Varejo: Como usar a criatividade para aumentar as vendas

Varejo: Como usar a criatividade para aumentar as vendas
Foto: Reprodução

Por Carlos Prates

 

Possuir a capacidade de criar é algo imprescindível para a vida pessoal e profissional. O mundo está mudando e o comércio varejista precisa se adaptar aos novos tempos. As sugestões abaixo mencionadas foram reunidas em sala de aula e junto aos trabalhos de consultoria para diversas empresas de varejo. Sugerimos que você leia e debata com os colegas de Equipe, fazendo as adaptações necessárias: 1) Saiba que há um tesouro em sua cabeça, uma mina de ouro entre as suas orelhas. Os profissionais que atuam em loja, notadamente os gerentes, vendedores, caixas e estoquistas são os olhos e ouvidos da Empresa;

2) Participe dando ideias e sugestões para melhorar o atendimento, aumentar as vendas, criar ou aperfeiçoar novos produtos e serviços, reduzir custos operacionais e melhorar os processos. Se você é o gerente ou proprietário da loja, ouça mais os seus funcionários da linha de frente. Infelizmente, muitos deles têm receio de dar sugestões ou não são valorizados quando o fazem;

 

3) Sempre que possível escreva algumas ideias sobre estes e outros assuntos do seu interesse.

 

       - como eu posso melhorar a minha vida pessoal e profissional?

 

      - como eu posso fazer diferença junto aos meus clientes e pessoas da minha família?

 

      - como eu posso ser mais feliz e tornar melhor a vida das outras pessoas?

 

4) Às vezes, a criatividade está em unir os inventos dos outros, a exemplo do canivete que contém chave de fenda, alicate e tesoura, Aumente, diminua de tamanho, agregue outros inventos, coloque de cabeça para baixo, pense como se fosse o consumidor da sua loja, usuário dos produtos e serviços que vende. Quanto mais você pensar com a cabeça do seu cliente, mais chance terá para melhorar o atendimento e aumentar as vendas;

 

5) Tenha sempre papel, lápis e caneta para fazer as anotações das ideias, pois as mesmas tendem a chegar quando menos esperamos. Anote-as do jeito em que elas ocorrerem e depois procure melhorá-las. Elas não nascem perfeitas e vão sendo aperfeiçoadas após o uso;

 

6) Desenvolva  uma   forte   curiosidade  sobre   pessoas, coisas  e  lugares. Observe atentamente o comportamento dos seus clientes, das pessoas que frequentam o comércio varejista. Analise as vitrines da sua loja e dos concorrentes. Enxergue a sua loja através de vários ângulos e não apenas da maneira que está acostumado;

 

7) Faça amizade com pessoas que pensam diferente de você. Tenha sempre na sua rede de contato pessoas diferentes da maioria ou até mesmo que não “batem certo da bola” e profissionais das mais variadas áreas de atuação;

 

8) Aprenda a escutar e a ouvir, tanto com os olhos, quanto  com os ouvidos. Perceba o que não foi dito. Seja também “um eterno aprendiz”. Se você desconhece o assunto, faça perguntas idiotas e que os especialistas jamais fariam;

 

9) Descubra novas  fontes de ideias  através de cursos, palestras e workshops realizados no segmento de varejo; através da leitura de  livros, revistas, jornais,  pesquisas na internet, vídeos no You Tube, contatos com colegas da loja e também de outros segmentos. Esteja aberto ao novo, ao diferente e ao desconhecido;

 

10) Compreenda primeiro, depois julgue. Fique o mais longe possível dos preconceitos;

 

11) Tenha atitudes positivas e entusiasmadas. Isso o ajudará a ter sucesso na vida pessoal e profissional. Atender e vender com excelência somente são possíveis com a capacidade de motivar a si mesmo e saber lidar com as frustrações;

 

12) Ataque os seus  problemas de maneira ordenada. Uma delas é descobrir qual é realmente o  problema. Faça o seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa, dia e noite;

 

13) Não se contente com a primeira solução. Da quantidade nasce a qualidade. Esta frase é atribuída ao renomado físico alemão, Albert Einstein - “criatividade é 90% de transpiração e 10% de inspiração” – e serve para ilustrar o quanto é fundamental trabalhar de forma persistente e não desistir de novas ideias.

 

Finalizando, reúna a sua Equipe para debater ideias apresentadas pelos funcionários e clientes. Vá em frente e sucesso!


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