contratos. Segundo o governador, ao invés de cada pasta ter um contrato de vigilância, de limpeza e outras áreas, o Centro Administrativo da Bahia (CAB) terá contratos unificados na Secretaria da Administração (Saeb), para atender todas as secretarias e órgãos. “Farei uma grande mudança nessa área de contratação de terceirizados. O formato atual não interessa aos trabalhadores, não interessa à população, porque custa caro, penaliza o serviço e fica extremamente oneroso para o Estado”.


INFORME PUBLICITÁRIO

Central das Soldas - Ferragens

Central das Soldas - Ferragens

Grupos políticos se aliam em prol do desenvolvimento Livramento de Nossa Senhora

Grupos políticos se aliam em prol do desenvolvimento Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação

Em prol de um mesmo ideal: trabalhar pelo desenvolvimento do município de Livramento de Nossa Senhora, os grupos políticos liderados pelo ex-prefeito Carlão e pelo ex-prefeito Emerson Leal atuarão juntos nas próximas eleições. A união foi oficializada na manhã desta segunda-feira (11/04), sob o aval do senador Otto Alencar, durante reunião que contou também com a presença da deputada Ivana Bastos, do deputado Nelson Leal, do Dr. Mário Spínola e do presidente do PR Jovem de Livramento, Lucas Spínola. Na ocasião, foi debatida a necessidade de uma reconstrução do município através de um trabalho em conjunto entre líderes compromissados com a população, e que se propõem a permanecerem unidos, não apenas pelo pleito eleitoral, mas para de forma democrática consolidar políticas que contemplem as necessidades dos munícipes. Segundo o ex-prefeito Carlão, a união foi fundamental para defender um interesse maior. “A humildade que sempre me acompanhou me fez ver que o momento é de reconstrução e resgate da nossa cidade. A vaidade não poderá, jamais, sobressair as necessidades do nosso povo. Esse compromisso, respaldado pelo senador Otto Alencar e pela deputada Ivana Bastos, visa o pleno desenvolvimento econômico e social de Livramento”, considerou. Para a deputada Ivana Bastos o compromisso firmado fortalece a política local. “Temos aqui dois grupos que sempre trabalharam para melhorar as condições de vida da população de Livramento, e que agora uniram forças para, de forma sólida e transparente, lutar para levar benefícios e atender as necessidades do município. O meu mandato sempre estará à disposição para trabalhar junto a esses nomes”, destacou a parlamentar.


Justiça Eleitoral: primeiro título e transferência só serão feitos até 4 de maio

Justiça Eleitoral: primeiro título e transferência só serão feitos até 4 de maio
Foto: Divulgação

A pouco menos de um mês para o fechamento do cadastro eleitoral, em 4 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que só há necessidade de comparecer aos postos de atendimento para os cidadãos que estiverem com pendência com a Justiça Eleitoral ou precisem fazer o alistamento (primeira via do título) ou a transferência. As pessoas que já têm título eleitoral e desejam realizar apenas a biometria não precisam comparecer agora, pois poderão votar normalmente e procurar o cadastramento biométrico depois das eleições. Já os eleitores com deficiência que queiram votar este ano em uma seção especial terão de fazer a solicitação até 4 de maio. É importante lembrar, com isso, que para evitar transtornos ou comparecimento desnecessário, o cidadão pode consultar a sua situação eleitoral no site do TRE-BA. O serviço é acessado pelo menu “Eleitor”, opção “Situação eleitoral”. A recomendação visa esclarecer os cidadãos que estão comparecendo aos postos do TRE-BA desnecessariamente para fazer o recadastramento biométrico, procedimento que, no momento, é feito em caráter ordinário, isto é, à medida que o eleitor procura o atendimento. Não há necessidade, portanto, de pressa para a realização do recadastramento, já que a biometrização continuará a ser feita quando o eleitor se dirigir aos postos do TRE para solicitar os demais procedimentos, após o pleito de outubro.


Bahia: vacinação contra a gripe foi antecipada para o dia 18 de abril

Bahia: vacinação contra a gripe foi antecipada para o dia 18 de abril
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A partir do dia 18 de abril, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) dará início à 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza). A partir desta data, os postos e centros de saúde de todos os municípios podem iniciar a imunização dos idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos, trabalhadores da saúde (público e privada), mulheres grávidas e puérperas, até 45 dias após o parto, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas sócioeducativas. No dia 30, será realizado o Dia D de mobilização nacional. Este ano, até o dia 6 de abril, foram registrados 11 casos de H1N1, e três pessoas foram a óbito, todos em Salvador. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), o objetivo anual da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Este ano, a população estimada para vacinar é de 3.269.328 pessoas de todos os grupos prioritários. Para Ramon Saavedra, coordenador do Programa Estadual de Imunizações, a antecipação da vacinação do dia 30 para o dia 18 só foi possível com a chegada dos lotes da vacina enviados, pelo Ministério da Saúde.


Campeonato Brumadense de Futebol teve mais uma rodada com a presença de grande público

Campeonato Brumadense de Futebol teve mais uma rodada com a presença de grande público
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

O Campeonato Brumadense de Futebol tem movimentado o cenário esportivo da Capital do Minério. No último final de semana, sob os olhares atentos de 1.873 pagantes, se enfrentaram São José x Santos e Vila x Umburanas, todas as equipes nas categorias Juvenil e adulto. No sábado (09), na categoria Juvenil – o placar foi São José 5x2 Santos e no Adulto - Santos 1x0 São José. No domingo (10): Juvenil Vila 9x1 Umburanas e Adulto - Vila 3 x 3 Umburanas, com um gol de pênalti.


Deputado José Rocha quer sinal de celular em todas rodovias federais

Deputado José Rocha quer sinal de celular em todas rodovias federais
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O vice-líder do Governo na Câmara, deputado José Rocha (PR), apresentou projeto que torna obrigatório o sinal de telefonia celular ao longo de todas as rodovias federais. O deputado observou que a maioria das rodovias está desprovida do sinal, o que compromete a segurança dos usuários, oportunidades de negócios e a possibilidade de contato pessoal e de trabalho. “No entanto, o que mais preocupa a nós, legisladores, são as vidas ceifadas pela ausência de uma infraestrutura ágil que possibilite a imediata comunicação em casos de urgência e de emergência”, afirmou. Segundo o projeto, os novos editais de licitação e outorga da telefonia móvel obrigarão os vencedores a oferecer a cobertura em 100% dos trechos de rodovias federais das áreas licitadas. As operadoras que venceram licitações anteriores também serão obrigadas a oferecer a cobertura, caso a área seja cortada por rodovias federais ainda desprovidas de sinal. Nesta situação, os custos da implantação dos serviços poderão ser compensados com o abatimento de outras obrigações de responsabilidade das operadoras. O prazo para que os serviços estejam disponíveis é de dois anos, contados da aprovação do projeto.


Juventude vence o Milan de Aracatu pela 2ª rodada do Campeonato Regional de Futsal

Juventude vence o Milan de Aracatu pela 2ª rodada do Campeonato Regional de Futsal
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Foi realizada no último sábado (09) a 2ª rodada do Campeonato Regional de Futsal. Enfrentaram-se no Ginásio Municipal de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, as equipes Juventude de Brumado e Milan de Aracatu, em um jogo de muitos gols. O selecionado brumadense venceu pelo placar de 8x6. Na próxima rodada, no dia 23 de abril, o Juventude enfrentará Presidente Jânio Quadros.


Tiro de Guerra 06/024 participou das comemorações do aniversário de Dom Basílio

Tiro de Guerra 06/024 participou das comemorações do aniversário de Dom Basílio
Foto: Divulgação | TG

No último dia 7 de abril, o Tiro de Guerra 06/024 participou do desfile em comemoração ao 53° aniversário da Emancipação Política da cidade de Dom Basílio. O Tiro de Guerra foi convidado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da prefeitura municipal. “ O município de Dom Basílio é muito acolhedor. Toda a sua população estava presente apoiando o desfile e as atividades relacionadas com data”, disse o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra.  Dom Basílio e Livramento, são os maiores produtores de Manga e Maracujá do país, a cidade, foi emancipada em 7 de abril de 1962. O Tiro de Guerra de Brumado parabeniza a população dombasiliense por mais um ano de celebração.


Brumado: Escola Miguel Mirante mobiliza comunidade sobre a importância da prevenção contra Dengue, Chikungunya e Zika

Brumado: Escola Miguel Mirante mobiliza comunidade sobre a importância da prevenção contra Dengue, Chikungunya e Zika
Foto: Divulgação

A Escola Miguel Mirante, situada no Povoado de Arrecife, zona rural do município de Brumado, mobilizou a comunidade na última quinta-feira (07) com uma caminhada de conscientização aos moradores, sobre a importância da prevenção contra Dengue, Chikungunya e Zika, uma vez que a localidade teve um índice elevado no surto do mosquito, no ano anterior. O trabalho  contou ainda com uma palestra dos ministrantes Amônio,Geisa e Millena e a Unidade de Saúde do povoado. O projeto "Dengue tô fora", terá continuidade em todo ano letivo.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Venha se deliciar com as variedades do café da manhã na Padaria Pérola

Brumado: Venha se deliciar com as variedades do café da manhã na Padaria Pérola
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Comece bem o seu dia! Passe na Padaria Pérola - Confeitaria e Conveniências - e experimente as mais variadas guloseimas além do já tradicional pão francês, sempre quentinho. A padaria dispõe de café da manhã todos os dias com: Tortas doces e salgadas,  Sanduíche Natural,  Salgados, Pizza, Pão na chapa,  Sucos, Vitaminas, Farofa de Carne e ainda  grande variedade de pães: pão de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, salgados diversos, tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho e muito mais. Conheça a Padaria Pérola, localizada na Rua Cel. Santos, 327, Bairro São Félix (Saída para Vitória da Conquista). Telefones: (77) 3441-0754 / 9 9968-7717. Aceitamos encomendas!


Marquinho Viana e ex-prefeita de Barra da Estiva, Dona Lúcia, participam de visita do governador Rui Costa a Marcionílio Souza

Marquinho Viana e ex-prefeita de Barra da Estiva, Dona Lúcia, participam de visita do governador Rui Costa a Marcionílio Souza
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (08), o Deputado Marquinho Viana, na companhia da ex-prefeita do município de Barra da Estiva, Dona Lúcia, acompanhou o Governador Rui Costa na inauguração do sistema de água no Povoado de Caxá e entrega de máquinas ao consórcio Chapada Forte, no município de Marcionílio Souza, onde o parlamentar tem grande apoio da população e foi bastante votado.  

Marquinho Viana e ex-prefeita de Barra da Estiva, Dona Lúcia, participam de visita do governador Rui Costa a Marcionílio Souza
Foto: Divulgação

ExpoBrumado 2016: Parcerias dinamizam ainda mais o evento que será um marco histórico do setor

ExpoBrumado 2016: Parcerias dinamizam ainda mais o evento que será um marco histórico do setor
Foto: Divulgação

As previsões sobre a ExpoBrumado 2016 já eram para lá de positivas, mas, depois das novas parcerias firmadas pela direção da COOPMAB, o evento deverá superar todas as expectativas e se tornar um marco histórico do setor agropecuário de Brumado e região. A exposição que terá a sua abertura oficial na noite da próxima sexta-feira (15), continuará no sábado o dia inteiro e, à noite, com os shows espetaculares de Fann Estourado e Gigantes do Forró e, no domingo (17), acontecerá a tradicional Feira Agropecuária e o grande leilão e, paralelamente, pela primeira vez acontecerá a Feira de Agricultura Familiar, que está sendo realizada em convênio com a Seagri - Secretaria Estadual de Agricultura.

ExpoBrumado 2016: Parcerias dinamizam ainda mais o evento que será um marco histórico do setor

Em visita ao parque de exposições Gilson Brito, o presidente da COOPMAB, Tadeu Silva, num clima de alto otimismo, informou que “fechamos duas parcerias muito significativas, a primeira com o promoter Marcos Antonio Cardoso, que trará os shows da Galinha Pintadinha cover e da Pepa Pig cover, como também os pintacaras e muito mais; e a segunda, com o Clube do Jipe, que estará se apresentando durante o evento, inclusive, criaram um circuito muito interessante para as exibições. Então vai valer ainda mais a pena comparecer”. Segundo Tadeu a estimativa para o volume de negócios é muito maior do que nos anos anteriores, o que confirmará o evento como um dos mais importantes da região sudoeste do setor agropecuário. A realização da ExpoBrumado 2016 é da COOPMAB – Cooperativa Mista Agropecuária Brumadense, com apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, Governo Federal, Seagri e Banco do Nordeste.

ExpoBrumado 2016: Parcerias dinamizam ainda mais o evento que será um marco histórico do setor
Foto: Divulgação

Brumado: relatório conclusivo do Plano de Saneamento Básico do município é apresentado para representantes da zona rural

Brumado: relatório conclusivo do Plano de Saneamento Básico do município é apresentado para representantes da zona rural
Foto: Divulgação | PMB

Na manhã da última quarta-feira (06), foi apresentado para os representantes da zona rural do município o relatório conclusivo do Plano de Saneamento Básico do Município de Brumado, um exemplar com mais de 400 páginas. Na oportunidade, os secretários de Planejamento, Fabrícia Pinchemel, e de Infraestrutura, André Cardoso, explicaram o relatório. Durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que aconteceu no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), os secretários resumiram parte do conteúdo do relatório, do cronograma, e do projeto de lei. Eles disseram que o plano visa dar à administração municipal mais recursos na busca de investimentos no campo do abastecimento de água, principalmente nas comunidades rurais, na implantação do sistema de tratamento de esgoto, na construção de um aterro sanitário para destinação final do lixo e, finalmente, cumprir a exigência do Governo Federal. Além disso, ambos salientaram que o projeto de lei foi encaminhado para Câmara de Vereadores e todos estão aguardando a sua aprovação.


Brumado: Dois indivíduos assaltam transeunte, trocam tiros com a PM e são detidos

Brumado: Dois indivíduos assaltam transeunte, trocam tiros com a PM e são detidos
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na manhã do último domingo (10), a Polícia Militar foi acionada por uma vítima de assalto, em Brumado. Em depoimento a polícia, a vítima informou que dois individuos a interceptaram, que estes portavam revólver e realizaram o crime a bordo de uma motocicleta. Em rondas no Bairro Urbis III, os policiais visualizaram a referida a motocicleta com os assaltantes, os quais empreenderam fuga e, próximo ao Caic, houve troca de tiros. Um dos assaltantes foi atingido na perna. A dupla foi identificada como Washington Aguiar da Silva e o carona Gerlinilson Vilas Boas, ambos moradores do Bairro Malhada Branca. A arma usada pelos bandidos não foi encontrada, a polícia acredita que eles tenham descartado-a. . 


Brumado: PTC reuniu filiados e convidados para apresentação do pré-candidato a prefeitura Carlinhos Moura

Brumado: PTC reuniu filiados e convidados para apresentação do pré-candidato a prefeitura Carlinhos Moura
Foto: Divulgação

Em reunião realizada na ultima sexta-feira (08), no auditório do Hotel São Lázaro, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) iniciou as reuniões com o objetivo de apresentar Carlinhos Moura, pré-candidato a Prefeito de Brumado para as próximas eleições. Segundo os organizadores, a reunião superou as expectativas quanto ao público e participação dos presentes objetivando as eleições de 2016. Moura destacou que “o projeto político administrativo que será apresentado pelo PTC será amplamente discutido com os diversos segmentos para atender as expectativas e anseios da nossa população. A política perdeu o encanto, e este grupo terá papel decisivo para mudar este quadro levando uma mensagem de esperança e renovação. É possível sonhar”, concluiu.


Brumado: Secretaria de Educação inicia atividades com o Programa AABB Comunidade

Brumado: Secretaria de Educação inicia atividades com o Programa AABB Comunidade
Foto: Divulgação | PMB

Aconteceu na última quarta-feira, dia 06 de abril de 2016, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado, a primeira reunião de pais dos educandos participantes do Programa AABB Comunidade. O encontro contou com a participação do Gerente do Banco do Brasil, Sr. Edivaldo Francisco Mendes Emerenciano, do presidente da AABB, Maxuel Barreto, da Secretária Municipal de Educação, Profa. Acácia Gondim Ribeiro, dos pais dos educandos e das diretoras das escolas participantes do Programa. O objetivo da reunião foi apresentar a proposta de trabalho que o Programa oferece, o que foi exposto através de slides pela Coordenadora do Programa, Profa. Ednéia Ataíde, onde apresentou aos pais as diversas atividades do Programa desenvolvidas de segunda a quinta-feira no Clube da AABB de Brumado. Neste ano, as escolas contempladas foram Escola Municipal Roberto Santos, Escola M. Clarice Morais e Escola M. Graça Assis. Na oportunidade, foi feita a premiação do Concurso Agenda 2016 na Categoria Desenho, com um tablet, uma medalha e duas agendas da AABB Comunidade, a qual tem como uma das páginas o desenho vencedor da aluna Franciele Costa de Almeida Santos, da Escola Roberto Santos. O Programa AABB Comunidade de Brumado terá sua aula inaugural com os educandos no dia 20 de abril de 2016.


Escritores de Brumado estão entre os selecionados do “Mapa da Palavra” projeto do Governo do Estado da Bahia

Escritores de Brumado estão entre os selecionados do “Mapa da Palavra” projeto do Governo do Estado da Bahia
Foto: Divulgação

Divulgada no Diário Oficial do Estado a lista geral da seleção do Mapa da Palavra da Bahia. O projeto é desenvolvido pela Coordenação de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) e selecionou dois escritores de Brumado: José Walter Pires, com a obra que também será impressa: “Pintando o Sete” e Paulo Esdras com as poesias: “O Tempo”, “A Procura da Menina Faceira”, “Semana de Arte Moderna” e “Buraco Vazio”. O Mapa da Palavra. BA iniciou no dia 16 de outubro de 2015 a etapa de cadastramento, que seguiu até 14 de março de 2016 e foi prorrogada até 18 de março de 2016. Artistas da palavra que atuam nos 27 territórios de identidade do estado ou baianos que residem fora, puderam se inscrever. Os objetivos deste projeto são mapear e diagnosticar a produção literária do Estado da Bahia, a partir dos 27 territórios de identidade, e estimular a produção e difusão da literatura baiana. O processo de seleção de produções literárias serve ao propósito de compor o portal virtual e quatro publicações digitais e/ou impressas do projeto.


Comissão da Câmara analisa nesta segunda pedido de impeachment

Comissão da Câmara analisa nesta segunda pedido de impeachment
Foto: Agência Brasil

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o pedido deimpeachment da presidenta Dilma Rousseff  vota ainda hoje (11) o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável ao impedimento. A previsão é de que às 10h tenha início a reunião, na qual 25 líderes terão a palavra antes de ser encaminhada a votação. Sendo ou não aprovado o parecer, ele será analisado pelo Plenário da Casa. A expectativa é de que o relatório seja lido na primeira sessão plenária após a votação na comissão. Depois de lido, ele será publicado, o que deve ocorrer quarta-feira (13), dando início ao prazo de 48 horas para que seja votado pela plenária. Com isso, as discussões serão iniciadas sexta-feira (15) e a previsão é de que a votação seja concluída no domingo (17).vNa última sexta-feira (8), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que a discussão tenderá a ser lenta. “O impeachment do Collor foi feito em dois dias. São 513 parlamentares, o que pode resultar em oito horas de votação. Prevejo, no mínimo, três dias de sessão. Não quer dizer que vá acabar no domingo. Pode acabar na segunda. Isso já aconteceu várias vezes na Casa”.


Vitória vence o Juazeirense fica perto da grande final do Baianão

Vitória vence o Juazeirense fica perto da grande final do Baianão
Foto: Divulgação

Apesar de prejudicado pela arbitragem, que validou em impedimento o segundo gol da Juazeirense, o Vitória ampliou a vantagem no duelo com a Juazeirense pelas semifinais do Campeonato Baiano, na tarde deste domingo, ao vencer o primeiro dos dois jogos pelo placar de 3 x 2. Marinho, Amaral, ambos na etapa inicial, e Kieza, na segunda, marcaram os gols do rubro-negro. Nino Guerreiro e Jean Carlo descontaram. O jogo de volta será dia 21 no Barradão e o Vitória pode até perder por um gol de diferença que se classifica para a grande decisão pelo fato de ter a segunda melhor campanha na classificação geral do Baianão. A análise feita ao pelo técnico Vagner Mancini na coletiva expressa fielmente o que foi o jogo: por 80 minutos, o Vitória foi superior e criou situações para conseguir um placar mais dilatado. Nos 10 minutos finais, o time se descontrolou, sofreu um gol e outro, o de Jean Carlo em lance de impedimento que o assistente deixou passar – antes ele já tinha errado em três impedimentos.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais