PRF em Jequié prende passageira de ônibus com 100 quilos de maconha escondida na bagagem

PRF em Jequié prende passageira de ônibus com 100 quilos de maconha escondida na bagagem Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite deste domingo (17), aproximadamente 100kg de substância com características semelhantes à maconha no compartimento de bagagem de ônibus de passageiros que seguia de São Paulo (SP) com destino a cidade alagoana de Arapiraca. O flagrante ocorreu durante fiscalização da Operação Proclamação da República no KM 677 BR 116, em Jequié, região sudoeste da Bahia. Dada ordem de parada ao veículo, foi realizado pelos agentes os procedimentos de fiscalização. No compartimento de bagagens foi encontrado em duas malas 183 tabletes contendo a substância entorpecente. Foi realizada a checagem das bagagens e identificado a responsável pela maconha. Ao ser questionada, a mulher de 34 anos, informou que recebeu o entorpecente na região do Brás em São Paulo (SP) e pretendia levá-la até a capital sergipana de Aracaju. Disse ainda que receberia 6.000 reais pelo transporte da droga. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante e a mulher e o produto apreendido foram apresentados a autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil em Jequié (BA). Inicialmente, ela responderá pelo crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006.


Bahia empata com o Palmeiras na Fonte

Bahia empata com o Palmeiras na Fonte Foto - Felipe Oliveira / E.C. Bahia

Bahia e Palmeiras tentaram o triunfo durante os 90 minutos, mas o duelo na tarde deste domingo (17), na Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou mesmo num empate em 1 a 1. Arthur Caíke, de falta, fez o gol Tricolor no fim do primeiro tempo. O resultado deixou o Esquadrão com 44 pontos na tabela de classificação, em 9º lugar. O Tricolor volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo (24/10), quando enfrenta o Goiás, em Goiânia.


Seleção bate o México e é campeã mundial Sub-17

Seleção bate o México e é campeã mundial Sub-17 Foto - Divulgação / CBF

Inesquecível! Neste domingo (17), a Seleção Brasileira Sub-17 escreveu mais um capítulo especial na história da Copa do Mundo da categoria. No Estádio Bezerrão, no Gama (DF), a Canarinho saiu atrás no placar diante do México, mas virou com Kaio Jorge e Lázaro, e a vitória por 2 a 1 garantiu o quarto título da competição ao Brasil. O tetracampeonato do time comandando por Guilherme Dalla Déa chega após uma campanha invicta na competição. Foram três vitórias na fase de grupos, o que colocou a Canarinho no topo do Grupo A. Depois, triunfo por 3 a 2 sobre o Chile, nas oitavas de final. Nas quartas, a equipe bateu a Itália por 2 a 0. E, na fase semifinal, uma virada surpreendente diante da França: 3 a 2. Foi o quarto título do Brasil na Copa do Mundo Sub-17, que também faturou as edições em 1997, 1999 e 2003.


Principal liderança do Democratas na região,  Fabrício Abrantes  recebe apoio de novos filiados ao partido 

Principal liderança do Democratas na região,  Fabrício Abrantes  recebe apoio de novos filiados ao partido  Foto - Divulgação

Futuro presidente municipal do Democratas (DEM) em Brumado, o pré-candidato à prefeitura deste município, o empresário Fabrício Abrantes tem conquistado o apoio de importantes lideranças, como é o caso do presidente nacional do DEM e  prefeito de Salvador, ACM Neto, o qual garantiu seu apoio ao empresário, recentemente, em reunião realizada na capital baiana. Em Brumado, Fabrício Abrantes recebe também o apoio de novos filiados ao partido, desta feita, o empresário Jobson da Cruz Rocha, o “Jobinho Gás”, presidente da Associação de Moradores do bairro Dr. Juracy. Jobinho Gás tem trabalho reconhecido pela  comunidade, com destaque para ações sociais que vem realizando ao longo dos anos. Para Fabrício Abrantes, receber o apoio de lideranças locais é de suma importância, tendo em vista a necessidade  se somar forças em prol de Brumado, para a construção de uma plataforma política que venha a contemplar todas as comunidades do município.


Deputado Marquinho Viana participa de inauguração de obras em Rio de Contas

Deputado Marquinho Viana participa de inauguração de obras em Rio de Contas Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou no município de Rio de Contas, no distrito de Marcolino Moura, da solenidade de inauguração da quadra poliesportiva e pavimentação de ruas, acompanhado do prefeito Cristiano, da primeira-dama Mariana, de vereadores, secretários municipais, dos deputados federais José Rocha e Cláudio Cajado, de dona Iu, muitas lideranças, amigos e da população local. As obras atendem a pedidos da população do município,


Dois indivíduos morrem em confronto com a Polícia Militar em Tanhaçu

Dois indivíduos morrem em confronto com a Polícia Militar em Tanhaçu Foto - Divulgação / Polícia Militar

Nesta sexta-feira (15), por volta das 18h, a guarnição da Polícia Militar em serviço no município de Tanhaçu, em patrulhamento no bairro da Branquinha, avistou dois indivíduos em atitude suspeita nas imediações da subestação da Embasa. Ao ser dada a voz de abordagem, os indivíduos dispararam contra a guarnição, que revidou a injusta agressão. No momento em que cessaram os disparos, a guarnição realizou busca no perímetro, sendo identificados  dois indivíduos caídos ao solo, sendo recolhidas as armas e prontamente prestado socorro aos mesmos ainda com sinais vitais até o Hospital Municipal de Tanhaçu,  onde foi constatado o óbito dos dois indivíduos.


Terço dos Homens realizará palestra com Dr. Thiago Torres

Terço dos Homens realizará palestra com Dr. Thiago Torres Foto - Divulgação

O Movimento Terço dos Homens, Paróquia Senhor Bom Jesus em Brumado, sempre atento às necessidades dos seus integrantes e em sintonia com as campanhas que ocorrem mundialmente no movimento conhecido como "Novembro Azul", convida a todos os homens para participarem de uma palestra que acontecerá na próxima segunda-feira, 18 de novembro, às 19h30, na Igreja Santa Rita, ministrada pelo Dr. Thiago Torres, médico urologista. Na oportunidade, esclarecerá as principais dúvidas acerca do câncer de próstata, reforçando a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.


Vitória é superado e segue na luta pela permanência na Série B

Vitória é superado e segue na luta pela permanência na Série B Foto - Divulgação

O Vitória foi superado pelo América Mineiro na tarde com chuva no feriado desta sexta-feira (15), em jogo disputado na Arena Independência, em Belo Horizonte. A derrota por 2 a 1 frustrou os planos dos atletas de o time garantir logo a permanência na Série B em 2020. Os mineiros marcaram 1 a 0 com 1 minuto de jogo. O Vitória empatou no início do segundo tempo e sofreu o golpe fatal sete minutos depois. Voltando a jogar, o lateral-direito Matheus Rocha fez o único gol rubro-negro, enquanto Ricardo Silva e Juninho garantiram o triunfo adversário. O Vitória volta a jogar terça-feira (19) contra o Operário do Paraná, às 21h30, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR).


Cipe Central apreende grande quantidade de munições e pólvora para arma de fogo em Tanhaçu

Cipe Central apreende grande quantidade de munições e pólvora para arma de fogo em Tanhaçu Foto - Divulgação / Cipe Central

Nesta quinta-feira (14), em patrulhamento na zona rural de Ituaçu, próximo a BA-142, uma guarnição da Cipe Central foi informada por populares que indivíduos haviam  comprado munições em dois estabelecimentos comerciais, visando uma futura empreitada em ilícitos na cidade de Tanhaçu. Em um dos estabelecimentos, o propeietário, um idoso de 86 anos de idade, foi abordado e em seu poder envontrada uma certa quantidade de material e munição, sendo que o mesmo franqueou a busca na área, sendo encontrado os seguintes itens:  02 caixas de muniçãrU cal 22 com 50 munições cada; 01 cartela contendo 10 munições cal 32 intactas; 260 recipientes contendo pólvora preta, 01 kg Chumbo em esfera, 04 recipientes contendo espoleta para arma artesal; e 05 caixas de estojos de metal  de vários calibres. Face a dificuldade de locomoção do proprietário, de acordo com informações da polícia, o mesmo será apresentado em outra oportunidade a autoridade competente em um veículo adaptado. Em seguida, a guarnição deslocou para o segundo estabelecimento, onde o proprietário autorizou  realizar uma busca no depósito, onde esse armazenava grande quantidade de produtos ilícitos, foram apreendidos: 197 recipientes plásticos de pólvora; 55kg chumbo em esfera; 348 estojos em metal e plástico de vários calibres; e 47 calibradores de cartucho. Foi dada a voz de prisão ao proprietário, sendo este conduzido à delegacia de Tanhaçu para as devidas providências.


Homem é preso com cerca de 1.500 comprimidos de Ecstasy, em Vitória da Conquista

Homem é preso com cerca de 1.500 comprimidos de Ecstasy, em Vitória da Conquista Foto - Divulgação / Polícia Civil

Nesta quarta-feira (13), um homem de 27 anos foi preso em Vitória da Conquista suspeito de comercializar anabolizantes e drogas sintéticas. De acordo com informações do G1, obtidas junto a Polícia Civil, o material foi encontrado durante uma busca feita na casa do autor, que fica no bairro Brasil. No local, os policiais apreenderam uma grande quantidade de comprimidos de Ecstasy, cerca de 1.500 unidades da droga sintética, além de vários frascos e caixas de esteroides anabolizantes proibidos, produtos eletrônicos sem nota fiscal e de origem ilícita e dinheiro. Segundo informações da polícia, ele é suspeito de ser um dos grandes fornecedores de Ecstasy em festas e eventos frequentados por jovens em Vitória da Conquista, foi encaminhado para a delegacia do município, ouvido e autuado em flagrante por tráfico de drogas e receptação.


Brumado: realizada roda de conversa com estudantes firmando parceria entre CEJUSC e escola em Itaquarí

Brumado: realizada roda de conversa com estudantes firmando parceria entre CEJUSC e escola em Itaquarí Foto - Divulgação

No último dia 09 de outubro, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) realizou roda de conversa para os discentes da Escola Municipal Professor Clemente Gomes, que fica no Distrito de Itaquaraí, no turno matutino. A parceria entre a Escola e o Órgão Judiciário teve como objetivo discutir sobre a temática do Bullying na escola e os efeitos para as crianças e/ou adolescentes. O intuito também foi o de prevenir e combater as práticas do ato, bem como conscientizar/refletir sobre os impactos gerados por ela. Para finalizar apresentou-se quais os serviços oferecidos por este órgão, bem como sua importância para a comunidade brumadense, posto que, acolhe várias temáticas jurídicas que hajam vinculação entre os envolvidos, como por exemplo, os conflitos de vizinhança, família, de escola, dentre outros. A condução da palestra foi realizada pela Psicóloga deste Órgão, Eliana Peixoto de Almeida e pela Assistente Social, Irene Martins.


Policiais baianos recebem R$ 40 milhões em PDP nesta quinta

Policiais baianos recebem R$ 40 milhões em PDP nesta quinta Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Cerca de R$ 40 milhões estão sendo pagos, nesta quinta-feira (14), aos policiais militares, civis e técnicos que alcançaram redução de 6% das mortes violentas, na Bahia. O prêmio reconhece o esforço dos efetivos, no primeiro semestre de 2019, comparando com o mesmo período do ano passado. Pela PM, cerca de 19,6 mil homens e mulheres foram contemplados, com valores mínimos entre R$ 619 e 2,4 mil reais. Já os efetivos das polícias Civil e Técnica, que também alcançaram a meta, receberam premiações variando entre 371 reais e R$ 2,4 mil. No total, 25,3 mil policiais no estado receberam o PDP. Desde a implantação, em 2013, aproximadamente R$ 172 milhões foram pagos, para cerca de 132,5 mil integrantes da PM, PC e DPT.


Combate à Tríplice Endemia: Parceria entre UFBA, VIGEP e PMB irá operacionalizar Xenovigilância em Brumado 

Combate à Tríplice Endemia: Parceria entre UFBA, VIGEP e PMB irá operacionalizar Xenovigilância em Brumado  Foto - Divulgação

Com o crescimento dos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, o aumento dos casos de notificações de casos de Dengue, a Prefeitura Municipal de Brumado está celebrando uma importante parceria com a UFBA, visando um combate mais eficaz à Tríplice Endemia. Neste sentido o idealizador do projeto, o aluno do Campus Anísio Teixeira da UFBA, Henry Paul Granger Neto, esteve em Brumado para passar detalhes da sua pesquisa que já foi desenvolvida com sucesso em Jequié e Vitória da Conquista. Representantes da Vigep e o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, acertaram a agenda que será efetivada em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (14), o que será um ganho muito positivo para o município de Brumado.


Ivana Bastos participa de filiação de Valtécio Aguiar ao PDT

Ivana Bastos participa de filiação de Valtécio Aguiar ao PDT Foto - Divulgação

A última segunda-feira (4), foi dia de estabelecer parceria em prol do desenvolvimento e melhorias para Caetité. A deputada Ivana Bastos, participou, da filiação do pré-candidato à prefeitura de Caetité, Valtécio Aguiar, ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). O ato foi assinado pelo presidente estadual da legenda, deputado federal Félix Mendonça Júnior, no escritório do partido em Salvador. Na oportunidade, Ivana Bastos ressaltou que o mandato tem uma grande dedicação e um carinho especial por Caetité. “Essa união vem para somar com o nosso trabalho. Acreditamos muito em Valtécio, um líder com uma grande história de luta pelo município, e eu tenho certeza, que muito em breve colheremos bons frutos. E para isto, contamos muito com o apoio do PDT”, pontuou. Para o presidente do partido na Bahia, é motivo de honra receber Valtécio, uma liderança de caráter e preocupado em servir ao seu povo e o município. “Caetité é uma cidade referência de grandes personalidades do nosso estado, e precisa do apoio de pessoas voltadas a trabalhar para fazer da cidade cada dia mais próspera e melhor de se viver. O PDT está à disposição para juntos fazermos mais e melhor por Caetité”, ressaltou.


Rede SAC suspende atendimento nesta sexta-feira

Rede SAC suspende atendimento nesta sexta-feira Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Rede SAC irá suspender o atendimento nesta sexta-feira (15) em todo o estado. O motivo é o feriado nacional da Proclamação da República, celebrado todo dia 15 de novembro. Somente o atendimento do SAC Móvel será mantido conforme cronograma disponibilizado no Portal SAC. A Rede SAC possui 73 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 33 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo SAC Digital, e o portal SAC Digital, além do portal SAC.


Deputado Marquinho Viana recebe lideranças de Boninal e produtores de morango

Deputado Marquinho Viana recebe lideranças de Boninal e produtores de morango Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), recebeu hoje (13.11), em seu gabinete na Assembléia Legislativa da Bahia, o vereador e pré-candidato a prefeito de Boninal, Jânio, acompanhado de produtores de morango do município, que cobram investimentos na agricultura familiar. O pleito já está sendo encaminhado às autoridades do governo do Estado, com prioridade, pois o deputado Marquinho Viana reconhece a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento da Bahia.


Medida Provisória do Governo acaba com necessidade de registro profissional

Medida Provisória do Governo acaba com necessidade de registro profissional Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio de medida provisória (MP), o presidente Jair Bolsonaro determinou que não será mais preciso um profissional se registrar nas Delegacias do Trabalho. Isso valerá para todas as profissões, com exceção dos casos previstos em ordens e conselhos de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e conselhos de contabilidade, enfermagem, engenharia, arquitetura, medicina, entre outros. Profissões como arquivista, artista, atuário, jornalista, publicitário, radialista, secretário e sociólogo ainda exigiam o registro profissional e não têm conselhos. Por isso, o registro não será mais necessário.  “ A ideia é eliminar de todo o marco regulatório a necessidade de registro de todas as profissões. Estou eliminando o obstáculo para exercício da profissão”, disse o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcomo, em entrevista ao  O Globo. O secretário afirmou que a MP não altera nenhuma regra para conselhos de classe. “A gente não mexe em conselho nenhum. Só mexe nos registros que existiam para simples burocratização”, completou.


Barra da Estiva: Cartório Eleitoral terá plantão da biometria neste final de semana

Barra da Estiva: Cartório Eleitoral terá plantão da biometria neste final de semana Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A 169ª Zona Eleitoral realizará plantão da biometria nos dias 15, 16 e 17 de novembro. O objetivo é oferecer mais uma opção de atendimento aos eleitores de Barra da Estiva, Ibicoara e Iramaia, cidades em fase de revisão biométrica obrigatória. O atendimento extraordinário ocorrerá no cartório eleitoral, localizado na Rua Prof. Sta. Vieira de Castro, 106, Fórum Eliezer Rodrigues de Souza, Centro, das 08h às 14h (sex) e 08h às 12h (sab e dom). Durante os dias de plantão, o atendimento ocorrerá por ordem de chegada ou hora marcada. Para essa última opção, o cidadão deverá antecipadamente agendar dia e horário de sua preferência por meio do telefone (0800 071 6505), whatsapp (71-3373-7223) ou site (agendamento.tre-ba.jus.br). No momento do atendimento, o eleitor deverá apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.


Cipe Central recupera caminhão furtado em Jequié na zona rural de Iramaia

Cipe Central recupera caminhão furtado em Jequié na zona rural de Iramaia Foto - Divulgação / Cipe Central

Na tarde de quarta-feira (13), por volta das 11h, uma guarnição Cipe Central em deslocamento na zona rural de Iramaia, entre a BA-026 e o entroncamento para a cidade avistou um caminhão Mercedes Benz, 1620,  de cor vermelha, placas NZH 1620 estacionado  em atitude suspeita as margens da referida rodovia. Ao ser inspecionado, verificou-se  tratar de um caminhão que havia sido furtado na cidade de Jequié na noite anterior. Foram adotadas as medidas cabíveis junto aos órgãos de fiscalização, sendo o proprietário encontrado e acionado para a entrega do bem.


Confira o gabarito do Enem 2019

Confira o gabarito do Enem 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na tarde de hoje (13), os gabaritos com as respostas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, de 2019. O instituto disponibilizou também as versões digitais dos cadernos de prova. Apesar da possibilidade de conferência do gabarito, as notas dos estudantes ainda serão reveladas. Elas serão calculadas usando uma metodologia chamada de “Teoria de Resposta ao Item” (TRI), que leva em consideração a média de acertos total em determinadas questões para calcular a probalidade de “chutes” em questões mais difíceis. O método, apelidado de “sistema antichute” cria um cálculo variável das notas. A previsão é que o resultado final seja divulgado em janeiro de 2020. (Confira).


PRF inicia Operação Proclamação da República nas estradas federais da Bahia

PRF inicia Operação Proclamação da República nas estradas federais da Bahia Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal realizará a Operação Proclamação da República 2019 a partir desta quinta-feira (14) e segue até as 23h59 de domingo (17). Com quatro dias de Operação a estratégia da PRF é oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo e orientado em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade. O final de semana prolongado pelo feriado é marcado pelo aumento do fluxo de veículos e usuários circulando pelas rodovias federais para os mais diversos destinos. Atento a esta situação, agentes federais reforçarão trechos estratégicos nas 19 Brs que cortam o estado, priorizando ações preventivas para redução da violência no trânsito. A previsão é que o fluxo dos veículos nas rodovias aumente em até 40% em relação a média dos dias normais. O pico de movimento na saída para o feriado deve se concentrar entre o fim da tarde e início da noite de quinta-feira e na manhã de sexta-feira. Já o retorno deve ter um fluxo maior de veículos durante a tarde e a noite de domingo.


Estudantes brumadenses são finalistas da estadual do V Concurso de Vídeo Educativo

Estudantes brumadenses são finalistas da estadual do V Concurso de Vídeo Educativo

As 18 produções estudantis finalistas da etapa estadual do V Concurso de Vídeo Educativo estão disponíveis para votação popular, a partir desta quarta-feira (13) até o dia 19 de novembro. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o concurso é direcionado aos alunos da rede estadual que, nesta edição, trabalharam em torno do tema “O protagonismo estudantil promovendo a saúde na escola”. A votação, que deve ser estimulada entre familiares, amigos e sociedade em geral, irá premiar seis vídeos de curta metragem. A novidade, este ano, da criação da etapa popular foi ressaltada pelo coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fábio Barbosa. “Teremos três vídeos de cada subtema, selecionados pela comissão estadual. Toda a sociedade terá a oportunidade de conhecer estes trabalhos realizados nas unidades escolares da nossa rede e, também, teremos aí um processo de exercício democrático por meio do qual será escolhido um dos três vídeos que concorrem em cada subtema e os mais votados serão premiados em dezembro. No link votacaopopular.educacao.ba.gov.br. Os brumadenses participantes são: Antoniel Teixeira e Lusdete Borges, NTE 13 – Brumado, Colégio Estadual de Brumado Professor (a): Débora Andrade Paes Ribeiro; Larissa Souza e Jhennyfer Leite Souza, NTE 13 – Brumado Colégio Estadual Getúlio Vargas, Professor (a): Aline Maria Silva Pereira; Luane da Silva e Phâmela dos Santos, NTE 13 – Brumado, Colégio Estadual Getúlio Vargas, Professor (a): Aline Maria Pereira; Gabriele Souza Lima Milena Franciele Santos, NTE 13 – Brumado, Colégio Estadual de Brumado, Professor (a): Débora Andrade Paes Ribeiro.


Flamengo e Vasco empatam em jogaço de 8 gols no Maracanã

Flamengo e Vasco empatam em jogaço de 8 gols no Maracanã Foto - Divulgação / Flamengo

Flamengo e Vasco empataram em 4 a 4 em um grande partida disputada na noite desta quarta (13) no estádio do Maracanã. No jogo (antecipado da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro) o atacante Ribamar acabou sendo um dos destaques ao marcar o gol do empate já nos acréscimos da partida. Com este resultado o Flamengo permanece na liderança da competição, abrindo 11 pontos de vantagem em relação ao vice-líder Palmeiras (que tem um jogo a menos), e alcança uma sequência de 20 partidas de invencibilidade nesta edição do Brasileiro.


Pela primeira vez, negros são maioria no ensino superior público

Pela primeira vez, negros são maioria no ensino superior público Foto - Marcelo Camargo / Agência Brasil

A proporção de pessoas pretas ou pardas (que compõem a população negra) cursando o ensino superior em instituições públicas brasileiras chegou a 50,3% em 2018. Apesar desta parcela da população representar 55,8% dos brasileiros, é a primeira vez que os pretos e pardos ultrapassam a metade das matrículas em universidades e faculdades públicas. Os dados estão no informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado hoje (13), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comparação foi feita com as informações do suplemento de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Contínua (Pnad Contínua), que começou a ser aplicado em 2016. A pesquisa mostra que a população negra está melhorando seus índices educacionais, tanto de acesso como de permanência, apesar de ainda se manter bem atrás dos índices medidos entre as pessoas brancas. A proporção de jovens de 18 a 24 anos pretos ou pardos no ensino superior passou de 50,5% em 2016 para 55,6% em 2018. Entre os brancos, a proporção é de 78,8%. Na mesma faixa etária, o número de pretos e pardos com menos de 11 anos de estudo e que não estavam frequentando a escola caiu de 30,8% em 2016 para 28,8% em 2018, enquanto o indicador para a população branca é de 17,4%.