Aos 72, morre de infarto fulminante Carlos Alberto Torres, o maior dos capitães do futebol brasileiro

Aos 72, morre de infarto fulminante Carlos Alberto Torres, o maior dos capitães do futebol brasileiro
Foto: Reprodução

A braçadeira de capitão sempre lhe caiu bem. Porte esguio, olhar penetrante, personalidade marcante. Não tinha jogador que não ouvisse com atenção suas observações, seus conselhos ou, na pior das hipóteses, suas broncas. Nem Pelé escapava, e foram muitas as vezes em que precisou até baixar a cabeça. E foi esse grande capitão que o futebol brasileiro e o mundo perderam nesta terça-feira, aos 72 anos. Morreu no Rio de Janeiro, vítima de enfarte fulminante, Carlos Alberto Torres, atualmente comentarista do SporTV. Nome e sobrenome de craque. O homem do tricampeonato mundial em 1970, que beijou e levantou a Taça Jules Rimet. Seja como lateral-direito, onde começou na base do Fluminense, seja como zagueiro, ele sempre desfilou pelos gramados uma classe com a bola nos pés em que não ficava para trás nem para um astro do nível de Franz Beckenbauer. Santos, Botafogo, Flamengo e New York Cosmos tiveram em campo a sua classe. Era reverenciado no mundo todo pelo seu passado. Depois, como treinador, o Capita, como era carinhosamente chamado, teve como pontos altos a conquista do Campeonato Brasileiro de 1983, pelo Flamengo, a Copa Conmebol, em 1993, pelo Botafogo, e o Campeonato Carioca pelo Fluminense, em 1984. As informações são do GloboEsporte.com.


Começa nesta terça (25) o V SECITEC do IFBA Campus Brumado

Começa nesta terça (25) o V SECITEC do IFBA Campus Brumado

Começa hoje (25) e segue até a próxima quarta-feira (27), mais uma Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC), realizada pelo Instituto Federal da Bahia – IFBA Campus Brumado. Esse é um evento que acontece em diferentes instituições de ensino do país, e tem como principal objetivo mobilizar a população a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia. Em Brumado, A SECITEC já está na sua 5º edição e o tema este ano é “Ciência Alimentando o Brasil”, mesma temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Durante a realização do evento, acontecerão minicursos, palestras e exposições de maquetes e projetos dos cursos de Edificações, Mineração e Informática. Os minicursos e palestras são voltados para as áreas de Edificações, Mineração, Informática, Administração, Saúde, Psicologia, Educação, Direito, Libras entre outras. As inscrições na SECITEC são gratuitas e poderão ser realizadas pelo siteSECITEC.tk. Poderão participar do evento a comunidade interna do IFBA: alunos e servidores e comunidade externa: alunos de outras instituições, profissionais e a sociedade brumadense. O evento será realizado no Campus do IFBA, em Brumado, na Rua Francisco Manuel da Cruz, S/N, Bairro São José.  A SECITEC ocorrerá durante todo o dia, das 7h30 às 11h, das 14h às 18h e das 18h30 às 22h. Mais informações através do telefone (77) 3441-1607.


INFORME PUBLICITÁRIO

Tito Almeida - Fisioterapia especializada apresenta moderno equipamento tecnológico para tratamento da coluna vertebral

Tito Almeida - Fisioterapia especializada apresenta moderno equipamento tecnológico para tratamento da coluna vertebral

Agora na Fisioterapia Tito Almeida, apresentamos um dos melhores recursos terapêuticos para o tratamento das dores e patologias da coluna vertebral: A Mesa Eletrônica de Flexo Distração.  Este moderno recurso tecnológico é capaz de tratar as principais lesões da coluna vertebral como: Hérnias de disco e protusões discais, compressões e pinçamentos de raízes nervosas, desidratações discais, espasmos e tensões musculares, processos inflamatórios crônicos, e sobrecargas mecânicas e bloqueios nas vértebras. Esta mesa realiza uma tração da coluna vertebral, o que permite aumentar o espaço existente entre as vértebras. Com isso, o disco intervertebral (lesionado nas hérnias discais e protrusões) recebe água e recupera altura, os músculos se relaxam e o sangue circula melhor pelos tecidos da coluna (ossos, ligamentos, músculos, fascias e disco intervertebral). Viva sem dor! Agende uma consulta: CLIMEB – Rua Cel Paulino Chaves, nº 278ª, no centro de Brumado, telefones (77) 3441 -1980/ 9 9993-3438.


Brumado: alunos da UNEB protestam no legislativo contra Michel Temer, PEC 241 e pela a aquisição de sede própria

Brumado: alunos da UNEB protestam no legislativo contra Michel Temer, PEC 241 e pela a aquisição de sede própria
Foto: Janine Andrade | Brumado Agora

Ostentando cartazes com os dizeres “lutar sem Temer”, “Fora Temer”, “Não a PC 241”, “Educação não é Comércio”, “Estudantes em Luta pela Educação”, entre outras, e gritando palavras de ordem, os estudantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) promoveram uma manifestação  durante a sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (24) contra o presidente em exercício Michel Temer e também contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita as despesas do governo federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos. Os estudantes ainda se manifestaram pela aprovação Projeto de Lei nº 021/2016 – que “dispõe sobre concessão de direito real de uso de bem público à UNEB – Universidade do Estado da Bahia”, que foi apresentado e aprovado em primeira votação, por unanimidade, pelos parlamentares.


Brumado: após morte de animais por envenenamento, MP instaura Inquérito Civil Público contra a secretaria municipal de meio ambiente

Brumado: após morte de animais por envenenamento, MP instaura Inquérito Civil Público contra a secretaria municipal de meio ambiente
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O Ministério Público da Bahia (MP), através do promotor Ruano Fernando da Silva Leite, tendo em vista a notícia sobre a mortandade  de diversas aves de rapina necrófagas 'Urubus', decorrente possivelmente de ingestão de animais envenenados no Bairro Santa Tereza, e, considerando, a suposta omissão dos agentes públicos municipais, notadamente do secretário municipal do meio ambiente, Frederico Neves, ao retardar a retirada dos animais do local e não proceder a preservação das espécies  para a realização da perícia, mesmo após ser pessoalmente requisitado pelo MP, causando, assim, a elevação na quantidade de aves mortas, fatos que, em tese, constituem dano ao meio ambiente, resolveu instaurar Inquérito Civil Público. A ação tem como objetivo colher subsídios para a avaliação dos danos ambientais causados, a eventual responsabilidade civil e criminal de todos os responsável pelos fatos narrados e a adequada proteção ao interesse difuso mencionado.


Colégio Oficina firma parceria de educação com Brumado

Colégio Oficina firma parceria de educação com Brumado

Hoje, às 19h, no hotel Premium, na Av. Centenário, uma equipe pedagógica do Colégio Oficina vai oferecer um café para pais, educadores, representantes da comunidade de Brumado, imprensa e demais interessados em educação. O objetivo é formar uma parceria e construir um diálogo efetivo entre o público interessado e a escola, que tem sede em Vitória da Conquista e atende do Ensino Fundamental II ao Médio. O encontro, aberto ao público, vai reunir estes convidados para que conheçam os aclamados projetos pedagógicos do colégio, considerado um dos melhores da Bahia e o melhor de Conquista (entre os excelentes resultados, o Oficina é, pelo oitavo ano consecutivo, o melhor do Enem no interior da Bahia e o 12º do estado). Além dos projetos, também será exposta a linha de educação da escola, sua equipe diversificada e sua estrutura personalizada. A ideia é estreitar laços e oferecer às famílias de Brumado a oportunidade de visitar o Oficina em Conquista e fazer parte do quadro do colégio. Colégio Oficina A história do Oficina tem início em Salvador quando um grupo de professores, comprometido com o ideal de transformação democrática da sociedade, cria o Curso Oficina. Anos depois, aliando a experiência de dirigir uma instituição de ensino à prática da docência nas incontáveis salas de aula de diversos colégios de Salvador, nasce o Colégio Oficina. Completando 26 anos de existência em Salvador e atuando desde 2008 em Vitória da Conquista, o Oficina vem planejando o futuro e acreditando que a educação é um processo em constante mutação que exige, dos educadores, decisões que respondam a cada novo desafio com competência e responsabilidade. Para saber mais sobre a escola, acesse: www.colegiooficinavc.com.br 


Saiba onde e quando assinar documento de proposta para redução dos salários de políticos de Brumado

Saiba onde e quando assinar documento de proposta para redução dos salários de políticos de Brumado

O Movimento RenovAção em Brumado - organizador do projeto de lei de iniciativa popular para redução dos salários dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários -  definiu na última reunião os locais para coleta das assinaturas de apoio dos eleitores brumadenses: quiosque da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) - manhã de quarta-feira/sexta-feira e à noite sexta-feira, sábado e domingo. Os organizadores lembram que é necessário levar os dados do título de eleitor. A ação também será desenvolvida em algumas escolas, associações, sindicatos, feira livre e outros locais de grande movimento.


Lava Jato: PF diz que planilhas da Odebrecht indicam repasse de R$ 8 milhões a Lula

Lava Jato: PF diz que planilhas da Odebrecht indicam repasse de R$ 8 milhões a Lula
Foto: Reprodução

A Polícia Federal suspeita que o empresário Marcelo Odebrecht, preso na Operação Lava Jato, usava os codinomes “amigo”, amigo de meu pai” e “amigo de EO [Emílio Odebrecht, pai de Marcelo]” para se referir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A afirmação está no relatório de indiciamento do ex-ministro Antônio Palocci, enviado hoje (24) ao juiz federal Sérgio Moro. De acordo com os investigadores, os codinomes eram usados por Odebrecht em conversas com terceiros. A Odebrecht informou que não vai se manifestar sobre o caso. Em um dos trechos do documento, a PF diz que a investigação das planilhas apreendidas revelou “que os pagamentos no total de R$ 8 milhões foram debitados do saldo da conta-corrente da propina que correspondia ao agente identificado pelo codinome de “amigo”. A PF diz no relatório que há “respaldo probatório e coerência investigativa em se considerar que o termo “amigo” faz referência à Lula. O delegado Felipe Pace, responsável pelo inquérito sobre Palocci, afirmou no documento que a investigação sobre “a responsabilidade criminal do ex-presidente da República” não é feita pelo grupo de trabalho da Lava Jato, do qual ele faz parte, mas por outro delegado, Márcio Anselmo, que já investiga Lula.


Brumado: sem soro em UBS, acompanhante compra material com recurso próprio

Brumado: sem soro em UBS, acompanhante compra material com recurso próprio
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Uma acompanhante de uma paciente que necessitou de atendimento na Unidade Básica de Saúde Liziane dos Santos Alves, que fica no Bairro Monsenhor Fagundes, em Brumado, denunciou ao Brumado Agora a falta de material básico na unidade de saúde. Segundo ela, na última quinta-feira (20), a sua mãe precisou fazer um curativo no referido posto, não havia soro, sendo necessário que ela o comprasse com recursos próprios. “Apenas me falaram que estava em falta. Tivemos que sair e comprar. Agora que saúde é essa? Desta cidade tão prestigiada? É uma vergonha! Se for um caso de urgência fica na precisão, mas não é atendida, e uma coisa tão comum que é um soro”, disse a denunciante. Em contato com secretaria municipal de saúde, o secretário Cláudio Feres explicou que havia o material no almoxarifado - e lá estava porque o carro que realiza a entrega do material não o havia levado no dia certo. Mas que o material já foi entregue na unidade.


Governador Rui Costa comete gafe e parabeniza Jequié no Facebook usando imagem da igreja Matriz de Brumado

Governador Rui Costa comete gafe e parabeniza Jequié no Facebook usando imagem da igreja Matriz de Brumado
Foto: Reprodução | Facebook

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) em seu perfil no Facebook parabenizou a cidade de Jequié, pelo aniversário de 119 anos de emancipação política.  "Quem está de parabéns hoje é a Cidade Sol! Dia de celebrar os avanços de Jequié e os seus 119 anos. Lá, posso dizer de coração que me sinto em casa. Para Jequié, o meu carinho e o meu trabalho. Cidade da policlínica regional, do novo Centro de Bioimagem, da ampliação do Hospital Regional Prado Valadares e de tantas outras obras que também estão em andamento e vão fazer a diferença na vida das jequieenses. Muitas felicidades!" parabenizou o governador. Mais o que chama atenção na postagem é que sua equipe de marketing acabou cometendo uma gafe ao divulgar a imagem da igreja Matriz de Brumado para simbolizar a cidade de Jequié.

Governador Rui Costa comete gafe e parabeniza Jequié no Facebook usando imagem da igreja Matriz de Brumado

INFORME PUBLICITÁRIO

Em Brumado Villarena espaço para realização de eventos e confraternizações

Em Brumado Villarena espaço para realização de eventos e confraternizações

Brumado conta com um espaço de lazer e entretenimento: o Villarena. O espaço está localizado na Fazenda Lagoa do Arroz, na BA-148, km 7, e conta com: piscina com cascata, hidromassgem, salão de festas e quiosque com churrasqueira. Venha conhecer o Villarena, um espaço preparado para sua comemoração ou lazer. Informações pelos telefones: (77) 9.9968-7977, 9.9997-6435 ou 9.9937-5764.


Brumado: atiradores do Tiro de Guerra 06/024 realizam tiro de arma portátil

Brumado: atiradores do Tiro de Guerra 06/024 realizam tiro de arma portátil
Foto: Divulgação | TG

No período de 21 a 23 de outubro, os atiradores do TG 06-024 realizaram o Tiro Individual Básico (TIB) com o armamento de dotação, o Mosquetão 7,62mm, no estande de tiro do 19º Batalhão de Caçadores, sediado em Salvador. A realização do tiro com o mosquetão é a coroação do período de formação do atirador de Tiro de Guerra. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, conduziu os seus atiradores para Salvador neste fim de semana para a realização do tiro com o armamento de grosso calibre. O Subtenente ressaltou o alto conceito que os atiradores obtiveram na realização do tiro que foi de muito bom a excelente, demonstrando que o nível de aprendizado e conhecimento do assunto está acima do esperado.


Covernador Rui Costa inaugura instalações de hospital e entrega obras em Vitória da Conquista

Covernador Rui Costa inaugura instalações de hospital e entrega obras em Vitória da Conquista
Foto: Pedro Moraes | GOVBA

Diversas obras, que totalizam um investimento de R$ 40 milhões, foram entregues nesta segunda-feira (24) pelo governador Rui Costa (PT), em Vitória da Conquista. Na área da saúde, foram inauguradas as instalações da primeira sala de raio-x do Centro de BioImagem do hospital geral da cidade, mais conhecido como Hospital de Base. A unidade também recebeu um arco cirúrgico, equipamento que possibilita procedimentos cardiovasculares, ortopédicos e neurocirúrgicos minimamente invasivos. De acordo com Rui, a ampliação do hospital e os novos equipamentos têm como objetivo atender melhor a população da cidade. “Tudo o que estamos fazendo é para aumentar a qualidade do atendimento para o povo. Também quero iniciar, em breve, a construção da policlínica, para atender, com diversos exames, as cidades dessa região”.  

 

 

Covernador Rui Costa inaugura instalações de hospital e entrega obras em Vitória da Conquista
Foto: Pedro Moraes | GOVBA

Ainda no município, o governador inaugurou três sistemas simplificados de abastecimento de água, nas localidades de Baixão do Iguá, Fazenda Paraíso e Assentamento Tigre (Fazenda Maringá); entregou treze tratores com implementos agrícolas para entidades da agricultura familiar e lançou três editais do programa Bahia Produtiva. “Com esses convênios do Bahia Produtiva, ajudamos projetos desenvolvidos e damos mais autonomia à agricultura familiar. Para isso, temos que proporcionar tecnologia para nossa gente. Queremos as associações rurais fortes no estado”, destacou. Na ocasião, Rui Costa também anunciou outros investimentos que contemplam a infraestrutura hídrica e aeroportuária. "A previsão é que, até dezembro, seja assinado o edital para licitação da construção da Barragem de Catolé e, até a próxima sexta-feira, o edital para construção do terminal de acesso dos passageiros no Aeroporto de Vitória da Conquista. As obras da pista, a parte dos aviões já está 98% concluída. A próxima obra é para melhorar o embarque dos passageiros".


Uneb de Brumado terá sua sede própria após doação do terreno ter sido aprovada

Uneb de Brumado terá sua sede própria após doação do terreno ter sido aprovada
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Chega ao fim a saga do terreno da sede própria para o campus XX da UNEB, em Brumado. Após rodadas de conversas com muita sensibilidade dos agentes envolvidos, terminou sendo aprovado projeto de lei que autoriza a permuta entre o terreno da UNEB com o do Município. O Prefeito eleito, Eduardo Vasconcelos, em companhia do Procurador do Município, Acioli Viana Silva, reuniu-se, na última sexta-feira, com o Coordenador do Curso de Direito da UNEB em Brumado, João Batista de Castro Júnior, a fim de discutir as informações que estavam sendo veiculadas. Na oportunidade, João Batista salientou que falava em nome do Curso de Direito, que tem um histórico de luta para se firmar no Município de Brumado. O Prefeito eleito Eduardo Vasconcelos fez questão de ressaltar a importância do ensino universitário provido pela UNEB em Brumado, até porque, assegurou ele, uma de suas preocupações mais destacadas como gestor foi com a educação.

Uneb de Brumado terá sua sede própria após doação do terreno ter sido aprovada
Foto: Divulgação | Probus Brasil

Na oportunidade, esclareceu que sua declaração sobre a UESB incorporar o ensino universitário em Brumado deve-se mais a um contexto de preocupação com a educação superior no Município e não a qualquer outra razão particular. Vasconcelos destacou ainda que o Município, no que a lei permitir, estará pronto, em sua gestão, para contribuir para o aumento da Universidade, valendo-se, se for o caso, do capital político local para que novos aportes sejam dados à UNEB. O Professor João Batista aproveitou para esclarecer em que consiste o negócio jurídico da doação e permuta e salientou o papel da atual Diretora Jaciara Sant’anna na concretização desse plano, que tem sido avalizado pelo Reitor José Bites. Ao final, agradeceu a sensibilidade do Prefeito eleito e do Procurador Acioli Viana para com a qualidade do ensino universitário.

Uneb de Brumado terá sua sede própria após doação do terreno ter sido aprovada
Foto: Divulgação | Probus Brasil

Hoje, dia 24 de outubro, o Coordenador do Curso de Direito reuniu-se também com o atual Prefeito, Aguiberto Dias, e com os vereadores, a partir do convite pessoal formulado pelo vereador José Carlos de Olindina, que foi até Vitória da Conquista no dia 20 de outubro. Nessa reunião, João Batista mais uma vez esclareceu o alcance dessa operação jurídica para que Brumado entre definitivamente nos trilhos da educação universitária, um dos grandes vetores de expansão econômica para o século XXI.  Realçou que a infraestrutura é de suma importância para que novos cursos se incorporem ao leque de ofertas de Brumado. O Prefeito e os vereadores foram receptivos a essas informações e salientaram a necessidade de que Brumado seja alvo de cursos estratégicos voltados para sua vocação minerária e econômica em geral. Foi dito que, uma vez que o curso de Engenharia de Minas foi autorizado para Caetité, nada impediria que fosse criada uma turma de extensão em Brumado ou mesmo criado aqui outro curso de Engenharia em outra área. Logo em seguida à reunião, o projeto de lei foi submetido na sessão da câmara de vereadores e aprovado por unanimidade. As informações são do Probus Brasil.


Deputado Marquinho Viana entrega tratores com o Governador em Vitória da Conquista

Deputado Marquinho Viana entrega tratores com o Governador em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (24), o deputado Marquinho Viana (PSB) fez parte da comitiva do governador Rui Costa, que foi a Vitória da Conquista fazer a entrega de módulos de mecanização agrícola (tratores e implementos) a Associação de Pequenos Produtores da Fazenda Jacaré, no município de Aracatu, e à Associação dos Moradores e Pequenos Produtores do Povoado de Lucaia e Região.

Deputado Marquinho Viana entrega tratores com o Governador em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação

Estavam presentes no evento o prefeito Sérgio Maia de Aracatu, os prefeitos recém eleitos Edilson Duarte da Cunha (Dico), de Planalto, e José Henrique Tigre (Quinho) de Belo Campo. “Esses tratores resultam das emendas impositivas por mim apresentadas ao Orçamento de 2015”, disse o deputado. A  solenidade contou ainda com a apreciação de muitas autoridades, como o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo  Rodrigues, o Superintendente da CAR, Wilson Dias, além do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo.


Brumado: três adolescentes em uma mesma motocicleta colidem contra moto de idoso no distrito Ubiraçaba

Brumado: três adolescentes em uma mesma motocicleta colidem contra moto de idoso no distrito Ubiraçaba
Foto: Reprodução | Whatsapp

Após possivelmente perder o controle da direção de uma motocicleta, um menor de idade colidiu o veículo contra outra motocicleta que era conduzida por idoso que vinha no sentido contrário em uma estrada no distrito de Ubiraçaba, zona rural de Brumado. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Agora, três menores de idade retornavam da escola e  ocupavam a motocicleta que, ao passar em alta velocidade por um monte de terra, provocou a colisão. Os adolescentes se feriram gravemente e um deles foi encaminhado a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI),  em Vitória da Conquista. Os demais jovens e o senhor, que é lavrador, foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto e estão em observação.


PSB reúne prefeitos eleitos em Salvador; Eduardo Vasconcelos esteve presente

PSB reúne prefeitos eleitos em Salvador; Eduardo Vasconcelos esteve presente

O PSB da Bahia realizou, na manhã desta segunda-feira (24), no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia, um encontro com os prefeitos eleitos pela legenda para discutir temas fundamentais para as administrações socialistas, como orçamento, infraestrutura, saúde, educação, agricultura e desenvolvimento regional, planejamento estratégico e aspectos jurídicos. No último dia 2 de outubro, o PSB elegeu 21 prefeitos, dos quais 16 estiveram presentes no encontro representando as cidades de Itaquara, Irecê, Mundo Novo, Brumado, Guanambi, Oliveira dos Brejinhos, Jequié, Firmino Alves, Igrapiúna, Caetité, Boquira, Laje, Itaberaba, Barra do Rocha, Paramirim e Casa Nova. A presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, destacou que a vitória do partido nas eleições 2016 foi significativa e classificou o embate como “a vitória do liso, que é a vitória dos que não tem dinheiro, mas mesmo assim fomos e ganhamos”. A líder socialista também reforçou que os novos prefeitos e os prefeitos reeleitos precisam imprimir uma marca as suas administrações, a exemplo da Escola em Tempo Integral, que é uma bandeira do PSB Nacional potencializada na gestão de Eduardo Campos como governador de Pernambuco que, durante sua gestão, construiu 300 escolas nesta modalidade naquele estado. Na Bahia, a presidente do PSB destacou os municípios de Andaraí e Brumado como cases de sucesso a serem seguidos pelos futuros gestores nesta temática. Na visão do secretário-geral da legenda, Domingos Leonelli, o desempenho do PSB nesta eleição foi melhor do que da eleição passada, pois apesar de o número de prefeituras ter diminuído o PSB terá presença em grandes cidades, como Jequié, Brumado, Guanambi e Irecê, o que representa, ao todo, um contingente populacional de mais de 800 mil pessoas. A deputada estadual Fabíola Mansur enfatizou a importância dos gestores montarem uma equipe de transição qualificada e citou que “o prefeito se elege para gerir bem a cidade. Onde a gente não tem dinheiro, temos que ter uma boa gestão”, frisou.


INFORME PUBLICITÁRIO

Central das Soldas - Equipamentos de Proteção Individual

Central das Soldas - Equipamentos de Proteção Individual

Lagoa Funda vence o 2º Campeonato de Futebol do Bairro Baraúnas

Lagoa Funda vence o 2º Campeonato de Futebol do Bairro Baraúnas
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

No jogo final do 2º Campeonato de Futebol do Bairro Baraúnas, em Brumado, o time da Lagoa Funda venceu o Santa Clara por 2x1 e levantou a taça. O jogo aconteceu na manhã do último domingo (23), no Campo do Gaúchão, com a presença de grande público e ainda do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), que com o presidente da associação de moradores, o vereador  eleito Elias Piau (PV), entregou o troféu ao time vencedor. Houve ainda premiação para destaques durante a competição.

Lagoa Funda vence o 2º Campeonato de Futebol do Bairro Baraúnas
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Serginho Pinheiro vence a corrida montanha Igatu-Macugê

Serginho Pinheiro vence a corrida montanha Igatu-Macugê
Foto: Divulgação

No último sábado (22), no município de Igatu, na Chapada Diamantina, foi realizada a prova do circuito corrida montanha Igatu-Macugê. O evento contou com a participação de corredores de mais de 10 estados do país, entre eles, o atleta Sérgio 'Serginho' Pinheiro de Souza, que competiu na categoria geral masculino e conquistou o primeiro lugar, com o tempo de 4h50min, em um percurso de 42 km. “Essa foi uma das provas mais difíceis  do Brasil. Agradeço Brumado e a comunidade Campo Seco pelo apoio. Conquistei a vitória com muita garra e determinação”, disse o atleta em entrevista ao Brumado Agora.


Brumado: polícia recupera S10 roubada durante assalto em residência e prende dois suspeitos do crime

Brumado: polícia recupera S10 roubada durante assalto em residência e prende dois suspeitos do crime
Foto: Divulgação | PRE

Na noite do último domingo (23), proprietários de uma residência localizada na Avenida Ana Lídia Viana Cardoso, no Bairro Parque Alvorada, em Brumado, foram mantidos reféns dentro do imóvel durante assalto e tiveram roubados mais de R$ 5.000, um veículo S10 prata, documentos do mesmo, um relógio de pulso, um notebook, um Ipad e um aparelho celular. A polícia iniciou as buscas pelos autores do crime e, na manhã de hoje (24), uma guarnição do TOR da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário recuperou o veículo citado.

Brumado: polícia recupera S10 roubada durante assalto em residência e prende dois suspeitos do crime
Foto: Divulgação | PRE

Ainda de acordo com a polícia, foram apresentados no DISEP, em Vitória da Conquista, Silas Silva de Almeida e Gustavo Silva de Almeida, bem como 02 revólveres, calibres 38 e 32. Outros dois suspeitos conseguiram fugir.


Aconteceu em Brumado o 1º Passeio Ciclístico Brumado Park Residence

Aconteceu em Brumado o 1º Passeio Ciclístico Brumado Park Residence
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Foi realizado no último domingo (23), em Brumado, o 1º Passeio Ciclístico Brumado Park. O evento foi promovido pela E2 Engenharia e Empreendimentos, por meio do seu mais novo projeto, o Brumado Park Residence. O objetivo foi promover o bem-estar e a qualidade de vida da população, dois dos principais valores defendidos e presentes nos empreendimentos da E2. Com mais de 100 inscritos, o evento ganhou a atenção de atletas, desportistas e simpatizantes por toda a cidade e região. Os participantes percorreram 12km, e, ao final do trajeto, foram recepcionados com um café da manhã. (Clique aqui e veja as fotos).


Empresa de Cimento no Bairro das Flores é notificada por suposto problemas de saúde gerados a população local

Empresa de Cimento no Bairro das Flores é notificada por suposto problemas de saúde gerados a população local
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Baseado na representação proposta pelos moradores da Rua Padre Miguelino, no Bairro das Flores, em Brumado, os quais informaram que as atividades de um estabelecimento comercial que atua com a manipulação de cimento tem gerado danos à saúde  de diversas pessoas, causando problemas alérgicos em razão do pó de cimento, fato que em tese constitui dano ao meio ambiente,  o promotor Ruano Fernando da Silva Leite resolve instaurar Inquérito Civil Público contra o estabelecimento, a fim de colher subsídios para a adequada proteção ao interesse difuso mencionado. Desta forma, a secretaria municipal de fianças do município será oficiada a informar se a empresa possui alvará; o Inema e a secretaria municipal do meio ambiente serão oficiados e deverão informar: se a empresa investigada é obrigada a realizar licenciamento  ambiental para desenvolver as suas atividades e se já possui a licença; se a investigada necessita se registrar no cadastro ambiental e assim procedeu; e se já existe algum procedimento (preventivo ou repressivo) em curso com relação aos fatos. A empresa deve também , no prazo regulamentar, prestar esclarecimentos : se possui alvará e licença ambiental; se dispõe de mecanismos de redução do impacto ambiental e de proteção da saúde de moradores e trabalhadores, se o imóvel utilizado é alugado ou de sua propriedade.


Brumado: homem invade estabelecimento comercial e rouba mais de R$ 2 mil

Brumado: homem invade estabelecimento comercial e rouba mais de R$ 2 mil
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O proprietário de um estabelecimento comercial localizado na Avenida Centenário, em Brumado, foi vítima de assalto quando estava no local, na tarde do último sábado (22). Em depoimento à polícia ele informou que um indivíduo adentrou o local e, portando arma de fogo, anunciou o assalto. O criminoso exigiu dinheiro e a vítima entregou cerca de R$ 2.000. O bandido levou ainda uma bolsa que continha cheque de cliente, cartões de banco, documentos de um veículo Gol e documentos pessoais. 


Obras de energia seguem em andamento em seis municípios da Serra Geral

Obras de energia seguem em andamento em seis municípios da Serra Geral
Foto: Divulgação

Seis municípios da Serra Geral estão sendo contemplados com obras de energia na zona rural, através do Programa Luz para Todos. Os pedidos foram apresentados à Secretaria de Infraestrutura do Estado e à Coelba através do mandato da deputada Ivana Bastos, que segue acompanhando o andamento das solicitações. Em Guanambi, 17 consumidores serão contemplados somente na localidade de Umburaninha. Já na comunidade de Lagoa do Arroz está sendo executada uma obra de complementação de energia. No município de Palmas de Monte Alto, a comunidade beneficiada é o Povoado de Alazão. Em Igaporã, as obras estão sendo realizadas na localidade de Canabrava. As localidades de Rio do Tanque I e II, Jacaré e Tamburil, no município de Riacho de Santana, também estão na lista de obras já iniciadas. Lá serão contemplados com ligação de energia cerca de 10 consumidores. Já em Urandi, a energia chegará em breve para famílias das localidades de Capa Rural e Espírito Santo. No município de Candiba, 15 consumidores terão novas ligações de energia nas comunidades de Dourado e Lagoa Grande. “Para nós intermediar a chegada de obras de energia para famílias que moram na zona rural é um trabalho que garante mais dignidade e qualidade de vida para os baianos. Seguimos solicitando e protocolando os pedidos que chegam até nós e cobrando celeridade e acompanhando de perto o andamento das solicitações”, declarou a deputada Ivana Bastos.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais