MARQUINHO PEDE A WAGNER AUDIÊNCIA COM PREFEITOS

MARQUINHO PEDE A WAGNER AUDIÊNCIA COM PREFEITOS Deputado Marquinho Viana pede a Wagner audiência com prefeitos que representa. (Foto: Divulgação)

O deputado Marquinho Viana (PV), participou do café da manhã do governador Jaques Wagner com os 49 deputados de sua base de sustentação política, no Hotel Matiz, no Costa Azul, em Salvador. Na ocasião, o parlamentar solicitou uma audiência para, em companhia dos prefeitos dos municípios que representa na Assembléia Legislativa, apresentar as demandas das comunidades locais. O encontro aconteceu em clima de conciliação e com o objetivo de apontar as metas de trabalho. Também foi feito um balanço da gestão, no último período, para afinar a relação com os integrantes do poder Legislativo.


MÁRCIO MOREIRA REBATE CRÍTICAS A EDUARDO

MÁRCIO MOREIRA REBATE CRÍTICAS A EDUARDO Márcio entrou na defesa de Eduardo. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Após as declarações do vereador Zé Ribeiro (PT), as quais ressaltavam que o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos começou e não terminou as obras e, ainda, deixou Aguiberto (atual prefeito) numa saia justa com tantos problemas para resolver, Márcio Moreira (PSB) rebateu as críticas feitas pelo petista. “Aguiberto não está tendo problema com o que foi deixado por Eduardo. Esses problemas são de muitos anos atrás, o ex-prefeito Eduardo encontrou o hospital parado e deixou funcionando, ele buscou recursos para a realização de obras. O atual prefeito não vive problemas deixados por Eduardo. Nós começamos reconstruir Brumado. Existem obras para terminar sim, mas Eduardo priorizou as escolas e o hospital”. Moreira continuou a defesa ao ex-prefeito dizendo: “Nós lutamos por uma continuidade para que os projetos sejam concluídos. Peço a compreensão dos vereadores para que Aguiberto possa terminar as obras, pois serão feitas as prioridades, que são a saúde e educação”.


SSA: AGNO QUER MUDANÇAS NO TRANSPORTE DE PACIENTES

SSA: AGNO QUER MUDANÇAS NO TRANSPORTE DE PACIENTES Agno Meira solicita mudanças no roteiro de parada do transporte de pacientes de Brumado para Salvador. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O vereador Agno Meira Santos (PC do B), durante sessão da Câmara de Vereadores de Brumado nesta segunda-feira, 04, fez uma indicação ao Prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), a necessidade urgente de proceder a mudança do ponto de desembarque dos pacientes em Tratamento Fora do Município (TFD), na cidade de Salvador, transportados em Micro ônibus fretado pelo Município, para os Hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel, Ana Nery, Irmã Dulce e Hospital das Clínicas. Segundo Agno “O Micro Ônibus fornecido pelo município para o transporte de pacientes em tratamento de saúde fora do domicílio na cidade de Salvador, tem como único ponto de desembarque a Av. ACM, próximo ao terminal Rodoviário. São inúmeras as queixas de pacientes e acompanhantes, que na sua maioria não conhece a cidade, tem dificuldades de utilizar o Sistema de Transportes Coletivo (ônibus), dificuldades financeiras para custear corrida de Taxi, além das dificuldades de locomoção dos pacientes devido suas enfermidades. Diante da situação, o roteiro que atenderá as necessidades dos usuários, deverá passar pelo Hospital Aristides Maltez no Bairro de Brotas, Hospital Santa Isabel no Bairro de Nazaré, Hospital de Ana Nery no bairro da Caixa D’agua, e Hospital Santo Antônio (Irmã Dulce) no Largo de Roma e quando houver pacientes, no Hospital das Clínicas no Bairro Canela” finalizou o vereador.


EVENTOS: A HORA E AGORA JORGE & MATEUS EM BRUMADO

EVENTOS: A HORA E AGORA JORGE & MATEUS EM BRUMADO Jorge e Mateus o show que irá agitar a região sudoeste é dia 21 de março. (Fotos: Divulgação)

O público de Brumado e toda região circunvizinha já está em contagem regressiva para o tão esperado show da dupla sertaneja de maior sucesso no momento: Jorge & Mateus. E para isso, uma mega estrutura já está sendo montada, com um super espetáculo de camarote de  estrutura de alumínio, dando maior segurança e conforto ao folião. Os preparativos estão a todo o vapor e este  mega show será um grande presente para Brumado, pois a dupla Jorge & Mateus é a grande sensação da atualidade na música sertaneja.” A demanda de ingressos superou as expectativas. O evento terá camarote Open bar, com boate e estrutura em alumínio, até então nunca montado na cidade. O Planet Show vai ficar pequeno para esse super evento”, disse o produtor Ney Trindade.


BRUMADO: EDUARDO É ALVO DE CRÍTICAS NA CÂMARA

BRUMADO: EDUARDO É ALVO DE CRÍTICAS NA CÂMARA Os vereadores Zé Ribeiro, Édio Pereira e Zé Carlos de Jonas dispararam contra a administração de Eduardo. (Foto/Composição: Wilker Porto | Brumado Agora)

O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (sem partido), mesmo não fazendo parte, atualmente, da administração da cidade de Brumado, vem sendo alvo de muitas críticas nas sessões da Câmara de Vereadores de Brumado. O petista Zé Ribeiro disparou contra a antiga administração. “Eduardo começou obras e não terminou, não houve uma boa fé, ele [Eduardo] deixou Aguiberto numa saia justa. Aguiberto pegou um ‘pepino’, a cidade está de cabeça para baixo”. Ainda fazendo críticas a antiga administração, Zé Ribeiro em resposta a um comentário de Márcio Moreira (PSB), disparou, “Se Eduardo foi bom foi para vossa excelência, não para o povo”. Já Édio Pereira (PC do B) disse em seu tempo de fala que “Eduardo deixou vários problemas para que o atual prefeito Aguiberto resolva”.  Zé Carlos de Jonas (PT) aproveitando a oportunidade das críticas emendou, “Eduardo foi o prior prefeito da história para a zona rural”, finalizou.


SUDOESTE: ABERTA A JORNADA PEDAGÓGICA EM ARACATU

SUDOESTE: ABERTA A JORNADA PEDAGÓGICA EM ARACATU A jornana pedagógica de Aracatu se encerra nesta terça-feira, 05, às 17h. (Foto: Blog do Anderson)

Com a palestra do conferencista Edgar Schütz foi aberta na noite desta segunda-feira (4) a Jornada Pedagógica 2013 de Aracatu, que esse ano vem como tema “Educação: Desafios de uma nova sociedade em busca do sucesso escolar”. “A gente espera que é um começo da melhora da nossa educação que está muito defasada, e para a gente começar para ter um melhor do município começa pela educação. Eu sei que esses quatro anos do nosso governo serão intensos na educação para que Aracatu possa se desenvolver ainda mais”, disse o prefeito Sérgio Maia (PV), ao Blog do Anderson. Aracatuense, o secretário municipal de Educação, João Alvino Santana Silveira, disse acreditar nos professores para bons resultados em sala de aula, tendo em vista que grande parte de sua vida acadêmica foi em sua terra natal. O prefeito de Lícinio de Almeida e presidente da Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Gavião (Amvagra), Alan Lacerda (PV), expos a sua experiência como gestor da cidade mais bem pontuada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Bahia.


BRUMADO: APRESENTADOS NOVOS NUMEROS DA DENGUE

BRUMADO: APRESENTADOS NOVOS NUMEROS DA DENGUE A secretaria de Saúde de Brumado informa os novos numero da dengue no município. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A secretaria de Saúde de Brumado (SESAU) divulgou novos números da dengue no município. Os dados foram atualizados na última sexta-feira, 1º, e segundo a SESAU, 619 casos foram notificados na cidade, destes 257 confirmados como dengue tipo clássica. 111 casos foram negativos, enquanto 251 ainda não tiveram o resultado do Lacen (Laboratório Central). Poucos casos foram de complicações. O combate ao mosquito transmissor da dengue continua com o carro fumacê e dedetizações feitas por bombas costais em diversos bairros de Brumado.


CONFIRMADO: VICTOR E LÉO NO ARRAIÁ DE CACULÉ 2013

CONFIRMADO: VICTOR E LÉO NO ARRAIÁ DE CACULÉ 2013 Victor e Léo é a primeira grande atração confirmada no Arraiá de Caculé.

O Prefeito de Caculé, José Roberto Neves, o ‘Beto Maradona’ (DEM), confirmou através de seu perfil no Facebook a primeira grande atração do Arraiá de Caculé 2013. A dupla sertaneja Victor e Léo. Após seu anúncio, centenas de pessoas compartilharam a informação. A cada ano que passa, o evento na cidade do sudoeste Baiano vem crescendo e já se tornou referência de festa junina para toda a região. Esse ano vem comprovar esse crescimento, pois a prefeitura já anuncia uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. Em breve mais informações sobre as outras atrações. “Primeira grande atração confirmada para o Arraiá 2013! Viva São João”, disse Beto Maradona.


BAHIA: AL-BA VOTA HOJE O FIM DO 14º E 15º SALÁRIOS

BAHIA: AL-BA VOTA HOJE O FIM DO 14º E 15º SALÁRIOS Assembleia Legislativa vota nesta terça-feira, 05, o fim do 14º e 15º salários

O projeto de lei que acaba com o 14º e 15º salários dos deputados estaduais da Bahia, será votado nesta terça-feira (05), durante sessão ordinária a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa da Bahia. Tendo como autor e coautor do projeto respectivamente, os deputados Zé Neto (PT) e Elmar Nascimento (PR), a decisão tomada por acordo entre a base do governo e a oposição, demonstra o interesse das duas bancadas em votar a emenda.


BAHIA: SETOR DE ENERGIA EÓLICA AMPLIA CAPACIDADE

BAHIA: SETOR DE ENERGIA EÓLICA AMPLIA CAPACIDADE Setor de energia eólica amplia capacidade de geração na Bahia.

Um acordo firmado entre a Renova Energia, líder no mercado de energia eólica contratada do Brasil, e a multinacional francesa Alstom, líder global em infraestrutura ferroviária e geração de transmissão de energia, prevê o fornecimento de 440 aerogeradores para os parques eólicos de Caetité, Guanambi e Igaporã, na região sudoeste da Bahia. Juntos, os equipamentos possuem capacidade para produzir no mínimo 1,2 gigawatt, ou quase o total produzido no mercado brasileiro de energia eólica. O montante da operação é de 1 bilhão de euros, o equivalente a R$ 2,7 bilhões. A parceria foi apresentada nesta segunda-feira (4) pelo governador Jaques Wagner e os presidentes das duas empresas. Também esteve presente o presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco. Estão previstos até 2014, investimentos de cerca de R$ 6,5 bilhões no setor, que irão gerar 5.000 empregos na implantação e 500 na operação dos projetos. Com projetos em implantação, em Casa Nova, Juazeiro, Sobradinho, Morro do Chapéu, Igaporã, Guanambi, Caetité, Macaúbas, Novo Horizonte, Seabra, Campo Formoso e Pindaí, a Bahia dá passos importantes para o aproveitamento do potencial eólico do seu território.


FARMÁCIA DROGAMAIS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO

FARMÁCIA DROGAMAIS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO

Farmácia Dorgamais vendas de medicamentos em geral. A Farmácia Drogamais oferece produtos dos ramos de perfumaria, fraldas, suplementos alimentares, material ortopédico, bengalas, muletas, cadeiras de roda e banho, produtos de higiene bucal e outros. Toda linha de medicamento genérico com até 60% de desconto. Funcionando de domingo a domingo. A farmácia Drogamais está situada na Rua Coronel Tibério Meira, número 126, no Centro de Brumado. Disk entrega 3441-4224.


BRUMADO: CALÇADA DO ESTÁDIO CHEIA DE ENTULHO

BRUMADO: CALÇADA DO ESTÁDIO CHEIA DE ENTULHO Os restos do antigo muro ainda estão no meio da calçada. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O estádio Gilbertão [dos Prazeres], em Brumado, vem passando por uma reforma. A primeira mudança feita no local, ainda na administração do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, foi a construção do muro que ainda está em andamento. Na parte  do estádio que fica na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, o muro foi recuado para atender as exigências do código de obras e Urbanismo da cidade, no entanto, o que chamou a atenção da reportagem do Brumado Agora foi o entulho do antigo muro que, ainda. está no meio da calçada atrapalhando a passagem de pedestres no local. Uma internauta já havia feita a reclamação, através de um e-mail enviado à redação do Brumado Agora, relatando que "o entulho do antigo muro do estádio dos prazeres continua na calçada, empatando os pedestres de circularem por ela". 


BRUMADO: CONSTRUÇÃO DO IFBA EM RITMO ACELERADO

BRUMADO: CONSTRUÇÃO DO IFBA EM RITMO ACELERADO O IFBA está sendo construído no Bairro São José. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na tarde desta segunda-feira, 04, o Brumado Agora registrou o andamento das obras de construção da sede do IFBA - Instituto Federal de Educação da Bahia, em Brumado. As obras estão em ritmo muito acelerado e, em recente entrevista ao Brumado Agora, um dos engenheiros responsáveis pela obra afirmou que antes do fim do ano a construção deverá ser terminada. Vários homens estão trabalhando na construção do Campus que  está localizado em um dos campos de ‘baba’ do Bairro Urbis I (São José) próximo a pista de MotoCross. O IFBA funciona em Brumado como uma extensão do campus de Vitória da Conquista e, atualmente, conta com dois cursos: Edificações e Informática. A Unidade  receberá em 2013 mais um curso, o de mineração.


PROJETO DE MARQUINHO IRÁ BENEFICIAR PREFEITURAS

PROJETO DE MARQUINHO IRÁ BENEFICIAR PREFEITURAS Projeto dispensa prefeituras em situação de calamidade de apresentar certidões para obter recursos emergenciais. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Um projeto de lei que vai dispensar os municípios baianos atingidos por calamidades como a seca inclemente ou enchentes da apresentação de certidões negativas para obtenção de recursos emergenciais dos governos federal e estadual, foi apresentado pelo deputado Marquinho Viana (PV), à Assembléia Legislativa, por considerar que um município sem produção agrícola, de bens ou serviços por causa de calamidades, não pode dispor de certidões negativas de débitos, ficando obviamente impossibilitado de angariar verbas emergenciais. Os resultados positivos da aplicação da nova Lei são notórios e relevantes para a economia do Estado da Bahia e para o bem estar geral da população, com ênfase para o espaço rural, o que conduz à certeza de sua aprovação, finaliza Marquinho Viana.

Um projeto de lei que vai dispensar os municípios baianos atingidos por calamidades como a seca inclemente ou enchentes da apresentação de certidões negativas para obtenção de recursos emergenciais dos governos federal e estadual, foi apresentado pelo deputado Marquinho Viana (PV), à Assembléia Legislativa, por considerar que um município sem produção agrícola, de bens ou serviços por causa de calamidades, não pode dispor de certidões negativas de débitos, ficando obviamente impossibilitado de angariar verbas emergenciais.

 

 O projeto de lei redefine as normas para  repasse de recursos correntes ou de capital aos municípios  nos contratos firmados com os poderes e órgãos da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica  e Fundacional do Estado da Bahia. Em seu artigo 1, o projeto diz que “fica dispensado, o disposto na alínea a, do inciso IV, do parágrafo 1º do Art. 25  da Lei Complementar Nº 101 de 04/5/2000, para fins de repasse de recursos de convênio e contrato n o âmbito da realização da transferência voluntária às prefeituras municipais.

 

Na justificativa, o deputado Marquinho Viana afirma que “as diferenças regionais marcadas por níveis de desenvolvimento diferenciados e condições edafoclimáticas distintas  fazem da Região Nordeste e em particular do Estado da Bahia espaços que requerem tratamento legal específico na aplicação das políticas públicas. Na Bahia, onde a região semi-árida abrange mais de 60% do seu território, a ocorrência de secas freqüentes vem acarretando sérias conseqüências  para a economia do Estado, redução e perda da produção agropecuária, insuficiência de abastecimento de água,  aumento dos índices de doença  e principalmente o empobrecimento da população rural. Diante da complexidade dessa situação de calamidade, limitações legais são impostas aos governantes impedindo uma atuação mais rápida e eficaz das políticas públicas, no combate aos efeitos danosos promovidos pela estiagens prolongadas ou outro tipo de fenômeno.

 

Neste Projeto de Lei, explica o deputado Marquinho Viana,  busca-se criar um novo mecanismo legal que,  com base na Constituição Federal de 1988, na  Lei Complementar Nº 101 de 04/05/2000, Capítulo V,  Art. 25, Transferências Voluntárias, na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado da Bahia – LDO 2013, Capítulo IV, Art. 49, mantenha as exigências previstas para assinatura de convênios com as Prefeituras, organizações sociais e outros, mas que flexibilize as condições de repasse de recursos das parcelas subseqüentes de convênios relativos às ações de saúde, educação, assistência social e outros, tanto para a construção de obras  quanto para fornecimento de serv iços, desobrigando as Prefeituras e organizações de cumprir os requezitos de adimplência, conforme previsto na atual Legislação, principalmente, nas situações de emergência, quando os governantes precisam agir com rapidez e eficiência.

 

Em obediência às  Leis supracitadas e objetivando eliminar o processo de engessamento imposto aos gestores para a liberação da parcelas subseqüentes de  recursos, a presente proposta incorpora mudanças que  se adaptam às características especiais que marcam o território baiano,  abrigando a urgência das demandas locais e garantindo a resolução dos problemas em tempo hábil. Os resultados positivos da aplicação da nova Lei são notórios e relevantes para a economia do Estado da Bahia e para o bem estar geral da população, com ênfase para o espaço rural, o que conduz à certeza de sua aprovação.

 

Os resultados positivos da aplicação da nova Lei são notórios e relevantes para a economia do Estado da Bahia e para o bem estar geral da população, com ênfase para o espaço rural, o que conduz à certeza de sua aprovação, finaliza Marquinho Viana.

CONTINUE LENDO

BDO: VOLTA ÀS AULAS DA REDE ESTADUAL EM 1º DE ABRIL

BDO: VOLTA ÀS AULAS DA REDE ESTADUAL EM 1º DE ABRIL A Direc 19 informa que às aulas da rede estadual de ensino retornam dia 1º de Abril. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Através de um comunicado enviado ao Brumado Agora a Direc 19 informa a data para o início das aulas da rede estadual de ensina em Brumado. "Atendendo à legislação e ao compromisso do Estado em assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos, a Diretoria Regional da Educação – DIREC 19, através da Secretaria Estadual de Educação, comunica aos pais e alunos das Escolas da Rede Estadual do Município de Brumado, alteração no calendário do ano letivo 2013. As aulas terão início no dia 1º de abril do corrente nas Unidades do Colégio Estadual de Brumado (CEB), Colégio Estadual Getúlio Vargas (GV) e Centro Estadual de Educação profissional em Gestão e Meio Ambiente - CEEP, (antigo Colégio Modelo)" assinou o cumunicado Filomena Azevedo Leite, diretora da Direc 19.


PARAMIRIM: OS 4 FUGITIVOS FORAM RECAPTURADOS

PARAMIRIM: OS 4 FUGITIVOS FORAM RECAPTURADOS Os fugitivos foram recapturados na região de Tanque Novo. (Foto: Google Imagens)

Na manhã desta segunda-feira, 04, os quatro fugitivos da delegacia de Paramirim foram recapturados na região de Tanque Novo. Os fugitivos foram encontrados pela polícia dentro de um ônibus de transporte intermunicipal que iria para a cidade de Bom Jesus da Lapa. Eles fugiram da delegacia no início da madrugada desta segunda-feira, 04, após bandidos armados terem rendido o carcereiro e os libertado.  A polícia continua trabalhando para identificar aqueles que invadiram a carceragem e libertaram os custodiados.


BARRA DA ESTIVA: MULHER PRESA EM FLAGRANTE POR FURTO

BARRA DA ESTIVA: MULHER PRESA EM FLAGRANTE POR FURTO A jovem foi presa em flagrante por furtar roupas em uma loja. (Foto: Polícia Militar)

No último sábado (02) uma loja de roupas, em Barra da Estiva, foi alvo de uma tentativa de furto. A acusada, Lucélia Souza pereira, de 27 anos, entrou na loja, experimentou dois shorts e uma camisa e as escondeu dentro da própria roupa. O proprietário da loja percebeu a movimentação e acionou a polícia. Ao chegar ao local, os policias militares surpreenderam a acusada saindo da loja e a prenderam em flagrante, Lucélia foi conduzida a delegacia e está à disposição da justiça.


BRUMADO: ACESSO AO APERTADO DO MORRO ILUMINADO

BRUMADO: ACESSO AO APERTADO DO MORRO ILUMINADO Após matéria do Brumado Agora as luzes foram colocadas novamente. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

No dia 20 de fevereiro, o Brumado Agora noticiou o problema causado pela escuridão no acesso ao Bairro Apertado do Morro, em Brumado. Moradores reclamavam que nenhum dos postes tinha lâmpadas e, com isso, trafegar pela pista que dá acesso ao Bairro estava se tornando muito perigoso, devido à falta de iluminação. Após a denúncia feita pelo BA o departamento responsável foi até o local e novas lâmpadas foram instaladas. Através de e-mail, os moradores mantiveram contato com o BLOG para agradecer o serviço que foi realizado no bairro: “Hoje passo apenas pra agradecer tudo que fizeram por nós, moradores do Bairro Apertado do Morro. Graças a vocês terem noticiado o problema da falta de iluminação do bairro, a prefeitura efetuou a troca das lâmpadas, e tudo voltou ao normal agora, muito obrigado pelo apoio, agora sei que sempre que precisar posso contar com vocês, muito obrigado” finalizou a moradora do Bairro.


ARACATU: SEC. EDUCAÇÃO REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA

ARACATU: SEC. EDUCAÇÃO REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA Jornada Pedagógica 2013 em Aracatu.

Nos dias 04 e 05 de Março acontece a Jornada Pedagógica 2013 da cidade de Aracatu. Este ano o tema será "Educação: Desafios de uma sociedade em busca do sucesso escolar. Novos tempos, novas práticas", além do planejamento do ano letivo, a programação contará ainda com  palestras, oficinas e debates em torno da problemática e das ações sobre a educação. Foram convidados para o evento os palestrantes e oficineiros : Carmem Vírginia, Emerson Tadeu, Corina Dias Chagas, Marcela Ferraz, Carla Dias, Verônica Ferraz, dentre outros, que farão exposições sobre variados temas. Informações Aracatu Notícias.


PARAMIRIM: BANDIDOS ARMADOS LIBERTAM PRESOS

PARAMIRIM: BANDIDOS ARMADOS LIBERTAM PRESOS Os presos foram resgatados por bandidos armados. (Foto: Focado em Você)

No início da madrugada desta segunda-feira, 04, homens fortemente armados conseguiram libertar quatro presos que estavam custodiados na delegacia da cidade de Paramirim, após rederem o carcereiro. Segundo informações apuradas pela reportagem do Brumado Agora, ainda havia outros presos na delegacia, mas estes não fugiram. A polícia está fazendo rondas na região na tentativa de recapturar os fugitivos.


NOVIDADE: CRÉDITO CONSIGNADO BRADESCO EM BRUMADO

NOVIDADE: CRÉDITO CONSIGNADO BRADESCO EM BRUMADO

O Banco Bradesco está com uma novidade para você que é Aposentado, Pensionistahttps://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif ou Funcionário da Prefeitura Municipal de Brumado. Chegou o Crédito Consignado Bradesco, que possui Taxas especiais, amplo prazo de pagamento, contratação simples e rápida e muito mais. Para maiores informações ligue: (77) 3441-3020, 3441-3814, 3441-2112, 3441-2114 ou 3441-3610 e fale com um dos gerentes do Bradesco. Com o Crédito Consignado Bradesco, você realiza muito mais!


DONO DE METRALHADORAS É TRANSFERIDO DE PRESÍDIO

DONO DE METRALHADORAS É TRANSFERIDO DE PRESÍDIO Criminoso dono de metralhadoras apreendidas em Brumado comandava quadrilha de dentro do Presídio. (Foto: Blitz Conquista)

Wanderson Santos de Amorim, o “Pedreirinho” ou “Dinho”, 23 a nos, identificado como o líder da quadrilha que foi pega com metralhadoras e munições, foi transferido na manhã da última sexta-feira (01) para a Penitenciária de regime diferenciado da cidade de Serrinha. O criminoso cumpria pena no presídio Nilton Gonçalves, porém continuava coordenando a prática criminosa na região Sudoeste, afirma a polícia. No momento que Wanderson estava sendo retirado da cela policiais da Caesg, Civis e Agentes Penitenciários encontraram maconha, celulares e carregadores. Antes de ser levado para o conjunto penal de Serrinha, o criminoso foi encaminhado ao Disep, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Com a transferência de Wanderson e a prisão de 08 pessoas durante a operação “Malhada Branca” a polícia acredita ter desarticulado uma perigosa quadrilha de tráfico de drogas e prática de homicídios, principalmente na região da cidade de Brumado. Ionformações Blitz Conquista.




BRUMADO: SEDE DA TERCEIRA IDADE E APDEMB ARROMBADA

BRUMADO: SEDE DA TERCEIRA IDADE E APDEMB ARROMBADA Dessa vez os bandidos não perdoaram nem as entidades filantrópicas. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A sede do Clube da Terceira Idade ‘Viva a vida e viva bem’ e APDEMB - Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado e Região foi arrombada. Os arrombadores entraram no local após arrombarem o cadeado do portão de entrada. Já dentro do espaço os meliantes furtaram fios de cobre da instalação. Na manhã deste sábado, 02, a Polícia Militar esteve na sede ouvindo depoimentos e está trabalhando para identificar os arrombadores. Já é a segunda vez que o local é invadido. Na outra invasão os ladrões levaram um vazo de um dos banheiros.

BRUMADO: SEDE DA TERCEIRA IDADE E APDEMB ARROMBADA O cadeado do portão principal foi quebrado para que os arrombadores conseguissem entrar. (Foto/Montagem: Wilker Porto | Brumado Agora)

CLASSIFICADOS: VENDE-SE UM TERRENO NA BA-262

CLASSIFICADOS: VENDE-SE UM TERRENO NA BA-262

Está a venda um terreno localizado nas margens da BA-262, rodovia que liga Brumado à Vitória da Conquista,  à 8 km de Brumado . O terreno tem 235 metros de frente por 1030 de comprimento. Esse é uma grande oportunidade de investimento. Interessados ligar 77 9997-0777.


ARTIGO ANTÔNIO TORRES: PRISCAS ERAS

ARTIGO ANTÔNIO TORRES: PRISCAS ERAS Antônio Novais Torres

Por Antônio Novais Torres



 

Brumado, cidade conhecida pelo slogan de “Capital do Minério”, por suas famosas jazidas de magnesita e talco. O município possui a terceira maior mina de magnesita do mundo, na região da vila Pedra Preta. A natureza foi pródiga com o seu subsolo rico em minerais diversos, como vermiculita, dolomita, cristal de rocha e granitos dos mais variados. Ostenta também o título de primeiro lugar em plantação de algodão. Atualmente, os cotonicultores enfrentam a falta de crédito com juros civilizados, de orientação técnica adequada e de incentivos, como a distribuição de sementes expurgadas, além de enfrentarem a ocorrência do Bicudo-do-algodoeiro (praga terrível que assusta os cotonicultores pela resistência a inseticidas), dos baixos preços do algodão, dos altos preços dos defensivos agrícolas e da mão de obra inviável em relação ao preço de venda. Esses dados merecem a atenção do governo para se amenizarem os problemas angustiantes por que passam os produtores de algodão. 

Por Antônio Novais Torres


Brumado, cidade conhecida pelo slogan de “Capital do Minério”, por suas famosas jazidas de magnesita e talco. O município possui a terceira maior mina de magnesita do mundo, na região da vila Pedra Preta. A natureza foi pródiga com o seu subsolo rico em minerais diversos, como vermiculita, dolomita, cristal de rocha e granitos dos mais variados.


Ostenta também o título de primeiro lugar em plantação de algodão. Atualmente, os cotonicultores enfrentam a falta de crédito com juros civilizados, de orientação técnica adequada e de incentivos, como a distribuição de sementes expurgadas, além de enfrentarem a ocorrência do Bicudo-do-algodoeiro (praga terrível que assusta os cotonicultores pela resistência a inseticidas), dos baixos preços do algodão, dos altos preços dos defensivos agrícolas e da mão de obra inviável em relação ao preço de venda. Esses dados merecem a atenção do governo para se amenizarem os problemas angustiantes por que passam os produtores de algodão.


O município foi grande produtor de mamona. Vários compradores se instalaram aqui, a exemplo da SAMBRA, IMBSA, J. Aguiar & Cia Ltda., além de outros avulsos. As famílias pobres rurícolas tinham, nessa lavoura, meios para a sua subsistência, com reembolso imediato pela venda do produto.


Já se criaram caprinos em larga escala, sendo São Paulo o seu maior centro comprador. As peles dos animais adultos abatidos na região eram comercializadas no comércio local, movimentando a economia do lugar, o que suplementava as carências combalidas e imediatas do rurícola. A Lei do Bode, editada pela prefeitura e conhecida como Lei dos latifundiários, impediu de se criar o animal à solta, um processo que não beneficiou as pessoas de menor poder aquisitivo. Essa lei foi uma camisa de força nos pequenos criadores, tirando-lhes os meios de subsistência, o que os colocou em maiores dificuldades financeiras.

A Magnesita S.A., a principal e maior extratora do minério que deu nome à empresa, é proprietária de muitos hectares de terras na região, incluindo a serra das Éguas e outras produtoras de minérios. Já foi chamada de “Mãezita” pela oferta de muitos empregos e pelos melhores salários da região e quiçá do Brasil – daí o apelido carinhoso.


A realidade nestes tempos é outra, dura e crua. A lavoura do algodão está em decadência. A lavoura da mamona, de cujos grãos o pobre lavrador se valia para vendê-los a qualquer momento e em pequenas quantidades, para o suprimento das necessidades básicas e imediatas – alimentos e remédios – deixou de existir. A criação de caprinos, com a Lei do Bode, tornou-se inviável.


A Magnesita S.A. modernizou-se, ingressou na era da qualidade total, adquirindo o status de excelência de produção e administração. Com essa reengenharia administrativa, reduziu o número de funcionários e terceirizou vários setores. Com esse processo, os salários dos funcionários foram achatados, e algumas conquistas sindicais desprezadas – esse é o preço da globalização imposta pelo neoliberalismo.


O poder público não tem dado a devida atenção ao município de Brumado, produtor de riquezas e significativa contribuição com impostos arrecadados. Trata-se de um município com uma expressiva população com 57.176 habitantes (IBGE) e um colégio eleitoral de 24.443 mil votantes (dados de 1986) que está relegado a segundo plano, apesar do seu potencial de riqueza e expressão eleitoral.


Há de se pensar em um plano de diversificação de culturas, criação de ovinos e caprinos em regime semiconfinado, incentivo à bacia leiteira e à criação de gado selecionado adaptável à terra, implantação de um polo industrial, aproveitando-se as reservas minerais e o potencial agrícola da região, viabilização das festas populares e dos valores culturais do município e outros procedimentos que visem alavancar o progresso e o desenvolvimento da região. Tudo isso depende da contribuição do Governo com a contrapartida da prefeitura e as parcerias privadas para essa finalidade. Caso contrário, Brumado ficará conhecida apenas pelo slogan de “Capital do Minério” sem futuro e vivendo de recordações do passado.


A cidade de Brumado notabilizou-se politicamente por ser uma trincheira oposicionista. Isso lhe custou o descaso e a discriminação dos Governos situacionistas nesses anos de oposição, com exceção do Governador Roberto Santos, considerado o benfeitor de Brumado, o qual viabilizou a construção da barragem e da estrada Brumado/Conquista, a expansão da energia e da telefonia, dentre outros benefícios.


 A oposição baiana mostrou-se incompetente, ganhou a eleição de 1986 com ampla maioria de votos, elegendo governador Waldir Pires (PMDB) que após dois anos de governo o abandonou em favor de Nilo Coelho, para formar uma chapa com Ulisses Guimarães como presidente da República e ele vice-presidente com argumentos que não convenceram e terminaram em sétimo lugar. Finalmente a oposição não conseguiu fazer o sucessor.


Brumado está carente de uma Estação de Tratamento de Esgoto, de um anel viário para escoar o tráfego pesado do perímetro urbano, de um complexo policial, de um centro administrativo que abrigue as várias repartições do Estado, da solução cruciante da água, de fazer funcionar o hospital, dotando-o de meios imprescindíveis para tanto, enfim, das prioridades básicas, e o município não dispõe de recurso para executá-las.


Há, portanto, de se trabalhar no rumo que o povo deseja, que é o desenvolvimento do município e que, certamente, beneficiará a todos. 

CONTINUE LENDO