Eleições 2018: Manelão tem candidatura a deputado federal deferida pelo TRE-BA

Eleições 2018: Manelão tem candidatura a deputado federal deferida pelo TRE-BA

O candidato a deputado federal Emanoel Araújo Lima “o Manelão” do Patriota - (PATRI) teve a sua candidatura deferida pelo TRE-BA. O Ministério Público Federal, por meio do Procurador Regional Eleitoral no Estado da Bahia, com amparo no artigo 3º da Lei Complementar n. 64/90 e 38 da Resolução TSE n. 23.548/2017, havia pedido a impugnação ao pedido de registro de candidatura do candidato, mas por unanimidade a Justiça Eleitoral considerou que Araújo está apto para concorrer às eleições de 07 de outubro.


Municípios baianos perderão receita com nova contagem populacional do IBGE

Municípios baianos perderão receita com nova contagem populacional do IBGE
Foto - Divulgação / UPB

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (29), uma nova estimativa populacional. Na Bahia, o instituto aponta que um total de 416 municípios teve redução de habitantes, com isso 58 desses terão impacto negativo, acarretando em perdas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e alguns programas federais. Diante da situação, a União dos Municípios da Bahia (UPB) orienta aos prefeitos questionar a contagem populacional, para evitar prejuízos.  “A contagem soou estranha, como só um município ganhou população? [Luís Eduardo Magalhães]. Estamos falando de uma situação extremante grave, pois repasses federais para alguns programas de saúde, ICMS e o próprio fundo de participação são distribuídos com base per capita. Na crise que estamos, teremos municípios perdendo receitas significativas. Não faz sentido”, retrucou o presidente da UPB e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eures Ribeiro. De acordo com o IBGE, os municípios têm até 17 de setembro para contestação dos números. A UPB afirma estar à disposição dos prefeitos para orientar sobre a formulação do questionamento e documentos a serem encaminhados ao instituto. Confirmadas as mudanças, os dados seguem para o Tribunal de Contas da União (TCU) e valem para repasses no exercício 2019. Em caso de negativa do órgão ainda cabe à via judicial. Na Bahia, três municípios – Ibiassucê, Coronel João Sá e Vera Cruz – já judicializaram a questão e garantiram, em 2018, o repasse com coeficiente antigo, após perda de população em estimativas anteriores.  Com base nos repasses do FPM em 2017, os 58 municípios baianos com redução de habitantes terão perdas, em média, de R$ 2 milhões ao ano.


Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato promoveu a XVIII Feira de Ciências, Arte e Cultura

Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato promoveu a XVIII Feira de Ciências, Arte e Cultura
Foto - Hugo Darlan / Agora Sudoeste

Foi realizada na última sexta-feira (31) e sábado (1º) a XVIII Feira de Ciências, Arte e Cultura do Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML), em Brumado. O tema da atividade foi  "Os saberes Matemáticos e sua aplicabilidade". Na sexta, aconteceram apresentações de musicais, coreografias e danças, da Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. No sábado, na unidade escolar da Rua Aureliano de Carvalho, os alunos apresentaram em Stands. A realização foi da direção, coordenação, professores, alunos e funcionários. (Veja as fotos 1º dia) e (Veja as fotos do 2º dia).


INFORME PUBLICITÁRIO

Tito Almeida - Fisioterapia Especializada

Tito Almeida - Fisioterapia Especializada

Tito Almeida - Fisioterapia Especializada - apresenta a Quiropraxia. A técnica tem vários benefícios: Alívio das dores e formigamentos; Aumento da mobilidade e flexibilidade articular; Diminui o uso de medicação; Melhora da qualidade do sono; Melhora da disposição; Diminui a necessidade de cirurgias. Agende uma consulta: CLIMEB - Rua Cel Paulino Chaves, nº 278ª, no centro de Brumado, telefones (77) 3441 -1980/ 9 9993-3438.


Intermunicipal: quarta rodada tem 65 bolas na rede; Brumado já está matematicamente classificado

Intermunicipal: quarta rodada tem 65 bolas na rede; Brumado já está matematicamente classificado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A reta final da primeira fase do 61º Campeonato Intermunicipal está chegando e o reflexo em campo é notado com a incidência de jogos mais equilibrados. Os placares da quarta rodada foram mais apertados, com apenas duas goleadas: Itororó 5x3 Barra do Choça e Santo Antônio de Jesus 5x0 Ituberá. No total, as redes balançaram 65 vezes pelos quatro cantos do estado. Na primeira rodada foram 73 gols, a segunda – com o maior número até agora – registrou 86, a terceira, 66, e a quarta, 65, perfazendo um total de 290 gols até agora no Intermunicipal. Faltam duas rodadas para o término da primeira fase e 17 seleções já garantiram matematicamente a vaga na segunda fase, que será no sistema “mata-mata”, com jogos de ida e volta. São elas: Euclides da Cunha, Valente, Campo Formoso, São Domingos, Retirolândia, Conceição da Feira, Santo Amaro, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Ubaitaba, Itajuípe, Brumado, Itambé, Arataca, Itapé, Eunápolis e Itamaraju. Somente duas delas estão com 100% de aproveitamento na competição: Euclides da Cunha e Santo Amaro, que venceram todos os quatro jogos disputados. As torcidas do interior continuam registrando bons públicos e fazendo a festa dos comerciantes locais. Na vitória de Itapetinga sobre Macarani, por 2 a 0, foram registrados 1.727 pagantes, pelo Grupo 15. Na terceira rodada, no triunfo de Campo Formoso sobre São Domingos, por 2 a 0, o público foi de 1.170 pagantes, pelo Grupo 2.


Brumado: aviso de desligamento programado de energia para o Bairro Santa Tereza

Brumado: aviso de desligamento programado de energia para o Bairro Santa Tereza
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na quinta-feira (06), das 13h30min às 17h30min, nas seguintes vias do Bairro Santa Tereza, em Brumado: Av. Lindolfo Azevedo Brito, Rua Afrânio Peixoto, Rua Alicio Jose de Lima, Rua Almerindo de Souza Lobo, Rua Antônio Tanajura, Rua Argemiro Rodrigues Miranda, Rua Corina da Silva Caires, Rua Jonas da Silva Leite, Rua Jesuíno Francisco Lisboa, Rua Lupércio Jose de Oliveira, Rua Jorgeane Silva Mendes, Rua José L Oliveira, Rua Teodora da Silva Leite, Rua Urbano Risério de Amorim, Rua Maria Carolina, Rua Virginia S Leite, Tv. Lindolfo Azevedo de Brito, Tv. 11 De Agosto. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelbarecomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.


Campeonato Baiano terá auxílio do VAR em 2019

Campeonato Baiano terá auxílio do VAR em 2019
Foto - Divulgação / CBF

A empresa Hawk-Eye Innovations, mesma responsável pelo VAR na Copa do Mundo na Rússia, foi escolhida pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) para manipular o referido árbitro de vídeo durante o Campeonato Baiano.  De acordo com informações do Bahia Notícias, a tecnologia será utilizada a partir das semifinais e faltam apenas trâmites burocráticos para a assinatura do contrato.


Atacante Junior Brumado embarcou com a seleção brasileira sub-20 para o México

Atacante Junior Brumado embarcou com a seleção brasileira sub-20 para o México
Foto - Divulgação / E.C. Bahia

O atacante do Bahia, Junior Brumado integra a lista de jogadores do técnico Carlos Amadeu que foram convocados para a Seleção Masculina Sub-20. O grupo participará de uma série de amistosos no México e embarcou nesta segunda-feira (03) para o Centro de Alto Rendimiento do México. Entre os adversários já confirmados estão o Japão e o México, dono da casa. A série de amistosos servirá de preparação pro Sul-Americano da categoria, em 2019, no Chile, que dará duas vagas pra Olimpíada de Tóquio-2020 e quatro pro Mundial da Polônia-2021.


Brumado: atenção servidores municipais ativos! Evitem problemas futuros e realizem agora o recadastramento

Brumado: atenção servidores municipais ativos! Evitem problemas futuros e realizem agora o recadastramento
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Para o servidor público municipal de Brumado ativo, que ainda não realizou a atualização de seus dados cadastrais, é de grande importância o cadastramento para não haver problema no cálculo do seu pagamento quando for realizada as importações dos dados para a plataforma do eSocial. Caso os dados não sejam autenticados pelo sistema eSocial, o arquivo eletrônico para depósito em conta não será liberado. A cobrança é em função dos testes que o RH deverá iniciar assim que os cadastros estiverem concluídos. O prazo para os servidores se recadastrarem é de até o dia 10 de outubro de 2018. Recadastre-se agora pelo link (atualize seu cadastro), que ficará disponível até o dia 10 de outubro de 2018 no site da Prefeitura Municipal de Brumado.  Esta informações atenderão o Decreto N° 8.373 de 11 de dezembro de 2014 (eSocial), que será implantado no poder público a partir de 08 de janeiro de 2019. Caso algum servidor tenha dificuldade de acessar o sistema fineza procura o RH até o dia 01/10/2018. Para qualquer dúvida estaremos à disposição nos telefones: (77) 3441-8780 - Mônica (Setor de RH);  (77) 3441-8779 - Valdir (Setor de RH); (77) 3441-8732 - João Nolasco (Secretário de Administração).


Ideb tem pequeno avanço no ensino médio, mas segue abaixo da meta

Ideb tem pequeno avanço no ensino médio, mas segue abaixo da meta
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2017 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. A etapa alcançou 5,8 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 5,5. No ensino médio, etapa mais crítica, o índice avançou 0,1 ponto, após ficar estagnado por três divulgações seguidas, chegando a 3,8. A meta para 2017 era 4,7. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013 e não atingiu mais o esperado. Em 2017, com Ideb 4,7, o país não alcançou os 5 pontos esperados. “Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada”, avalia o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Ideb. Divulgado hoje (3) pelo Ministério da Educação (MEC), o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O resultado do Saeb foi divulgado na semana passada pelo MEC.


Apontado pela polícia como gerente de facção criminosa, homem morre em confronto com a Caesg em Palmas de Monte Alto

Apontado pela polícia como gerente de facção criminosa, homem morre em confronto com a Caesg em Palmas de Monte Alto
Foto - Divulgação / Caesg

Em troca de tiros com a Cipe Sudoeste, nesta segunda-feira (03), em Palmas de Monte Alto, um homem indicado pela polícia como gerente da facção SJBDC (Salve Jorge - Bonde do Cangaço -  foi alvejado e veio a óbito.  De acordo com informações da polícia, foi prestado socorro ao indivíduo, o qual foi encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi, mas ele não resistiu aos ferimentos e faleceu. A facção citada  é liderada por "Dalton",  que se encontra preso na UED Segurança Máxima em Salvador e possui ligação com BDM (Bonde do Maluco). No momento do embate, o indivíduo  portava um revólverTaurus, cal.38, com numeração suprimida, deflagrou 03 (três) munições e na arma ainda havia mais 03 (três) intactas.


Bahia: a Campanha de Vacinação contra pólio e o sarampo será prorrogada

Bahia: a Campanha de Vacinação contra pólio e o sarampo será prorrogada
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será prorrogada até o dia 14 de setembro para os 216 municípios que ainda não conseguiram atingir a meta de vacinar 95% da sua população-alvo. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra, a Bahia está, até o momento, com 84,54% de cobertura vacinal. “Os números apontam 201 municípios com a vacinação de 95% e, até alguns estão acima desse percentual. Precisamos agora atingir a meta nos outros 216 municípios, a fim de que possamos ter a nossa população livre dessas doenças”, esclarece Saavedra. A Secretaria da Saúde do Estado continua alertando os pais e responsáveis por crianças de 1 a menos de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) para que não deixem de vacinar os menores contra o sarampo e a poliomielite. A campanha, que começou no dia 6 de agosto ainda não atingiu a meta necessária de cobertura no estado.


Lula lidera intenções de voto com 37% mesmo com candidatura barrada pelo TSE, diz pesquisa

Lula lidera intenções de voto com 37% mesmo com candidatura barrada pelo TSE, diz pesquisa
Foto - Ricardo Stuckert

De acordo com pesquisa do instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (03), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para as eleições deste ano, embora sua candidatura esteva barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o levantamento, no cenário em que o ex-presidente aparece, na estimulada, quando nomes de candidatos são citados: Lula (PT) – 37%; Jair Bolsonaro – 22%; Ciro Gomes (PDT) – 7%; Geraldo Alckmin (PSDB) – 6%; Marina Silva (Rede) – 5%; João Amoêdo (Novo) – 4%; Alvaro Dias (Podemos) – 3%; Guilherme Boulos (PSOL) – 1%; Henrique Meirelles (MDB) – 1%; Cabo Daciolo (Patriota) – 1%; Nenhum – 9%; Brancos e Nulos – 2%; Não sabe – 2%; e Não respondeu – 0%. Na estimulada sem o ex-presidente, Bolsonaro assume a dianteira, com 26%, enquanto o ex-prefeito de São Paulo e provável substituto de Lula na disputa registra 6% e fica em quinto lugar. Veja os números: Jair Bolsonaro (PSL) – 26%; Ciro Gomes (PDT) – 12%; Marina Silva (Rede)  - 11%; Geraldo Alckmin (PSDB) – 8%; Fernando Haddad(PT) – 6%; João Amoêdo (Novo) – 4%; Alvaro Dias (Podemos) – 3%; Henrique Meirelles (MDB) – 1%; Guilherme Boulos (PSOL) – 1%; Cabo Daciolo (Patriota) – 1%; Nenhum – 18%; Brancos e Nulos – 4%; Não Sabe – 5%; e Não respondeu – 1%. Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula e Bolsonaro ficam empatados com 21%. Haddad (PT) registra apenas 1%, desempenho de candidatos nanicos. Veja os números: Lula (PT) – 21%; Jair Bolsonaro (PSL) – 21%; Ciro Gomes (PDT) – 4%; João Amoêdo (Novo) – 3%; Geraldo Alckmin (PSDB) – 3%; Alvaro Dias (Podemos) – 1%. Fernando Haddad (PT) – 1%; Outros – 1%; Nenhum – 14%; Brancos e Nulos – 5%; Não sabe – 21%; e Não respondeu – 3%. A pesquisa ouviu 2 mil eleitores por telefone, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 1 e 2 de setembro deste ano. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento tem intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01057/2018.


Sudoeste: Automóvel e caminhonete se envolvem em grave acidente na BA-142

Sudoeste: Automóvel e caminhonete se envolvem em grave acidente na BA-142
Fotos - Jailson Rodrigues Santos | Blog do Anderson

Um automóvel e uma caminhonete colidiram na manhã de domingo (02), na BA-142, via entre os municípios de Anagé e Tanhaçu. Não há informações sobre as causas do acidente. Apesar da gravidade do impacto, ninguém ficou ferido. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local para a realização dos procedimentos necessários.


INFORME PUBLICITÁRIO

Central das Soldas - Máquinas e Equipamentos

Central das Soldas - Máquinas e Equipamentos

ANTT vai ajustar tabela de fretes após alta do diesel

ANTT vai ajustar tabela de fretes após alta do diesel
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que irá ajustar a tabela de fretes por causa da variação do preço do óleo diesel. A agência deu a informação em nota divulgada na noite de ontem (1º). De acordo com a ANTT, a Lei 13.703, de 2018, prevê que uma nova tabela com frete mínimo deve ser publicada quando houver oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel no mercado nacional. A lei instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. Desde a última sexta-feira (31), o preço médio do diesel nas refinarias da Petrobras subiu em 13,03%. Com o aumento, o preço passou de R$ 2,0316 para R$ 2,2964. É o primeiro rejauste desde junho, quando, em acordo com os caminhoneiros em greve, o governo congelou o preço do produto nas refinarias em R$ 2,0316 por litro.


Brumado: assaltantes invadem residência, amarram vítima e roubam grande quantidade em ouro

Brumado: assaltantes invadem residência, amarram vítima e roubam grande quantidade em ouro
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A residência de uma mulher que comercializa ouro em Brumado foi invadida por criminosos e roubado um alto valor em mercadoria. De acordo com informações da Polícia Civil, o crime ocorre no último sábado (1º), ocasião em que os bandidos chegaram a casa da vítima, bateram na porta como clientes comuns e assim que ela atendeu foi rendida, bem como seu companheiro e genro que estavam no interior do imóvel. Os assaltantes exigiram que ela entregasse todo o ouro que possuía e ainda roubaram  a quantia de R$ 1,1 mil, um celular e uma pistola que estava em nome do companheiro da dona da casa. As vitimas foram mantidas amarradas com fita adesiva durante o crime. Câmeras de segurança da casa e da rua onde fica o imóvel estão sendo analisadas para tentar identificar os assaltantes. A Polícia Civil investiga o caso.


Brumado: Legislativo estabelece critério de concessão para diárias aos vereadores e servidores

Brumado: Legislativo estabelece critério de concessão para diárias aos vereadores e servidores
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado apresentou o projeto de lei nº 016/2018, o qual dispõe sobre as normas para a concessão de diárias aos servidores e aos agentes políticos que de desloquem do município para atividades de serviço público. Os valores das diárias têm por ordem cobrir despesas com alimentação, transporte e hospedagem, conforme tabela: para presidente e demais vereadores, os valores são R$ 300,54 (dentro do Estado) e R$ 365,27 (fora do Estado); para Assessor e chefe de secretaria R$ 227,39 (dentro do Estado) e R$ 303,45 (fora do Estado); e para demais servidores R$ 151,80 (dentro do Estado) e R$ 199,85 (fora do Estado). Os valores poderão sofrer atualização. Quando a viagem não exigir pernoite, a diária será paga sob 50% do seu valor.


Aneel manterá bandeira tarifária vermelha em setembro

Aneel manterá bandeira tarifária vermelha em setembro
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Pelo quarto mês seguido, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manterá a bandeira tarifária no patamar 2 da cor vermelha, ou seja, para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos, haverá cobrança extra de R$ 5 nas contas de luz. A cobrança extra de R$ 5 para cada 100 kWh começou em junho.

 


Dom Basílio: veículos se envolvem em colisão na BA-148

Dom Basílio: veículos se envolvem em colisão na BA-148
Foto - Reprodução / Rádio 105 FM

Um automóvel Golf de cor prata, com placas de Livramento de Nossa Senhora, e uma F1000 com identificação de Guanambi se envolveram em um acidente na noite de domingo (02) na BA-148, Bairro Santa Luzia, em Dom Basílio. De acordo com informações da 105 FM, os veículos seguiam no mesmo sentido da via, direção a Brumado, quando o motorista da F1000 reduziu a velocidade para passar sobre um quebra-molas, vindo o Golf a colidir contra a traseira deste veículo. O motorista do Golf teve ferimentos leves. O segundo condutor não se feriu.


Brumado sofre a primeira derrota no Intermunicipal

Brumado sofre a primeira derrota no Intermunicipal
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Seleção de Brumado entrou em campo na tarde de domingo (02) pela 4ª rodada do Campeonato Intermunicipal. O time brumadense enfrentou São Desidério e foi derrotado de virada por 2X1. No outro jogo do grupo, Luís Eduardo Magalhães e Paratinga empataram em 1X1. No próximo domingo (09), Brumado recebe Luís Eduardo Magalhães no estádio Gilbertão e segue líder do grupo 11 com 09 pontos. Paratinga é o segundo com 7 pontos. O terceiro é São Desidério com 4 pontos e o lanterna do grupo é Luís Eduardo Magalhães com dois e sem chances de classificação para a próxima fase.


Brumado: Polícia Militar apreende drogas em casa abandonada na Rua 02 de julho

Brumado: Polícia Militar apreende drogas em casa abandonada na Rua 02 de julho
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na manhã do último sábado (01), uma guarnição do PETO da 34ª CIPM realizava patrulhamento na Rua 2 de Julho, em Brumado, quando identificou uma casa abandonada que segundo a Polícia estava sendo usada como ponto de comercialização de supostos entorpecentes. Após buscas nos cômodos da residência, a guarnição encontrou 15 porções de substância aparentando ser crack, 06 porções de substância aparentando ser maconha e um canivete do tipo soqueira. O dono desse material ainda não foi localizado. Os produtos apreendidos foram apreendidos e apresentados na sede da 20ª Coorpin.


INFORME PUBLICITÁRIO

Rotsat: contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade

Rotsat: contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade

Com a excelente experiência de suporte e qualidade na área de rastreamento e monitoramento veicular e a crescente frota de clientes, a Rotsat vem acumulando vários veículos recuperados de forma precisa após roubos e furtos. A Rotsat utiliza equipamentos de última geração e homologados a Anatel, com alta precisão de localização, bloqueio, além de possuir um sistema com parâmetros e relatórios automatizados para sua frota, a Rotsat é a melhor opção custo benefício para você e sua empresa. Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade. Contatos (77) 345-31734 / 9.9990-3048, ou acesse, www.rotsat.com.br.


Justiça Eleitoral lança campanha para estimular eleitor a votar

Justiça Eleitoral lança campanha para estimular eleitor a votar
Foto - Divulgação / TSE

A Justiça Eleitoral lançou no último sábado, 1º de setembro, a campanha contra o absenteísmo nas Eleições 2018. A iniciativa, que será veiculada em emissoras de TV, rádios e redes sociais, tem o objetivo de sensibilizar os eleitores para a importância do voto como instrumento de participação do cidadão na definição do destino do país. A ação vai alertar o cidadão que optar não ir às urnas ou votar em branco gera impactos no processo eleitoral, contribuindo para a escolha de governantes e legisladores com legitimidade reduzida e baixa representatividade. A campanha contra o absenteísmo também pretende desfazer mitos que envolvem o processo eleitoral, tais como a ideia equivocada segundo a qual a eleição poderá ser anulada se a maioria votar em branco. Isso porque tanto o voto branco quanto o nulo não são levados em conta para a apuração do resultado das eleições. As peças publicitárias também buscarão enfatizar que voto em branco – aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos – não é mecanismo de protesto e só contribui para a escolha de políticos com um número menor de votos. As ações publicitárias da Justiça Eleitoral contra o absenteísmo nas Eleições 2018 reforçarão, junto ao eleitor, a ideia de que o voto é a manifestação de maior relevância na democracia, sendo fundamental para sua consolidação.


Bahia perde para o Atlético-PR em Curitiba

Bahia perde para o Atlético-PR em Curitiba
Foto - Miguel Locatelli / CAP

Na tarde deste domingo (2), na Arena da Baixada, o Tricolor de Aço não conseguiu realizar outra boa partida e perdeu para o Atlético Paranaense por 2 a 0. Os dois gols marcados pelo time da casa, ambos na etapa final, foram marcados pelos atacantes Pablo e Rony. Na 14ª posição, com 25 pontos, o Esquadrão não terá muito tempo para lamentar o resultado negativo. Com apenas um treinamento entre um jogo e outro, o Bahia enfrenta o Sport na noite desta quarta-feira (5), às 19h30, na Arena Fonte Nova.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais