SISU CONVOCA CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA

SISU CONVOCA CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA O benefício será concedido aos estudantes de cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no Sisu por meio das cotas sociais.

Os candidatos em lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão convocados, a partir de hoje (18), para as vagas correspondentes à primeira opção de curso. O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800-616161. Os selecionados deverão verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. O Sisu ofereceu 129,3 mil vagas em 3,7 mil cursos na primeira edição deste ano, 18% a mais em comparação com o mesmo período de 2012. Ao todo, 101 instituições públicas aderiram ao sistema para a seleção de estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram 1.949.958 inscritos. Em janeiro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o pagamento de bolsa assistência estudantil, no valor de R$ 400, para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais. O benefício será concedido aos estudantes de cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no Sisu por meio das cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio deste ano. Agência Brasil.


DE NOVO: MULHER É MORTA A PEDRADAS EM BRUMADO

DE NOVO: MULHER É MORTA A PEDRADAS EM BRUMADO A mulher teve o rosto desfigurado devido as pedradas. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Uma mulher foi encontrada morta na madrugada deste domingo (17) por volta das 04h30, na Rua Nazaré, Bairro Dr. Juracy, na cidade de Brumado. Nossa reportagem esteve no local e segundo informações da Polícia Militar, o corpo estava no meio da rua e foi achado por pessoas que passavam pelo local e ligaram no 190 informando do crime. Ainda conforme a polícia, ela foi assassinada com pedradas na cabeça. Ainda não se sabe o nome da mulher. Ela foi encontrada com muitos ferimentos na cabeça e teve afundamento no crânio, ao lado do corpo foram encontrados, um boné, uma chave e várias pedras que teriam sido utilizadas para cometer o assassinato. O SAMU 192 foi solicitado, mas chegando ao local ficou constatado que a mulher já não tinha vida. Ainda de acordo com a polícia, não existem suspeitos para o assassinato, mas ao que tudo indica deve ter ligação com o tráfico de drogas. O que chama a atenção é que esse é o segundo homicídio cometido nesses moldes em apenas uma semana. Fica registrado o quarto homicídio do ano na cidade em menos de dois meses.


TRÁFICO: 10 KG DE DROGAS APREENDIDAS EM BRUMADO

TRÁFICO: 10 KG DE DROGAS APREENDIDAS EM BRUMADO Baixa no Tráfico de drogas em Brumado. 10 KG de drogas [maconha e pasta base de cocaína] apreendidas. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Polícia Militar continua combatendo o tráfico de drogas em Brumado e na manhã deste sábado (16) foram apreendidos 10 quilos de drogas [maconha prensada e pasta base de cocaína] e ainda 3 mil ampolas para embalo de cocaína. Após uma ação do SME (Sessão de Missões Especiais – Serviço de Inteligência da Polícia Militar) que ao fazer uma ronda no Loteamento Malhada Branca, percebeu uma atitude suspeita de três pessoas, sendo, uma mulher, um menor e um maior, que ao verem a polícia retornaram para dentro de uma casa. Com isso foi solicitado reforço. Assim que duas guarnições da PM chegaram, foi feito um cerco na residência, quando os policiais adentraram na casa foi encontrada uma mochila com os entorpecentes. A droga e as pessoas foram conduzidas para a delegacia. O menor foi apreendido, a mulher e o homem ficaram presos. A droga que estava embalada em sacos plásticos e com pó de café para camuflar é avaliada em cerca de R$ 200 mil reais.


BRUMADO: POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTO ROUBADA

BRUMADO: POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTO ROUBADA A moto foi encontrada abandonada em uma estrada na região de Umburanas. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na tarde desta sexta-feira, 15, o PETO (Pelotão Especial Tático Operacional) da Polícia Militar (34ª CIPM-Brumado) recuperou uma moto que havia sido roubada na região de Umburanas zona rural de Brumado. Assim que foi comunicado o roubo da motocicleta uma guarnição do PETO se deslocou para a localidade. Quando a viatura passava pela BR-030 dois indivíduos que estavam escondidos nas margens da rodovia, perceberam a presença da polícia e dispararam contra a guarnição, com isso os policiais revidaram tempo em que os ladrões fugiram por um matagal. Após uma ronda na região do roubo a moto foi encontrada abandonada. O veículo foi encaminhado para o pátio da delegacia de Brumado.


11º CAMPEONATO DE FUTSAL DO SUDOESTE DA BAHIA

11º CAMPEONATO DE FUTSAL DO SUDOESTE DA BAHIA A competição acontece entre março e junho

Vem aí o 11º Campeonato de Futsal do Sudoeste da Bahia. A competição acontecerá de março a junho, e contará com a participação de diversas cidades da região. O Primeiro Zonal será realizado em Brumado nos dias 30 e 31 de março. Além da cidade de Brumado, já estão confirmados os zonais nas cidades de Planalto, Encruzilhada, Paramirim, Barra do Choça e Ibicoara. Esse ano a competição homenageia Antônio Carlos Tavares, ex-presidente da Federação Baiana de Futebol de Salão (FBFS) que dá nome ao troféu de campeão. A equipe campeã será primiada com troféu e dinheiro. A realização é da empresa Atividades Roberto Esportes.


HORÁRIO DE VERÃO TERMINA À MEIA-NOITE DE HOJE

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA À MEIA-NOITE DE HOJE O horário de verão começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e encerra no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

O horário de verão, que começou no dia 21 de outubro do ano passado, termina neste domingo (17), quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Tocantins. Segundo o neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Raimundo Nonato Delgado Rodrigues, os impactos do fim do horário de verão sobre a saúde da população são menores do que quando ele começa. O corpo deve se habituar à mudança gradualmente e, no período de adaptação, que deve durar em torno de uma semana, as pessoas tenderão a acordar mais cedo e vão sentir sono mais cedo à noite. “O ideal seria aos poucos fazer com que o sono fosse atrasado, de forma que a pessoa acordasse um pouquinho mais tarde”. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), neste ano o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico (entre as 18h e as 21h) nos estados em que foi implementado. A mudança é adotada todos os anos no país para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Agência Brasil.


BRUMADO: DESLIGAMENTO DE ENERGIA PROGRAMADO

BRUMADO: DESLIGAMENTO DE ENERGIA PROGRAMADO O desligamento acontecerá neste domingo, 17. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, nesse domingo (17) das 07h às 13h nas Ruas, Euclides da Cunha, Coronel Tibério Meira, Joana Angélica, Marechal Deodoro, Travessa Oflavio Silveira Torres e Praça Capitão Francisco de Souza Meira. Esse desligamento será necessário para que técnicos da empresa possam realizar, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica que atende ao município. Para sua segurança, a Coelba alerta que reparos nas instalações ou equipamentos elétricos internos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia. A Coelba agradece a compreensão de seus clientes e se coloca à disposição os esclarecimentos necessários.


BRUMADO: AULAS DA REDE MUNICIPAL RETORNAM SEGUNDA 18

BRUMADO: AULAS DA REDE MUNICIPAL RETORNAM SEGUNDA 18 São mais de 12 mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na próxima segunda-feira (18), os alunos da rede municipal de ensino, em Brumado, terão o início letivo 2013. As escolas receberão cerca de 12 mil alunos e todos os preparativos para a volta as aulas já foram concluídos. Além disso, a Jornada Pedagógica foi finalizada e os professores também já estão prontos para mais um ano letivo. As aulas de algumas escola particulares também terão início na segunda (18).


CÂMARA: ALGUNS LÍDERES DE PARTIDOS SÃO INDICADOS

CÂMARA: ALGUNS LÍDERES DE PARTIDOS SÃO INDICADOS Restam ainda alguns partidos indicarem seu líderes. (Foto/Arquivo: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na noite de quinta-feira, 14, aconteceu mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Brumado. Durante a sessão, os presidentes de alguns partidos comunicaram através de ofício à presidência da casa  quais seriam os vereadores  lideres e vice-líderes dos partidos. José Carlos dos Reis será o líder do PDT e Agno Meira líder do PC do B, enquanto Liu Vasconcelos será a vice-líder. Já o PT indicou José Ribeiro Neves e o PSB indicou como líder Castilho Viana e vice-líder, Romar Pereira.


BIOGRAFIA: ALBERTINO MARQUES BARRETO

BIOGRAFIA: ALBERTINO MARQUES BARRETO Antonio Novais Torres - Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Por Antônio Novais Torres 

Albertino Marques Barreto nasceu na cidade de Ladário (um município situado na região oeste do Estado de Mato Grosso do Sul, no pantanal sul-mato-grossense, às margens do Rio Paraguai), em 08/05/1902. Era filho de Joaquim Marques Barreto e D. Maria Cândida Barreto. Irmãos: Joaquim, Maria Cândida, José Filho, Anita, Manoel, Francisca e Antônia. Seus avós: Joaquim Marques Barreto e Maria Cândida Barreto; José Joaquim dos Santos e Cândida Maria dos Santos. Trabalhou na Rede Ferroviária Brasileira. Primeiramente como maquinista, quando sofreu um acidente, caindo na caldeira da locomotiva a vapor, conhecida por maria-fumaça, e queimou-se (usava camisa de mangas compridas para ocultar as lesões sofridas no acidente). Depois, como telegrafista.

Por Antônio Novais Torres


Albertino Marques Barreto nasceu na cidade de Ladário (um município situado na região oeste do Estado de Mato Grosso do Sul, no pantanal sul-mato-grossense, às margens do Rio Paraguai), em 08/05/1902. Era filho de Joaquim Marques Barreto e D. Maria Cândida Barreto. Irmãos: Joaquim, Maria Cândida, José Filho, Anita, Manoel, Francisca e Antônia. Seus avós: Joaquim Marques Barreto e Maria Cândida Barreto; José Joaquim dos Santos e Cândida Maria dos Santos.


Trabalhou na Rede Ferroviária Brasileira. Primeiramente como maquinista, quando sofreu um acidente, caindo na caldeira da locomotiva a vapor, conhecida por maria-fumaça, e queimou-se (usava camisa de mangas compridas para ocultar as lesões sofridas no acidente). Depois, como telegrafista.


Percorreu várias cidades (principalmente dos estados de MT/MS/SP/BA), em função do seu exercício profissional. Esteve na Bolívia para fazer curso visando ao aprimoramento no seu trabalho na Rede Ferroviária Brasileira. No seu retorno, veio para a Bahia, onde conheceu Maria Roza dos Santos, com quem se casou.


Maria Roza dos Santos era natural de Barra da Estiva e filha de José Joaquim dos Santos (Jó) e Cândida Maria dos Santos. Viúva de Cassiano, contraiu segundas núpcias com Albertino Marques Barreto. Casaram-se em Caetité, quando ela passou a assinar Maria Roza dos Santos Barreto. Ela era proprietária de uma padaria (herdada do pai) e, a partir do casamento, passou a ser conhecida como Maria de seu Albertino. Teve com ele os seguintes filhos: Albertino Filho (16-04-49), Luiz Carlos (24-08-1951), Marizete (09-05-1953), Scheilla (30-08-1955) e Célia (15-11-1957).


Aficionado pelo futebol, foi um dos fundadores da Liga Brumadense de Futebol, da qual foi presidente, e fundador do Clube Santa Cruz que defendia o Bairro “Tanque do Governo”, sendo ele o presidente da agremiação.


Elegeu-se vereador em Brumado pela ARENA, em novembro de 1966, com 184 votos, para o período de 01-02-1967 a 31-01-1971, no governo do então prefeito Juracy Pires Gomes. De 1969 até 1971, não percebeu subsídios por força do Ato Institucional nº 07 de 26 de fevereiro de 1969.


Sua atividade parlamentar foi intensa. Estes foram alguns dos projetos e indicações de Albertino Marques Barreto no período de sua vereança: solicitou auxílio para a Liga Desportiva Brumadense; por meio da Indicação 16/67, sugeriu a construção de um albergue noturno; comunicou à casa parlamentar que, em 08/06/1968, realizar-se-ia, no Centro Espírita Fraternidade, a primeira concentração espírita de Brumado; foi o autor do PL nº 176/68, denominando Alan Kardec a então rua Tiradentes; apresentou moção de confiança ao prefeito Juracy Pires Gomes e moção de pesar pelo falecimento do comerciante Francisco Ramos da Silva – Chiquinho Gavião –, em 06/10/1968; indicou ao prefeito a criação de uma secção de informação e reclamação pública; solicitou à Câmara o encaminhamento ao Governador do Estado do pedido de um curso técnico contábil anexo ao Ginásio General Nelson de Melo. Essa solicitação fora firmada por vários estudantes do curso noturno; solicitou do Executivo, por meio de ofício, o fornecimento aos trabalhadores da limpeza, a título de gratificação natalina, de uniforme completo, inclusive botinas, já que não percebiam o Abono de Natal; apresentou pedido de colaboração de todos os poderes para a estadualização do ginásio, a fim de solucionar as difíceis situações educacional e financeira em que se encontrava a instituição; fez a indicação 85/69, solicitando ao chefe do Executivo destinar verba para a Fundação Hospitalar de Brumado para cobrir deficit da instituição; solicitou melhorias na educação do bairro São Félix, com voto de louvor e homenagem às professoras Celeste Ávila de Magalhães Souza e Terezinha Marques de Souza (Tereza Souza) pelos serviços educacionais prestados àquele bairro.


 Fez críticas à administração do prefeito Juracy Pires Gomes que rebateu os argumentos do vereador e teve apoio de toda a sua bancada; sugeriu, com o apoio dos colegas, a realização de competições esportivas para angariar recursos para a Fundação Hospitalar de Brumado, por se encontrarem as obras paralisadas; fez indicação ao chefe do Executivo para pleitear ao Governador do Estado a construção de uma rodoviária no terreno destinado aos jogos esportivos, tendo em vista a construção de um novo estádio no Campo de Aviação. Foi escolhido pela bancada da ARENA como seu líder; foi membro das Comissões: de Constituição de Justiça e Redação de Leis, de Finanças e de Higiene e Estatística. Segundo informações, que podem não ser verossímeis, também foi candidato pelo PCB a deputado estadual, quando residia em Urandi, localidade onde trabalhou.


O Centro Espírita Fraternidade (CEF) foi fundado em 31-01-1954, por membros da sociedade espírita de Brumado-Ba. Dentre eles, destaca-se o senhor Albertino Marques Barreto. A entidade encontra-se localizada na Rua Allan Kardec, nº 68 e promove diversas atividades sociais e beneficentes. Albertino é considerado o fundador do espiritismo em Brumado.


O Centro Educacional Divaldo Pereira Franco (CEDPF), fundado em 31/01/1994, foi idealizado pelo senhor Albertino Marques Barreto. Em sua homenagem, foi fundada a Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto (SEAMB), em 06 de dezembro de 1987, cuja sede está localizada na Rua Sandra Batista S. Medeiros, nº 8, URBIS I (antiga Rua “A” do Conjunto Habitacional Brumado I). Também o seu nome foi dado a uma Rua no Bairro Olhos D’água, com aprovação, por unanimidade, dos votantes.


Ele foi um dos fundadores do Sindicato Rural, para o qual providenciou toda a documentação. Ali trabalhou como assessor, fez consultorias e redigiu várias atas sem, contudo, ser funcionário registrado na instituição, era um voluntário.


Albertino Marques Barreto cursou o segundo grau completo e era um homem esclarecido, grande leitor, um intelectual. Comunista pertencente ao PCB e espírita convicto, simples e de boa conduta, só praticou o bem. Foi exemplar no exercício de seus misteres e bom pai de família. Bater papo com os amigos, colhendo e emitindo opiniões sobre os assuntos ventilados, era um dos seus passatempos preferidos.


Parece ter sido o único comunista que se declarou espírita. Alimentava o seu espírito através da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec (pseudônimo). A população, erroneamente, acreditava, ou acredita que comunista era ou é ateu. Vejam o que disse o poeta mais popular do Brasil, Patativa do Assaré, em versos extraídos de cordéis de sua autoria sobre o fato político: “Quem apoia o comunismo/ gosta do diabo também”, “O comunismo Fatal/ não queremos no Brasil”, “O regime comunista/é contra a religião”, “Na doutrina de Lenin/só reina a imoralidade”. Essa era a visão deturpada por meio da qual se conceituava o comunismo.


O preito ao Sr. Albertino estendeu-se a membros de sua família. A professora Scheila Barreto Spínola Santos (falecida), sua filha, foi homenageada nominando uma escola de destaque da sede do município. A SEAMB homenageou Maria Rosa dos Santos, sua esposa, com uma escola de evangelização na sede da entidade, no bairro da URBIS I.


Albertino faleceu em 19-09-1983, com 81 anos, e teve o óbito atestado pelo médico Geraldo Leite Azevedo. Foi enterrado no cemitério municipal Senhor do Bonfim. Maria Roza dos Santos Barreto faleceu em 02/10/1990, com 74 anos. Também está sepultada no cemitério municipal Senhor do Bonfim. O óbito foi atestado pelo médico Ivan Meira de Castro Gomes, sendo declarante a filha Scheilla Barreto.


Antonio Novais Torres

CONTINUE LENDO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BA RETOMA ATIVIDADES

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BA RETOMA ATIVIDADES Reabertura dos trabalhos na Assembleia é realizada com sessão solene e honras militares. (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa da Bahia retornou aos trabalhos nesta sexta-feira (15), a partir das 9h, com o presidente Marcelo Nilo passando em revista a Guarda de Honra formada pelos cadetes da Academia e a Banda de Música da Polícia Militar. Em seguida, Nilo recepcionou o governador Jaques Wagner e após as entrevistas coletivas, seguiram para o Plenário da Alba para dar início à sessão especial. A sessão solene para a reabertura dos trabalhos da 17ª Legislatura, teve inicio com a execução do hino nacional pelo Coral da Assembleia. Logo após, o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, passou a palavra ao governador Jaques Wagner, que leu a tradicional mensagem do Executivo ao Parlamento, com o balanço das ações do governo do estado no último ano e as perspectivas para 2013. O chefe do Executivo anunciou para este ano um orçamento da ordem de R$5.3 milhões em investimentos, disse que espera a manutenção do exercício da democracia no Legislativo baiano e que pretende solicitar a aprovação de empréstimos para o Executivo, para que as obras estaduais em curso possam ser consolidadas.


POLUIÇÃO NA VILA PRES. VARGAS É DESTAQUE NA CÂMARA

POLUIÇÃO NA VILA PRES. VARGAS É DESTAQUE NA CÂMARA Moradores não aguentam mais tanta poluição (Foto/Arquivo: Wilker Porto | Brumado Agora)

Em uma sessão da Câmara bastante movimentada, na noite de quinta-feira, 14, várias indicações foram feitas pelos vereadores. Os vereadores Édio Pereira e José Carlos de Jonas apresentaram um requerimento que convoca os representantes da Magnesita a prestarem esclarecimentos à Câmara e a população em relação os particulados que os fornos da empresa despejam sobre Vila Presidente Vargas. Segundo o comunista, “é uma questão ambiental e de saúde pública. Estaremos firmes nesta luta em defesa dos moradores da Vila’’. O requerimento foi aprovado. Inclusive esse assunto já foi tema de várias matérias no Brumado Agora.


CENTRAL DAS SOLDAS SEU REVENDEDOR AUTORIZADO STIHL

CENTRAL DAS SOLDAS SEU REVENDEDOR AUTORIZADO STIHL

A Central das Soldas agora é Revenda Autorizada STIHL, para Brumado e região. A STIHL é líder de mercado e possui um amplo mix de produtos, que vão desde motosserras, roçadeiras e pulverizadores, até ferramentas multifuncionais. Venha nos fazer uma visita e conferir as nossas ofertas. A Central das Soldas fica localizada a Avenida Centenário, 611 – Brumado. (77) 3441-5487.


VÍDEO: METEORITO LANÇA BOLAS DE FOGO E FERE 500

VÍDEO: METEORITO LANÇA BOLAS DE FOGO E FERE 500 Janelas de um centro esportivo ficaram destruídas após serem atingidas por meteoritos nos Montes Urais (Foto: Reuters)

Cerca de 500 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros. Segundo agências de notícias russas, o Ministério de Situações de Emergência do país informou que 514 pessoas ficaram feridas e buscaram assistência médica, incluindo 82 crianças. Destas, 112 foram hospitalizadas. Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou. O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente. Informações G1.


CARNAVAL: PRE FLAGRA PROPAGANDA IRREGULAR NA BA-148

CARNAVAL: PRE FLAGRA PROPAGANDA IRREGULAR NA BA-148 As faixas de propaganda foram colocadas em placas de sinalização. (Fotos: Polícia Rodoviária Estadual)

Em contato com a redação do Brumado Agora, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE)enviou fotos do flagrante que foi feito, durante o carnaval, na BA-148, rodovia que liga Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas. As fotos mostram propagandas anexadas às placas de sinalização localizadas nas margens da rodovia. “Além de prejudicar a sinalização, desrespeita as campanhas educativas e os esforços de toda a sociedade em reduzir os acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados”, informou a PRE.


OPOSIÇÃO ACUSA GOVERNO DE MAQUIAR ROMBO NAS CONTAS

OPOSIÇÃO ACUSA GOVERNO DE MAQUIAR ROMBO NAS CONTAS Oposição acusa governo de 'maquiar' rombo nas contas do Estado.

A bancada oposicionista na Assembleia Legislativa da Bahia protocolou representação no Ministério Público contra o governador Jaques Wagner (PT) e o secretário estadual da Fazenda, Luiz Petitinga, na qual acusa os gestores de “maquiarem” um rombo de mais de R$ 2,1 bilhões nos cofres do Estado. Segundo reportagem do jornal A Tarde, a oposição afirma que o governo utilizou recursos vinculados a convênios e transferências da União e de organismos internacionais para cobrir o buraco nas contas do ano passado. De acordo com a denúncia, no montante usado na operação haveria dinheiro do Fundeb no valor de R$ 433 milhões, além de recursos destinados à Saúde, nos valores de R$ 41,7 milhões. A suposta “maquiagem” é ilegal, já que as verbas referidas só podem ser aplicadas nas áreas às quais são destinadas, como saúde e educação. O líder da maioria, deputado Zé Neto (PT), reconheceu dificuldades com custeio e pessoal, mas declarou que o governo fez tudo dentro da legalidade.


RESSACA DO CARNAVAL NO ESCRITÓRIO BAR EM BRUMADO

RESSACA DO CARNAVAL NO ESCRITÓRIO BAR EM BRUMADO A festa acontecerá neste sábado (16) às 16 horas.

Está confirmada a ressaca de Carnaval do BAR ESCRITÓRIO, localizado na Praça do Jurema, em Brumado. Atendendo a pedidos acontecerá novamente uma festa que irá relembrar os antigos sucessos de: Luis Caldas, Armandinho, Banda Mel, Chiclete com Banana, entre outros. A festa será neste sábado (16) às 16 horas. Não percam!


'ZIRIGUIDUM' É ELEITA MELHOR MÚSICA DO CARNAVAL

'ZIRIGUIDUM' É ELEITA MELHOR MÚSICA DO CARNAVAL A música recebeu 76% dos votos e é a versão de Gileno e Gilmar Gomes para uma canção cubana, da década de 50, chamada Yiri Yiri Boum. (Foto: Ibahia)

Não deu outra. A música escolhida pelos foliões como a melhor do Carnaval 2013, segundo a pesquisa Bahia Folia, foi Ziriguidum, sucesso da banda Filhos de Jorge. O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira (14) pela TV Bahia. A música recebeu 76% dos votos e é a versão de Gileno e Gilmar Gomes para uma canção cubana, da década de 50, chamada Yiri Yiri Boum, interpretada por Gnonnas Pedro. Pelo 20º ano consecutivo a Rede Bahia elege pela internet, por telefone e por entrevista com o público nas ruas, através da P&A Instituto de Pesquisa, a melhor música do carnaval. Em entrevista à TV Bahia o vocalista da Filhos de Jorge, Dan Miranda, foi uma surpresa para a banda o título de melhor música do Carnaval 2013. "A gente não tava esperando tanta coisa. Não existe preço pra isso. É um prêmio muito significativo para a gente", contou. No ano passado, a música ganhadora foi "Circulou", uma composição de Fábio Alcântara, Leonardo Reis e Magary Lord. A música fez sucesso na voz do cantor Saulo, vocalista da Banda Eva na época, e foi executada diversas vezes durante a folia por vários cantores. Informações Correio. Veja no player abaixo o clipe da música.


Abasteça seu veículo com os combustíveis do Posto Meira

Abasteça seu veículo com os combustíveis do Posto Meira Gasolina por somente R$ 3,109 é no Posto Meira. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na hora de abastecer seu veículo vá ao Posto Meira, atendimento preferencial, combustíveis de qualidade e preço baixo aos finais de semana. Temos ainda super troca de óleo a partir de R$ 52,00. Durante sábados e domingos, gasolina por R$ 3,109 o litro. Já chegou no Posto Meira o Diesel S-10. Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Felix. Telefone: 77 3441-7851.


BRUMADO: HOSPITAL LOTADO DEVIDO SUSPEITAS DE DENGUE

BRUMADO: HOSPITAL LOTADO DEVIDO SUSPEITAS DE DENGUE Segundo Cláudio Feres, estão sendo registrado cerca de 100 suspeitas de dengue por dia. (Foto/Arquivo: Wilker Porto | Brumado Agora)

Há vários dias, o Hospital Magalhães Neto (HMN) em Brumado tem recebido um grande número de pacientes durante o dia e noite. Por meio de contato telefônico, o secretário de Saúde da cidade, Cláudio Feres, informou a reportagem do Brumado Agora o motivo do grande movimento na Unidade. “O Hospital está tendo uma média de 100 pessoas por dia com suspeita de dengue, e com isso têm gerado certo tumulto. Pedimos as pessoas com suspeita da doença que procurem as UBS (Unidade Básica de Saúde) de seu bairro, pois os atendimentos estão sendo feitos em horário normais. Procure o enfermeiro ou médico da sua unidade para ser feito esse primeiro atendimento, pois devido essa superlotação acaba atrapalhando o atendimento de outros casos”. O secretário lembrou ainda que o controle do surto de dengue na cidade depende de cada um dos cidadãos. “Nós temos que tomar muito cuidado para que nossa cidade não tenha um surto de dengue, com isso, se alguém souber de terrenos baldios ou algum local com indícios do foco da dengue liguem para o telefone 3441-2757 falar com Valéria ou Túlio e solicitem a Vigilância Epidemiologia para que uma equipe vá ao local tomar as medidas necessárias”. Já foram confirmados casos dengue clássica e não foi registrado nenhum caso de dengue hemorrágica na cidade.


BA: AGÊNCIAS RETOMAM ANTIGO HORÁRIO DE ATENDIMENTO



Com o fim do horário de verão no próximo domingo (17), os bancos de Brumado retomam o antigo horário de funcionamento: as agências abrirão às 10h00 e fecharão às 15h00. São cinco agências bancárias na cidade. Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Itaú.


ALAN PINHEIRO CONQUISTA VAGA DE TITULAR NO VITÓRIA

ALAN PINHEIRO CONQUISTA VAGA DE TITULAR NO VITÓRIA Alan Pinheiro será titular no time do Vitória que enfrenta o Ceará nesta quinta (14). (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O Vitória entre em campo na noite desta quinta-feira (14) em partida válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste, para enfrentar o Ceará no estádio Presidente Vargas (PV) às 21h15. A equipe baiana terá duas novidades, Escudero confirmado no meio-campo ao lado de Renato Cajá, e Alan Pinheiro ao lado de Marcelo Nicássio. O brumadense Alan conquistou a vaga que era de Marquinhos. Confira a escalação do Vitória: Deola; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, David Braz e Mansur; Luís Alberto, Rodrigo Mancha, Renato Cajá e Escudero; Marcelo Nicácio e Alan Pinheiro. Técnico: Caio Júnior. A partida será transmitida pelo canal Esporte Interativo.

ALAN PINHEIRO CONQUISTA VAGA DE TITULAR NO VITÓRIA Caio Júnior comanda treino no campo do estádio do Fortaleza. (Foto: Divulgação)