BRUMADO: POLÍCIA MILITAR REALIZA BLITZ

BRUMADO: POLÍCIA MILITAR REALIZA BLITZ A blitz aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Polícia Militar (34ª CIPM-Brumado) realizou uma blitz na Praça Coronel Zeca Leite, na manhã desta segunda-feira, 20. Vários veículos foram abordados durante a operação que objetivou a verificação da documentação de veículos e condutores. Segundo a polícia, é necessária a realização dessas operações, na tentativa de manter a segurança na cidade, bem como a regularidade de condutores e veículos no trânsito.


FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O QUE É BURSITE DE OMBRO?

 

A articulação do ombro é composta por três ossos que se encontram fazendo uma junção, são eles: úmero, escápula, e clavícula. Essa articulação é composta também por músculos, tendões, ligamentos, nervos e ao lado da articulação temos uma bolsa sinovial contendo um liquido que serve de amortecedor entre ossos e tendões. A bursite é justamente a inflamação resultante da compressão e atrito do tendão do músculo supra espinhoso com essa bolsa sinovial provocando como consequência uma dor local no ombro. Geralmente essa inflamação ocorre em consequência de atividades repetitivas que requerem movimentos do braço sobre a cabeça, como alguns esportes como natação, volley, tênis, e algumas profissões como pintor, cabeleleiro, carpinteiro e outras. Presença de edemas, calor, hipersensibilidade , e aumento da dor com movimentos ativos sugerem sintomas de bursite no ombro. Tecnicas de fisioterapia como TERAPIA MANUAL, alongamentos, exercícios terapêuticos, crioterapia, e repouso, podem ajudar na recuperação, assim como o uso de medicamentos e orientações ergonômicas.

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO Tito Almeida Fisioterapia

SUDOESTE: REBELIÃO E FUGA DE PRESOS EM GUANAMBI

SUDOESTE: REBELIÃO E FUGA DE PRESOS EM GUANAMBI Rebelião e fuga de presos no Complexo Policial de Guanambi. (Foto: Bonny Silva)

Uma rebelião de presos teve início por volta das 14:30h deste domingo, (19) na antiga Delegacia de Polícia, em Guanambi,que atualmente funciona como um mini presídio abrigando mais de 150 presos. Um dos detentos, Paulo Cesar Santana, 23 anos, considerado como desafeto dos demais, foi feito refém e a partir deste momento começou a rebelião com os detentos destruindo as celas e instalações do presídio e exigindo a presença do Juiz da Vara Crime e da imprensa. As negociações para o fim da rebelião começaram como Delegado de Polícia Dr. Rudson e equipe em conjunto com a Polícia Militar. Os presos faziam uma série de reivindicações que foram repassadas ao Promotor Público, Dr Áureo Teixeira de Castro, que assumiu o comando das negociações e se comprometeu em analisar a situação e buscar na medida do possível atender as solicitações dos rebelados. Entre as muitas reivindicações eles pediam agilidade nos processos, concessão de progressão de regime para alguns presos, melhores condições de alimentação e higiene, superlotação, entre outras. Depois de mais de uma hora de negociação o refém que estava com um corte na cabeça foi liberado e atendido por uma Unidade do Samu e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi. Durante a rebelião dois detentos conseguiram fugir, Wellington Harles dos Santos Minô, vulgo "Coió", recapturado no início da noite na cidade de Malhada e Noelton Barreto que continua foragido. Informações Farol da Cidade.


BRUMADO: LADRÃO TENTAR ENTRAR EM CASA PELO TELHADO

BRUMADO: LADRÃO TENTAR ENTRAR EM CASA PELO TELHADO O ladrão tentou entrar na casa pelo telhado. (Foto: Brumado Agora)

Uma tentativa de furto foi registrada na madrugada da última sexta-feira, 17, no bairro Malhada Branca, em Brumado. Segundo o inquilino, um homem ainda não identificado subiu no telhado e tentou afastar as telhas para, em seguida, entrar na casa. Ao perceber a movimentação, Ele foi até o quintal, mas viu apenas uma sombra. Achando não ser nada, retornou ao interior da casa, mas os barulhos persistiram, momento que retornou ao quintal e o indivíduo fugiu. O homem fugiu deixando uma camisa, um isqueiro e um par de sandálias. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Brumado, mas ainda não há pistas do suspeito. O inquilino do imóvel pensa em deixar o local por falta de segurança.


MEC CONFIRMA A UNIP É A MAIOR DO BRASIL

MEC CONFIRMA A UNIP É A MAIOR DO BRASIL

Segundo o ranking universitário Folha- RUF a UNIP Universidade Paulista é excelência em qualidade e ensino de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância, em todo o País. A Instituição possui ainda parcerias universitárias em várias partes do mundo e possui conceitos positivos no ENADE-MEC. Venha fazer parte desta equipe! Agora com crédito estudantil e descontos especiais. UNIP – qualidade e eficiência comprovadas. UNIP – Interativa EAD Pólo Brumado - Sua Escolha, Seu futuro! Localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 299 Centro. Telefones: (77) 3441-3703/0800 010 9000. www.unip.br/ead


PLACAS DE SINALIZAÇÃO DERRUBADAS NA PÇA DO CEMITÉRIO

PLACAS DE SINALIZAÇÃO DERRUBADAS NA PÇA DO CEMITÉRIO Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Duas placas de sinalização fixadas na Praça Senhor do Bonfim [Praça do Cemitério], em Brumado, foram arrancadas após a colisão de um veículo Fiat. Devido aos pedaços do carro espalhados pelo local, tudo indica que o motorista deve ter perdido o controle da direção e subido na praça, ocasionando a colisão. Nenhum popular foi encontrado para comentar o acidente.

PLACAS DE SINALIZAÇÃO DERRUBADAS NA PÇA DO CEMITÉRIO Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

BRUMADO: RIQUE LESSA TENTA PARTICIPAÇÃO NO THE VOICE

O cantor brumadense Rique Lessa, que já participou como calouro do Programa da Eliana, na Rede de televisão SBT, está em busca da solidificação de um sonho. Conhecido na cidade pela bela voz, interpretando vários sucessos, Rique Lessa busca agora a participação no programa global The Voice Brasil. Para isso, o jovem cantor gravou um vídeo que será analisado pelos jurados e passará por uma seletiva com outros cantores de todo o País.


BIOGRAFIA: DOUTOR MÁRIO RIZÉRIO LEITE

 BIOGRAFIA: DOUTOR MÁRIO RIZÉRIO LEITE Antônio Novais Torres

Por Antônio Novais Torres

 

 

Mário Rizério Leite, filho de Pompílio Dias Leite (Juiz de Direito) e Dona Deolina Rizério Moura Leite, nasceu em Brumado (Capital do Minério), no dia 08 de novembro de 1912, sob o signo de escorpião, o signo da água e de fortes emoções. Na juventude, eram a intensidade emocional, a paixão, o sexo, a necessidade de desvendar os mistérios do ser humano e da vida e o renascimento pessoal e dos relacionamentos que caracterizavam o futuro médico doutor Mário Rizério Leite. Seu primeiro mestre, em Brumado, foi o professor Galiza que o instruiu nas primeiras letras. Aos cinco anos de idade, Mário já estudava em escola pública. Aos seis anos, foi para o Instituto São Luiz Gonzaga, como interno, na vizinha cidade de Caetité, depois, para Salvador, como interno do Instituto Bahiano de Ensino. Posteriormente, estudou no Colégio Padre Antônio Vieira, de rigorosa disciplina Jesuíta. Ingressou, em 1931, na Faculdade de Medicina da Bahia (a primeira do Brasil, criada pelo médico pernambucano Correia Picanço com a chegada de D. João VI ao Brasil, em 1808) e formou-se em 1937.

Por Antônio Novais Torres

 

Mário Rizério Leite, filho de Pompílio Dias Leite (Juiz de Direito) e Dona Deolina Rizério Moura Leite, nasceu em Brumado (Capital do Minério), no dia 08 de novembro de 1912, sob o signo de escorpião, o signo da água e de fortes emoções. Na juventude, eram a intensidade emocional, a paixão, o sexo, a necessidade de desvendar os mistérios do ser humano e da vida e o renascimento pessoal e dos relacionamentos que caracterizavam o futuro médico doutor Mário Rizério Leite.

 

Seu primeiro mestre, em Brumado, foi o professor Galiza que o instruiu nas primeiras letras. Aos cinco anos de idade, Mário já estudava em escola pública. Aos seis anos, foi para o Instituto São Luiz Gonzaga, como interno, na vizinha cidade de Caetité, depois, para Salvador, como interno do Instituto Bahiano de Ensino. Posteriormente, estudou no Colégio Padre Antônio Vieira, de rigorosa disciplina Jesuíta. Ingressou, em 1931, na Faculdade de Medicina da Bahia (a primeira do Brasil, criada pelo médico pernambucano Correia Picanço com a chegada de D. João VI ao Brasil, em 1808) e formou-se em 1937.

 

Na Cerimônia de Colação de Grau, houve um imprevisto que decepcionou o formando, os seus familiares, parentes e amigos. O seu nome não constou na lista dos formandos e ele não foi chamado para colar grau, causando tristeza e frustração com a sensação de injustiça. A família, após a colação de grau dos demais formandos, protestou junto à direção da faculdade, pela falha inominável. O diretor, constrangido, prometeu reparar o erro e, no dia seguinte, convocou toda a faculdade: Conselho e Professores que compuseram a mesa e, na noite de 17 de dezembro, Mário Rizério Meira colou grau sozinho sob forte emoção dos presentes – familiares parentes e amigos.

 

No período de acadêmico de medicina, para aliviar as despesas do pai, atuou como repórter no jornal O Imperial. O novel funcionário decepcionou-se com o seu fechamento pela revolução de 1930, quando muitos estudantes foram presos. Dentre eles, estava Mário.

 

Mário era uma pessoa que sabia gozar a vida conforme a sua intuição: boêmio, esportista e, amante da música e da dança de salão, esbaldava-se nos bailes que frequentava. A capoeira era uma das suas predileções. Desde a infância, curtia os instrumentos musicais que o acompanharam por toda a vida. Tocava acordeão, trompa (na banda em Brumado) e saxofone.

 

Cursando Medicina, a conselho do maestro Dante, regente da orquestra de Violinos de Salvador, estudou esse instrumento e, pela desenvoltura e talento, passou a integrar a orquestra. Fazendo desse instrumento o da sua preferência, tocava-o mesmo na senectude.

 

Logo que se formou, clinicou em Brumado e em Santa Bárbara. Buscando desafios maiores, de caráter humanitário, em cumprimento da sua missão idealizada: cuidar dos desamparados e atuar em locais desassistidos sob os postulados humanísticos em que acreditava, deixou a Bahia dois anos após a formatura. Chefiando uma Campanha Sanitarista do Ministério da Educação e Saúde, seguiu rumo a Goiás, determinado a realizar o seu sonho.

 

Nessa aventura, fez uma viagem tumultuada. Sem transporte definido, utilizou-se de caminhão e animais para cumprir o seu trajeto e desiderato, com muitos trechos percorridos a pé, e finalmente chegar à cidade de São Domingos. Aí passou a residir com um conterrâneo e foi acusado de comunista pela população. Sem oportunidade de exercer a medicina, sentiu-se obrigado a juntar-se com um cabo da polícia e foi garimpar ouro no Rio São Domingos, com o fito de pagar a sua acomodação.

 

Por sorte, o destino se encarregou de assegurar-lhe a chance de exercer o seu ofício de médico. Uma filha de um coronel do lugar, em trabalho de parto com a assistência de uma parteira, foi acometida de uma hemorragia uterina. Desesperado, o pai da parturiente mandou chamar o “forasteiro comunista”. “Já que se diz médico, que venha salvar a minha filha”. Despachou um agregado dizendo: “Traga-o a qualquer custo”. Diante do sucesso da intervenção médica, estancando a hemorragia, o coronel, fazendeiro rico, perguntou-lhe quanto era o seu serviço, ao que Mário lhe respondeu: “Apenas o justo”. O fazendeiro deu-lhe 500 mil reis (moeda da época), valor bem superior ao que se cobrava pelo procedimento, e prometeu remunerá-lo a mais quando vendesse gado. Dr. Mário, exultante com a importância recebida, dispensou a complementação e, com alegria, comemorou o acontecimento com uma serenata, tocando saxofone e violino, o policial com sanfona e os acompanhantes entoando canções em desafino completo.

 

Diante do comportamento do médico e atitudes incompatíveis com a moral de cidade pacata, durante o sermão, igreja lotada, o padre excomungou o médico, solicitando a sua expulsão da cidade, pois tratava-se do diabo em pessoa, taxando-o de comunista. Mais uma vez o destino julga a seu favor. O padre é acometido de doença grave – febre, tosse e chiado no peito –. Um irmão do padre, também eclesiástico, procurou Dr. Mário que se rendeu ao apelo e foi ver o enfermo. Ao se anunciar, o doente perguntou: “Quem é?” O médico respondeu: “É o Diabo comunista”. Após a anamnese, o diagnóstico – pneumonia – e foi medicado.

 

 Posteriormente, ao ficar curado, o padre perguntou-lhe: “Quanto lhe devo?” ao que ele respondeu: “A minha alma desexcomungada e trate logo de pagar a dívida, porque, caso ocorra mudança nos planos divinos, é melhor o senhor partir com a consciência limpa”. O Padre, recuperado, na missa seguinte, comunicou aos fiéis que se enganara ao excomungar e julgar o médico de aparência de comunista. Não é o Diabo, e sim um Anjo que veio para nos curar e salvar das doenças.

 

Redimido, em 1939 mudou-se para Arraias (hoje pertencente ao Tocantins) por força de um decreto do então Interventor Federal de Goiás, Dr. Pedro Ludovico Teixeira, que o nomeou Médico Chefe do Posto de Higiene da OSEGO. Em Arraias, clinicou, atendeu pessoas carentes e fez pequenas cirurgias, sentindo-se realizado na profissão. Amante da música, instigou os arraianos a gostarem de música.

 

Em 6 de janeiro de 1942, casou-se com Edith Aires França que tinha 17 anos de idade. Após o casamento, ela passou a assinar Edith Rizério Aires Leite. O casal teve quatro filhos: Mário filho, Selma, João e Ivan. Três deles arraianos e o primogênito baiano, por causa de uma viagem do casal (Edith estava grávida) em companhia dos pais da esposa a Barreiras. A pretensão era eles seguirem para Salvador e a aí instalar moradia.

 

Em Arraias, foi candidato a prefeito, porém não obteve êxito, apesar do prestígio de médico. Ali permaneceu até 1948, quando, pensando na educação dos filhos, mudou-se para Goiânia. Em Goiânia, estabeleceu-se em definitivo e, como profissional da medicina, angariou prestígio. Inicialmente foi Médico Chefe da Campanha contra Helmintíase no Estado de Goiás, subordinado ao Ministério de Educação e Saúde, com sede em Ceres. Depois desempenhou várias atividades, como: Médico Chefe do Posto de Saúde da OSEGO em Campinas; Médico Chefe do Centro de Saúde da OSEGO em Goiânia; Professor Catedrático de Física, desde a fundação da UFG, em 29/04/1939; Diretor do Departamento Físico-Químico-Industrial; Conselheiro do CRM/GO e um de seus fundadores, bem como da Associação Médica de Goiás; além de médico, foi Professor Catedrático Titular e um dos fundadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde lecionou Física durante 23 anos. Aposentou-se em 1983.

 

Esse currículo proporcionou-lhe as seguintes homenagens: Mérito pela relevância de seus serviços como docente – UFG/1991; Título de “Pioneiro da Medicina em Goiás” – CRM/GO/1999; “Honra ao Mérito” por seus nobres ideais – Associação Médica de Goiás/2000.

 

Destacou-se também na literatura com a edição dos seguintes livros: Lendas de Minha Terra, sua primeira obra, publicada em 1951, quando recebeu o prêmio da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, tendo boa aceitação pela crítica; romance Poeira no ar (1955); contos e lendas Xuruê (1970); romance Muçurana (1981); romance O Vaqueiro Ciríaco (2001).

 

Foi reverenciado com o diploma da UBE/GO em 1968, por sua atuação na literatura e pelo acervo de sua obra literária, e com a Medalha “Hugo de Carvalho Ramos”, gênero prosa do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, em 1994. Publicou seus contos e crônicas em vários jornais goianos: Folha de Goyaz; Cinco de Março; O Popular; Diário da Manhã e em revistas tais como: Revista “Vera Cruz”/ Goiânia; Revista “Vida Doméstica”/RJ; Revista Alterosa/BH; A Cigarra/RJ; Revista Ugara/Salvador.

 

Elegeu-se para a Academia de Letras, ocupando a cadeira número 39, patroneada por Pedro Gomes de Oliveira, da qual tomou posse em 1984, no dia 8 de novembro. O presidente do sodalício, senhor Ursulino Tavares Leão, que presidiu a sessão de posse, saudou o empossando com panegíricos que inspiraram o artista plástico Noé Luís a pintar a tela “A posse”, em forma de anjo, que simboliza a entrada de Mário na Academia Goiana de Letras (AGL).

 

Narra-se que o número 13 era o da sorte de Mário: seu CRM, 13; a carteira de médico, 13; na loteria, jogava no número 13; o seu leito na UTI foi o de número 13; netos 6 e bisnetos 7 que perfazem 13.

 

Desempenhou a medicina com a peculiar competência e desvelo profissional, amparou os necessitados, acudiu a aflição dos que o cercavam, enfim, fez da medicina e da literatura caminhos para a própria construção. Na inteireza de cada postura, expressou suas opiniões e ideologias.

 

Viveu com a esposa por 69 anos, pautado na probidade, nos preceitos religiosos e na dignidade sedimentada no amor, no altruísmo, no companheirismo, no afeto pelos amigos e no respeito e carinho para com os confrades, numa harmoniosa convivência social. Com esposa, filhos, netos e bisnetos goianos, assumiu as cidadanias baiana e goiana.

 

Mario Rizério faleceu em 15 de maio de 2011, aos 98 anos de idade. Viveu a maior parte da sua existência no Estado de Goiás. No artigo intitulado Despedida de um imortal, Getúlio Targino Lima (autor), em sessão solene e especial de despedida do seu ilustre membro, teceu comentários elogiosos sobre a vida do acadêmico e registrou [...] “Estamos todos aqui, diante do corpo de um construtor de templos: Mário Rizério Leite, que edificou em nossos corações, dos seus familiares, dos seus amigos, dos seus confrades templos de louvor à vida, à amizade, à cultura, à arte e ao bem. Fiquemos todos com Deus”.

 

 O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, Francisco Itami Campos, é o mais novo membro da Academia Goiana de Letras (AGL). Ele ocupa, desde o dia 8 deste mês, a cadeira 39, cujo patrono é Pedro Gomes de Oliveira e titular anterior, Mario Rizério Leite. “Ser eleito para a Academia Goiana de Letras tem um sentido de reconhecimento pelo trabalho e pesquisa que um professor tem desenvolvido ao longo de sua vida”, afirma o pró-reitor (Internet).

 

Fica o registro da atuação desse bravo brumadense que honra e orgulha a sua cidade pelo desempenho da sua vida, da sua formação profissional e cultural que executou com honra e denodo. Mário Rizério Leite, um virtuoso brumadense, que merece todas as honras pelo mérito da sua trajetória exitosa.

 

Informações colhidas no Jornal da Câmara de Vereadores (ASCOM/SÉRGIO MAURO);

Academia Goiana de Letras (AGL);

Artigo Despedida de um imortal, autoria de Getúlio Targino Lima;

Portaria da UFG que concede pensão vitalícia a Edith Rizério Aires Leite, pelo falecimento do professor titular, aposentado, falecido em 15/05/2011;

Artigo Um anarquista no céu?! Autoria de Lêda Selma.

DOUTOR MÁRIO RIZÉRIO LEITE

*08/11/1912 (Brumado)

†15/05/2011 (Goiânia)

 

CONTINUE LENDO

CRÉDITO CONSIGNADO É NO BRADESCO EM BRUMADO

CRÉDITO CONSIGNADO É NO BRADESCO EM BRUMADO

O Banco Bradesco está com uma novidade para você que é Aposentado, Pensionista ou Funcionário da Prefeitura Municipal de Brumado. Chegou o Crédito Consignado Bradesco, que possui Taxas especiais, amplo prazo de pagamento, contratação simples e rápida e muito mais. Para maiores informações ligue: (77) 3441-3020, 3441-3814, 3441-2112, 3441-2114 ou 3441-3610 e fale com um dos gerentes do Bradesco. Com o Crédito Consignado Bradesco, você realiza muito mais!


VITÓRIA EMPATA COM O BAHIA E É CAMPEÃO BAIANO

VITÓRIA EMPATA COM O BAHIA E É CAMPEÃO BAIANO Sem perder nenhum BA-VI Vitória fica com o título baiano de 2013.

Incontestável e soberano, o Vitória é o campeão baiano de 2013. O Rubro-negro deixou a festa praticamente pronta no primeiro jogo da final e na tarde deste domingo (19) liquidou a fatura depois de empatar em 1 a 1 com o Bahia no Barradão. O clube chega ao 27º título baiano de sua história e também à marca de oito jogos de invencibilidade no maior clássico do Estado. No primeiro título do técnico Caio Júnior em solo brasileiro, a estrela de Dinei voltou a brilhar e ele foi o autor do gol rubro-negro, o quinto dele nas finais. Fernandão fez o do empate tricolor, no segundo tempo. No placar conjugado, o Baianão ficou decidido num 8 a 4 a favor do Leão. Informações IBahia.


AGUIBERTO RECEBE VISITA DE VEREADORES DE SITUAÇÃO

AGUIBERTO RECEBE VISITA DE VEREADORES DE SITUAÇÃO O prefeito recebeu a visita dos vereadores de situação na última sexta-feira, 17. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na manhã da última sexta-feira, 17, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) recebeu em seu gabinete a visita dos vereadores de situação, Alessandro Lobo (PSL), Márcio Moreira (PSB), José Carlos dos Reis (PDT), Castilho Viana (PSB), Romar Pereira (PSB) e José Santos (PTC). Somente Weliton Lopes (PR) não esteve presente, pois não encontra-se na cidade. Os vereadores reafirmaram o compromisso de estarem  ao lado de Aguiberto, e se mostraram muito confiantes na decisão da justiça eleitoral sobre o mandato do prefeito. Neste encontro também esteve presente o secretário de administração e chefe de gabinete, Miguel Lima Dias e  deputado estadual João Bonfim (PDT), que acompanhou Aguiberto em visita a diversas secretarias do governo estadual. Uma reunião aconteceu entre os vereadores, deputado e o prefeito.


GOVERNO NEGA BOATO SOBRE SUSPENSÃO DO BOLSA FAMÍLIA

GOVERNO NEGA BOATO SOBRE SUSPENSÃO DO BOLSA FAMÍLIA Após um trote, centenas de pessoas tentaram sacar o abona na CEF. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Por meio de nota oficial divulgada na noite deste sábado (18), o governo federal desmentiu boatos sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família, programa social de transferência de renda que beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país - veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelo site G1: O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família" Nota oficial divulgada pelo governo federal: Informações sobre o fim do pagamento do benefício geraram tumultos em estados do Nordeste, como Alagoas, Paraíba e Maranhão. Nesses locais, beneficiários correram às lotéricas após o boato de que o rebecimento de valores só seria feito até este sábado. "O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa", diz a nota. Em Brumado, o tumulto na agência da Caixa Exonômica Federal foi devido um boato de que o Governo Federal teria liberado um abono aos beneficiados. Centenas de pessoas estiveram no banco tentando retiral o tal abono, o que não aconteceu, pois um trote.


Barra da Estiva: Wagner, José Rocha e Marquinho inauguram obras

Barra da Estiva: Wagner, José Rocha e Marquinho inauguram obras O Governador Jaques Wagner esteve em Barra da Estiva na manhã desse sábado (18). (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Os moradores de Barra da Estiva, na região sudoeste do estado, ganharam, na manhã deste sábado (18), a nova Praça Melquiades Caíres e ampliação da iluminação pública, por meio do programa Luz para Todos, além da entrega da primeira etapa do futuro estádio de futebol do município, beneficiando 21.187 habitantes. As solenidades de inauguração tiveram a presença do governador Jaques Wagner, presentes o deputado federal José Rocha (PR), deputado Marquinho Viana (PV), o prefeito Dinho, secretários municipais, vereadores, ex-prefeitos e políticos de toda a região. Conhecida como Praça da Igreja, a nova praça é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura de Barra da Estiva e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Com área de pouco mais de dois mil metros quadrados, a obra de revitalização urbanística teve investimento de R$ 300 mil e envolveu a construção de uma fonte, além de novas instalações elétricas e hidráulicas, bancos, equipamentos e projeto paisagístico.

 


Como ação do programa Luz para Todos, a nova iluminação da Avenida ACM, na principal entrada da cidade, contou com investimento de R$ 88 mil na implantação de 22 novos postes e 42 luminárias. Desde 2007, foram ligados 1.255 domicílios rurais do município com investimento de R$ 9,4 milhões para atender 6.275 habitantes. Na Bahia, o número de ligações realizadas nos últimos seis anos supera os 510 mil, com previsão de outras 100 mil até o final de 2014. “Com a iluminação fica mais seguro e, além da segurança, ficou mais bonito também”, afirma o agricultor Agdo Souza, que transita pela avenida diariamente. Graças ao investimento de R$ 273,5 mil da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), a primeira etapa do estádio de futebol de Barra da Estiva foi concluída com a construção de muro, alambrado e vestiário.


FALSA LIBERAÇÃO DE ABONO DECEPCIONA BRUMADENSES

FALSA LIBERAÇÃO DE ABONO DECEPCIONA BRUMADENSES Ao que tudo indica foi um trote, mas ainda não se sabe quem espalhou o boato. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Vários brumadenses beneficiados pelo Programa Social do Governo Federal 'Bolsa Família' se deslocaram para a agência da Caixa Econômica Federal de Brumado, na noite deste sábado,18, para sacar um suposto “abono”, que a presidente Dilma Roussef teria liberado. Não há informações de quem poderia ter confirmado o boato, mas as pessoas se dirigiram a agência para sacar o valor, no entanto, o valor disponível era o já praticado comumente. "Eu vim pensando que o meu valor teria aumentado, mas quando eu passei o valor só consegui sacar R$ 118,00 que é o valor que tenho de direito", disse a senhora Silvani. Ela ainda explicou que "disseram que teria uma bonificação, mas chegando aqui nada, apenas recebi o valor antecipado, minhas vizinhas vieram aqui e só conseguiram tirar o valor de costume, isso foi um trote".



ARRETADO DE BÃO: CDL REALIZA 1º SORTEIO DA PROMOÇÃO

ARRETADO DE BÃO: CDL REALIZA 1º SORTEIO DA PROMOÇÃO O sorteio aconteceu na última sexta-feira, 17. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O primeiro sorteio da campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado - Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João - foi realizado na tarde de ontem,17, na Praça Armindo Azevedo, em frente a sede da CDL.Foram sorteados: uma moto 0km Suzuki Yes 125, 3 notebooks e 1 tablet, e os primeiros sorteados: ganhador da moto, Antônio Francisco e a vendedora contemplada,  Luciete, cupom sorteado da empresa PortalSat; os ganhadores dos 3 notebooks: Edvaldo Merquiades, Devanisa Silva, e Manoel Cardoso, dos comércios Mercadinho Sebrisa, Comercial Vitória e Auto Peças Costa.Continue a comprar nas lojas filiadas a Cdl, preencha os cupons e concorra a muitos prêmios.


RUBRO-NEGROS SE ENCONTRARÃO PARA ASSISTIR A FINAL

RUBRO-NEGROS SE ENCONTRARÃO PARA ASSISTIR A FINAL Os brumadenses que torcem para o Vitória se encontrarão para assistirem a final do Baianão.

Os torcedores do E. C. Vitória irão se encontrar, neste domingo (19), para assistirem o jogo da final do Campeonato Baiano de 2013. No primeiro jogo da decisão, o rubro-negro baiano venceu o seu principal rival o Bahia, pelo placar de 7x3, e pode perder até por quatro gols de diferença, sem prejuízo ao título de campeão do Baianão. Os brumadenses rubro-negros se encontraram no Bruhmet e estão bastante confiante no título. Alguns acreditam que a taça já está assegurada, pois seria quase impossível o Bahia reverter o placar da última semana. Vitória e Bahia se enfrentarão ás 16h00, no estádio Manoel Barradas [Barradão], em Salvador.


DIRETOR DO BRUMADO AGORA COMEMORA ANIVERSÁRIO

DIRETOR DO BRUMADO AGORA COMEMORA ANIVERSÁRIO Parabéns Wilker Porto!

Neste sábado (18), o Diretor do Brumado Agora, Wilker Porto, está completando mais um ano de vida. São muitos projetos, sonhos e realizações durante toda uma caminhada de sucesso, que hoje serão comemorados ao lado de sua esposa, filho, demais familiares e amigos. A equipe e parceiros do Brumado Agora deseja a você, Wilker Porto, um Feliz Aniversário!


O 'CAFÉ COM O BRUMADO AGORA' ENTREVISTA DR. JURACY



Ituasuense nascido na Fazenda Lucaia, no dia 8 de julho de 1932, filho do casal Joaquim Gomes Pereira (seu Quinquinha) e da senhora Antônia Plínia Gomes, Juracy Pires Gomes formou-se em Medicina, em 1959, na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Constitui família, casando-se com a Livramentense radicada em Brumado, professora Maria Sônia Meira Gomes, em 25 de janeiro de 1969.Pai de Patrícia, Daniela e Priscila, avô de Larissa, Raniel e Lucas, Juracy foi prefeito em Brumado pela primeira vez em 1966, e por três mandatos consecutivos contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Nesta segunda edição, ele participa do Café com o Brumado Agora, na Padaria Pérola, num bate papo descontraído e saudosista.


 


Café com o Brumado Agora – O senhor administrou Brumado por três mandatos. É lembrando pelos brumadenses com muito carinho e há aqueles que o chamam de “O eterno Prefeito de Brumado”. Quais, na opinião do senhor, foram os principais legados deixados por suas gestões?

 

Dr. Juracy Pires GomesCheguei a Brumado exercer a medicina como clínico e obstetra e acabei me tornando prefeito. A minha gestão deu início a uma série de mudanças em Brumado, foram várias as conquistas em nome da população brumadense, mas posso destacar as quais considero mais importante: a chegada da telefonia, luz, na sede, zona rural e diversos distritos, construção do prédio da Prefeitura, Mercado Municipal, o asfalto de Brumado a Vitória da Conquista, sinal de televisão, a construção da Biblioteca Municipal, construção de avenidas como a Mestre Eufrásio, Centenário e Otávio Mangabeira, e  barragem do Rio do Antônio, que serviu Brumado por mais de 30 anos. Posso acrescentar ainda a construção de prédios escolares, já que na época, havia apenas o Getúlio Vargas.


 


Café com o Brumado Agora – Há algum projeto que o senhor não idealizou, mas que gostaria de ter concretizado naquele período?

 

Dr. Juracy Pires GomesNaquela época se governava com pouco recurso. Tive que me desdobrar para conseguir trazer para Brumado tudo que eu considerava necessário a populaçãoe tudo o que eles ainda me cobravam. Fui firme, e conseguir construir uma Brumado baseada no que os recursos favoreciam e desenvolvi a cidade. Acredito que sempre se pode fazer mais, melhorar, no entanto, acredito que consegui dar o pontapé inicial para o desenvolvimento da cidade.

 

Café com o Brumado Agora – Como o senhor conciliava a função de Prefeito da cidade com o exercício da função de médico?

 

Dr. Juracy Pires GomesApesar de muito trabalho na administração, nunca deixei de exercer a função de médico, até mesmo por amor a profissão. Na época eu atendia do Posto de saúde, no meu consultório, alémda empresa Magnesita S.A. e também fui subgerente da 19ª DIRES. Possodizer ainda que cerca de 70% dos atendimentos no meu consultório eram de graça, atendia amigos, populares e fazia isso com muito gosto, muitos diziam que eu tinha um “coração muito mole”. Eu sempre digo que dinheiro não é tudo, eu fazia esses atendimentos por amor a minha profissão, para ver as pessoas bem, e por gostar do povo de Brumado.

Café com o Brumado Agora – Alguma situação inusitadaneste período?

 

Dr. Juracy Pires GomesSão muitas, a começar de como eu fazia para chegar a alguns distritos e povoadospara fazer os atendimentos. Naquela época não havia a facilidade de locomoção que há hoje. Muitas vezes fui realizar partos a cavalo, tive que atravessar rios cheios a pé, pois naquela época chovia muito, São Pedro gostava muito de mim (risos).Eu atendia a sede, zona rural, distritos, povoados. Fiquei três anos como único médico para atender Brumado e região. Mas, lembro-me de uma história muito engraçada. Fui chamado para fazer um parto no Povoado de Várzea da Pedra e, ao chegar ao local, depois de uma dificuldade imensa de acesso, vi que a mulher estava com uma barriga enorme, só podia dar a luz a gêmeos, e assim ocorreu, duas lindas crianças. No entanto, o marido disse que não teria comome pagar o parto. Não me importei e voltei para Brumado. Dias depois, o senhor chegou a meu consultório com um galo, como pagamento pelo parto.


 

Café com o Brumado Agora–Qual seria hoje, na opinião do senhor, a mudança mais urgente para Brumado?

 

Dr. Juracy Pires GomesContinuidade e ampliação das obras, assistência efetiva as camadas mais desfavorecidas da cidade. Planejamento, foco. Hoje, as administrações municipais contam com muito mais recurso do que na minha época, pode-se mudar ainda mais a cara da cidade, trazer o verdadeiro desenvolvimento que Brumado merece.

 

Café com o Brumado Agora – Qual mensagem o senhor deixa aos brumadenses?

 

Dr. Juracy Pires Gomes –Quero dizer que amo esta cidade e os brumadenses e me sinto lisonjeado em ser lembrado por tudo que fiz nos meus três anos como prefeito. Quero desejar que Brumado possa ter bons Prefeitos, que trabalhem e façam muito mais do que eu fiz pela cidade, se não, não tem graça (risos).


Fotos: Wilker Porto, Produção: Genival Moura, Reportagem e Redação: Janine Andrade.



ARACATU: CAPS COMEMOROU DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

ARACATU: CAPS COMEMOROU DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL O CAPS de Aracatu fez uma extensa programação durante essa semana. (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o CAPS de Aracatu realizou, nos dias 15 e 16 de maio, um Cine Debate, onde foi exibido o filme “Bicho de Sete Cabeças”, e ao final realizada a discussão sobre o filme, sendo abordado o tema ‘Movimento Nacional da Luta Antimanicomial’. Foram apresentadas as conquistas já alcançadas e os desafios que ainda estão sendo  enfrentados na busca da efetivação da Reforma Psiquiátrica, e na construção de um modelo de Saúde Mental substitutivo ao Manicômio. Outra temática abordada foi  a prevenção ao uso de drogas, apresentando aos jovens e adolescentes os prejuízos no desenvolvimento psicossocial do usuário de drogas. Participaram do evento,aproximadamente, 150 alunos por sessão. Além dos alunos, participaram os professores e a Direção do Colégio. Durante a programação foi distribuído, ainda, um Jornalzinho Informativo com textos sobre o 18 de Maio – Dia da Luta Antimanicomial, Direitos do portador de adoecimento psíquico, O que é o CAPS e a Importância da intersetorialidade. Além disso. O CAPS ARACATU participou, no dia 17,  em parceria com a Rede Social,  de uma caminhada em via pública alusiva ao Dia do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi organizado pelo CREAS, Conselho Tutelar e CMDCA.



FIM DE SEMANA: GASOLINA POR R$ 3,03 É NO POSTO MEIRA

FIM DE SEMANA: GASOLINA POR R$ 3,03 É NO POSTO MEIRA Gasolina por somente R$ 3,03 é no Posto Meira. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na hora de abastecer seu veículo vá ao Posto Meira, atendimento preferencial, combustíveis de qualidade e preço baixo aos finais de semana. Temos ainda super troca de óleo a partir de R$ 52,00. Durante sábados e domingos, gasolina por R$ 3,03 o litro. Já chegou no Posto Meira o Diesel S-10Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Felix. Telefone: 77 3441-7851.


MARIZETE PEREIRA COMEMORA CASSAÇÃO DE AGUIBERTO

MARIZETE PEREIRA COMEMORA CASSAÇÃO DE AGUIBERTO Marizete: "Sempre confiei que Aguiberto seria cassado". (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A candidata de oposição nas eleições de 2012 em Brumado, Marizete Pereia (PT), derrotada nas urnas por Aguiberto Lima Dias (PSL), denunciou o atual prefeito de ter usado da máquina pública para se beneficiar na eleição. Na tarde desta sexta-feira, 17, em entrevista ao Brumado Agora, por telefone, Marizete comemorou a decisão da justiça eleitoral. "Para mim não foi uma surpresa, pois eu estava muito confiante, claro que não tínhamos certeza, mas estava confiante. Como eu sempre disse, foi uma eleição onde foi usada a máquina pública, abuso do poder econômico, uma eleição fraudulenta. Estou comemorando essa decisão da justiça, que condena tudo que foi feito". Marizete continuou, "Estou alegre satisfeita, continuo de cabeça erguida em fazer política de forma livre e democrática. Fiquei muito satisfeita coma  decisão, espero também com cautela e responsabilidade que a decisão das outras instancias seja favorável a nós", finalizou.


FARMÁCIA DROGAMAIS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO

FARMÁCIA DROGAMAIS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO

Farmácia Dorgamais vendas de medicamentos em geral. A Farmácia Drogamais oferece produtos dos ramos de perfumaria, fraldas, suplementos alimentares, material ortopédico, bengalas, muletas, cadeiras de roda e banho, produtos de higiene bucal e outros. Toda linha de medicamento genérico com até 60% de desconto. Funcionando de domingo a domingo. A farmácia Drogamais está situada na Rua Coronel Tibério Meira, número 126, no Centro de Brumado. Disk entrega 3441-4224.


BRUMADO: SERVIÇO OI INTERNET INATIVO

BRUMADO: SERVIÇO OI INTERNET INATIVO Todo o centro da cidade está sem sinal de internet. (Foto: Ilustração)

Desde ás 16h00, os serviços de internet do provedor Oi banda Larga não está funcionando em Brumado. A deficiência generalizada do serviço foi percebida pelos usuários, os quais não estão conseguindo realizar processamento de dados e demais serviços que necessitem de internet. As reclamações já foram direcionadas a operadora, no entanto, até o momento, o problema não foi resolvido.