Brumado: Mãe que teria envenenado filha vai prestar depoimento

Brumado: Mãe que teria envenenado filha vai prestar depoimento A mãe irá prestar depoimento na delegacia de Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A notícia  de que uma mãe envenenou a própria filha de 4 anos de idade, no bairro Malhada Branca, em Brumado, na noite do último sábado (03), foi noticiada em primeira mão pelo Brumado Agora e destaque nos grandes veículos de comunicação do Estado. Na ocasião, a informação deixou muitas pessoas revoltadas, principalmente, pelo fato do crime ter sido cometido pela própria mãe da menor, a qual colocou chumbinho no iogurte e depois deu para a filhar tomar e, em seguida, também se envenenou. As duas ficaram internadas no Hospital Magalhães Neto e já receberam alta. A mulher vai responder por tentativa de homicídio e deve prestar depoimento na delegacia local nesta terça-feira (06). A mãe perdeu a guarda da filha que está sob a custódia dos avós paternos. 


Biografia de Agnelo Azevedo: Por Antônio Torres

Biografia de Agnelo Azevedo: Por Antônio Torres Agnelo dos Santos Azevedo morreu na madrugada desta terça-feira, 06, aos 105 anos de idade. (Foto/Arquivo: Wilker Porto | Brumado Agora)

Conheci o Sr. Agnelo nos idos de 1958, época em que ele já era um próspero e conceituado comerciante, quando vim para Brumado para concluir o curso primário e prestar admissão ao ginásio – verdadeiro vestibular, tal o rigor da seleção e a exigência do conteúdo das provas –, eu era ainda um menino. Posteriormente, voltei a encontrá-lo, desta feita, eu já em idade adulta, nas reuniões políticas do PMDB, nas quais sua presença era indispensável pela sua postura serena, ponderada e equilibrada. Daí ser-lhe concedido o título honorífico de presidente de honra do partido – cargo por ele ocupado com a morte do saudoso Manoel Joaquim de Carvalho (Dr. Nezinho) –, porém, pela envergadura da idade, ultimamente ele não tem marcado presença nas reuniões do partido. Desses seus predicados, nasceu a minha admiração por Seu Agnelo, insigne personalidade. Honra-me conhecê-lo e ser seu amigo. Agnelo dos Santos Azevedo nasceu em 14 de maio de 1908, em Bom Jesus dos Meira, hoje, Brumado. É o último da prole dos filhos do casal Casimiro Pinheiro de Azevedo e Filomena dos Santos Azevedo. Foi encaminhado pelo princípio de uma educação correta recebida dos seus genitores e direcionado para o relacionamento amistoso, sincero, de união e amizade entre os irmãos e demais familiares.

Conheci o Sr. Agnelo nos idos de 1958, época em que ele já era um próspero e conceituado comerciante, quando vim para Brumado para concluir o curso primário e prestar admissão ao ginásio – verdadeiro vestibular, tal o rigor da seleção e a exigência do conteúdo das provas –, eu era ainda um menino. Posteriormente, voltei a encontrá-lo, desta feita, eu já em idade adulta, nas reuniões políticas do PMDB, nas quais sua presença era indispensável pela sua postura serena, ponderada e equilibrada. Daí ser-lhe concedido o título honorífico de presidente de honra do partido – cargo por ele ocupado com a morte do saudoso Manoel Joaquim de Carvalho (Dr. Nezinho) –, porém, pela envergadura da idade, ultimamente ele não tem marcado presença nas reuniões do partido. Desses seus predicados, nasceu a minha admiração por Seu Agnelo, insigne personalidade. Honra-me conhecê-lo e ser seu amigo.

 

Agnelo dos Santos Azevedo nasceu em 14 de maio de 1908, em Bom Jesus dos Meira, hoje, Brumado. É o último da prole dos filhos do casal Casimiro Pinheiro de Azevedo e Filomena dos Santos Azevedo. Foi encaminhado pelo princípio de uma educação correta recebida dos seus genitores e direcionado para o relacionamento amistoso, sincero, de união e amizade entre os irmãos e demais familiares.

 

Em 12 de abril de 1932, casou-se com Celcina Azevedo, companheira fiel e dedicada, seu único e verdadeiro amor, sentimento que lhe é retribuído na mesma intensidade. Com ela teve 10 filhos: Niete, Nilza, Edval, Evan, Nelcy, Nely, Cilene, Arnaldo, todos bem encaminhados, e dois falecidos com 4 e 10 meses de idade. D. Celcina, mulher afetuosa, devotou-se inteiramente ao marido, à administração do lar e ao zelo dos filhos, a quem proporcionou educação respaldada na honradez, no respeito e na dignidade.

 

Seu Agnelo foi comerciante durante 43 anos, ao cabo dos quais se aposentou. Sua vida comercial foi assaz ilibada, cumpria rigorosamente com as suas obrigações sociais e civis, gozando de excelente conceito entre os colegas, os amigos e a comunidade.

 

Começou a sua lida desde cedo. Portanto, teve uma trajetória de vida dedicada ao trabalho que incluiu o comércio varejista diversificado, igualmente no negócio rural, comercializando algodão, cuidando de roça e criação de animais. Confessa que hoje seu maior prazer é desfrutar o sossego da propriedade rural, fazendo passeios e exercícios no campo, convivendo com a natureza e deliciando-se com essa dádiva divina que lhe estimula a felicidade de viver.

 

Foi iniciado no aprendizado primário por um professor africano vindo de Salvador, de nome Manoel Galiza, tendo concluído apenas o terceiro ano. Afirma que, apesar de não ter estudado o suficiente para concluir um curso que lhe desse maior conhecimento literário, pois era um “inimigo” da escola – preferia as lidas do campo e do comércio –, incentivou seus filhos e disponibilizou as condições necessárias para que todos tivessem a sua formação intelectual e profissional, os quais preencheram suas esperanças e expectativas, e diz esperar que os netos também persigam esses ideais.

 

Homem simples, proveu a família sem lhe deixar faltar o necessário e o indispensável. Enfrentou dificuldades, mas obteve êxitos com determinação e a coragem de um destemido vencedor, declarando que o seu maior patrimônio é a família, com a qual vive feliz, em harmonia e união, tendo o respeito e a consideração de todos.

 

Lembrando-se da juventude, fez uma retrospectiva. Que Dona Celcina não esboce ciúmes! Disse que, julgando-se independente e nos arroubos de jovem, foi um grande paquerador à moda de sua época até conhecer a sua cara-metade e atual esposa, com quem partilha a felicidade de um convívio de respeito mútuo, de afinidades recíprocas e de amor consagrado pelo ensinamento da igreja católica de que “O que Deus uniu o homem não separe”.

 

Em suas reflexões, conclui que desejaria ter mais anos de vida, prolongando assim o convívio com sua inseparável e dileta esposa, filhos, netos, demais parentes e amigos, desde que fosse mantida a lucidez, a audição, a visão e a liberdade de movimentos, enfim, uma vida saudável. Para tanto, são dirigidas preces a Deus, as quais faz por intercessão da Santíssima Protetora Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo.

 

Relata que é uma pessoa sadia, em se desconsiderando os queixumes, as limitações e as doenças próprias da idade. Contou que, certa feita, ao se consultar com um médico, este, para testar os reflexos e a sua lucidez de provecto, pediu-lhe que escrevesse, no verso da receita, o que pensava da velhice. Ele, exercitando os neurônios, buscou nos recônditos da memória a seguinte quadra de sua autoria: Não tem ninguém mais feliz/Do que um velho independente/Para expressar o que deseja/Com o poder de sua mente.

 

Seu Agnelo, aos 93 anos, é um homem lúcido, consciente do dever cumprido, estribado no exercício pleno da cidadania, atento ao convívio social, civil e político, de invulgar qualidade moral e ilibada conduta. Orientou sua vida na direção dos bons exemplos de dignidade, fazendo prevalecer a justiça, o equilíbrio e a sensatez, sendo incapaz de ferir alguém. Preserva e honra a família a quem ama com a força que lhe brota do coração. É compreensivo e solidário, fiel e terno com a sua esposa e filhos. Nenhuma mácula há a denegrir a reputação desse cidadão exemplar. Preza os amigos, devotando-lhes lealdade, respeitando-os quanto as suas individualidades. É humilde, sereno sem preconceito de qualquer espécie.

 

É imperioso que o exemplo dessa figura humana extraordinária seja conhecido e divulgado para que os pósteros – a nossa juventude – o tenham como paradigma, pois quem assim procede dignifica e honra a sociedade, visto que a convivência com as pessoas e com a família, calcada nos exemplos citados, constitui o alicerce da conduta exemplar, do respeito e da autoridade moral.

 

Finalizando, quero desejar ao amigo Sr. Agnelo dos Santos Azevedo que as suas esperanças sejam concretizadas conforme a vontade de Deus e afirmar, com toda propriedade, que, pela sua conduta de homem íntegro, pelo seu caráter, sua honestidade, sua idoneidade e atos de moralidade, qualidades que o dignificam, a sociedade brumadense o reconhece como uma pessoa de virtudes e moral ilibada. Presto-lhe homenagem com o seguinte poema de Bastos Tigre:

 

“Entre pela velhice com cuidado, /pé ante pé, sem provocar rumores, / que despertem lembranças do passado, / sonhos de glória ou ilusões de amores. / Do que houveres no pomar plantado, / apanha os frutos e recolhe as flores. / Mas, lavra ainda e cuida o teu eirado, / outros virão colher quando te fores./ Não faças da velhice enfermidade,/ alimenta o espírito na saúde,/ luta contra as tibiezas da vontade./Que a neve caia, que o andar não mude,/ mantém-te jovem, não importa a idade,/tem cada idade a sua juventude”.

Adendo:

Em homenagem aos 100 (cem) anos de vida de Seu Agnelo, completados no dia 14/05/2008, com missa em Ação de Graças rezada na Igreja Matriz, no dia 17/05/2008, republico o artigo que escrevi falando da sua figura de homem respeitável e moralmente correta. Trata-se de uma enciclopédia viva da nossa história e está muito lúcido, apesar da idade centenária. Um exemplo de pessoa que diz só ter amigos. Pelo seu perfil de homem honesto e incorrupto, rendo-lhe homenagens.

 Prestaram homenagens: familiares com mensagem pelos seus 100 anos relatando emocionantes virtudes generosas do aniversariante – prudência, temperança, fortaleza, justiça, conforme ensina a Igreja Católica corroborados por amigos do homenageado.

Homenagens:

A deputada Ivana Bastos manifestou na Assembleia Legislativa sinceras congratulações para o senhor Agnelo dos Santos Azevedo, pela passagem dos seus 104 anos, comemorados com grande alegria pelos seus familiares, amigos e admiradores.

Dê ciência desta Moção à Câmara de Vereadores, aos familiares do homenageado e aos meios de comunicação local.

Sala das Sessões em 14 de maio de 2012.

Ivana Bastos – deputada Estadual - PSD.

 

Adendo: Ao completar 105 anos o vereador Weliton Lopes prestou-lhe homenagem na Câmara de Vereadores lendo a sua biografia e acrescentou: “Por tudo isso, representantes do povo, não poderíamos deixar de prestar essa homenagem ao cidadão Agnelo dos Santo Azevedo, que nos honra muito e dignifica, inclusive, a palavra Cidadão”.

Sala das sessões da Câmara de Vereadores de Brumado-Bahia, em 17 de maio de 2012.


Por Antônio Novais Torres.

CONTINUE LENDO

Dia do Bom Jesus amanhece nublado em Brumado

Dia do Bom Jesus amanhece nublado em Brumado O feriado será com dia nublado em Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A terça-feira (06) dia do Bom Jesus começou temperatura de 19ºC, em Brumado, segundo a estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada no Parque de Exposições Santa Inês. O céu amanheceu parcialmente nublado e deve continuar assim durante todo o dia, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.


Brumado: Morre Agnelo dos Santos Azevedo

Brumado: Morre Agnelo dos Santos Azevedo Agnelo dos Santos Azevedo morreu aos 105 anos de idade. (Foto/Arquivo: Wilker Porto | Brumado Agora)

Morreu na madrugada desta terça-feira, 06, por volta das 03h, Agnelo Dos Santos Azevedo, 105 anos, até então o filho mais velho de Brumado. Agnelo estava internado em um hospital em Salvador e faleceu vítima de um AVC - Acidente Vascular Cerebral. O corpo será trasladado de Salvador para Brumado e está previsto chegar às 17 horas. O velório será na sua residência na Praça Armindo Azevedo e o sepultamento será amanhã (7) às 10 horas. Agnelo dos Santos Azevedo nasceu em Brumado no dia 14 de Maio de 1908. Filho de Casimiro Pinheiro de Azevedo e Filomena dos Santos Azevedo, Seu Agnelo foi comerciante durante 56 anos na Praça hoje batizada Armindo Azevedo (nome de um de seus 11 irmãos e primeiro prefeito de Brumado no período republicano). No comércio vendia desde seda francesa até chapéus, calçados e tecidos.


Vacina brasileira contra o HIV será testada em macacos

Vacina brasileira contra o HIV será testada em macacos Vacina brasileira contra o HIV começará a ser testada em macacos em setembro.

Uma vacina brasileira contra o vírus HIV será testada em macacos a partir de setembro. O imunizante, que começou a ser desenvolvido em 2001, conseguiu bons resultados nas avaliações feitas em camundongos. “Nos camundongos nós tivemos uma resposta muito forte, muito intensa, que agora a gente vai desafiar para saber se essa resposta é forte assim nos macacos”, explicou um dos responsáveis pelo projeto, o pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Edecio Cunha Neto. O estudo está sendo conduzido pelo Instituto de Investigação em Imunologia, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os trabalhos também são conduzidos pelos pesquisadores da FMUSP Jorge Kalil e Simone Fonseca. A nova fase de testes é decisiva, uma vez que os macacos têm o sistema imunológico muito mais próximo do humano do que os camundongos. “Se no macaco nós tivermos uma resposta da força que nós tivemos no camundongo, nós temos um candidato à vacina muito poderoso”, diz Cunha. Nesta fase, a vacina será ministrada a quatro animais e os pesquisadores precisarão de ao menos seis meses para começar a avaliar os resultados. O vírus causador da aids tem uma série de características que dificultam a criação de uma vacina, apesar das intensas pesquisas desenvolvidas em todo o mundo para isso. Uma delas é a grande variação do genoma nas diversas variedades do vírus. Segundo Cunha, essa diferença pode chegar a 20%. “Para nós contornarmos isso, nós selecionamos 'regiões' do HIV que eram muito conservadas, que não mudavam de um vírus para o outro”, explicou. Agência Brasil.


Economia: Brumado receberá Supermercado da rede Walmart

Economia: Brumado receberá Supermercado da rede Walmart O supermercado será instalado próximo a um posto de Combustíveis. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Um supermercado de uma grande rede será instalado em Brumado. A rede de supermercado faz parte do grupo Walmart, e a informação foi resultado de uma reunião entre o prefeito brumadense Aguiberto Lima Dias (PSL), o secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso, e a equipe de relações institucionais do grupo Walmart. O estudo de viabilidade para a vinda do supermercado para a cidade já está sendo realizado e, o estabelecimento deverá construído uma área de 1.200 metros quadrados, na Avenida Centenário, próximo Igreja São Cristóvão, terreno este que pertence ao Grupo Vanderlito Souza. Além de poder gerar cerca de 50 empregos diretos, o empreendimento poderá ser inaugurado nos primeiros meses de 2014. Caso todo o projeto seja aprovado, Brumado terá um crescimento na economia local.


Brumado: Católicos irão festejar o Bom Jesus nesta terça-feira, 06

Brumado: Católicos irão festejar o Bom Jesus nesta terça-feira, 06 Nesta terça-feira, 06, tem a Procissão e Missa Campal na Praça da Igreja Matriz. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A devoção ao Bom Jesus integra o patrimônio cultural brasileiro e faz parte de uma tradição trazida para o país junto com os portugueses, e preservada em diferentes localidades pela devoção dos fiéis e dos párocos em suas paróquias. Tal tradição é celebrada por Capelas, Igrejas, Basílicas e Santuários e trata-se de uma prática religiosa muito antiga, que participa da memória de diferentes localidades, de todos os estados do Brasil. Os primeiros vestígios do culto ao Bom Jesus, no Brasil, remonta o século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes. Em Brumado, a Paróquia realizará a celebração do dia com uma programação especial. Confira: Nesta terça-feira, 06, Grande Festa – No Ano da Fé celebramos o nosso padroeiro, o Bom Jesus, 06h00 – Alvorada com queima de fogos, e Adoração ao Santíssimo Sacramento, logo após, um delicioso café da manhã, 12h – Oração do Ângelus em família, 17h – Procissão pelas ruas da cidade e ás18h – Missa Solene – Presidente: Dom Ricardo Guerrino Brusati, Participe.


Análise sociológica sobre o aumento da violência em Brumado

Análise sociológica sobre o aumento da violência em Brumado

Por: Eliene Silva Rocha (Professora-sociológa) especial para o Brumado Agora



A cada dia que se passa torna-se comum lermos e ouvimos noticias sobre a criminalidade que aumentou de forma gradativa na cidade de Brumado. Segundo alguns relatos de autoridades locais,quando foram interrogados pelos meios de comunicações sobre o aumento da criminalidade, a resposta foi imediata: O crescimento do tráfico da cidade e posteriormente o aumento de usuários e dependentes químicos. O que seria uma das causas: A falta de projetos na área social do município, para fazer o trabalho de prevenção.Em segundo plano a falta de segurança publica e investimentos mais sólidos seria pertinente para inibir as ações criminosas. O que penso sobre tal proposta é que esta deveria começar desde a infância, onde nas escolas é muito comum perceber que existe muitas crianças e adolescentes em situação de risco, sem estrutura familiar, emocional e com baixo desenvolvimento pedagógico. Na maioria dos casos que tenho acompanhado via internet,percebo que a faixa etária desses infratores está entre 14 e 22 anos de idade.Fase em que deveriam estar concluindo alguma etapa do ensino.

Por: Eliene Silva Rocha (Professora-sociológa) especial para o Brumado Agora

 

A cada dia que se passa torna-se comum lermos e ouvimos noticias sobre a criminalidade que aumentou de forma gradativa na cidade de Brumado. Segundo alguns relatos de autoridades locais,quando foram interrogados pelos meios de comunicações sobre o aumento da criminalidade, a resposta foi imediata: O crescimento do tráfico da cidade e posteriormente o aumento de usuários e dependentes químicos.

 

O que seria uma das causas: A falta de projetos na área social do município, para fazer o trabalho de prevenção.Em segundo plano a falta de segurança publica e investimentos mais sólidos seria pertinente para inibir as ações criminosas.

 

O que penso sobre tal proposta é que esta deveria começar desde a infância, onde nas escolas é muito comum perceber que existe muitas crianças e adolescentes em situação de risco, sem estrutura familiar, emocional e com baixo desenvolvimento pedagógico.Na maioria dos casos que tenho acompanhado via internet,percebo que a faixa etária desses infratores está entre 14 e 22 anos de idade.

 

Fase em que deveriam estar concluindo alguma etapa do ensino. Temo o futuro,não só por morar em Brumado,mas também por ser educadora e perceber todas essas questões e ficar de mãos atadas, por ação ou omissão,da Sociedade, do Estado, dos pais ou responsáveis,em razão da própria conduta da criança e do adolescente,a Educação no Brasil caminha sozinha.

 

A falta de parceria com outros setores como a segurança pública,a saúde, o social, deixa essas lacunas que poderiam ser preenchidas.Talvez não atingiríamos o ápice da excelência,mas o fato de conseguir com alguns seria muito. Não me refiro a projetos que se fazem somente com palestras que o efeito é somente momentâneo,mas de uma política pública e efetiva que investisse na Educação.

 

Projetos e mais projetos do governo estadual em trazer penitenciarias para o interior também não irá resolver o problema, visto que ficou comprovado por especialistas e lideres de movimento que em cidades do interior implanta-se a penitenciaria e não oferece recursos para que a população seja protegida,o sistema carcerário em sua grande maioria não recupera o individuo.

 

Estes estudos mostram que a situação agravou-se depois da chegada dos mesmos, devido a invasão de bandidos de facções de alta periculosidade na cidade os bandidos foram trazidos para a penitenciária,onde as famílias e até mesmo os detentos acabam fixando moradia ,os recursos financeiros do governo não foram suficientes para atender a necessidade de segurança pública mais ostensiva nas cidades do interior. É preciso sensibilidade das autoridades em ouvir o clamor da sociedade,e trazer soluções para combater a violência em Brumado, onde quem permanece preso é o cidadão e não o marginal. 

CONTINUE LENDO

Brumado: 3ª Conferência Municipal de Cultura

Brumado: 3ª Conferência Municipal de Cultura Foto: Divulgação

Aconteceu na última sexta-feira (01), a III Conferência Municipal de Cultura de Brumado. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer, e teve como objetivos estimular a adesão aos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura, elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no Município, entre outros. Após as abordagens temáticas, finalizando a programação, houve a apresentação cultural das fanfarras municipais das Escolas, Roberto Santos, Idalina Azevedo, FAMUB (Fanfarra Municipal De Brumado),  Banda Lira Ceciliana, Apresentação de Maculelê com o Grupo Topázio e os tradicionais violeiros que, com moda Caipira, fizeram uma grande celebração à cultura brumadense.



Central das Soldas - Equipamentos de Proteção Individual

Central das Soldas - Equipamentos de Proteção Individual

A Central das Soldas tem uma diversa linha de produtos para atender as necessidades das indústrias, serralherias, metalúrgicas, tornearias e oficinas de Brumado e região. Há 21 anos no mercado, sempre se destacou pela qualidade dos produtos e atendimento a seus clientes. Venha nos fazer uma visita! A Central das Soldas fica localizada na Avenida Centenário, 611 – Brumado. Telefone: (77) 3441-5487.


Fotos: Forró do Maracubom com Pablo e Renan Moreira

Fotos: Forró do Maracubom com Pablo e Renan Moreira Pablo agitou os presentes com as suas músicas românticas. (Foto: João Augusto | Brumado Agora)

Aconteceu nesse domingo (04) em Livramento de Nossa Senhora o Forró do Maracubom 2013, com Pablo e Renan Moreira. A festa deve a realização de Janete Meira e recebeu o público de Livramento e toda a Região. (CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS).


Lançada licitação para compras de trilhos da Fiol

Lançada licitação para compras de trilhos da Fiol A data de abertura do pregão está marcada para dia 18 de setembro. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A estatal Valec lançou nesta segunda-feira, 5, a nova licitação para aquisição de trilhos que serão usados na construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) na Bahia. A data de abertura do pregão está marcada para dia 18 de setembro, quando ocorrerá a abertura dos envelopes na sede da empresa, em Brasília. O tipo de licitação será por menor preço global por lote. São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre o município de Ilhéus, no litoral, até o de Barreiras, no extremo oeste baiano. A licitação dividida em cinco lotes, que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 km), tem valor total de R$ 559 milhões. No último mês, a Ferrovia Oeste Leste teve dois lotes liberados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A concessão de licença de instalação contemplou a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco e o trecho entre Caetité a Bom Jesus da Lapa.


Marquinho lamenta falecimento do Dr. Tila, prefeito de Botuporã

Marquinho lamenta falecimento do Dr. Tila, prefeito de Botuporã Deputado Marquinho Viana lamenta falecimento do Dr. Tila, prefeito de Botuporã. (Foto: Divulgação)

O deputado Marquinho Viana (PV), lamenta profundamente o falecimento do seu amigo, Sr. Hedílio Brandão Marques, Dr. Tila, médico e prefeito de Botuporã, ocorrido ontem, 4 de agosto, no hospital da cidade. Cumprindo o seu quarto mandato, Dr. Tila foi um dos mais tradicionais políticos da região, cujo pai também foi prefeito e o seu filho Glauber, vereador, advogado e também blogueiro. Com o falecimento de Dr. Tila, Botuporã e região perdem um quadro politico de excepcional valor. Na foto, o deputado Marquinho Viana em recente encontro com dr. Dila e seus familiares.


Brumado: Ladrões roubam retrovisores e lanternas de Veículo

Brumado: Ladrões roubam retrovisores e lanternas de Veículo A ação dos bandidos aconteceu em 30 minutos. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na noite da última quinta-feira (01), o proprietário de um veículo Hilux teve alguns dos acessórios do carro roubados. A ação dos ladrões aconteceu na Rua José Meira Leite, no Bairro Nobre, em Brumado, após a vítima ter estacionado o carro em frente a sua casa e, quando retornou para pegar o veículo, o encontrou sem os retrovisores e sem as lanternas traseiras. O proprietário do veículo, em depoimento ao Brumado Agora, se mostrou indignado com a forma que os ladrões agiram. "A gente não pode mais deixar o carro parado na porta da casa. Tem poucos dias que comprei a Hilux agora terei que gastar cerca de R$ 3 mil reais para repor as peças", disse revoltado. O fato foi registrado na delegacia da cidade.


Brumado: Grave acidente na Avenida Coronel Santos

Brumado: Grave acidente na Avenida Coronel Santos O Fiorino ficou pendurado no barranco. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Dois veículos, um Fiat Uno e um Fiorino, colidiram na Avenida Coronel Santos, em frente a garagem da Novo Horizonte, em Brumado, na noite deste domingo (04). Segundo testemunhas, um dos veículos realizava uma manobra, momento que o outro desceu a avenida e ocorreu a colisão. Três pessoas ficaram gravemente feridas e o homem que estava carroceria do Fiorino, veículo este que ficou pendurado em uma ribanceira, foi arremessado por cima de dois carros, ficando inconsciente e com ferimentos graves na face. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. A Polícia Militar esteve no local registrando a ocorrência e realizando o controle do trânsito. O condutor de veículo Fiat Uno fugiu do local.

Brumado: Grave acidente na Avenida Coronel Santos O Uno só parou depois que colidiu com a parede da garagem da Novo Horizonte. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Sudoeste Baiano: Morre prefeito de Botuporã

Sudoeste Baiano: Morre prefeito de Botuporã Dr. Tila falece aos 61 anos de idade. (Foto: Reprodução)

Faleceu neste domingo, o prefeito do município de  Botuporã, no Sudoeste Baiano, Hedílio Brandão Marques, morreu aos 61 anos, na tarde deste domingo (4). O  Doutor Tila (PMDB), como é conhecido, teria sofrido um infarto, chegou a ser socorrido mas não resistiu. O peemedebista deixa três filhos. Ele iria comemorar o aniversário no próximo dia 7 de setembro.


Brumado: Arma de fogo é apreendida pela Polícia Militar

Brumado: Arma de fogo é apreendida pela Polícia Militar Foi apreendido um revolver municiado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Um carro ocupado por cinco pessoas foi interceptado por uma guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional (PETO) da Polícia Militar, em Brumado, por agirem de maneira suspeita. A ação aconteceu durante uma ronda de rotina da guarnição, durante a tarde deste domingo (04),  e, após vistoria, foi encontrado no veículo um revólver calibre 38, com seis cartuchos intactos, e uma faca tipo peixeira. Os suspeitos e as armas foram encaminhados para a delegacia.


Brumado Genes Academia realiza 1ª Corrida de Academias

Brumado Genes Academia realiza 1ª Corrida de Academias A prova terá percurso de 5 km, com saída da portaria da Magnesita. (Foto: Brumado Agora)

Dentre as demais modalidades esportivas, a corrida está entre os exercícios físicos mais praticados em Brumado por pessoas comuns, ou grupo monitorado por academias. A corrida, além de emagrecer e combater diversas doenças, como hipertensão e diabetes, aumenta a autoestima e o bem-estar, possibilitando ainda a integração dos seus participantes. Desta forma, objetivando incentivar a prática da corrida, acontece em Brumado, no dia 01 de setembro, a 1ª Corrida de Academias, com a participação das academias das cidades de Livramento e Brumado : Jyntark Academia e Ergos Academia e Genes Academia, Academia Oficina do Corpo, Clube Social Academia, Stak academia, respectivamente. A prova terá  percurso de 5 km (saída  da portaria da Magnesita), às 8 horas,  com chegada na Genes Academia, e premiação no Restaurante Sossego


Bdo: Mãe coloca chumbinho em iogurte e envenena filha de 4 anos

Bdo: Mãe coloca chumbinho em iogurte e envenena filha de 4 anos Após envenenar a filha a mãe também tomou o veneno. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Uma mulher envenenou a própria filha de apenas 4 anos de idade. O crime aconteceu na noite desse sábado (03), no Bairro Malhada Branca, em Brumado. Segundo informações exclusivas apuradas pelo Brumado Agora, a mãe, colocou chumbinho no iogurte da criança. Ela também se envenenou e está internada juntamente com a filha no Hospital Magalhães Neto (HMN). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e atendeu mãe e filha e depois as encaminhou para o Hospital. Elas não correm risco de morte. A mãe poderá ser indiciada por tentativa de homicídio.


Brumado: Dia 6 de setembro tem Canidé na AABB

Brumado: Dia 6 de setembro tem Canidé na AABB

Acontece na AABB, em Brumado, a Seresta da Independência, no dia 06 de Setembro, às 22 horas. O evento terá a participação e todo o romantismo e a voz marcante de um dos maiores cantores da música popular brasileira, Cannidé, trazendo em seu repertório grandes sucessos, e ainda o show de Serginho Cardoso. Adquira sua mesa por R$ 80,00 (1° lote), Ingresso individual R$ 25,00  e os sócios devem procurar a secretaria da AABB para maiores informações. Mesas limitadas, reservas pelo telefone: 77 9997-3432. Realização: Mama Produções Artísticas.


Confira as vagas de emprego para Brumado

Confira as vagas de emprego para Brumado

Fique atento as vagas de emprego. A Expresso Sudoeste disponibiliza vagas para Lavador, Soldador, Eletricista, Chapista, Auxiliar Mecânico, Encarregado de tráfego e Motoristas habilitados na categoria E (com experiência comprovada). Os interessados devem comparecer a Expresso Sudoeste, localizada na Avenida Cel Santos, n°955, em horário comercial, portando currículo.


Brumado: Colisão entre motos na BR-030 deixa três feridos

Brumado: Colisão entre motos na BR-030 deixa três feridos O acidente aconteceu em frente a Rodoviária de Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na noite da última sexta-feira (02), duas motos se envolveram em um acidente na BR-030, em frente ao terminal rodoviário de Brumado. A reportagem do Brumado Agora esteve no local e apurou, junto a testemunhas, que duas motos seguiam no mesmo sentido da rodovia, quando a moto da frente, uma mototaxi, entrou no pátio do terminal e recebeu o impacto da outra motocicleta. Ainda não há informações se o mototaxista não sinalizou que iria entrar no local e , com isso, causou o acidente. Três pessoas ficaram feridas devido à colisão. Os três foram socorridos pelo Samu 192 e encaminhados ao Hospital Magalhães Neto. Os motos tiveram avarias.