Rui Costa diz que polícia terá 40 mil homens e mulheres e critica sucateamento das policias na gestão do PFL

Rui Costa diz que polícia terá 40 mil homens e mulheres e critica sucateamento das policias na gestão do PFL Propostas incluem novas companhias especializadas e GRAer em toda a Bahia. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O pré-candidato do PT ao governo da Bahia, deputado federal Rui Costa, em conversa com lideranças políticas da capital, nesta quinta (5), antecipou algumas das medidas para a área de segurança que pretende implantar no próximo governo. Não sem antes criticar duramente a gestão do DEM (então PFL), finalizada em 2006. Rui lembrou que Paulo Souto deixou as polícias sucateadas, com viaturas velhas, policiais sem armamento ou colete salva-vidas e 15 anos sem qualquer promoção para os agentes. “Era o menor contingente da polícia, 26 mil, que Wagner elevou para 32 mil e eu vou chegar a 40 mil homens e mulheres, criando mais companhias especializadas e levando o GRAer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia) ao interior do estado”, garantiu o pré-candidato.


Em meio à disputa por tempo de TV, PV fecha apoio a Paulo Souto

Em meio à disputa por tempo de TV, PV fecha apoio a Paulo Souto Foto: Divulgação

Pela segunda eleição seguida, o PV deixou de lado o arco de alianças de partidos de esquerda e vai caminhar novamente com o DEM na Bahia. Ontem, a direção estadual do  partido referendou o apoio ao candidato democrata ao governo, Paulo Souto, em meio à disputa final pelos últimos minutos na propaganda gratuita no rádio e na TV. “Não somos nem de esquerda nem de direita. Essa dicotomia já foi superada há muito tempo”, disse o presidente estadual do PV, Alan Lacerda, sobre a repetição da aliança feita em 2012 na eleição para prefeito de Salvador com o partido, que sempre foi visto como historicamente ligado ao PT, mas que se distancia cada vez mais dos antigos parceiros. O apoio a Souto foi formalizado ontem, numa convenção no Hotel Mercure, quando foi entregue ao democrata uma lista com 43 reivindicações do partido. Segundo Lacerda, três motivos fizeram o PV repetir a aliança de 2012: a vontade da maioria dos militantes, a concordância com os 43 pontos elencados no documento e a garantia de montagem de um secretariado mais técnico e menos políticos. “Hoje, quando se quer absorver outro partido, cria-se uma secretaria. Não existe mérito, não existe competência. O que existe é uma soberania. É essa a forma de governar?”, disse Souto. Informações Correio da Bahia.


Tanhaçu: Homem acusado de estuprar menor de 13 anos é preso pela Polícia Civil

Tanhaçu: Homem acusado de estuprar menor de 13 anos é preso pela Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil

Em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, a Polícia Civil de Tanhaçu deteve  José António Cruz Neto, acusado de  estupro de vulnerável. A prisão aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (05),no Povoado do Pastinho, zona rural daquele município. A investigaçãosobre o caso teve início no dia 28 de maio deste ano, com a audição de testemunhas e da vitima, uma criança menor de 13 anos de idade. Além disso, exames realizados no hospital da cidade, comprovando os abusos sexuais sofridos. Desta feita, após análise das provas, o juiz decretou a prisão do referido.


Dilma tem 34%, Aécio, 19%, e Campos, 7%, diz Datafolha

Dilma tem 34%, Aécio, 19%, e Campos, 7%, diz Datafolha

O Instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira (6), no site do jornal "Folha de S.Paulo", pesquisa de intenção de voto para presidente da República neste ano. A pesquisa indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 34% das intenções de voto, contra 35% dos dez demais candidatos somados.

 

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada:

 

- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Eduardo Campos (PSB): 7%
- Brancos/nulos/nenhum: 17%
- Não sabe: 13%

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de junho. Foram entrevistadas 4.337 pessoas em 207 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00144/2014. Informações G1.


Brumado: Começa nesta sexta (06) o zonal final do Campeonato do Sudoeste de Futsal

Brumado: Começa nesta sexta (06) o zonal final do Campeonato do Sudoeste de Futsal Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Começa nesta sexta-feira, 06, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, o zonal final do 12º Campeonato do Sudoeste de Futsal Edição 2014. Ás 20hs, a Seleção de Barra da Estiva enfrenta a  Seleção de Malhada e, às 21hs, Brumado Futsal entra em quadra contra Juventus de Licìnio de Almeida. No sábado (07), às 20h30,  acontece a partida vencedor 1º Jogo  x  Vencedor do 2º Jogo e a premiação geral.


Senado aprova aumento de pena para crime de contrabando

Senado aprova aumento de pena para crime de contrabando Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O plenário do Senado aprovou na manhã desta quinta-feira (5), um projeto de lei que aumenta a pena para quem praticar o crime de contrabando. A punição para aqueles que forem condenados por importar ou exportar mercadorias proibidas subiu de um ano a quatro anos para dois anos a cinco anos de prisão. A proposta segue para a sanção presidencial, porque já passou pela Câmara dos Deputados. Atualmente, os tipos penais contrabando e descaminho fazem parte do mesmo artigo do Código Penal. O projeto aprovado, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM-PB), prevê dois crimes separados. O crime de descaminho permanece com a mesma pena: quem tentar iludir o pagamento de imposto, total ou parcial, em razão de entrada ou saída de mercadorias terá de cumprir pena de um ano a quatro anos de prisão, caso seja condenado pela Justiça. A proposta dobra a pena para o crime de contrabando se o crime for praticado por meio de transporte marítimo ou fluvial - atualmente tal elevação da pena só ocorre para o uso de transporte aéreo. Informações O Tempo.


Barra da Estiva: Bandido rouba joias e dinheiro, mas é preso pela PM

Barra da Estiva: Bandido rouba joias e dinheiro, mas é preso pela PM Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Uma loja de roupas foi roubada na cidade de Barra da Estiva, na madrugada dessa quarta-feira (04). De acordo informações obtidas pelo Brumado Agora, o bandido adentrou o local, portando chaves das quais tirou cópias, aproveitando-se da distração de uma funcionária durante o dia, e do seu interior subtraiu R$ 4.000  em joias e mais R$ 2.000 em espécie.  O autor do delito, Paulo Lima Morais, de 22 anos, foi detido pela Polícia Militar e, em depoimento na delegacia local  confessou o crime.  Todos os objetos e valores roubados foram recuperados.

Barra da Estiva: Bandido rouba joias e dinheiro, mas é preso pela PM Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: Tok Fino móveis sob medida

Brumado:  Tok Fino móveis sob medida Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Requinte e elegância nos principais ambientes do seu dia a dia são indispensáveis. Pensando nisso, a Tok Fino apresenta a você os melhores e mais modernos móveis sob medida para: Dormitórios, Banheiros, Cozinhas, Home Theater, Closet e Instalações Comerciais. Conheça os nossos projetos em 3D. Maiores informações pelos telefones  (77) 9924-2576 / 3311-6220.


Eleições 2014: Léo Vasconcelos irá coordenar a campanha de Paulo Souto e Geddel em Brumado

Eleições 2014: Léo Vasconcelos irá coordenar a campanha de Paulo Souto e Geddel em Brumado Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na última sexta-feira (30), em reunião em sua residência com correligionários, o Deputado Estadual Marquinho Viana (PV), o Deputado Federal Arthur Maia  (SDD) e demais lideranças políticas da região, o ex-vereador Leonardo Vasconcelos (SDD) deu início as articulações visando as eleições de outubro. Em entrevista ao Brumado Agora, o ex-vereador Leonardo Vasconcelos (SDD) declarou que irá apoiar a candidatura de Paulo Souto (DEM), ao Governo do Estado, e Geddel Vieira Lima (PMDB), ao senado, com isso, foi firmado que Vasconcelos irá coordenar a campanha dos pré-candidatos na Capital do Minério.


Brumado: Bandido assalta loja de celular com faca em punho

Brumado: Bandido assalta loja de celular com faca em punho Foto/Reprodução: Google Street

Uma loja de celulares localizada na Travessa Moreira, em Brumado, foi assaltada na tarde desta quarta-feira (04).  De acordo informações obtidas pelo Brumado Agora, armado com uma faca, um indivíduo adentrou o estabelecimento comercial e subtraiu vários aparelhos celulares. Tamanha foi a ousadia do criminoso que, para agir, inicialmente abaixou as portas do local e ainda roubou certa quantia de um cliente.


Brumado: Praça Heráclito Cardoso será inaugurada

Brumado: Praça Heráclito Cardoso será inaugurada Últimos ajustes estão sendo realizados na Praça. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Praça Heráclito Cardoso, localizada no Bairro do Tanque, em Brumado,  está recebendo os últimos retoques: adaptação do sistema elétrico, pintura, instalação do parque infantil, e equipamentos de ginástica (destinada a uma academia de saúde), que antecedem a sua inauguração. A Praça chegou a ser construída através de um convênio com a Conder, na ocasião com indicação da ex-deputada Marizete Pereira (PT), contudo não chegou a ser inaugurada, pois o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) alegou haver problemas no aterramento da parte elétrica. Com isso, a Praça ficou ‘às escuras’, por muitos anos. No entanto, a mesma foi  reconstruída pelo atual prefeito  Aguiberto Lima Dias (SDD), obra esta teve início em julho de 2013 e está sendo concluída onze meses depois. A inauguração será realizada na próxima quarta-feira (11), dia em que se comemora a emancipação política do município.


Brumado: Oito equipes disputam o II Torneio Misto de Vôlei de Areia

Brumado: Oito equipes disputam o II Torneio Misto de Vôlei de Areia Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Oito (08) equipes de vôlei de areia entram em quadra para disputar o 2º Torneio Misto de Vôlei de Areia. O evento acontece nos dia 07, 08 e 11 de junho, na AABB, em Brumado, com a seguinte programação: Nos dias 07 e 08 (sábado e domingo), as equipes se enfrentam em fase classificatória, de onde quatro (04) sairão classificadas, os jogos acontecem às 16hs e 8hs, respectivamente. No dia 11 (quarta-feira), acontece a grande final, às 8hs. O torneio terá premiações que variam de R$ 500 a R$ 200. Venha torcer por sua equipe!


Brasil tem a 3ª maior população carcerária do Mundo

Brasil tem a 3ª maior população carcerária do Mundo Foto: Luiz Silveira | Agência CNJ

A nova população carcerária brasileira é de 715.655 presos. Os números apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a representantes dos tribunais de Justiça brasileiros, nesta quarta-feira (4/6), levam em conta as 147.937 pessoas em prisão domiciliar. Para realizar o levantamento inédito, o CNJ consultou os juízes responsáveis pelo monitoramento do sistema carcerário dos 26 estados e do Distrito Federal. De acordo com os dados anteriores do CNJ, que não contabilizavam prisões domiciliares, em maio deste ano a população carcerária era de 567.655. A prisão domiciliar pode ser concedida pela Justiça a presos de qualquer um dos regimes de prisão – fechado, semiaberto e aberto. Para requerer o direito, a pessoa pode estar cumprindo sentença ou aguardando julgamento, em prisão provisória. Em geral, a prisão domiciliar é concedida a presos com problemas de saúde que não podem ser tratados na prisão ou quando não há unidade prisional própria para o cumprimento de determinado regime, como o semiaberto, por exemplo. Com as novas estatísticas, o Brasil passa a ter a terceira maior população carcerária do mundo, segundo dados do ICPS, sigla em inglês para Centro Internacional de Estudos Prisionais, do King’s College, de Londres. As prisões domiciliares fizeram o Brasil ultrapassar a Rússia, que tem 676.400 presos. A população carcerária + prisão domiciliar da Bahia é de 14.397.


Aldenes Meira realiza mais uma plenária do mandato

Aldenes Meira realiza mais uma plenária do mandato Foto: Divulgação

O vereador Aldenes Meira (PCdoB), pré-candidato a deputado estadual, realizou na última sexta-feira (30), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabuna, mais uma plenária de seu mandato. No evento, além de uma abordagem acerca da atuação de Aldenes no legislativo itabunense, houve discussões sobre a conjuntura política municipal, estadual e nacional. Lideranças da política e dos movimentos sociais participaram da plenária, a exemplo do vice-prefeito Wenceslau Júnior e da secretária de Mulheres da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Maria Cristina Vitória da Silva, além de um grande número de líderes comunitários. Todos os participantes destacaram os avanços sociais conquistados nos últimos anos na Bahia e no Brasil, enfatizando a necessidade de dar sequência ao processo de redução da desigualdade e combate à exclusão. Aldenes, que é também presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, observou que tem buscado levantar temas importantes para o município, como a questão da mobilidade urbana. “Nossa proposta é fortalecer bandeiras que tenham relação com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, porque esse é o nosso foco”, declarou. Outra linha de ação do vereador tem a ver com a moralização do legislativo, o que inclui a realização de um concurso público para dar transparência e isonomia às contratações de servidores pela Câmara Municipal. O edital do concurso será publicado em breve. A proposta de Aldenes Meira é realizar outras plenárias, de modo que outros setores participem da discussão em torno do mandato. De acordo com Aldenes, “é fundamental contar com a participação da sociedade em um mandato que tem perfil popular e participativo”.


Prefeitura de Brumado divulga programação em comemoração aos 137 anos

Prefeitura de Brumado divulga programação em comemoração aos 137 anos

Acontece  nesta quinta-feira (05), às 17 horas, na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), a abertura oficial das festividades em comemoração ao 137° aniversário de Emancipação Política da Cidade de Brumado. Em parceria com representantes de entidades sociais, empresários, escolas e população em geral, a administração municipal proporcionará aos brumadenses atividades diversas como: Inauguração de quadras poliesportivas, eventos esportivos, apresentação de fanfarras, atividades culturais e ainda shows com a Banda Calcinha Preta e Roberto Dantilly. (CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: Dell Esportes e Calçados lança promoção de 20% de desconto

Brumado: Dell Esportes e Calçados lança promoção de 20% de desconto

Venha para a Dell Esportes e Calçados e confira a grande promoção para este São João e Copa do Mundo. São artigos esportivos e moda masculina e feminina (roupa, calçados e moda fitness), com 20% de desconto à vista em todo o estoque. Vista-se bem e fique na moda neste São João e Copa do Mundo!. Dell Esportes e Calçados - Uma loja atual! Praça Armindo Azevedo, 508, centro de Brumado. Fone: 77 3441-7345.


Bahia: Conta de água terá aumento de 7,8%

Bahia: Conta de água terá aumento de 7,8% Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nesta sexta-feira (06), passa a vigorar o aumento anual de 7,8% na conta de água, autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). Embora a Embasa tenha encaminhado ao órgão um pedido de reajuste na margem 12,12% (4,67% correspondem ao IRT – Índice de Reajuste Tarifário Anual + 7,45% da universalização dos serviços de água e esgoto), por  meio da Resolução nº 002 de 2014, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 17 de abril, a Agersa autorizou apenas o valor mencionado. A Agência Reguladora levou em consideração na redução do percentual de reajuste, a estiagem prolongada – a pior dos últimos 60 anos -, que assolou o estado da Bahia e que mantém municípios cumprindo planos de racionamento de água.


Senado aprova Lei da Palmada

Senado aprova Lei da Palmada Foto: Valter Campanato | Agência Brasil

Diante de grande polêmica, o plenário do Senado aprovou ontem (4) o projeto de lei que pune famílias que usem violência física na educação dos filhos. Conhecida como Lei da Palmada, o projeto foi aprovado mais cedo na Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Casa, após intervenção do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) para que o projeto fosse aprovado a tempo de chegar à apreciação do plenário. A proposta segue para análise da presidenta Dilma Rousseff, que terá até 15 dias úteis para vetar eventuais trechos ou sancionar integralmente o texto. O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e prevê que eles sejam educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. O texto define castigo como a “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em sofrimento físico ou lesão à criança ou ao adolescente”.  Já o tratamento cruel ou degradante é definido como “conduta ou forma cruel de tratamento que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança ou o adolescente”. A sessão foi acompanhada pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e pela apresentadora Xuxa Meneghel, que acompanhou a tramitação da matéria e comemorou a aprovação. Ela defendeu o texto aprovado e negou que a lei vá punir pais que queiram educar os filhos. “As pessoas entenderam que não se trata de querer prender quem quer o educar o filho. É mostrar que se pode educar, se deve educar sem violência. Ninguém vai ser preso por dar uma palmada como estão querendo dizer. Mas talvez um dia as pessoas vão entender que nem essa palmada é necessária, que se pode conversar”, disse a apresentadora. Informações Agência Brasil.