Vitória perde por 2 a 1 para o Atlético-PR

Vitória perde por 2 a 1 para o Atlético-PR Foto - Divulgação

O Vitória tropeçou no Atlético-PR, neste sábado (17), no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O time paranaense venceu o Rubro-Negro por 2 a 1, com gols de Ramon (contra) e Bruno Guimarães. Neílton fez o gol do Vitória. O próximo compromisso do Vitória no Brasileirão é nesta quarta-feira (21), às 20h45 (horário de Salvador), contra o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).


Bahia perde para o Atlético-MG em BH: 1 a 0

Bahia perde para o Atlético-MG em BH: 1 a 0 Foto - Divulgação

Em Belo Horizonte, no Independência, o Bahia não conseguiu segurar o Atlético-MG e foi derrotado por 1 a 0, na noite deste sábado (17), pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, Tricolor segue com 44 pontos na tabela, na 10a posição, faltando ainda os jogos deste domingo para o encerramento da 35a rodada da competição. O time volta a campo nesta quinta-feira, quando recebe o Fluminense, às 20h (horário da Bahia), na Fonte Nova.


Justiça da Bahia proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado

Justiça da Bahia proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A OAB da Bahia, através da Procuradoria de Prerrogativas, conseguiu uma liminar em Ação Civil Pública (ACP) que proíbe a apreensão de veículos por falta de pagamento de IPVA. A liminar foi publicada na quarta-feira (14) pelo juiz da 10º Vara de Salvador, Evandro Reimão dos Reis. “Defiro a liminar para determinar si et in quantum aos réus estado da Bahia, Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), doravante, em operações de abordagem de quaisquer veículos neste estado não apreendê-los, ainda que o seu licenciamento não esteja atualizado, por motivo de não pagamento do IPVA”, afirma o magistrado na decisão. De acordo com a gerente da Procuradoria de Prerrogativas da OAB-BA, Isabelle Borges e Silva, o objeto desta ação civil pública demonstra o comprometimento da Ordem com questões que impactam na vida do cidadão. “A ação inicialmente proposta perante o TJ-BA foi remetida à Justiça Federal e a equipe da Procuradoria se manteve diligente. A concessão da liminar não esgota nosso trabalho, mas é sem duvida uma vitória da OAB em prol da população”, frisou. O documento assinado pelo juiz Evandro Reimão dos Reis diz ainda que as razões que fundamentam o pedido de tutela da OAB-BA se mostram relevantes e que a apreensão de veículos com IPVA atrasado traz constrangimento aos proprietários. “A retenção de veículo por falta de pagamento do IPVA, a par de evidente inconstitucionalidade, submete o proprietário/detentor do veículo assim apreendido a vexatória e gravosa situação”, diz. A liminar também estabelece pena de R$ 2.000, aplicada aos réus, por cada veículo apreendido pela não quitação do IPVA, devendo, como forma de demonstrar o cumprimento da ordem judicial, serem apresentados relatórios mensais de veículos apreendidos e o respectivo motivo, bem como daqueles que deixaram de ser licenciados após protocolização de pedido do proprietário.


Centro Social Madre Maria Miguel tem novas instalações inauguradas em Aracatu

Centro Social Madre Maria Miguel tem novas instalações inauguradas em Aracatu Foto - Divulgação

Foram inauguradas no último domingo (11), o ginásio poliesportivo e as novas instalações do Centro Social Madre Maria Miguel, em Aracatu. O evento teve início às 16h com a Celebração Eucarística onde toda a comunidade, os educandos, educadores e as Religiosas Missionárias Ir.Marlene, Irmã Maria José, Irmã Maíze e a Ir. Joseane se fez presente para este momento histórico pra nossa cidade. Foram feitas reformas em todo o Centro como pinturas, forros, iluminação, criação de nova estrutura no salão de eventos, almoxarifado, parquinho e a construção do tão sonhado ginásio poliesportivo com cobertura metálica e iluminação para atividades noturnas e marcação para diversos esportes. O Centro Social Madre Maria Miguel é uma instituição pertencente à Associação Educativa Cultural e Assistencial Nossa Senhora das Dores, desde o ano de 2004, atendendo diariamente 154 crianças, adolescentes e jovens no contra turno da escola. Sua Visão é: “Colaborar na formação de crianças e adolescentes para serem cidadãos capazes de protagonizar sua história transformando a realidade em que estão inseridos, com base nos valores Cristãos”. A Missão é: “Ser reconhecido como um centro de formação em constante inovação, que desperta crianças e adolescentes para serem construtores de uma sociedade humanitária”. O objetivo geral das diversas atividades realizadas no Centro, através dos Programas de Amparo Social da Criança e Adolescente de Aracatu e Prioridade Absoluta, são a promoção e proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social. O Centro Social Madre Maria Miguel, rege-se pelos princípios estatutários, de valorização da pessoa humana, pelos princípios da PNAS, em consonância com a Lei Orgânica de Assistência Social, com a Resolução n.109 e com a ECA. Tem como diretriz a centralidade na família para garantir a proteção e os direitos das crianças e adolescentes. As atividades caminham na direção do respeito à dignidade, a autonomia e a condição da criança e do adolescente em seu processo de desenvolvimento.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: faça a troca de óleo de seu veículo no Posto Meira

 Brumado: faça a troca de óleo de seu veículo no Posto Meira

Seu carro está precisando fazer a troca de óleo? Então venha para o Posto Meira e confira a super promoção. Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Félix. Telefone: (77) 3441-7851.


Seleção brasileira vence o Uruguai em amistoso em Londres

Seleção brasileira vence o Uruguai em amistoso em Londres Foto - Lucas Figueiredo / CBF

Nesta sexta-feira (16), no penúltimo amistoso da Seleção Brasileira em 2018, a equipe comandada pelo técnico Tite enfrentou o rival sul-americano Uruguai. Jogando no Estádio do Arsenal, em Londres, a Canarinho mostrou o melhor futebol e venceu por 1 a 0, com gol de Neymar. Este foi o quinto jogo do Brasil após a Copa do Mundo da Rússia, e o time segue com 100% de aproveitamento e nenhum gol sofrido. Após esse teste, a Seleção volta a campo na próxima terça-feira (20), diante de Camarões, às 17h30 (de Brasília), no MK Stadium, também em Londres.


Será realizado na AABB de Brumado o II Futebol Solidário com participação de jogadores profissionais

Será realizado na AABB de Brumado o II Futebol Solidário com participação de jogadores profissionais

Acontece no dia 09 de dezembro, a partir das 09h, na AABB, em Brumado, o II Futebol Solidário. O evento contará com a participação de jogadores profissionais, ex-profissionais e amadores. Entrada mediante a doação de 01kg de alimento não perecível. Haverá ainda sorteio de camisas oficiais dos jogadores para o público. Jogadores confirmados: Vanderlan do Palmeiras, Pedrinho, Arthur, Norberto, Júnior Brumado, Kaká e Bibiu de Jânio Quadros, Diego ex conquista de Condeuba, Eder de Malhada, Chupeta de Jânio Quadros.


2019 terá menos feriados prolongados que 2018

2019 terá menos feriados prolongados que 2018 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Após um ano com muitos feriados prolongados - com 11 datas tiveram a possibilidade de serem "esticadas" - 2019 não terá tantas oportunidades de feriadões em três ou quatro dias. Além do Ano-Novo, que cai numa terça-feira, só será possível esticar a folga para quatro dias no Carnaval, em março, em Corpus Christi, no mês de junho, que cai numa quinta-feira, e no dia 2 julho (terça). Três feriados caem no sábado: Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados. Na sexta, que poderá render um feriadinho de três dias, teremos Paixão de Cristo e Proclamação da República. Tiradentes cairá na mesma data da Páscoa, o domingo de 21 de abril. Além disso, o São João, comemorado no dia 24 de junho vai cair numa segunda. Já o Dia do Trabalhador e o Natal serão na quarta-feira. Confira : Feriados 2019 (Nacionais e locais) Confraternização Universal – 1º de janeiro (terça); Carnaval - 5 de março (terça); Quarta-feira de Cinzas – 6 de março (quarta); Paixão de Cristo - 19 de abril (sexta); Tiradentes – 21 de abril (domingo) Dia do Trabalho – 1º de maio (quarta); Corpus Christi – 20 de junho (quinta); São João - 24 de junho (segunda); Independência da Bahia - 02 de julho - (terça); Independência do Brasil – 7 de Setembro (sábado); Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (sábado); Finados – 2 de Novembro (sábado); Proclamação da República - 15 de Novembro (sexta);Nossa Senhora da Conceição da Praia - 08 de dezembro (domingo); Natal – 25 de Dezembro (quarta).


Homem é vítima de tentativa de homicídio dentro de ônibus da Novo Horizonte em Brumado 

Homem é vítima de tentativa de homicídio dentro de ônibus da Novo Horizonte em Brumado  Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na tarde de quinta-feira (15), por volta das 13h30min, uma guarnição da 34ª CIPM deslocou-se à Vila Presidente Vargas, em Brumado, onde ocorreu uma tentativa de homicídio contra Marlúcio Ribeiro Rocha. A vítima relatou que entrou no ônibus da empresa Novo Horizonte, em Riacho de Santana, com destino a Vitória da Conquista, sendo que na Vila Presidente Vargas, um indivíduo desconhecido, jovem, moreno, de estatura mediana, teria sacado uma arma de fogo e efetuado cerca de cinco tiros contra ele, tendo o atingido de "raspão" no peito esquerdo.

Homem é vítima de tentativa de homicídio dentro de ônibus da Novo Horizonte em Brumado  Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Relatou também que entraram em luta corporal, mas que o homem teria se evadido na garupa de uma motocicleta não identificada. Testemunhas confirmaram a versão da vítima, que foi socorrida pelo Samu192 ao hospital municipal de Brumado, onde recebeu atendimento médico. Após o atendimento, Marlúcio foi levado e apresentado ao delegado plantonista, que registrou o fato. O ônibus e as testemunhas também foram conduzidas à delegacia.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: Aproveite o mês de ofertas na Central das Soldas

Brumado: Aproveite o mês de ofertas na Central das Soldas

Preparamos uma variedade de melhores preços em diversos produtos, tem eletrodos para serralheiro, máquinas, ferramentas e muito mais, venham conferir! Central das Soldas - Av. Centenário, n° 611, no centro de Brumado, tel (77) 3441-5487 / 9.9965-5487. Acesse: www.centraldassoldas.com.br.


Policial da Caesg e companheira sofrem grave acidente na BR-116

Policial da Caesg e companheira sofrem grave acidente na BR-116 Foto - Divulgação / Caesg

No início da tarde de quarta-feira (14), ocorreu um acidente automobilístico na BR-116, a poucos metros da entrada da estrada que dá acesso ao povoado do Penachinho, município de Boa Nova, envolvendo os veículos Mercedes Benz Sprinter, de cor prata, placa DJF-1927, e o veículo Nissan Tiida, de cor preta, placa NYH-2730. Prepostos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local, sendo identificado como condutor do Nissan Tida  o policial militar TEN PM Hermani Rocha Ferreira, lotado na Cipe Sudoeste e a  passageira, sua companheira, Rayana Prado das Virgens. Ambos receberam os primeiros socorros da equipe de socorristas da Via Bahia, sendo de imediato encaminhados à UPA da cidade de Poções e posteriormente, devido à gravidade dos ferimentos, encaminhados ao Hospital Regional de Vitoria da Conquista – HGVC, onde permanecem internados, recebendo atendimento médico hospitalar.  Segundo equipe médica, a princípio, não correm risco de morte. A Cipe Sudoeste e toda Polícia Militar prestamos toda fraterna solidariedade e torcemos para a breve recuperação do estado de saúde do Ten Hermani e sua companheira Rayana.


Receita paga hoje restituições do 6º lote do Imposto de Renda

Receita paga hoje restituições do 6º lote do Imposto de Renda Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (16) o sexto lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física da declaração de 2018. O pagamento também contempla lotes residuais das declarações de 2008 a 2017. Ao todo, a Receita restituirá R$ 1,9 bilhão a 1.142.680 contribuintes. Desse total, 991.153 declarações são do Imposto de Renda deste ano, cujo pagamento totalizará R$ 1,676 bilhão. A consulta ao sexto lote foi liberada na sexta-feira, dia 9.


CDL lança a campanha 'Natal Premiado é no comércio de Brumado'

CDL lança a campanha 'Natal Premiado é no comércio de Brumado'

A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Brumado lança a campanha "Natal Premiado é no comércio de Brumado". Serão sorteadas duas motos 0km, uma Honda CG 125 Fan Ks e uma Honda POP 100, 20 vale compras no valor de R$ 750 reais cada e uma mobília completa. Compre nas lojas filiadas exija seu cupom concorra.


Bahia vence Ceará por 2 a 1 com gol no fim do jogo

Bahia vence Ceará por 2 a 1 com gol no fim do jogo Foto - Felipe Oliveira / E.C. Bahia

A estrela Tricolor voltou a brilhar na Fonte Nova e depois de uma partida ‘amarrada’, na qual saiu perdendo com um gol logo no início do 1º tempo, o Bahia arrancou sua primeira virada neste Campeonato Brasileiro, aos 47 do 2º tempo, para bater o Ceará por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (14). O resultado leva o Esquadrão a 44 pontos na tabela, na 10ª posição, faltando ainda os jogos desta quinta-feira (15) para o encerramento da 34ª rodada da competição. O time volta a campo neste sábado, quando viaja para enfrentar o Atlético-MG, em Belo Horizonte.


Prefeitura de Brumado realizará concurso público para Cuidador de Creche e Agente de Endemias

Prefeitura de Brumado realizará concurso público para Cuidador de Creche e Agente de Endemias Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura de Brumado realizará Concurso Público para o preenchimento dos cargos de cuidador de creche e agente de endemias, destinados as Secretarias: SESAU e SEMEC, da Prefeitura Municipal de Brumado, que será regido pelas disposições do Edital, tendo como entidade responsável a empresa Planejar Consultoria e Planejamento Ltda EPP. Serão 50 vagas para cuidador de creche e 12 para agentes de endemias. o perído de inscrições é do dia 19/11 ao dia 30/11/2018. As provas serão realizadas dia 23 de dezembro. Confira o Edital.


Retirada antecipada de cubanos do Mais Médicos é grave ameaça para municípios baianos, diz secretário de Saúde do Estado

Retirada antecipada de cubanos do Mais Médicos é grave ameaça para municípios baianos, diz secretário de Saúde do Estado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Ao longo de cinco anos de existência, mais de 5,6 milhões de pessoas beneficiadas, cerca de 800 mil consultas realizadas por mês e uma cobertura de 72% da Atenção Básica. Esses são os números alcançados pela Bahia após a implantação do Programa Mais Médicos no país. Atualmente, o estado possui 1.522 médicos do programa, que estão alocados em 363 municípios. Desse total, 846 são cubanos. Os números foram apresentados pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (14), durante a reunião da Comissão Intergestores Biparte (CIB), realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. De acordo com o secretário, o programa vinha sendo extremamente relevante, sobretudo para os moradores dos municípios distantes dos grandes centros, pela maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde. “Além de possibilitar o acesso ao atendimento, o Mais Médicos vinha oferecendo atendimento de qualidade, mais humanizado à população”, ressaltou Vilas-Boas. O secretário ainda pontuou que o fim da cooperação com a Organização Pan Americana da Saúde (Opas) e o governo cubano terá grave impacto em todo o Brasil, sobretudo no Norte-Nordeste e na periferia das grandes cidades do Sudeste. 


Fora de casa, Vitória empata em 0 a 0 com o Sport pelo Brasileirão

Fora de casa, Vitória empata em 0 a 0 com o Sport pelo Brasileirão Foto - Williams Aguiar / Sport

O Vitória empatou em 0 a 0 com o Sport, na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira (14), pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Com o ponto conquistado, o Rubro-Negro chegou aos 36 pontos na tabela de classificação do campeonato ficando em 18ª e, agora, receberá o Atlético Paranaense, sábado (17), no Barradão, às 18h (horário de Salvador).


Projeto Escolas Culturais promove atividades em Tanhaçu

Projeto Escolas Culturais promove atividades em Tanhaçu Foto - Divulgação

O desenvolvimento do projeto Escolas Culturais está abrindo as portas das escolas estaduais para as comunidades dos Territórios onde estão inseridas para a realização de ações de arte e cultura. Nesta quarta-feira (14) foi assim no Colégio Estadual Luiz Viana, em Salvador; no Colégio Estadual Coronel Olímpio Campinho, em Remanso; no Colégio Estadual Normal de Pintadas, em Pintadas; no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Tanhaçu e no Colégio Estadual Professor Magalhães Neto, no município de Ruy Barbosa. Em todas estas escolas, os estudantes protagonizaram apresentações nas mais distintas linguagens como música, dança e audiovisual, e receberam a visita de artistas locais. No Colégio Estadual Luiz Viana foi realizada uma “Aula Espetáculo: e o Frevo Continua - Circuito Nordeste”, com a participação do cordelista e pedagogo Sergio Bahialista. No Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, em Tanhaçu, as atividades voltadas para o audiovisual fizeram alusão do Novembro Negro. Com o nome “Encontros da Cultura Negra - Cine CEAM Especial”, a iniciativa promoveu o debate de temas como negritude, ancestralidade, representatividade e empoderamento. Já no Colégio Estadual Professor Magalhães Neto, em Ruy Barbosa, foi realizado o Sarau das Seis. Em Remanso, os estudantes do Colégio Estadual Coronel Olímpio Campinho realizaram apresentações de percussão e dança, integrando a programação da Feira de Ciências. Já no município de Pintadas, os alunos do Colégio Estadual Normal de Pintadas, a partir da temática “De Repente no CENP”, foi realizada uma reflexão sobre o repente como manifestação e identidade cultural da região, além de apresentações de artistas locais e de estudantes.


CCJ da Câmara dos Deputados aprova Dia Nacional de Combate às Drogas e aos Entorpecentes

CCJ da Câmara dos Deputados aprova Dia Nacional de Combate às Drogas e aos Entorpecentes Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, na terça-feira (13), proposta que cria o Dia Nacional de Combate às Drogas e aos Entorpecentes e a Semana Nacional de Combate às Drogas e aos Entorpecentes. O texto aprovado é o do Projeto de Lei 4437/08, do Senado, que ainda será analisado pelo Plenário da Câmara dos Deputados. O relator na CCJ foi o deputado Marco Maia (PT-RS). O texto aprovado institui 26 de junho como o Dia Nacional de Combate às Drogas e aos Entorpecentes. Autor da proposta, o senador Paulo Paim (PT-RS) explica que a data coincide com o a do Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. Pela proposta, o poder público promoverá eventos destinados a conscientizar a população sobre os efeitos danosos causados à saúde, à família e à sociedade pelo uso e pelo tráfico de drogas ilícitas e de substâncias entorpecentes não-medicamentosas; pelo uso do álcool e do tabaco; e pelo uso inadequado ou sem prescrição médica dos medicamentos psicotrópicos ou entorpecentes.


INB anuncia testes operacionais para retomada da produção de urânio em Caetité (BA)

INB anuncia testes operacionais para retomada da produção de urânio em Caetité (BA) Foto - Reprodução

O presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Reinaldo Gonzaga, anunciou aos empregados da empresa em Caetité (BA), no dia 14 de novembro, que uma etapa importante para a retomada da produção de urânio será iniciada no dia 12 de dezembro deste ano. “A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) nos concedeu autorização para realizar os testes operacionais de nossa planta química já beneficiando as rochas de urânio que estão em nosso pátio”, disse. O presidente aproveitou a oportunidade para agradecer a dedicação de cada um dos colegas para atingir esse objetivo, uma das principais metas contempladas no Planejamento Estratégico da INB 2017/2026. 

INB anuncia testes operacionais para retomada da produção de urânio em Caetité (BA) Foto - Divulgação

“Não medimos esforços para chegar ao momento que estamos vivendo agora: voltar a produzir após mais de três anos parados”, lembrou. Reinaldo Gonzaga também destacou que, com os ajustes operacionais realizados no último ano, a INB reduziu a dependência de recurso do Tesouro Nacional. “Com a retomada da produção, a dependência tende a diminuir ainda mais, além dos ganhos com a geração de empregos, aumento de recolhimento de impostos e, ainda, a redução de compras de urânio no exterior”, afirmou o presidente. “Até meados do próximo ano, esperamos estar com a produção de urânio a todo vapor e também atuando para a duplicação de nossa capacidade de beneficiamento do urânio”, planeja o presidente.


Hotéis baianos registram ocupação acima de 90% no feriado da República

Hotéis baianos registram ocupação acima de 90% no feriado da República Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O feriado prolongado da Proclamação da República (15 de novembro) será de hotéis lotados em Morro de São Paulo, ilha do arquipélago de Tinharé, localizada no município de Cairu. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Salvador deve ter média entre 90% e 95%. Com 81 apartamentos, o Fera Palace chegará a 93% de ocupação. Também é de 95% a média dos hotéis e pousadas de Itacaré, conforme levantamento realizado pela Prefeitura. Na Costa do Descobrimento, hotéis de Porto Seguro devem ter reservas no patamar de 90%. Em Praia do Forte, a demanda de visitantes resulta na taxa de ocupação hoteleira de 93%, conforme informações da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte). Já em Lençóis, o índice deve ser de 90% entre quinta-feira e domingo, segundo Anselmo Macedo, presidente do Conselho Municipal de Turismo.


Gabarito do Enem já está disponível

Gabarito do Enem já está disponível Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste / Arquivo

Estão disponíveis os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos de cada uma das provas aplicadas e os cadernos de questões na íntegra. O material está disponível na página do Enem. Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 18 de janeiro. O Inep disponibilizou também todos os vídeos da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Canal no Youtube


Secretaria da Educação do Estado divulga período de renovação de matrícula na rede estadual de ensino

Secretaria da Educação do Estado divulga período de renovação de matrícula na rede estadual de ensino Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial a portaria que regulamenta todos os procedimentos de matrícula. A renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino poderá ser feitas presencialmente nas escolas e, também, pelo sistema online que estará disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). De acordo com a portaria, a renovação da matrícula do estudante que frequentou regularmente o ano letivo 2018, acontecerá de 26 de novembro a 17 de dezembro de 2018. Para renovar a matrícula, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018. Quando a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo de 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro de 2019. Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede estadual de ensino, que também poderá ser feita presencialmente em qualquer escola da rede estadual.