De 15 a 19 de março acontece em Brumado a 5ª Semana Espírita

De 15 a 19 de março acontece em Brumado a 5ª Semana Espírita

Acontece de 15 a 19 de março, em Brumado, a 5ª Semana Espírita. As palestras ocorrerão sempre às 20h, na Câmara de Vereadores. Este ano, o evento terá como tema “Brasil, coração do mundo, pátria e Evangelho” e durante o evento será realizada ainda a 1ª Semaninha Espírita, voltada para as crianças.


8 de março: Dia Internacional da Mulher - Homenagem do Brumado Agora

8 de março: Dia Internacional da Mulher - Homenagem do Brumado Agora

A mulher cuida do próprio perfil interior e exterior, e essa harmonia faz mais bela a convivência humana. A mulher exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. A mulher acolhe e faz crescer e protege a vida. A mulher se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. O Brumado Agora parabeniza todas as mulheres pelo seu dia.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Cor & luz está com promoção de luminárias

Brumado: Cor & luz está com promoção de luminárias
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A loja Cor & Luz, em Brumado, está com uma promoção imperdível: linha completa de luminárias. São diversos tipos e modelos com preços imbatíveis! Venha conferir e aproveite. Cor & Luz - Avenida Antônio Mourão Guimarães, 495, Telefone: (77) 3441-5532.


Rio de Contas: incêndio na Serra das Almas destruiu grande área

Rio de Contas: incêndio na Serra das Almas destruiu grande área
Foto: Divulgação | Prefeitura de Rio de Contas

O Parque Natural Pico das Almas, em Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina,é atingido por incêndio desde a sexta-feira (03), e, embora as chamas estejam controladas, os bombeiros continuam no local. O número de 675, 23 hectares foi atingido e Bombeiros militares e brigadistas dispostos em pontos da Serra das Almas realizam trabalho de rescaldo e contém reignições do fogo. Imagens divulgadas pelos Bombeiros Militares, na terça-feira (07),  mostram que o verde que cobria as serras foi substituído por um cenário seco. A Secretaria de Meio Ambiente da cidade já havia informado que o incêndio chegou a atingir a vegetação de nascentes de rios, como o Paramirim, e matou animais, a exemplo de cobras, na região.


Chapecoense estreia com vitória na Copa Libertadores

Chapecoense estreia com vitória na Copa Libertadores
Foto: Marco Bello | Reuters

A Chapecoense iniciou com vitória na Libertadores. Em jogo realizado  na noite de terça-feira (07), contra o Zulia, da Venezuela,  o time brasileiro venceu por 2 a 1. Gols de Reinaldo e Luiz Antonio. Juan Arango descontou. O jogo em Maracaibo foi válido pela primeira rodada do Grupo 7 e colocou o time catarinense na liderança, com três pontos. Lanús, da Argentina, e Nacional, do Uruguai, completam a chave e se enfrentam na quinta-feira (09). Os dois times voltam agora a entrar em campo no fim de semana para jogos fora de casa. No sábado (11), o time de Chapecó visita o Inter de Lages pelo Catarinense. No dia seguinte, pelo Torneio Apertura do Campeonato Venezuelano, o Zulia encara o Arágua fora. Pela Libertadores, as equipes entram em campo na próxima semana.


Brumado: prefeitura prorroga prazo de inscrições para processo seletivo simplificado 03/2017 - SESAU

Brumado: prefeitura prorroga prazo de inscrições para processo seletivo simplificado 03/2017 - SESAU
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

No último dia 04 de março, a Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, visando realizar contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para atuação em Programas da Atenção Básica, Saúde da Família, Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, tornou pública a abertura de inscrições do Processo Seletivo Simplificado SESAU-03/2017, para a função de Profissional de Educação Física, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem para Arrecife, Técnico de Enfermagem para Cristalândia, Técnico de Enfermagem para Itaquaraí, Técnico De Enfermagem para Lagoa Funda, Técnico de Enfermagem para Ubiraçaba e Técnico de Enfermagem para Umburanas. Nesta quarta-feira (08), porém, a prefeitura prorrogou  até o dia 09 de março de 2017 o prazo das inscrições para o referido processo.


Aracatu: foi realizada a final do 1º Campeonato de Futsal Jiovanne Vitório

Aracatu: foi realizada a final do 1º Campeonato de Futsal Jiovanne Vitório
Foto: Divulgação

Na noite do último sábado (04), foi realizada a grande final do 1º Campeonato de Futsal Jiovanne Vitório, em jogo pragmático e bem movimentado que agitou o Ginásio de Esportes Municipal, em Aracatu. As equipes do Bahia e Colo-Colo se enfrentaram pela última e decisiva partida. Em quadra, as duas equipes fizeram uma partida de alto nível mostrando que a cidade é ainda uma grande potência do esporte. No primeiro tempo o jogo foi bem equilibrado, mas no segundo tempo da partida o Bahia conseguiu aproveitar melhores as chances e venceu pelo placar de 4 x 0. Assim consagrando campeão. Josias Coqueiro organizador do campeonato salientou “que há muito tempo vem trabalhando pela juventude de Aracatu e que precisa quem eventos como esse seja realizado em todos lugares dando chances para a juventude”. Ele ainda agradeceu o “apoio de várias pessoas e pela prefeitura de Aracatu”.


Senado aprova MP que muda regras para renovação de concessões de rádio e TV

Senado aprova MP que muda regras para renovação de concessões de rádio e TV

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (7) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 1/2017, decorrente da Medida Provisória (MPV) 747/2016. Como foi modificada no Congresso Nacional, a matéria segue agora para a sanção da Presidência da República. A MP estabelece novas regras para os processos de renovação de outorga dos serviços de rádio e televisão. Para o governo, a edição da MP foi necessária devido ao acúmulo de pedidos de extinção da concessão que o Executivo deveria enviar ao Congresso pela falta de apresentação da renovação pelas emissoras. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou um entendimento entre os líderes do Senado sobre o conteúdo da matéria. Ele também disse já existir um acordo com o Executivo para que o projeto de lei de conversão seja sancionado na íntegra. A relatora-revisora, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), disse ter buscado atender, na medida do possível, a todas as sugestões ao projeto. — O objetivo da MP é facilitar os procedimentos de renovação da concessão e simplificar as ações tanto das rádios como do Ministério das Comunicações — disse a senadora. Veja as mudanças.


Ouça o áudio da sessão de segunda-feira (06) da Câmara de Vereadores de Brumado

Ouça o áudio da sessão de segunda-feira (06) da Câmara de Vereadores de Brumado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Para possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo brumadense o áudio das sessões está sendo disponibilizado no site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. (Clique aqui e ouça).


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Confira o jornal de ofertas Disbahia Rede 7

Brumado: Confira o jornal de ofertas Disbahia Rede 7

O Disbahia Supermercado, em Brumado, filiada a Rede 7 de Supermercados, apresenta uma nova gama de produtos, com os melhores preços da cidade, no seu jornal de ofertas. Quer economizar? Veja o nosso jornal de super promoções, com os melhores preços, produtos e marcas. Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Tá na rede, tá barato! Venha conferir. (VEJA O VERSO DO ENCARTE).


Vereadores brumadenses participam de reunião na governadoria do Estado solicitando ampliação de sistemas de abastecimento de água

Vereadores brumadenses participam de reunião na governadoria do Estado solicitando ampliação de sistemas de abastecimento de água
Foto: Divulgação | CMB

A busca de parcerias na conquista de benefícios para o município tem sido a tônica do legislativo brumadense e dentro desta perspectiva o presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos acompanhado dos vereadores Luiz Carlos “Palito”, José Carlos de Jonas e Wanderlei Amorim “Nem” estiveram reunidos na governadoria, na manhã desta terça-feira (07.03), com o chefe de gabinete do governador, Cícero Monteiro, o deputado federal Félix Mendonça e o superintendente de Agricultura da Bahia, Guilherme Bonfim. O encontro se deu a fim de solicitarem a ampliação do sistema de água da comunidade de Lagoa Funda para região de Riachão, além da ampliação de Cova da Mandioca, Jatobá, Cachoeira e outras comunidades vizinhas. Os projetos já foram elaborados pela empresa Embasa no valor estimado de R$ 1.500.000,00 (Um milhão e quinhentos mil reais), sendo desta forma de fundamental importância o sistema de parceria para a execução. Léo Vasconcelos e os vereadores que o acompanharam ficaram bastante satisfeitos com a reunião e o comprometimento do chefe de gabinete, Cicero Monteiro que afirmou: “Irei buscar esses investimentos para Brumado, pois temos que combater a seca no nosso estado com projetos estruturantes como esses”.


Câmara aprova regras de controle populacional de cães e gatos

Câmara aprova regras de controle populacional de cães e gatos
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (7), o Projeto de Lei (PL) 1376/03, que cria regras para o controle populacional de cães e gatos no território nacional. A medida estabelece normas para a esterilização levando em consideração as localidades que apontem para a existência de superpopulação desses animais. O projeto segue agora à sanção presidencial. O PL 1376/03 que tramitava na Câmara desde 2003 determina que o controle de natalidade de cães e gatos será realizado “mediante a esterilização permanente, cirúrgica, ou não, desde que ofereça ao animal um grau de eficiência, segurança e bem-estar.” Pelo texto, a esterilização será feita exclusivamente por veterinário e ocorrerá após estudo sobre a quantidade de animais. O projeto também proíbe que os animais sejam eliminados pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres e diz que a eliminação só poderá ocorrer quando os animais apresentarem doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais. A eutanásia, contudo, só será autorizado após laudo técnico desses órgãos. Pela proposta, entidades de proteção animal deverão ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade da medida. O projeto aprovado pela Câmara prevê ainda que os recursos para implementação do programa serão provenientes da Seguridade Social da União, com contrapartida dos municípios de pelo menos 10% dos custos. O descumprimento das regras da lei sujeitará o infrator às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais. Se virar lei, o PL 1376/03 entrará em vigor 120 dias após sua publicação.


Brumado: moradores da Fazenda Furado dos Veados dizem que falta água da Embasa na comunidade

Brumado: moradores da Fazenda Furado dos Veados dizem que falta água da Embasa na comunidade
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Os moradores da Fazenda Furado dos Veados, zona rural de Brumado, estão sofrendo com a falta de água encanada, que deveria ser ofertada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). Há quase 15 dias, o Brumado Agora veiculou uma matéria falando sobre o abastecimento de água na localidade e, naquela ocasião, segundo populares, o problema foi resolvido. Porém, pouco tempo depois, a situação persiste e de acordo com a comunidade há 15 dias não cai água. Embora já tenham informado a empresa sobre o problema, até o momento, nada foi feito. “Estamos sem água há 15 dias. Um momento que chegou a cair foi uma água de péssima qualidade, e agora estamos novamente sem água. A gente liga para a Embasa todos os dias, mas eles não resolvem o nosso problema”, disseram os moradores em contato com o Brumado Agora.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: conheça as especialidades e os melhores preços da Clínica Somepe

Brumado: conheça as especialidades e os melhores preços da Clínica Somepe

Sensibilizada com a crise econômica que assola o país, a Clínica Somepe oferece aos seus clientes preços populares. Venha conferir as especialidades disponíveis: Anestesiologia, Angiologia, - Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia, Dermatologista, Psiquiatra, Gastroenterologia, Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria, Urologia, Traumatologia e Ginecologia. Serviços: Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Dermatologia, Pisiquiatria, RX, Laboratório Clínico, Coloscopia, Citologia, Micro Flora. Atendemos pelos convênios: Planserv, Unimed, Saúde Bradesco, Sulamérica, Cassi, Casserv, Ibar Nordeste e Medial. Clinica Somepe - compromisso com a sua saúde. Rua Marcolino Rizério, 101, centro de Brumado. Fones: (77) 3441-3510 e 3441-6207.


Ministro diz que pode aumentar impostos para cumprir a meta de déficit primário

Ministro diz que pode aumentar impostos para cumprir a meta de déficit primário
Foto: Antônio Cruz | Abr

A fim de cumprir a meta de déficit primário (receitas menos despesas antes do pagamento de juros) de 2017, de R$ 139 bilhões, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, declarou que descarta a possibilidade de aumento de impostos. "Vou repetir aquilo que já disse em agosto do ano passado. Se for necessário aumentar imposto, será aumentado, se for necessário contingenciar ainda mais, será contingenciado", disse. "O nosso compromisso é com cumprir a meta". Em 22 de março, o governo anunciará quanto do Orçamento de 2017 será contingenciado. Enquanto o governo acredita que será possível contingenciar um valor menor, de cerca de R$ 30 bilhões, entidades como o IFI (Instituto Fiscal Independente) acreditam na necessidade de um represamento maior, de quase R$ 40 bilhões. "Mantemos a meta e o compromisso para 2017, será tomada medida necessária para isso [cumprir a meta], seja redução de despesas, seja, no limite, aumento de impostos", asseverou.


Brumado: Jobinho, diretor de esportes do município, fala do apoio que será dado aos desportistas

Brumado: Jobinho, diretor de esportes do município, fala do apoio que será dado aos desportistas
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Durante a abertura do Campeonato Brumadense de Futebol, que aconteceu no último domingo (05), no estádio municipal Gilberto Cardoso, o diretor de esportes do município, Jobson da Cruz 'Jobinho' falou a imprensa sobre os investimentos no esporte da Capital do Minério para o ano de 2017. Jobinho disse que não medirá esforços para que as atividades sejam realizadas, mas destacou que todo o planejamento será feito com muita cautela, tendo em vista a atual situação financeira do país. ”Os recursos pelo município são poucos. Vamos buscar recursos pela Sudesb e com empresários brumadenses, mas o povo de Brumado tem que ter a consciência que passamos por um momento difícil no país”, disse.


46ª CIPM promove Projeto Ações Preventivas nas escolas e comunidades de Livramento

46ª CIPM  promove Projeto Ações Preventivas nas escolas e comunidades de Livramento
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na manhã desta terça-feira (07), das 8h15min às 10h, foi promovida da sede da 46ª CIPM, em Livramento de Nossa Senhora, mais uma palestra com base no PROAPEC, destinada aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Edivaldo Machado Boaventura, atendendo a convite da sua direção. Os temas propostos foram: drogas e indisciplina.


Brumado: Mamau pode voltar ao esporte brumadense

Brumado: Mamau pode voltar ao esporte brumadense
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Na tarde de domingo (05),  teve início o Campeonato Brumadense de Futebol, com jogo da categoria principal. Na ocasião, estrearam as equipes do Califórnia e Espanhol e o primeiro time contou com o reforço do jogador Maurício Rizo "o Mamau", grande nome do futsal. Em entrevista ao Brumado Agora, o atleta revelou que está com “projetos pessoais e, se tudo der certo, devo voltar a morar em Brumado. A questão agora é me readaptar a este calor, após boa temporada jogando em local de clima frio. Minha base não é campo, mas estou dando uma força para a equipe Califórnia, com a minha técnica, para tentar ajudar o time. Fico feliz em poder ajudar e ser um espelho, principalmente para as crianças, que vêem em mim um incentivo no esporte”, disse.


Número de famílias endividadas e inadimplentes cresce de janeiro para fevereiro

Número de famílias endividadas e inadimplentes cresce de janeiro para fevereiro
Foto: Jose Cruz | Agência Brasil

O percentual de famílias endividadas e inadimplentes cresceu na passagem de janeiro para fevereiro deste ano, segundo Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A proporção de famílias com dívidas passou de 55,6% em janeiro para 56,2% em fevereiro. Já o índice de inadimplentes, ou seja, de famílias com alguma dívida ou conta em atraso, cresceu de 22,7% em janeiro para 23% em fevereiro. Também houve aumento do percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas, de 9,3% para 9,8%. Na comparação com fevereiro de 2016, no entanto, os percentuais de endividados e inadimplentes caiu, já que, naquele período, as famílias com dívidas representavam 60,8% do total e as inadimplentes, 23,3%. As famílias que não tinham condições de pagar suas dívidas, no entanto, eram menores, em fevereiro de 2016: 8,6%. A maior parte das dívidas das famílias em fevereiro de 2017 era com cartão de crédito, 76,8%, seguido por carnês (14,5%), crédito pessoal (9,9%) e financiamento de carro (9,9%). O tempo médio de comprometimento com as dívidas chega a sete meses.


Brumado: 'respeitamos a democracia', declara presidente da Câmara Léo Vasconcelos sobre manifestações na votação dos projetos

Brumado: 'respeitamos a democracia', declara presidente da Câmara Léo Vasconcelos sobre manifestações na votação dos projetos
Foto: Divulgação | Ascom | CMB

Na sessão desta segunda-feira (06.03) aconteceu a votação dos projetos oriundos do executivo municipal, que conforme havia sido declarado pelo presidente da Casa, vereador Léo Vasconcelos só seriam colocados na pauta para votação após o entendimento de todos os vereadores sob o conteúdo específico de cada um deles, sendo efetivado para isso diversas reuniões. Em razão da total lotação do plenário da Câmara e dos nervos acirrados a votação aconteceu em um clima bastante tenso, sendo inclusive necessária a suspenção da sessão para o retorno da ordem. Sendo que ao final das votações todos os projetos foram aprovados, excetuando o que tratava dos feriados religiosos, que foi rejeitado por onze votos. Léo Vasconcelos, presidente do legislativo, pontuou que compreendeu as reações do público presente no plenário da Câmara “vivemos em um regime democrático onde as pessoas têm o direito de se manifestarem e nós como vereadores devemos entender o papel democrático de cada cidadão. Ressalto que respeito cada um dos cidadãos presentes na sessão, somente não entendendo algumas atitudes e excessos ocorridos, que acredito não terem sido necessários, mas volto a dizer que tudo isso faz parte do processo democrático”. 


Rio de Contas: bicho-preguiça é resgatado de incêndio que atinge Parque Natural Pico das Almas

Rio de Contas: bicho-preguiça é resgatado de incêndio que atinge Parque Natural Pico das Almas
Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros Militares

Desde a manhã da última sexta-feira (03), um  incêndio atinge o Parque Natural Pico das Almas, em Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, e conforme divulgado na segunda-feira (06), pelos Bombeiros Militares da Bahia e pela prefeitura da cidade, as chamas já destruíram cerca de 675, 23 hectares, o que equivale à mesma quantidade de campos de futebol. Inclusive, na região, o Corpo de Bombeiros resgatou um bicho-preguiça, que devido ao forte calor provocado pelas chamas tentava fugir da localidade. 


Segundo IBGE, PIB brasileiro recua 3,6% em 2016 e país tem pior recessão da história

Segundo IBGE, PIB brasileiro recua 3,6% em 2016 e país tem pior recessão da história
Foto: Reprodução

Conforme relatório divulgado nesta  terça-feira (07),  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu pelo segundo ano seguido em 2016 e confirmou a pior recessão da história. A retração foi de 3,6% em relação ao ano anterior. Em 2015, a economia já havia recuado 3,8%. Essa sequência, de dois anos seguidos de baixa, só foi verificada no Brasil nos anos de 1930 e 1931, quando os recuos foram de 2,1% e 3,3%, respectivamente. Como a retração nos anos de 2015 e 2016 superou a dos anos 30, essa é a pior crise já registrada na economia brasileira. O IBGE dispõe de dados sobre o PIB desde 1901. Em valores correntes, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) chegou a R$ 6,266,9 trilhões em 2016, e o PIB per capita ficou em R$ 30,407 – uma redução de 4,4% diante de 2015. A previsão do mercado financeiro era que o PIB encerraria o ano em queda de 3,5%, de acordo com o último boletim Focus que trazia as estimativas para 2016. A expectativa do Banco Central era ainda mais pessimista. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br)


Policial Militar morre em acidente na BR-116

Policial Militar morre em acidente na BR-116
Foto: Reprodução

Morreu vítima de acidente na BR-116, em Minas Gerais, o policial  militar João Paulo Pereira. Ele trabalhava na Base Comunitária de Segurança no Bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista, e residia com a família em Itapetinga. Nas redes sociais, amigos e familiares se manifestaram e deixaram várias homenagens para o militar.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais