Genes Academia parabeniza todas as Mães pelo seu dia

Genes Academia parabeniza todas as Mães pelo seu dia

Se os filhos estão bem alimentados, é ela que se sente satisfeita. Se estão risonhos e felizes, é ela que se pega sorrindo também. Se estão de roupa nova, é ela que se sente bonita. Se eles vão bem na escola, parece que o aproveitamento escolar é dela. Se viajam para novos lugares, É ela que curte o passeio, mesmo ficando em casa. Desnecessário dizer o que ela sente. Quando alguma coisa dá errado, porque, por tabela, Ela sentirá em dose tripla, cada tombo, cada perda, cada rejeição, cada fracasso, cada desapontamento. Tudo isto, porque ela é Mãe. Essa é uma homenagem da Genes Academia a todas as Mães.


Prefeito Aguiberto visita obras de pavimentação asfáltica finalizadas no Bairro Nobre; moradores ficam satisfeitos

Prefeito Aguiberto visita obras de pavimentação asfáltica finalizadas no Bairro Nobre; moradores ficam satisfeitos
Foto: Divulgação

O setor de infraestrutura municipal vem sendo muito exigido na atual gestão, que está executando um amplo planejamento para atender a grande demanda, principalmente da reestruturação e pavimentação de ruas e avenidas, já que a cidade experimenta um crescimento territorial significativo. Diante disso, o secretário André Cardoso elaborou um projeto para dar o dinamismo esperado às ações e, dentro desse cronograma, a pavimentação asfáltica das vias públicas ocupa um papel de destaque. Nesta semana o prefeito Aguiberto, juntamente com o secretário, estiveram visitando as obras de pavimentação asfáltica em várias ruas do Bairro Nobre, as quais tiveram os seus serviços finalizados, atendendo assim a expectativa dos moradores. Foram pavimentadas as ruas Pedro Coqueiro Filho, Miguel Arcanjo da Silva, Donizete Alves de Lima, Euzino Tanajura e Olavo Bilac. Relato dos moradores dão conta que a qualidade dos serviços foi acima do esperado, inclusive dando um ganho urbanístico muito significativo.

Prefeito Aguiberto visita obras de pavimentação asfáltica finalizadas no Bairro Nobre; moradores ficam satisfeitos
Foto: Divulgação

O prefeito Aguiberto ficou muito satisfeito com o que presenciou e destacou que “a pavimentação asfáltica das vias públicas vem tendo uma atenção especial por parte da nossa gestão, que vem buscando ao máximo atender a grande demanda do setor”. Ele ainda declarou que “iremos dar continuidade a esse planejamento na busca de dar à nossa cidade uma infraestrutura urbana cada vez melhor. Sabemos que a crise vem sendo um empecilho, mas acreditamos na força do trabalho para superá-la, então vamos continuar trabalhando firme para atender os grandes anseios de nossa população”.


Moto de policial roubada em Brumado foi recuperada pela PM em Livramento

Moto de policial roubada em Brumado foi recuperada pela PM em Livramento
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na manhã desta sexta-feira (06), uma motocicleta de propriedade de um policial militar - lotado na 34ª CIPM/ Brumado - que havia sido roubada naquele município foi encontrada, sem as rodas, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações passadas ao Brumado Agora, o veículo Dafra Speed 150, placa JRY 0616, foi localizado após denúncia, abandonado próximo ao quartel da Polícia Militar. A motocicleta foi encaminhada à delegacia.


Livramento: Polícia Civil prende o segundo autor do latrocínio contra promotor de vendas

Livramento: Polícia Civil prende o segundo autor do latrocínio contra promotor de vendas
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Em continuidade às diligências investigatórias do latrocínio que vitimou fatalmente, no último dia 03 de maio, Romilson Mesquita, de 36 anos, na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora (estrada do Povoado de Várzea de Dentro), investigadores da Polícia Civil conseguiram chegar ao segundo autor. Ao saber que seria alvo iminente de uma prisão, Edson Alves de Miranda, de 22 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora, preferiu se apresentar na delegacia, onde foi dado cumprimento ao Mandado de prisão preventiva. Ao ser interrogado pelo delegado João Cléber Trindade, Edson admitiu ter acompanhado Alan (morto em confronto com policiais civis), mas alegou que não sabia que o citado meliante faria um roubo. Disse que pensou que só fariam uma caçada. Por fim, Edson alegou que após Alan ter matado a vítima, foi ameaçado pelo mesmo para que lhe ajudasse na fuga. Segundo a polícia, Edson já respondera anteriormente a inquérito policial, também por prática de crime contra o patrimônio. O inquérito policial deve ser concluído nos próximos dias e encaminhado para à Justiça Criminal.


Brumado: APAE comemora Dia das Mães em parque de diversões

Brumado: APAE comemora Dia das Mães em parque de diversões
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em comemoração ao Dia das Mães, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brumado promoveu momentos de muita alegria a mães e alunos da unidade. Em parceria com um parque que diversões, na tarde de quinta-feira (05), a APAE realizou uma linda homenagem às mães, com entrega de lembrancinhas e diversão garantida nos brinquedos do parque. A ocasião foi de integração e felicidade para todos.


Brumado: moradores da Rua Anchieta solicitam que Embasa normalize abastecimento

Brumado: moradores da Rua Anchieta solicitam que Embasa normalize abastecimento
Foto: Brumado Agora

Em contato com o Brumado Agora, os moradores da Rua Anchieta, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, reclamam do abastecimento de água oferecido pela Embasa. Segundo os populares, chega a ficar vários dias sem cair água e quando esta chega, não tem pressão suficiente para encher os reservatórios. Além disso, quando há o abastecimento, este não dura tempo suficiente para o armazenamento, pois a água é cortada pela empresa novamente em um curto espaço de tempo. “O abastecimento de água está nota 0. Não estão soltando água e quando solta, não dá tempo de encher a caixa, pois a água é fechada novamente. E fica vários dias sem cair. Mas todo mês a conta chega para pagar”, disseram os moradores.


Mesa da Câmara marca para segunda-feira decisão sobre direitos de Cunha

Mesa da Câmara marca para segunda-feira decisão sobre direitos de Cunha
Foto: Agência Brasil

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados marcou para a próxima segunda-feira (9) a definição sobre o ato que determinará quais direitos o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ter durante o período do seu afastamento. Segundo o primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), a intenção da mesa é fazer uma analogia com os direitos proporcionais que a presidenta Dilma Rousseff deverá ter, caso o Senado decida pelo seu afastamento na próxima quarta-feira (11). “A Casa não tem uma regra para isso. Vamos procurar possivelmente fazer uma analogia com a presidenta Dilma que, possivelmente, deve deixar o poder. Aquilo que, eventualmente, a Dilma deixando o mandato tiver, o presidente Eduardo Cunha deve ter”, disse Mansur.


Banda Dimainha agora passa a chamar-se DIPAINHO

Banda Dimainha agora passa a chamar-se DIPAINHO

Fazendo sucesso em shows por todo o interior baiano, alegrando festas e fazendo apresentações para plateias que vibram e aplaudem as exibições, a Banda Dimainha acaba de mudar de nome, passando a chamar-se de DIPAINHO, por razões técnicas. Os responsáveis pela Banda asseguram que a performance e a animação vão continuar sendo as mesmas nos shows, e que os contratos já fechados por todo o interior baiano continuarão a ser atendidos pelo nome de Banda Dimainha. Após os contratos, a banda começa a trabalhar com o nome de DIPAINHO.


Comissão do Senado aprova relatório a favor do impeachment de Dilma

Comissão do Senado aprova relatório a favor do impeachment de Dilma
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A Comissão Especial do Impeachment no Senado aprovou há pouco o parecer do relator, Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável à admissibilidade do processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Foram 15 votos a favor e cinco contra. O presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), não votou, porque, em geral, ele só vota em caso de desempate. O resultado, anunciado pelo presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), deverá ser lido no plenário da Casa na sessão ordinária marcada para as 14h da próxima segunda -feira (9). A leitura marca também o começo da contagem do prazo de 48 horas para deliberação da fase de admissibilidade do processo no plenário pelos 81 senadores, o que, de acordo com o calendário votado no início dos trabalhos da comissão especial, deve ocorrer na quarta -feira (11). Assim como ocorreu na comissão especial, no plenário a votação é por maioria simples, ou seja, metade mais um dos senadores presentes. Se aprovado o parecer de Anastasia no plenário da Casa, a presidenta Dilma será notificada e imediatamente afastada do cargo por 180 dias. Com isso, quem assume é o vice-presidente Michel Temer. No prazo de 180 dias, o impeachment deve ser aprovado pelo plenário do Senado. A votação, desta vez, será comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e exige votos de dois terços (54 dos 81 senadores) para a condenação. Em caso de absolvição, a presidenta reassume o mandato de imediato. Se condenada, Dilma é automaticamente destituída e Temer assume até o fim do mandato.


INFORME PUBLICITÁRIO

Central das Soldas - Ferramentas

Central das Soldas - Ferramentas

Brumado: Guarda Municipal promoveu a II Marcha Azul Marinho

Brumado: Guarda Municipal promoveu a II Marcha Azul Marinho
Foto: Wilker Porto/Brumado Agora

Com o tema ‘A violência requer prevenção, Guardas municipais já’, aconteceu em Brumado, nesta sexta-feira (06), atividades da II Marcha Azul Marinho de Brumado e da VII Marcha Azul Marinho da Bahia.  Participaram do evento guardas do município e de diferentes regiões do país. Inicialmente, houve a confraternização dos grupos com café da manhã no Ginásio Municipal de Esportes Antônio Alves Ribeiro. No local, foi apresentada a nova viatura adquirida com o apoio do Juiz Genivaldo Alves Guimarães, para a realização de rondas nas escolas. Do ginásio, os guardas partiram em caminhada pela Avenida Centenário, logo após as explanações do especialista em segurança pública, Maurício Domingos,  e oração em prol da segurança pública. Os guardas percorreram as principais vias da cidade, finalizando o percurso no Clube Social, onde foi servido um almoço. À tarde, os guardas participaram do 2º Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública, que aconteceu  na Câmara de Vereadores. As palestras foram conduzidas por  Maurício Domingues da Silva - presidente da Ong SOS Segurança da Vida; pelo  Juiz Genivaldo Guimarães; Marcos Bonfim  - chefe de polícia nos Estados Unidos; Izdalfredo Nogueira -  coordenador e instrutor de armamento em tiro, credenciado pela Polícia Federal; Jarbas Pires - ex - comandante da Guarda Municipal de Lauro de Freitas; e Nelson Quirino  - Guarda Municipal , Bacharel em Serviços Sociais e especialista em gestão pública municipal.


Brumado: através de rede social, Eduardo Vasconcelos comenta decisão do Judiciário

Brumado: através de rede social, Eduardo Vasconcelos comenta decisão  do Judiciário
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos foi citado para apresentar Defesa Prévia relativa a denúncia da promotora Lívia Sampaio, com despacho do Juiz da vara Crime de Brumado, Genivaldo Guimarães. Segundo o despacho do magistrado, constam no cartório criminal processos em desfavor de Eduardo Vasconcelos e, através do seu perfil na rede social Facebook, o ex-prefeito comentou a decisão. “Venho, mais uma vez, tranquilizar a população brumadense. O Judiciário está fazendo o seu papel ao me chamar para responder a questionamento do Ministério Público, oportunidade em que quaisquer dúvidas serão inteiramente esclarecidas e será demonstrada a inexistência de crime de responsabilidade. Aliás, muito pelo contrário. Todas as contratações foram feitas com único objetivo de atendimento ao interesse público. A maioria é inclusive relacionada à área de Saúde, a exemplo de médicos e enfermeiros. Quem foi atendido no Hospital, PSF's, Centro de Saúde e demais unidades sabe muito bem disso!”, escreveu.  Para Vasconcelos, não é surpresa que uma notícia a respeito de uma decisão protocolar do Judiciário tenha sido veiculada. “Nossa gestão trouxe melhorias para Brumado que ficarão para sempre marcadas na memória da população. Isso é fato notório e inquestionável, assim como a retidão e a seriedade em minha trajetória são conhecidas por todos.  Infelizmente, não é surpresa que uma notícia a respeito de uma decisão protocolar do Judiciário tenha o seu real sentido deturpado, com objetivo político de me atingir. Portanto, é lastimável que tal deturpação do sentido de uma notícia que não traz qualquer mácula à nossa gestão seja realizada nesse momento de disputa pré-eleitoral. Aos que recorrem a tal expediente ardiloso, saibam que nossa população não se deixará enganar”, concluiu.


Brumado: Homem de 32 anos morre após complicações na saúde em decorrência de acidente

Brumado: Homem de 32 anos morre após complicações na saúde em decorrência de acidente
Foto: Wilker Porto/Brumado Agora

Márcio da Silva Santana, de 32 anos, conhecido como “Fofão Pezão”, faleceu na manhã de hoje (06), em decorrência de complicações após acidente. Ele sofreu um acidente na noite do último domingo (01), na Avenida Lindolfo Brito, em Brumado, foi socorrido pelo Samu 192, encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e liberado pelo médico na segunda feira (02). Na quarta-feira (04), porém, ele retornou a unidade de saúde sentindo dores na barriga e na cabeça, sendo constatada a necessidade de uma cirurgia. No entanto, o caso se agravou e ele veio a óbito. Márcio trabalhava em uma carpintaria e também como mototáxi .  


Comissão de Vereadores para acompanhamento das atividades da eólica recebe representante da Enel Green Power

Comissão de Vereadores para acompanhamento das atividades da eólica recebe representante da Enel Green Power
Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (06.05) a Comissão de Vereadores para acompanhamento dos trabalhos voltados à atividade eólica em Brumado estiveram reunidos no gabinete do presidente da mesma, vereador José Ribeiro Neves a fim de receber o engenheiro Ambiental Camilo Sócrates, responsável pela comunicação social da empresa Enel Green Power. Os vereadores apresentaram ao engenheiro as finalidades e objetivos da formação da Comissão destacando a dificuldade de estreitamento do diálogo com as empresas responsáveis pelo Parque Eólico, fato que cria obstáculos para o andamento das ações da Comissão, assim como a impossibilidade de apresentação à população das informações por ela solicitada, em especial relativas à contratação. O responsável pela comunicação social, engenheiro Camilo Sócrates reconheceu e justificou o distanciamento por ser um ato natural e inicial na fase em que se encontra o empreendimento. Porém garantiu que será mantido um amplo diálogo e comunicação conforme solicitado. Finalizando a reunião solicitou-se que o representante da empresa viabilize reunião entre os vereadores que compõem a Comissão e os representantes das empresas Enel Green Power e Cortez Engenharia, preferencialmente na próxima semana, quando estará acontecendo no período de 09 a 13 reuniões para a composição da CAE – Comissão de Acompanhamento do Empreendimento em Brumado.

 


Futsal: Neste sábado (07) tem mais uma rodada do Campeonato Regional de Futsal

Futsal: Neste sábado (07) tem mais uma rodada do Campeonato Regional de Futsal
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Neste final de semana, tem mais uma rodada do 1º Campeonato Regional de Futsal. No sábado (07), dois jogos vão fazer a festa dos torcedores: AABB de Vitória da Conquista x Cândido Sales, em Vitória da Conquista e Milan de Aracatu x Juventude Futsal de Brumado, em Aracatu. A competição segue com sucesso absoluto e em breve serão conhecidos os semifinalistas.


Deputado Marquinho Viana recebe em seu gabinete lideranças políticas de Anagé

Deputado Marquinho Viana recebe em seu gabinete lideranças políticas de Anagé
Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (02), o deputado Marquinho Viana (PSB) teve a satisfação de receber em seu gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia, a advogada Zite, pré-candidata a prefeita do município de Anagé, juntamente com os vereadores Ademário - presidente da Câmara -  e ‘Toezinho Sim’, que visita com regularidade o gabinete para tratar de assuntos de interesse de seu município.


Riacho de Santana: Segundo PF, prefeito Tito Eugênio Cardoso desviou mais de 100 milhões

Riacho de Santana: Segundo PF, prefeito Tito Eugênio Cardoso desviou mais de 100 milhões

Após operação desencadeada pela Polícia Federal  ( PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), denominada ‘Operação Imperador’, a qual  investiga fraudes em recursos da educação, três mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de medidas cautelares são cumpridos na manhã de quinta-feira (5) nas cidades de Guanambi, Tanque Novo e Riacho de Santana. Na última cidade, o prefeito Tito Eugênio Cardoso (PDT) teve a prisão preventiva decretada.  No município servidores da prefeitura e empresários são acusados de praticar fraudes em licitação, desvio de recursos públicos da educação e  lavagem, de dinheiro. Segundo agentes da PF, em entrevista coletiva na cidade de  Vitória da Conquista, as investigações começaram a partir da denuncia apresentada por vereadores daquele município ao Ministério Público Federal, que a repassou para a Controladoria Geral da União (CGU). “O Ministério Público nos comunicou da denúncia e então passamos a investigar. Então percebemos diversas irregularidades nas licitações, como alto valor para a retirada de documentos e excesso de exigências. Para se ter uma ideia, eles pediam que a empresa proponente tivesse pelo menos 50 por cento da frota em seu patrimônio, o que totaliza 10 veículos. Então, a empresa liga ao prefeito tomou os veículos na forma de empréstimo e depois os devolveu. Por fim, ele contrataram veículos e motoristas que já prestavam serviço em outra gestões para fazer o transporte dos estudantes”, revelou  o chefe da CGU na Bahia, Adilmar Gregorini. De acordo com o  delegado federal, Rodrigo Kolbe, o prefeito Tito Eugênio constituiu empresas fraudulentas, em nome de laranjas, e colocou na administração parentes ou pessoas de sua confiança, como o ex-chefe de gabinete. O valor movimentado de forma irregular foi de mais de 100 milhões de reais e , parte deste dinheiro,, segundo a PF,  foi usado para pagar dívida de campanha.


Bahia: Governador Rui Costa nega saída do PT

Bahia: Governador Rui Costa nega saída do PT
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Foi especulado que o governador Rui Costa (PT) estaria avaliando deixar o partido e com possibilidade de migrar para o PSD. No entanto, durante entrevista a uma rádio no município de Jequié, o governador negou a possibilidade. ”Uma das regras básicas de quem fez Curso de Jornalismo é consultar, dar uma ligada para a pessoa sobre a qual você vai noticiar, para confirmar se é verdade ou mentira determinada questão. Infelizmente, parece que esta aula não foi bem dada em algumas faculdades ou os alunos faltaram a esta aula. Não me perguntaram sobre essa notícia, se tivessem em perguntado, eu teria dito que não tinha menor cabimento . Eu admiro e respeito todos os partidos da nossa base, do mesmo jeito que eu não vou deixar de frequentar a igreja ou acreditar em Deus porque determinado membro cometeu algo ilícito, não vou deixar de acreditar na política que é o único instrumento de mediação dos conflitos entre os seres humanos  e não deixar de construir o partido que ajudei a fundar e transformou para melhor a vida do povo brasileiro e nordestino, porque tiveram algumas pessoas dentro do PT  que cometeram erros  e estão sendo julgados”, asseverou. 


INFORME PUBLICITÁRIO

Avatim: opções especiais de presentes para o Dia das Mães

Avatim: opções especiais de presentes para o Dia das Mães
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Origem do Amor incondicional, exemplo de dedicação. Ser mãe é a expressão de força e coragem pelo simples fato de amar em plenitude. Todas elas partilham do dom mais precioso: A essência da vida. Localizado na Praça Armindo Azevedo, 484, Centro. Brumado - BA. Telefone: (77) 3453-1967.


Brumado: bandidos armados invadiram salão no Bairro Esconso

Brumado: bandidos armados invadiram salão no Bairro Esconso
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Um salão de beleza localizado na Rua Júlia Teles, no Bairro Esconso, em Brumado, foi alvo de assaltantes na tarde da última quarta-feira (04). Segundo informações da proprietária do estabelecimento comercial, em depoimento a polícia, dois indivíduos chegaram ao local a bordo de uma motocicleta. Eles adentraram o salão e portando um revólver um dos criminosos anunciou o assalto. Eles subtraíram R$ 90 do caixa, um valor não contabilizado de uma cliente e ainda um aparelho celular.


Prefeito Aguiberto visita obras do novo Cemitério da Vila Presidente Vargas; previsão de entrega é para o mês de junho

Prefeito Aguiberto visita obras do novo Cemitério da Vila Presidente Vargas; previsão de entrega é para o mês de junho
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esteve visitando as obras do novo Cemitério da Vila Presidente Vargas na tarde desta quinta-feira (06). O chefe do executivo brumadense ficou muito satisfeito com o andamento das obras, as quais deverão ser concluídas no mês de junho, o que fará com que a inauguração possa vir a fazer parte da ampla agenda que está sendo formatada para as comemorações do aniversário da cidade. A conquista foi obtida com a colaboração da empresa Magnesita que doou o terreno para a construção. Segundo o secretário André Cardoso “a administração participativa vem sendo determinante para essas novas conquistas para Brumado, já que o governo municipal está sempre aberto ao diálogo e a participação dos que querem colaborar para o desenvolvimento do município”. Aguiberto garantiu que irá dar um fôlego ainda maior para o grande número de obras que está sendo realizada na cidade, para que as mesmas também venham a integrar a programação de aniversário da cidade. “Estamos intensificando ainda mais as nossas ações nesse sentido, para que as comemorações sejam compostas de grandes realizações para o município”, enfatizou o gestor que ainda destacou que “a solicitação dos moradores foi atendida, os quais agora poderão realizar o sepultamento dos seus entes queridos neste novo cemitério”.


Big lanches e Ajax disputam liderança do Campeonato Brumadense de Futsal

Big lanches e Ajax disputam liderança do Campeonato Brumadense de Futsal
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nesta sexta-feira (06), no Ginásio Municipal de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, acontecem dois grandes jogos pelo Campeonato Brumadense de Futsal. No primeiro jogo, a grande disputa do primeiro lugar entre BIG lanches x Ajax. Os dois times estão invictos no campeonato e prometem um grande espetáculo dentro de quadra. A segunda partida será entre Cavalhada x Feirense, grande clássico dos times do Bairro Dr. Juracy.


Nova formatura da Educação Profissional acontece em Brumado

 Nova formatura da Educação Profissional acontece em Brumado
Foto: Divulgação

O Governo do Estado está formando 10.459 técnicos de nível médio em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Nos municípios baianos de Amargosa, Brumado, Capim Grosso, Santa Luz, São Domingos e Uauá, 334 novos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional participam da solenidade de formatura, durante o mês de maio. A solenidade de formatura dos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão e Meio Ambiente, será realizada no sábado (21), às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Mais de 55 mil estudantes da rede estadual da Educação já concluíram o curso técnico de nível médio em toda Bahia desde 2010. Com a formação, jovens e trabalhadores estarão aptos para atender e se beneficiarem das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia, podendo, desta forma, permanecer nos seus locais de origem.


Plano Estadual de Educação é aprovado na Alba sem as palavras ‘gênero’ e ‘sexualidade’

Plano Estadual de Educação é aprovado na Alba sem as palavras ‘gênero’ e ‘sexualidade’
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Foi aprovado por maioria na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (04), o projeto de lei nº 21.625/2015 que estabelece o Plano Estadual de Educação – PEE-BA. O PL polêmico, passou por todas as comissões da Alba e ainda foi discutido exaustivamente durante a manhã desta terça-feira (03), em reunião da comissão conjunta formada pela Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Comissão de Constituição e Justiça; Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e a Comissão de Direitos Humanos. O presidente Marcelo Nilo abriu a sessão para a votação do Plano Estadual de Educação, que teve de ser suspensa até os dois grupos – a favor e contra ao debate de gênero nas escolas – chegarem a um acordo e serem acomodados nas duas galerias do plenário, após muito tumulto. O ponto mais polêmico do PEE era o artigo 2 que falava em "assegurar que a questão da diversidade cultural, religiosa, de gênero, sexualidade e etnia sejam objeto de tratamento didático-pedagógico e integrem o currículo dos escolares e da formação de professores para essa etapa da educação". Esse artigo foi retirado do PL votação durante a sessão da comissão conjunta.O projeto foi aprovado com a supressão das palavras ‘sexualidade’ e ‘gênero’ e a palavra ‘diversidade’ foi mantida. A votação em primeiro turno foi por unanimidade e em segundo turno oito deputados votaram contra as emendas que pediam a retirada dos termos citados. O PL agora segue para a sanção do governador Rui Costa.Entre as diretrizes do PEE-BA estão, a erradicação do analfabetismo; a universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase no desenvolvimento integral do sujeito, na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação; formação para o desenvolvimento integral do sujeito, para a cidadania e para o trabalho, com ênfase nos valores morais e éticos nos quais se fundamenta a sociedade; promoção do princípio da gestão democrática da educação no Estado; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do Estado; valorização dos profissionais da educação; promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais